Salvação universal

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Salvação universal

Mensagem por Paulo Henrique Viana em Qui Dez 08, 2011 9:15 am

O DESTINO ETERNO DE JUDAS

Sei que, como já foi dito por aqui, não cabe a nós pecadores condenar alguém, nem tampouco, digo eu, livrar da condenação. Portanto, no que diz acerca de Judas:
1 - Lucas afirmou que Satanás havia entrado em Judas, o que o levou a entregar Jesus;
2 - Jesus no momento em que foi traído, recebe um beijo de Judas e não o chama de Satanás, mas diz: Judas, com um beijo traís o filho do Homem?
Isto revela que Judas estava consciente de todas as suas ações.
3 - Jesus afirma que um dos discípulos é diabo, comenta o apóstolo João que Jesus estava se referindo a Judas.
Se Judas é diabo como afirma Jesus, não há dúvida quanto ao seu destino eterno, o INFERNO.
Mesmo ouvindo a mensagem da salvação, Judas não creu. Mesmo sendo escolhido como discípulo, Judas não o era. Suas pernas andaram com Jesus, mas não o seu coração. Judas continuou morto em seus pecados e delitos. O fruto da árvore revelou a sua essência.

Paulo Henrique Viana

Mensagens : 110
Data de inscrição : 19/11/2010
Localização : Minas Gerais

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Salvação universal

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Sab Dez 10, 2011 7:15 am

Caro Paulo Herique,

São muito pertinentes os seus comentários a respeito de Judas Iscariotes. Acredito que a questão maior em relação a Judas é a concepção de um homem condenado como acredita a grande maioria das pessoas, e para fazermos esta reflexão, é necessário termos em mente algo que sabiamente você afirmou na sua missiva, no sentido de que não cabe a nós pecadores condenar alguém, nem tampouco, digo eu, livrar da condenação, visto que é Jesus o Salvador.

Judas Iscariotes foi um dos doze apóstolos de Jesus e tinha, portanto, todas as condições para o ministério, como as tinham os demais apóstolos, ao ponto de ser chamado como os outros o foram. Se levarmos em consideração o procedimento do Judas, sem o devido discernimento, logo chegamos à conclusão de que Jesus teria errado na sua escolha, o que não pode ser verdade, pois tudo, na história da salvação, tem um propósito, e como isso é verdadeiro, com Judas não poderia ser diferente. Acredito que, mesmo sendo bizonha ao nosso entendimento, Judas tinha uma missão a cumprir, e simplesmente a cumpriu.

As narrações dos evangelhos, quando nos descrevem a lista dos doze apóstolos, quando se referem a Judas, acrescentam ao seu nome a observação de que ele foi o traidor de Jesus (Mt 10,4; Mc 3,19; Lc 6,16).

A descrição do evangelho segundo São João, acrescenta que Judas era um diabo, possivelmente no sentido de adversário ou de informante (Jo 6,71; 13,27), bem como um ladrão, imputando-lhe a infeliz e hipócrita objeção à unção de Jesus em Betânia (Jo 12,4-6). Numa concepção um pouco diferendiada, os evangelistas Mateus e Marcos, atribuem essa objeção de Judas aos discípulos (Mt 26,8; Mc 14,4).

Os evangelhos sinóticos descrevem a visita de Judas aos grãos-sacerdotes para planear os detalhes e o preço da traição (Mt 26,14-16; Mc 14,10-11; Lc 22,3-6). Por outro lado, o total de trinta moedas de prata é mencionado somente por São Mateus, possivelmente numa alusão que, talvez, deriva de trinta ciclos de salário (Zc 11,12).

A necessidade da traição estava associada ao fato de que a popularidade de Jesus não teria permitido a sua prisão em público, levando-se em consideração que os chefes dos judeus não tinham conhecimento de onde Jesus passava a noite.

Na descrição da ultima ceia, segundo os evengelhos sinóticos, Jesus se refere ao traidor sem citar o seu nome, afirmando somente que era alguem que comia com ele, alguem que compartilhava do mais íntimo sinal de amizade (Mt 26,20-25; Mc 14,17-21; Lc 22,21-23). Numa descrição um tanto quanto diferenciada, São João nos mostra que o significado da afirmação de Jesus é outro, tornando-se um sinal apenas para o discípulo que faz a indagação, enquanto Judas umedecia o pão junto com Jesus (Jo 13,21-26).

A descrição da traição no Getsêmani nos dá a entender que Jesus identificou o traidor no escuro (Mt 27,47-56; Mc 14,43-52). São Lucas nos mostra o detalhe do beijo, muito embora não seja preciso na descrição do seu objetivo (Lc 22,47-53). Já São João, nos dá uma visão bastante diferenciada na qual a traição de Judas é supérflua, uma vez que Jesus identifica-se sozinho (Jo 18,2-8).

Apenas São Mateus nos descreve que Judas jogou as moedas fora e se suicidou (Mt 27,10), numa possível alusão à morte de Aquitofel (2Sm 17,23). Já os Atos dos Apóstolos nos dão uma outra visão a respeito da morte de Judas, na qual ele teria comprado um campo com as trinta moedas e sua morte foi o resultado de uma queda, sem qualquer alusão a suicídio (At 1,18), possivelmente se referindo ao fim dos que praticam a injustiça (Sb 4,19).

Muitas vezes, refletindo sobre esta questão, fico matutando sobre a pessoa de Judas, como que ele, tendo sido escolhido por Jesus, poderia arquitetar a taição da forma que arquitetou. Fico a pensar na miséria humana, recordando-me do ensinamento de São Paulo que nos adverte para que aqueles que pensam que estão de pé se cuidem para que não caiam. Mas não deixo de pensar também na misericórdia de Nosso Senhor...

Fico a matutar e chego até a chorar quando, lendo a história de Moisés, penso como ficou o seu coração ao saber que não poderia entrar na terra prometida pela qual tanto lutou e travou tantas batalhas, sofreu, foi ridicularizado...

E neste caso de Judas, gosto muito de fazer uma reflexão: Jesus instituiu a sua Igreja Santa, mesmo que formada por grandes pecadores. Judas é para mim um exemplo (não a ser seguido), mas no sentido de que todos nós estamos expostos à possibilidade do pecado. Foi assim que Pedro negou a Cristo... Foi assim que Filipe duvidou da unidade do Pai e do Filho... Foi assim que Tomé manifestou a sua falta de fé e pôs Jesus à prova!

Da mesma maneira nós o somos quando ofendemos o nosso próximo, o traimos, lhe negamos amor, comida, casa, etc.. É neste próximo que está mais próximo que Jesus continua sendo negado, humilhado, traido, desamado, crucificado... São pecados diferentes, mas são pecados... Uns grandes... Outros pequenos... São pecados e os seus obreiros carecem da misericórdia de Nosso Senhor !!!

E quem são os Judas de hoje ???

Com certeza eu posso ser um deles !!!

Mas tenho confiança... Espero no Senhor... Anseio pela sua SALVAÇÃO !!!

Um grande abraço, meu irmão !!!


avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 58
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Salvação universal

Mensagem por Pe. Anderson em Dom Dez 11, 2011 3:12 pm

Caros amigos,

O tema do sacrificio de Cristo tambem ja foi tratado no nosso forum:

http://quemtembocavaiaroma.livreforum.com/t592-sacrificio-e-morte-de-cristo?highlight=sacrificio+de+cristo

http://quemtembocavaiaroma.livreforum.com/t26-sacrificio-de-jesus?highlight=sacrificio+de+cristo

Sobre o sacerdocio de Cristo na Carta aos Hebreus, tambem hà um excelente texto:

http://quemtembocavaiaroma.livreforum.com/t698-o-sacerdocio-de-cristo-em-heb-5?highlight=sacrificio+de+cristo

Sobre o canon, muito foi jà debatido:

http://quemtembocavaiaroma.livreforum.com/t160-o-canon-catolico-e-o-canon-protestante?highlight=canon

Acho que vale a pena ler o que ja foi escrito antes de repetir o mesmo. Grande abraço a todos.
avatar
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 34
Localização : Roma

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Salvação universal

Mensagem por Pe. Anderson em Sab Jan 21, 2012 6:56 am

Caros amigos,

Sobre o aparente problema da salvaçao pela fè ou pelas obras, ja discutimos muito sobre o tema e jà ate mesmo mostramos que hoje ha acordo entre os luteranos, metodistas e catolicos:

http://quemtembocavaiaroma.livreforum.com/t416-salvacao-pela-fe-ou-pelas-obras

Outro topico que trata o tema:

http://quemtembocavaiaroma.livreforum.com/t392-salvacao-de-um-nao-batizado

Desculpem, mas aos poucos vamos reorganizando o forum, de modo a colocar o antigo material nas novas pastas corretas e desbloqueando os mesmos. Pedimos a paciencia e a compreensao de todos, temos muito material para organizar.

Grande abraço e que o Senhor abençoe a todos.
avatar
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 34
Localização : Roma

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Salvação universal

Mensagem por Pe. Anderson em Sab Jan 21, 2012 7:01 am

Acrescentando,

A questao do valor do sacrificio de Jesus Cristo, segundo a doutrina catolica està exposta no seguinte topico:

http://quemtembocavaiaroma.livreforum.com/t26-sacrificio-de-jesus

Grande abraço.
avatar
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 34
Localização : Roma

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Salvação universal

Mensagem por Petrus Romanus em Qua Jan 25, 2012 8:35 pm

Acho que no tópico "Salvação Universal" ficaria bem uma parte da Bula papal de Bonifácio VII, Unan Sancta:

"Una, santa, católica e apostólica: esta é a Igreja que devemos crer e professar já que é isso o que a ensina a fé. Nesta Igreja cremos com firmeza e com simplicidade testemunhamos. Fora dela não há salvação, nem remissão dos pecados, como declara o esposo no Cântico: "Uma só é minha pomba sem defeito. Uma só a preferida pela mãe que a gerou" (Ct 6,9). Ela representa o único corpo místico, cuja cabeça é Cristo e Deus é a cabeça de Cristo. Nela existe "um só Senhor, uma só fé e um só batismo" (Ef 4,5). De fato, apenas uma foi a arca de Noé na época do dilúvio; ela foi a figura antecipada da única Igreja; encerrada com "um côvado" (Gn 6,16), teve um único piloto e um único chefe: Noé. Como lemos, tudo o que existia fora dela, sobre a terra, foi destruído.

A esta única Igreja, nós a veneramos, como diz o Senhor pelo profeta: "Salva minha vida da espada, meu único ser, da pata do cão" (Sl 21,21). Ao mesmo tempo que Ele pediu pela alma - ou seja, pela cabeça - também pediu pelo corpo, porque chamou o seu corpo como único, isto é, a Igreja, por causa da unidade da Igreja no seu esposo, na fé, nos sacramentos e na caridade. Ela é a veste sem costura (Jo 19,23) do Salvador, que não foi dividida, mas tirada à sorte.

Por isso, esta Igreja, una e única, tem um só corpo e uma só cabeça, e não duas como um monstro: é Cristo e Pedro, vigário de Cristo, e o sucessor de Pedro, conforme o que disse o Senhor ao próprio Pedro: "Apascenta as minhas ovelhas" (Jo 21,17). Disse "minhas" em geral e não "esta" ou "aquela" em particular, de forma que se subentende que todas lhe foram confiadas. Assim, se os gregos ou outros dizem que não foram confiados a Pedro e aos seus sucessores, é necessário que reconheçam que não fazem parte das ovelhas de Cristo pois o Senhor disse no evangelho de São João: "Há um só rebanho e um só Pastor" (Jo 10,16).

Esta autoridade, ainda que tenha sido dada a um homem e por ele seja exercida, não é humana, mas de Deus. Foi dada a Pedro pela boca de Deus e fundada para ele e seus sucessores Naquele que ele, a rocha, confessou, quando o Senhor disse a Pedro: "Tudo o que ligares..." (Mt 16,19). Assim, quem resiste a este poder determinado por Deus "resiste à ordem de Deus" (Rm 13,2), a menos que não esteja imaginando dois princípios, como fez Manes, opinião que julgamos falsa e herética, já que, conforme Moisés, não é "nos princípios", mas "no princípio Deus criou o céu e a terra" (Gn 1,1). Por isso, declaramos, dizemos, definimos e pronunciamos que é absolutamente necessário à salvação de toda criatura humana estar sujeita ao romano pontífice."

Dada junto de São Pedro no oitavo ano do nosso pontificado (18/11/1302)
avatar
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 26
Localização : Ribeirão Preto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Salvação universal

Mensagem por RenatoPaulo em Qui Jan 26, 2012 3:57 pm

Petrus,

A maioria julga pela aparencia...
Para conseguirmos permanecer na Igreja Catolica e sermos verdadeiros Catolicos,precisamos de ter um espirito muito forte.
Precisamos de orar a Deus,ir a missa,confessarmo-nos e ler a Biblia.
Se tivermos empenho em ler a Biblia estando na Igreja,conseguiremos perceber tudo o que precisamos para aguentarmos neste mundo o tempo que for preciso.


RenatoPaulo

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 43
Localização : germany

Ver perfil do usuário http://www.carvalho-de-araujo.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Salvação universal

Mensagem por Petrus Romanus em Qui Jan 26, 2012 5:54 pm

Só uma nota eu disse papa Bonifácio VII, mas foi o papa Bonifácio VIII!
avatar
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 26
Localização : Ribeirão Preto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Salvação universal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum