Espírito, Alma e Corpo!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Espírito, Alma e Corpo!

Mensagem por Binhokraus em Dom Set 28, 2008 11:54 am

Bom, alguém poderia definir, dentro da Sã Doutrina, a diferenciação que se faz entre Espírito, Alma e Corpo confused Question confused Question confused Question
Acredito que será de muito proveito, para mim e para muitos!
avatar
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

E-A-C

Mensagem por Pe. Leo em Qua Out 08, 2008 5:03 pm

Olá Binho, peço desculpas pela demora, mas ando bastante atarefado com as tarefas propriamente sacerdotais....principalmente o confessionário...

A passagem que vc citou se encontra em 1Ts. 5,23 e o que temos de fundo é uma opiniao pessoal de S paulo, ou 2 termos para expressar um amesmarealidade bastante ampla em suas funçoes e atribuiçoes.

S. Paulo utiliza 3 expressoes para manifestar a alma: psiké, nous e pneuma. As utilizadas na referida passagem sao psiké e pneuma, onde psiké é a traduçao de uma expressao hebraica q quer dizer sujeito vital, interioridade, ou seja homem animado por um princípio interior, espiritual. É utilizado somente 13 vezes em s. Paulo.

Pneuma, é o termo mais colocado e mais rico em significados. É sinônimo de alma e é utilizado para destacar uma realidade distinta do corpo, nao enquanto dicotomia, mas num aspecto de complementariedade. É o princípio das operaçoes nao materiais, etc.

Resumindo, é somente uma questao terminológica colocada para expressao a riueza de uma realidade complexa, a alma humana, pois era a forma que os gregos em geral utilizavam para dividir o homem. Mas sobre isso, os filósofos podem te responder.
Espero ter ajudado.
avatar
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis, RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Espírito, Alma e Corpo!

Mensagem por João em Qua Out 08, 2008 8:42 pm

Olá

Vou dar uma resposta que aprendi em algum lugar, não me lembro onde... Embarassed
Não é oficial!!!


Corpo - É a matéria que abriga a alma e o espírito (que não têm 'constituição material'). Excencial para quem vive na Terra, pois afinal de contas a Terra é composta de matéria. Não é exclusividade dos humanos isso, afinal de contas um cachorro também tem um corpo (claro que existem milhões de diferenças). Lembrando que é pó. Morre! (tem a quetão da ressurreição dos corpos, mas de qualquer maneira ele tem que morrer para ressuscitar...)

Alma - É aquilo que dá vida. Vem da palavra latina Amina,ae. Sua função é a de dar vida aos seres. A alma também não é exclusiva dos humanos, porém difere MUITO da alma dos animais que, por exemplo, ela tem 'prazo de validade', já a alma humana é imortal. A alma dos animais só está ali para que eles 'vivam' e sirvam para que o 'sistema da natureza' funcione...

Espírito - É aquilo que nos diferencia dos animais e diversos outros seres. Totalmente exclusivo dos homens, pois ele é dado por Deus para Seus filhos. O espírito pode ser entendido como um presente dado por Deus aos homens, o sopro de Deus que move os homens ao Bem maior, ou seja, a Deus.


Padre se tiver algum erro pode apagar!!!

abraços
avatar
João

Mensagens : 85
Data de inscrição : 02/09/2008
Idade : 26
Localização : Petrópolis, RJ (São Cristóvão)

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Espírito, Alma e Corpo!

Mensagem por Rafaela Botelho em Qua Out 08, 2008 11:46 pm

Olá.
Tudo bem Binho, João, Padre..?

A palavra latina para alma é anima [vida] né?!
Por ex: daí os desenhos animados. De anima, vida... Desenhos que se movem, que têm vida.

Existem 3 tipos de alma:
Alma Intelectiva - a do ser humano, que é capaz de reconhecer que existe e pensar sobre sua existência.
Alma sensitiva - é a dos animais. Por ex: Coloca um cachorro de frente para um espelho, ele vai latir [não porque está se achando feio, rs] porque nem sabe que é ele mesmo. O cachorro não consegue saber que existe ou pensar. Ele não faz gracinha, pula e dá a patinha porque é inteligente, mas, porque foi treinado, como se fossem sensores, repetições.
Alma vegetativa - que é a das plantas, etc.

A alma intelectiva possui os 3 tipos.

Eu sabia que Espírito era apenas um conceito mais amplo para dizer "alma".

O corpo então seria essa roupagem, esse ingresso [não diminuindo sua importância].

Acho que mais ou menos isso..

...Aguardando complementos.
avatar
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Hummmm.....

Mensagem por Binhokraus em Sex Out 10, 2008 7:20 pm

é... Algumas das coisas ditas eu já as considerava e já as tinha em mente... mas se juntaram a essas novos fatos... Pe. Léo, ou qualquer outro que detenha o saber para responder, oficialmente o que diz a Igreja a esse respeito, é válido fazer essa distinção? Se for válido, como poderiamos definir, se é que é possível, alma e espírito, visto que o corpo já é bem definido em si só! Até aonde eu pude entender, a alma se relaciona com o campo dos sentidos e sentimentos, enquanto o espírito é o que de fato nos faz ser filhos de Deus, sua imagem e semelhança. É por ai?
Também fiquei com outra idéia! Na verdade alma e espírito são designações dadas para a mesma "coisa" com fins meramente elucidativos e didáticos.... dúvidas... Question Question Question
avatar
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Espírito, Alma e Corpo!

Mensagem por Rafaela Botelho em Sab Out 11, 2008 12:22 am

Mas é como já foi dito... alma é um conceito mais amplo de Espirito.
Ou não?

Vamos pensar...
Para a biologia o que é necessário para se ter vida? Ter seus órgãos funcionando, água, ar, etc. Entretanto, nós sabemos que é necessário ter alma [ou Espírito] para se ter vida.
Vamos imaginar um mundo de robôs, se movem, falam, correm... Imaginemos robôs apenas... Mas, que não amam, choram, sofrem, etc.
O que falta? Os sentimentos, emoções, sensibilidade. Porque a alma é o anima, o que dá vida. O que faz com que os "robôs" sejam gente.
Isso então [sentimentos, emoções, etc] não estaria contido na alma? Sim.
A alma então seria isso também, não?!
Então quando se diz: tenho vida, se diz tenho sentimentos, emoções, etc?
Ou seja, para se viver não é apenas necessário ter sangue e ter órgãos funcionando, contudo, é esse o interesse da biologia [e não a alma].
Mas o que seria a alma em si?
Então, a alma também seria um princípio de não perfeição? Visto que arrependimento, sofrimento [essas emoções] são imperfeições. Mas, eles existem apenas pela existência da alma, certo?
A alma é "criada" por Deus ou ela já é participante daquele que é, da natureza de Deus? Visto que Ele é eternidade, e a alma é eterna..
Se ela é participante da natureza de Deus, como pode ser princípio de imperfeição? Deus é perfeito!

... ???????

confused confused confused
avatar
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Espírito, Alma e Corpo!

Mensagem por alessandro em Dom Out 12, 2008 1:43 pm

Ola vamos tentar clarear um pouco a questão com o que temos até aqui...

São Paulo fala em espírito, alma e corpo. Esta passagem, no entanto não deve ser lida como se houvesse três partes no ser humano. Para a doutrina cristã o homem é formado por duas "realidades" distintas que nele forma um todo: uma realidade material e uma não-material ou espiritual. Falo isso pq dependendo de como leiamos essa interpretação podemos cair numa interpretação espírita que afirma ser o homem composto por três elementos: corpo, alma e pedispírito, que para o espiritismo, é elemento que faz a ligação da alma com o corpo.

Eu, particularmente, leio essa passagem no contexto do pensamento grego do qual são paulo era devedor.
Filósofos gregos faziam a seguinte distinção para alma, sendo que esta deve ser entendida como princípio de movimento.

Alma vegetiva: desempenha as funções de crescimento e reprodução. Própria dos vegetais.
Almas sensitiva: desempenha as funções de movimento e sensibilidade. envolve o mover-se em busca de um prazer, por exemplo. Própria dos animais.
Alma racional: desempenha todas as funçoes que denominamos pensamento. Própria dos homens

Vale dizer que alma racional depenha todas as funções das outras, visto que delas depende. em minha leitura esta passagem de são paulo versa sobre funções distintas de uma mesma realidade espiritual e não sobre "partes", mesmo pq a alma é una e indivisível.

abração e espero ter contribuído na reflexão

_________________
Só vale a pena viver pelo que vale a pena morrer!!!
avatar
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

contribuiu mas...

Mensagem por Binhokraus em Dom Out 12, 2008 4:04 pm

Ola Alessandro, contribuiu sim, porém, a dúvida agora que paira é a seguinte: É válido fazer essa distinção entre alma corpo e espírito? Pq em muitos momentos, e no encontro da PJ do nosso decanato São Pedro de Alcântara, foi feito, se faz essa distinção, e sobre essa distinção, quando não bem explicada pode-se criar a noção ou levar na cabeça das pessoas a uma alusão ao espiritismo, por exemplo. Então o que seria mais correto para nós hj? Dizer apenas Corpo e Alma ou Corpo e Espirito, fundindo assim a alma ao espírito que no caso seriam a mesma coisa? Ou, a alma de fato faz parte da natureza do ser vivente, nesse caso oum ser vivo, independente da forma de vida, pressupões a presença de uma alma, que é inerente àquele ser, e o espírito é outra coisa, no caso o que torna o ser humano, imagem e semelhança de Deus?
Entendeu o que eu quis dizer ou ficou confuso?! hehehehe Very Happy Very Happy Very Happy
avatar
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Espírito, Alma e Corpo!

Mensagem por alessandro em Seg Out 13, 2008 12:21 pm

embora a escritura fale de corpo, alma e espírito, em termos pastorais acredito ser melhor fazer apenas uma referência à duas realidades - corpo e alma, ou corpo e espírito. Sempre tratando a palavra alma e espírito como sinônimas. (no caso do homem)

_________________
Só vale a pena viver pelo que vale a pena morrer!!!
avatar
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Espírito, Alma e Corpo!

Mensagem por Thales em Seg Out 13, 2008 4:10 pm

De acordo com a Enciclopédia Católica, a distinção de São Paulo considera a alma como conceito aplicável apenas à vida natural, enquanto o espírito seria o princípio da vida sobrenatural da religião, do qual o Espírito Santo seria o fundamento.

Na filosofia aristotélica-escolástica, o conceito técnico aplicado à realidade vital seria a forma, que nos seres vivos teria o nome de alma. Portanto a alma seria aquilo que faz os seres vivos serem de uma espécie, e não de outra.

Já espírito é um termo usado na psicologia e na antropologia (na forma do adjetivo "espiritual") para fazer referência a realidades superiores (intelectuais) humanas, como a arte a moral, etc. Na teologia, o termo foi por vezes utilizado em referência a uma substância que pode subsistir sem corpo, como a vida humana após a morte e os anjos.

Mas a distinção entre alma e espírito parece ser apenas conceitual. Apesar de ser uma distinção válida, ambos os termos dizem repeito a uma mesma realidade.

Abraços,
avatar
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário http://quemtembocavaiaroma.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Espírito, Alma e Corpo!

Mensagem por João em Seg Out 13, 2008 10:06 pm

Olá!

Quer dizer que não é errado usar as denominações: Alma e espírito pra duas "coisas" diferentes???

abraços
avatar
João

Mensagens : 85
Data de inscrição : 02/09/2008
Idade : 26
Localização : Petrópolis, RJ (São Cristóvão)

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Espírito, Alma e Corpo!

Mensagem por Thales em Seg Out 13, 2008 11:56 pm

Claro que não é errado. Mas a atribuição desses termos deve ser feita de forma análoga e não unívoca (como se representassem coisas diferentes). É como, por exemplo, ter um professor que é padre. Podemos chamá-lo de padre ou professor, ambas as palavras expressam corretamente algo que ele é, mas isso não significa que existam duas pessoas: o padre e o professor. Na realidade existe apenas um indivíduo que pode ser considerado em perspectivas diferentes.

Ok, sou péssimo para exemplos, eu sei. ^^

Abraços,
avatar
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário http://quemtembocavaiaroma.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Espírito, Alma e Corpo!

Mensagem por alessandro em Ter Out 14, 2008 4:21 pm

valeu pelos esclarencimentos Thales...

_________________
Só vale a pena viver pelo que vale a pena morrer!!!
avatar
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Espírito, Alma e Corpo!

Mensagem por João em Ter Out 14, 2008 4:32 pm

Olá!

Valeu mesmo!!!
Esclareceu tudo...

abraços
avatar
João

Mensagens : 85
Data de inscrição : 02/09/2008
Idade : 26
Localização : Petrópolis, RJ (São Cristóvão)

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A diferença

Mensagem por nemehx em Sex Out 31, 2008 11:37 pm

Me disculpem o meu atrevimento mais este é um tópico que me chamou muito a minha atenção e que dar a minha opinião.......não é muito diferente mais tambem não é parecido ás outras respostas......


ALMA

O Termo alma representa o hebraico nephesh, que em muitas outras passagens se traduz por “vida” ou criatura.
Usa-se esse vocábulo a respeito dum ser vivo (Gn 17. 14; Nm 9.13, etc.); e dos animais, como criaturas (Gn 2.19, 9.15, etc.); e da alma como substancia distinta do corpo (Gn 35.18); da vida animal (Gn 2.7; note-se a aparente identificação com o sangue, Lv 17.14; e Dt 12.23); da alma como sede dos afetos, sensações e paixões, sendo suscetivel de angústia (Gn 42.21), de aflição (Lv 16.29), de desanimo (Nm 21.5), de desejo (Dt 14.26), de aborrecimento (SI 107. 18); e sendo, também, capaz de comunicação com Deus. çomo vinda Dele (Ez 18.4). desejando-O (SI 42.1, Is 26.9), regozijando-se Nele (SI 35.9; Is 61.10), confiando Nele (Sl 57.1), adorando-O (SI 86.4, 104.1), mas pecando contra Deus e fazendo mal a si própria (Jr 44.7; Ez 18.4; Mq 6.7).

No Novo Testamento é o termo “alma’ a tradução do grego “psyché”, que, como nephesh, é muitas vezes traduzido por “vida”. Usa-se acerca do homem individual (At 2.41; Rm 13.1: 1 Pe 3.20); da vida animal sensitiva, com as suas paixões e desejos, distinguindo-se do Corpo (Mt 10.28) e do espírito (Lc 1.46; 1 Ts 5.23; Hb 4.12).
A alma é suscetível de perder-se (Mt 16.26); de ser salva (Hb 10.39; Tg 1.21); e de existir depois da separação do corpo (Mt 10.28; Ap 6.9; 20.4).

ESPÍRITO

A palavra “espírito” no Antigo Testamento é, com duas exceções, uma tradução do termo hebraico ruach, que também tem a sua significação literal de “vento” (Gn 8.1, etc.), sendo em muitas passagens traduzido por “sopro”, com aplicação ao ar respirado (Jó 17.1; Is 2.22) e à frase “fôlego de vida” (Gn 6.17; 7.15; cp com Sl 104.29, e Ez 37.8). Deste modo é naturalmente empregada a palavra acerca do principio vital, o principio da vida animal (anirna, psyché), quer se trate de homens ou de animais (“fôlego”, Ec 3.19); de homens (Gn 45.27; Nm 16.22; Jó 10.12; SI 104.29; Ec 12.7; Is 38.16; 57.16). Noutras passagens refere-se ao principio espiritual ou à alma racional (anomus, pneuma). Neste sentido é o espírito a sede das sensações e das emoções; ele é altivo (Pv 16.18), atribulado (1Sm 1,15), humilde (Pv 16.19); tornam-se nele subjetivas as graças divinas (Sl 51.10; Ez 11,19; 36.26).

No Novo Testamento, o espírito (pneuma ), como faculdade divinamente concedida, pela qual o homem pode pôr-se em comunhão com Deus, distingue-se do aos próprio caráter natural (psyché); veja-se especialmente 1Co 2.10 a 16. A Bíblia claramente faz supor a existência do espírito, separado do corpo depois ela morte (Lc 24.37, 39; Hb 12.23 ).
avatar
nemehx

Mensagens : 10
Data de inscrição : 31/10/2008
Idade : 42

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Espírito, Alma e Corpo!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum