Seria Deus um deus sádico?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

outras mais intrigantes

Mensagem por cloverfield em Sab Set 27, 2008 4:06 pm

Êxodo 21:20-21 - Se alguém ferir a seu servo ou a sua serva com pau, e este morrer debaixo da sua mão,certamente será castigado; mas se sobreviver um ou dois dias, não será castigado; porque é dinheiro seu.

Êxodo 32:27 - Então ele lhes disse: assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.

Números 31: 17,18 - matai, pois, todos os varões, mesmo os de tenra idade, e degolai as mulheres que tiveram comércio com homens; mas reservai para vós as donzelas e todas mulheres virgens.

Números 25:4 - disse, pois, o Senhor a Moisés: Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao Senhor diante do sol, para que a grande ira do Senhor se retire de Israel.

Deuteronômio 20: 16-17- Mas, das cidades destes povos, que o Senhor teu Deus te dá em herança, não permitirás que alguém fique vivo, mas passá-los-ás todos ao fio da espada: aos heteus, aos amorreus, aos cananeus, aos perizeus, aos heveus, e aos jebuseus; como Senhor teu Deus te ordenou;

Deuteronômio 2:33,34 - E o Senhor nosso Deus no-lo entregou, e o ferimos a ele, e a seus filhos, e a todo o seu povo.Também naquele tempo lhe tomamos todas as cidades, e fizemos perecer a todos, homens, mulheres e pequeninos, não deixando sobrevivente algum;

Deuteronômio 32:25- Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor, tanto ao mancebo como à virgem, assim a criança de peito como ao homem idoso.

Deuteronômio 32:42- embriagarei de sangue as minhas setas, do sangue dos mortos e dos prisioneiros, e a espada devorará as carnes da cabeça raspada dos inimigos.

Mateus 10:34-35 - Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra.

Efésios 05:22-24 - As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador. Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos.

I Timóteo 2:12 – Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.

Piedoso, não.

A próposito, é aquele papo de não matarás?

Última edição por Thales em Dom Set 28, 2008 2:18 am, editado 1 vez(es) (Razão : Editado pra ficar mais fácil de ler. Thales.)
cloverfield

Ver perfil do usuário

Re:passagens Bíblicas.

Mensagem por Pe. Leo em Dom Set 28, 2008 8:59 pm

Estimado Cloverfield, te animo a dar uma olhada no tópico sobre a Bíblia, onde pode ser útil para que vc compreenda melhor estas passagens. Depois gostaria de saber q ediçao da Sagrada Escritura vc maneja, pois consultando os originais, encontrei algumas diferenças nas traduçoes apresentadas. E te dou uma outra passagem: dê uma olhada no salmo 68 ou 67, segundo a Bíblia q vc utilize, pois encontrarás outras passagens para complementar tua lista, assim como no Livro dos Macabeus.. Te asseguro q ñ é uma questao nada fácil para quem conhece pouco ou nada da Bíblia, mas tentaremos fazer algo. Um abraço.
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Ver perfil do usuário

Re: Seria Deus um deus sádico?

Mensagem por cloverfield em Seg Set 29, 2008 1:24 pm

Pe. Leonardo escreveu:Estimado Cloverfield, te animo a dar uma olhada no tópico sobre a Bíblia, onde pode ser útil para que vc compreenda melhor estas passagens. Depois gostaria de saber q ediçao da Sagrada Escritura vc maneja, pois consultando os originais, encontrei algumas diferenças nas traduçoes apresentadas. E te dou uma outra passagem: dê uma olhada no salmo 68 ou 67, segundo a Bíblia q vc utilize, pois encontrarás outras passagens para complementar tua lista, assim como no Livro dos Macabeus.. Te asseguro q ñ é uma questao nada fácil para quem conhece pouco ou nada da Bíblia, mas tentaremos fazer algo. Um abraço.

Caro padre, essas diferenças de tradução podem ate existir, porem, o sentido permanece.

essas passagens foram usadas para que o "povo de Deus" julga-se e matasse quem simplesmente pensava diferente deles.

Caso tenha alguma dúvida estude um pouco do conflito palestino-israelense e veja como os ultraortodoxos usam a "palavra de Deus" para expulsar os palestino das suas casas, mata-los, rouba-los e etc.

Outra pergunta: porque essas leituras nunca sao lidas nas missas? nao seria conveniente que nos soubessemos dos crimes em nome de Deus?
cloverfield

Ver perfil do usuário

Mensagem por cloverfield em Seg Set 29, 2008 1:30 pm

Thales escreveu:Nós católicos, não defendemos uma interpretação sempre literal da bíblia (leia este tópico se quiser saber mais). O castigo divino é realmente incompatível com a essência de Deus, incapaz de fazer o mal. Por isso, entendemos o dilúvio e outras passagens da escritura em dois sentidos alegóricos principais:

ou seja, se posso entender que a biblia é literal entao até a ideia de deus pode ser considerada literal, ou seja, posso entender que ele nao existe, como nao existiu o diluvio.

Quanto ao resto, so posso dizer o que deus fez:

a- ele escolheu a possibilidade de matar todas as pessoas e fez, mesmo sabendo que nao ia funcionar, ou seja, matou a toa;

b - ele nao sabia que os homens iam se perverter de novo, ou seja, nao é onisciente.
cloverfield

Ver perfil do usuário

Mensagem por Thales em Seg Set 29, 2008 2:53 pm

cloverfield escreveu:Caro padre, essas diferenças de tradução podem ate existir, porem, o sentido permanece.
Exatamente. O sentido é que deve prevalecer. E qual o sentido você acha que essas passagens têm? O que você acha que elas querem, no fim das contas, dizer?

Temos que entender que as escrituras não são um livro de história, como a concebemos hoje me dia. O que que é mais importante em um livro sagrado de fé? Conter um fato histórico simplesmente, como o fato de que Deus teria realmente mandado matar pessoas que cometeram pecados, ou conter um ensinamento, uma doutrina espiritual, como a de que Deus não gosta do pecado, que o pecado afasta o homem de Deus e que o pecado leva à morte?

cloverfield escreveu:essas passagens foram usadas para que o "povo de Deus" julga-se e matasse quem simplesmente pensava diferente deles.

Caso tenha alguma dúvida estude um pouco do conflito palestino-israelense e veja como os ultraortodoxos usam a "palavra de Deus" para expulsar os palestino das suas casas, mata-los, rouba-los e etc.
A pergunta é: o uso que alguém faz da Bíblia é que determina o seu sentido?

cloverfield escreveu:Outra pergunta: porque essas leituras nunca sao lidas nas missas? nao seria conveniente que nos soubessemos dos crimes em nome de Deus?
Bom, talvez fosse bom você se certificar disso antes de usar como argumento. Há poucos dias atrás (dia 14/09, um domingo) tivemos está leitura aqui na missa ó:

Números 21:4-9
Partiram do monte Hor na direção do mar Vermelho, para contornar a terra de Edom.
5 Mas o povo perdeu a coragem no caminho, e começou a murmurar contra Deus e contra Moisés: “Por que, diziam eles, nos tirastes do Egito, para morrermos no deserto onde não há pão nem água? Estamos enfastiados deste miserável alimento.” 6 Então o Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes, que morderam e mataram muitos. 7 O povo veio a Moisés e disse-lhe: “Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes.” Moisés intercedeu pelo povo, 8 e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.” 9 Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida.
Thales
Tira-dúvidas oficial

Ver perfil do usuário http://quemtembocavaiaroma.livreforum.com

Mensagem por Thales em Seg Set 29, 2008 3:14 pm

cloverfield escreveu:ou seja, se posso entender que a biblia é literal entao até a ideia de deus pode ser considerada literal, ou seja, posso entender que ele nao existe, como nao existiu o diluvio.
Bom, para interpretarmos a Bíblia temos que ter algum critério. E, em relação a isso, a Igreja Católica diz que devemos entender as escrituras dentro do objetivo geral do texto.

Para mim parece razoável que a Bíblia esteja falando de "castigos divinos" de maneira metafórica, se, fazendo isso, ela consiga revelar o real sentido do ensinamento. Por outro lado, não vejo razão para dizer que a Bíblia afirma que Deus não existe. Se pensar bem, acho até bem ridícula essa hipótese. É claro que a Bíblia não oferece nenhuma prova científica para a existência de Deus, mas isso está muuuuito longe de dizer que Deus não existe.

cloverfield escreveu:Quanto ao resto, so posso dizer o que deus fez:

a- ele escolheu a possibilidade de matar todas as pessoas e fez, mesmo sabendo que nao ia funcionar, ou seja, matou a toa;

b - ele nao sabia que os homens iam se perverter de novo, ou seja, nao é onisciente.
Acho que essa discussão fica um pouco sem sentido se considerarmos o tema anterior das interpretações alegóricas da Bíblia. Mas, seguindo a sua linha de raciocínio, você acha então que Deus seria mais Deus se desistisse dos homens? Fora que nem todos os homens se perverteram. Na história do povo judeu, sempre houveram pessoas fiéis a Deus. E é assim hoje em dia também. Se realmente a ação de Deus "não tivesse funcionado" eu não estaria agora escrevendo isso (e esse fórum também não existira né? ^^).
Thales
Tira-dúvidas oficial

passagens

Mensagem por Fernando Heirich em Ter Set 30, 2008 5:33 pm

Nao entendo mt bem de Bíblia, mas acharia lógico comparar no número de versículos q falam do Deus mau com o resto da bíblia q fala de um Deus bom.... ou a biblia tá doida ou tem alguma coisa a ser explicada. valeu.
Fernando Heirich

Ver perfil do usuário

Mensagem por João em Ter Set 30, 2008 8:33 pm

Olá!

Fernando, cuidado ao falar:

"...falam do Deus mau com o resto da bíblia q fala de um Deus bom..."

Só existe um Deus, para nós cristãos!!!

o que ocorre é a tradução e interpretação erradas talvez... ou dar crédito a Deus por algo que não veio de Deus, sendo apenas um fenômeno natural, por exemplo: falar que um terremoto é a "fúria de Deus"...

espero ter cooperado

abraços
João

Ver perfil do usuário

Mensagem por cloverfield em Qua Out 01, 2008 12:31 pm

João escreveu:Olá!

Fernando, cuidado ao falar:

"...falam do Deus mau com o resto da bíblia q fala de um Deus bom..."

Só existe um Deus, para nós cristãos!!!

o que ocorre é a tradução e interpretação erradas talvez... ou dar crédito a Deus por algo que não veio de Deus, sendo apenas um fenômeno natural, por exemplo: falar que um terremoto é a "fúria de Deus"...

espero ter cooperado

O problema é que esses mesmos textos foram usado para certificar inquisições, guerras, matanças e pilhagens.
Se so existe um deus para vc ele tem serios problemas. nao é esse que estou buscando.
cloverfield

Ver perfil do usuário

Mensagem por cloverfield em Qua Out 01, 2008 12:32 pm

Fernando Heirich escreveu:Nao entendo mt bem de Bíblia, mas acharia lógico comparar no número de versículos q falam do Deus mau com o resto da bíblia q fala de um Deus bom.... ou a biblia tá doida ou tem alguma coisa a ser explicada. valeu

Isso mesmo, questione o que te dizem, so assim encontramos o que procuramos
cloverfield

Ver perfil do usuário

Mensagem por cloverfield em Qua Out 01, 2008 12:34 pm

Thales escreveu:Acho que essa discussão fica um pouco sem sentido se considerarmos o tema anterior das interpretações alegóricas da Bíblia. Mas, seguindo a sua linha de raciocínio, você acha então que Deus seria mais Deus se desistisse dos homens? Fora que nem todos os homens se perverteram. Na história do povo judeu, sempre houveram pessoas fiéis a Deus. E é assim hoje em dia também. Se realmente a ação de Deus "não tivesse funcionado" eu não estaria agora escrevendo isso (e esse fórum também não existira né? ^^).

Mais uma vez: se nao me interessa é metafora, se é bom é literal.
complicou e nao explicou.
cloverfield

Ver perfil do usuário

Mensagem por Thales em Qua Out 01, 2008 2:47 pm

cloverfield escreveu:
Thales escreveu:Acho que essa discussão fica um pouco sem sentido se considerarmos o tema anterior das interpretações alegóricas da Bíblia. Mas, seguindo a sua linha de raciocínio, você acha então que Deus seria mais Deus se desistisse dos homens? Fora que nem todos os homens se perverteram. Na história do povo judeu, sempre houveram pessoas fiéis a Deus. E é assim hoje em dia também. Se realmente a ação de Deus "não tivesse funcionado" eu não estaria agora escrevendo isso (e esse fórum também não existira né? ^^).

Mais uma vez: se nao me interessa é metafora, se é bom é literal.
complicou e nao explicou.
Você pegou a parte sobre critério de interpretação? É o parágrafo logo acima desse que você citou.

E na verdade acho o contrário. Eu estou apresentando argumentos pra fundamentar a minha posição. E você? Apenas dizer que estamos sendo tendenciosos no interpretação não convence ninguém.
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagem por cloverfield em Qua Out 01, 2008 3:03 pm

Nao citei esse paragrafo por acha-lo pura perda de tempo, mas vamos lá:

Exatamente. O sentido é que deve prevalecer. E qual o sentido você acha que essas passagens têm? O que você acha que elas querem, no fim das contas, dizer?

Temos que entender que as escrituras não são um livro de história, como a concebemos hoje me dia. O que que é mais importante em um livro sagrado de fé? Conter um fato histórico simplesmente, como o fato de que Deus teria realmente mandado matar pessoas que cometeram pecados, ou conter um ensinamento, uma doutrina espiritual, como a de que Deus não gosta do pecado, que o pecado afasta o homem de Deus e que o pecado leva à morte?
O problema do seu argumento é que o pecado leva a morte ou que Deus mata o pecador?
A Biblia diz diversas vezes que deus mata os pecadores, por isso os mata e nao o pecado que os mata.
Imagine um homem so numa ilha deserta. Se ele nao conheca a Deus é um pecador. Seria Justo ele morrer por isso?

E outra coisa. Sim, voce esta sendo tendencioso. Nunca vi ninguem tentar transformar em metafora as coisas bonitinhas da biblia, mas quando é para apedrejar o pecador ai é apedrejar no sentido espiritual? rsrsrssrsrs

Última edição por Thales em Qua Out 01, 2008 3:13 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Por favor use a ferramenta de citação! :))
cloverfield

Ver perfil do usuário

Mensagem por Thales em Qua Out 01, 2008 3:33 pm

cloverfield escreveu:Nao citei esse paragrafo por acha-lo pura perda de tempo, mas vamos lá:

Na verdade eu não estava me referindo a este parágrafo, mas vamos lá.

cloverfield escreveu:O problema do seu argumento é que o pecado leva a morte ou que Deus mata o pecador?
A Biblia diz diversas vezes que deus mata os pecadores, por isso os mata e nao o pecado que os mata.
Imagine um homem so numa ilha deserta. Se ele nao conheca a Deus é um pecador. Seria Justo ele morrer por isso?
Depende do que você está querendo dizer com morrer. Se for a morte física, corporal, não é nem justo nem injusto, pois morrer faz parte da condição humana de ser no tempo. Toda as coisas temporais acabam.

Se for a morte no sentido de condenação eterna, depende. Se esse homem viveu de acordo com a sua consciência e sua razão, concordo que seria injusto que ele fosse condenado, já que esteve durante a sua vida impossibilitado de encontrar a verdade do Evangelho e, assim, de poder escolher viver de acordo com ele. Porém, não é isso que a Igreja prega. Este homem pode ser salvo, desde que seja justo em vida.

cloverfield escreveu:E outra coisa. Sim, voce esta sendo tendencioso. Nunca vi ninguem tentar transformar em metafora as coisas bonitinhas da biblia, mas quando é para apedrejar o pecador ai é apedrejar no sentido espiritual? rsrsrssrsrs
Existem várias coisas "bonitinhas" (como o relato da criação) que são alegorias. Falo mais uma vez: este assunto será discutido no tópico pertinente, Questões fundamentais sobre a Bíblia.
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagem por são vieira em Sab Jul 18, 2009 7:16 pm

bem, quem não tiver conhecimento das escrituras e ler estas passagens fora de contexto... fica arrepiado...
mas entendermos a história, a personalidade de Deus e quem era a nação de israel... entendemos que se tratava de pessoas de dura cerviz, ou seja, praticavam o mal deliberadamente, e sub sequentemente todos que dessem apoio a tal modo de pensar mas é assunto que não quero discutir pois é necessário ter pleno conhecimento do que se trata realmente...

são vieira

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: