OFERTA SOLE?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

OFERTA SOLE?

Mensagem por RenatoPaulo em Sab Mar 24, 2012 4:31 pm

Boas,

Gostaria que alguem me explicasse o que significa esta "oferta sole"que é geralmente um ritual praticado na 1°comunhao?
Estou perguntando porque nestes ultimos dias fiquei sabendo dessa "oferta"e quem nisso falou foram catequistas e um Padre.Por isso o que aqui pergunto é verdadeiro.

Ora em que consiste esse ritual?Pelo que percebi,as criancas antes ou depois da comunhao oferecem ao padre algumas ofertas que consistem em Pao,Vinho,fruta (Uvas),etc
Depois o Padre as oferece ao altar.

Eu desconfio que isso tem a ver com o antigo ritual que alguns povos antigamente praticavam ao deus sol...
Por isso pergunto para saber vossa opiniao.

RenatoPaulo

Ver perfil do usuário http://www.carvalho-de-araujo.com/

Re: OFERTA SOLE?

Mensagem por Administrador em Sab Mar 24, 2012 6:14 pm

Quem lê isso pode pensar que o amigo nunca foi católico, eu mesmo lendo isso questiono se algum dia o amigo foi católico de verdade e procurou estudar a fé. Mas vamos lá... No Catecismo da Igreja Católica tem a resposta para a sua pergunta. Me espanta alguém que diz que foi católico e não conhece o catecismo. Ele nos diz o seguinte:

1333 Encontram -se no cerne da celebração da Eucaristia o pão e o vinho, os quais, pelas palavras de Cristo e pela invocação do Espírito Santo, se tornam o Corpo e o Sangue de Cristo. Fiel à ordem do Senhor, a Igreja continua fazendo, em sua memória, até a sua volta gloriosa, o que ele fez na véspera de sua paixão: “Tomou o pão...” “Tomou o cálice cheio de vinho...” Ao se tomarem misteriosamente o Corpo e o Sangue de Cristo, os sinais do pão e do vinho continuam a significar também a bondade da criação. Assim, no ofertório damos graças ao Criador pelo pão e pelo vinho, fruto “do trabalho do homem”, mas antes “fruto da terra” e “da videira”, dons do Criador. A Igreja vê neste gesto de Melquisedec, rei e sacerdote, que “trouxe pão e vinho” (Gn 14,18), uma prefiguração de sua própria
oferta.
1334 Na antiga aliança, o pão e o vinho são oferecidos em sacrifício entre as primícias da terra, em sinal de reconhecimento ao Criador. Mas eles recebem também um novo significado no contexto do êxodo: os pães ázimos que Israel come cada ano na Páscoa comemoram a pressa da partida libertadora do Egito; a recordação do maná do deserto há de lembrar sempre a Israel que ele vive do pão da Palavra de Deus. Finalmente, o pão de todos os dias é o fruto da Terra Prometida, penhor da fidelidade de Deus às suas promessas. O “cálice de bênção” (1Cor 10,16), no fim da refeição pascal dos judeus, acrescenta à alegria festiva do vinho uma dimensão escatológica: da espera messiânica do restabelecimento de Jerusalém. Jesus instituiu sua Eucaristia dando um sentido novo e definitivo à bênção do Pão e do Cálice.
1335 O milagre da multiplicação dos pães, quando o Senhor proferiu a bênção, partiu e distribuiu os pães a seus discípulos para alimentar a multidão, prefigura a superabundância deste único pão de sua Eucaristia. O sinal da água transformada em vinho em Caná já anuncia a hora da glorificação de Jesus. Manifesta a realização da ceia das bodas no Reino do Pai, onde os fiéis beberão o vinho novo, transformado no Sangue de Cristo.
1336 O primeiro anúncio da Eucaristia dividiu os discípulos, assim como o anúncio da paixão os escandalizou: “Essa palavra é dura! Quem pode escutá-la?” (Jo 6,60). A Eucaristia e a cruz são pedras de tropeço. É o mesmo mistério, e ele não cessa de ser ocasião de divisão. “Vós também quereis ir embora?” (Jo 6,67). Esta pergunta do Senhor ressoa através dos séculos como convite de seu amor a descobrir que só Ele tem “as palavras da vida eterna” (Jo 6,68) e que acolher na fé o dom de sua Eucaristia é acolher a Ele mesmo.

Como vez, não tem nada de pagão em ofertar pão e vinho... volto a repetir, para alguém que diz que já foi católico é uma vergonha que não conheça o catecismo da igreja católica. Como pode negar uma fé que nem conhece?! Enfim, cada um sabe de si.

Fique com Deus

Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Administrador em Sab Mar 24, 2012 6:20 pm

Esqueci de dizer que o nome é oferta solene. E não acontece só na primeira comunhão, faz parte do ritual da santa missa. Mais uma pergunta para o senhor. Como pode uma pessoa dizer-se católica e nem conhecer o ritual da santa missa que deveria ser o momento mais solene de toda pessoa dita católica?! O que acontece, é que nem sempre se faz uma procissão de ofertas com o pão e com o vinho, mas o ofertório do pão e do vinho sempre acontece no momento chamado ofertório. O que acontece, é que por ocasião da primeira comunhão, em algumas paróquias, faz-se a procissão solene de ofertas do pão e do vinho, e como é a primeira comunhão, quem entrega essas ofertas são as crianças que receberam a 1 eucaristia naquele dia. Existem muitas paróquias que nas missas dominicais é padrão sempre realizar a procissão do ofertório com o pão e o vinho que se vão converter na carne e no sangue de Nosso Senhor.
E mais uma vez termino demonstrando minha total indignação com o senhor, por se dizer ex-católico, quando na verdade começo a imaginar que nunca o foi de fato! Isso é básico do básico....

Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por RenatoPaulo em Sab Mar 24, 2012 8:23 pm

Ora bem.
Penso que vc nao me percebeu...mas nao tem interesse,porque como vc pensa que eu nunca fui catolico,eu penso que vc nao consegue ou ainda nao conseguiu alcancar a Graça do Espirito Santo.
Vc pensa que vive na Graça,mas verdadeiramente penso que nao e se continuar assim vai tambem para a perdicao,porque nao esta fazendo o minimo esforço(da-me a entender isso,nao sei,apenas Deus o sabe),para renascer de novo,como Jesus nos disse.
Depois vc me deu a resposta atraves do Catecismo da Igreja Católica!
Logico que a resposta nao poderia ter sido outra!

Mas pronto,eu tambem perguntei aqui a vossa opiniao,por isso nao quero me debater com vcs,principalmente aqui neste topico sobre isso.

Agora...
Eu estou certo quanto ao que disse.A catequista disse em palavras bem esclarecidas :Oferta SOLE,e nao oferta solene.
Ora foi atraves destas palavras que em mim chamou a atencao.
Deus comigo atua assim.
E isto nao é coincidência,pois eu sou um daquelas pessoas que quando quero saber algo,Deus me ensina.
Ja tive casos e mais do que um mas muitos,em que quando queria saber algo cheguei a encontrar papeis no lixo ou nas ruas com as respostas...

Depois,penso que isso que vc escreveu em cima,sao passagens verdadeiras da Biblia,mas infelizmente idolatradas depois pela Igreja Catolica.

Sim,como vc escreve em cima eu de facto nunca fui catolico.Descobri isso ha pouco tempo.
Sabe porque?
Porque enquanto dizia para mim:Eu sou catolico e estou dentro da Igreja!Eu verdadeiramente era como fizesse um pacto...
Mas dentro de mim havia uma luta muito forte que me fazia por vezes desesperar.
Hoje,fora de vossa Igreja me sinto outro e reconheco que todos os dias enfrento provocacoes e fortes tentacoes.Houve mesmo muita gente que conhecia pessoalmente,que deixarem de falar comigo como o faziam antes...
Isto é para mim muito estranho.

Agora para terminar e porque vc em cima o mencionou,eu nunca acreditei e nada senti pela eucaristia catolica.
A hostia para mim nunca se associou com a ceia do Senhor Jesus Cristo.
Hoje para mim o entendo como um ritual pagao,bem disfarcado e racionalmente muito bem preparado.

Nao me chame de protestante,por favor!Eu nao sou de nenhuma religiao,porque os frutos das religioes estao bem a vista...
Eu apenas quero amar e orar a Deus na minha paz,para Ele me iluminar,para assim aos poucos o meu espirito tomar conta completamente de todo o meu ser.
Pois com meu espirito a me orientar amarei ainda mais a Deus.

Obrigado pela sua resposta e nao fique triste nem se zangue.
abraço

RenatoPaulo

Mensagem por Pe. Anderson em Dom Mar 25, 2012 11:55 am

Caro Renato Paulo,

É bom voce mesmo perguntar a esse catequista ou a esse padre o que significa essa "oferta sole". Nós aqui nunca ouvimos falar! Pergunta a eles, talvez tenha sido um rito, um costume acrescentado em alguma região do mundo, que não tem nada a ver com a Liturgia oficial da Igreja, ou que talvez seja a mesma liturgia chamada de um modo diferente. Agora querer associar algo que não se tem a menos ideia com o culto pagão ao deu sol, aí é demais. É bom se informar antes de fazer julgamos como esses.

A Eucaristia é somente a atualização das obras do Senhor, da sua Santa Ceia. É algo 100% bíblico, que foi iniciado a ser celebrado pelo mesmo Senhor e desde entao passou a ser celebrado em todo o mundo. O mesmo ritual que hoje há na Igreja de Cristo.

Quanto aos seus juizos sobre as consciencias dos outros, sobre se pessoas que voce nem conhece, nem vale a pena comentar. Estamos certos que voce nao é onisciente, mas continua fazendo esses juízos que de tão insensatos, chegam a ser cômicos. Só Deus conhece os corações das pessoas e só Ele pode julgar.

1 Cor, 4,5: "Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor".

Tiago 4, 11-12: "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?"

Grande abraço a todos.
Pe. Anderson
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por RenatoPaulo em Dom Mar 25, 2012 12:34 pm

Padre Anderson,eu ouvi tal e qual assim:
Oferta SOLÉ!
Ela ate chegou a dizer isto:
"muitos de vcs nao sabem o que significa oferta SOLÉ,por isso eu explico..."
E o Padre estava tambem presente e nada disse.
Foi a partir dai ao ouvir essa palavra que eu deitei atencao e desconfiei.
Mais nao sei.Por isso perguntei aqui a vossa opiniao,porque se tivesse ouvido "oferta Solene"eu concerteza nao deitaria atencao.

Padre Anderson,vc continua a achar que eu julgo alguem...
Isso nao é verdade!
Eu apenas sou realista e digo o que penso.
Ou quer que seja mentiroso?

Alem disso eu tenho certeza absoluta que Deus a mim tambem me auxilia com o Espirito Santo.
Porque se nao acreditasse nisso,tambem concerteza nao acreditaria no poder de Deus.
Ora eu estou consciente,que com a ajuda do Espirito Santo distingo e penso com logica.
Porque acha vc pois meus comentarios cômicos?
Nao é tambem isso julgamento?

Eu nao quero dizer nada diferente do que esta escrito nas Escrituras.
Nao sou perfeito,pois ainda estou a aprender,mas tenho por direito prim eiro observar as Escrituras para depois analizar as doutrinas expostas.
Se elas nao me agradarem porque penso que dizem o contrario das Escrituras,porque hei-de eu pois me rebaixar e me calar?

Alem disso eu penso verdadeiramente que vc me compreende.Embora minha escrita seja "exquisita".
Ora sendo assim,vc logo percebera que longe do vosso pensar eu nao estou e que em mim tambem Cristo habita.
Mas apenas tento nao mentir e vos digo que nao pratico vossos rituais como pro exemplo:
Rezar pelos mortos,acreditar em santos e na senhora de Fatima.
Acredito em Maria,mas penso que a aparicao de Fatima nada tem a ver com Maria mae de Nosso Senhor.

RenatoPaulo

Mensagem por Pe. Anderson em Dom Mar 25, 2012 12:48 pm

Então esclareca voce com esse padre ou com a catequista que é essa "oferta solé", da qual nunca ouvimos falar. Não podemos dar opinioes sobre o que não conhecemos.

Não posso duvidar de que outra pessoa que nao conheço (voce, por exemplo) esteja ou não na graça de Deus. E estou certo que voce tambem nao pode fazer a mesma especie de juizos. Entao, por favor, aqui discutimos ideas, doutrinos e nao a vida de outras pessoas. Voce se considera uma pessoa que vive na graça de Deus. Ótimo. Mas isso nao lhe da o direito de ofender a ninguem, a nenhuma pessoa e nao lhe dá o conhecimento sobre a alma ou a consciencia de ninguem. E isso que digo é ensimento biblico.

Nao julgo voce ou sua consciencia, mas só comento a insensatez, a injustiça e a crueldade de suas palavras. Por isso alguns textos seus foram excluidos. Só Deus nos conhece por dentro, só Ele irá nos julgar. Colocar-se no lugar dele é uma injustiça, que as vezes se parece comico.

Grande abraço.
Pe. Anderson
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por RenatoPaulo em Dom Mar 25, 2012 1:05 pm

Pe. Anderson escreveu:conhecimento sobre a alma ou a consciencia de ninguem. E isso que digo é ensimento biblico.

Só Deus nos conhece por dentro, só Ele irá nos julgar. Colocar-se no lugar dele é uma injustiça, que as vezes se parece comico.

Padre Anderson,vc esta dizendo coisas sem sabedoria alguma e se vc reparar bem esta escrevendo coisas que eu nunca aqui disse!
Como por exemplo,vc diz que eu me ponho no lugar de Deus.Isso eu nunca aqui o fiz,nem nada disso escrevi.

Mas que Alma vc esta falando?
Eu nao julgo Alma alguma!Pois as "Almas"sao o sopro de Deus,ou seja o que nos faz aqui viver.Pois se sao algo que pertence a Deus,porque hei-de eu julgar a VIDA??
Isso de almas que a Igreja ensina nao passa de um "truque".Isso é a minha opiniao.

Eu apenas escrevo que estou contra aos espiritos de certas pessoas que fazem tudo diferente das Sagradas Escrituras.
Aqui esta a minha resposta sobre as "almas"

Quanto ao comico...
Tambem muitos naquele tempo achavam Jesus Cristo comico...
E se riam Dele...
Por isso,se achavam o Mestre comico,porque me hei-de eu importar se tambem a mim ou outros como eu nos acham comicos?

Obrigado pela resposta.
Um bom domingo

RenatoPaulo

Mensagem por oandarilho01 em Ter Maio 01, 2012 7:51 pm

A questão aqui é bastante simples. O protestante apegou-se ao termo "sole" porque lembra em grafia e sonoridade o termo idolatrado dos protestantes: "sola".
Como protestante ingênuo, jamais aceitaria uma explicação a um questionamento sobre um rito da Igreja Católica tirada de algum dos documentos da Tradição e do Magistério, porque para eles "escondem-se" atrás de uma bíblia mutilada com a desculpa de se protegerem de falsas doutrinas, quando na verdade objetivam apenas manter a salvo a própria consciência que cultua o deus pessoal deles, moldado de acordo com seus interesses, que satisfaz apenas aquilo que eles adotam pelo gosto pessoal.
oandarilho01

Ver perfil do usuário http://oandarilho01.wordpress.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: