O Papa aos cubanos: nem o ceticismo de Pilatos nem a irracionalidade dos fanáticos.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Papa aos cubanos: nem o ceticismo de Pilatos nem a irracionalidade dos fanáticos.

Mensagem por Fabricio em Qui Mar 29, 2012 12:59 pm

Prezados,

Posto abaixo algumas belas palavras do Santo Padre proferidas durante a homilia da Santa Missa celebrada ontem na Praça da Revolução em Havana (os grifos são meus):

"Com efeito, a verdade é um anseio do ser humano, e procurá-la supõe sempre um exercício de liberdade autêntica. Muitos, todavia, preferem os atalhos e procuram evitar essa tarefa. Alguns, como Pôncio Pilatos, ironizam sobre a possibilidade de conhecer a verdade (cf. Jo 18, 38), proclamando a incapacidade do homem de alcançá-la ou negando que exista uma verdade para todos. Esta atitude, como no caso do ceticismo e do relativismo, produz uma transformação no coração, tornando as pessoas frias, vacilantes, distantes dos demais e fechadas em si mesmas. São pessoas que lavam as mãos, como o governador romano, e deixam correr o rio da história sem se comprometer.

Entretanto há outros que interpretam mal esta busca da verdade, levando-os à irracionalidade e ao fanatismo, pelo que se fecham na "sua verdade" e tentam impô-la aos outros. São como aqueles legalistas obcecados que, ao verem Jesus ferido e ensanguentado, exclamam enfurecidos: "Crucifica-o!" (cf. Jo 19, 6). Na realidade, quem age irracionalmente não pode chegar a ser discípulo de Jesus. Fé e razão são necessárias e complementares na busca da verdade. Deus criou o homem com uma vocação inata para a verdade e, por isso, dotou-o de razão. Certamente não é a irracionalidade que promove a fé cristã, mas a ânsia da verdade. Todo o ser humano deve perscrutar a verdade e optar por ela quando a encontra, mesmo correndo o risco de enfrentar sacrifícios.

Disponível em http://fratresinunum.com/

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Papa aos cubanos: nem o ceticismo de Pilatos nem a irracionalidade dos fanáticos.

Mensagem por Leo Santos em Qui Mar 29, 2012 8:16 pm

O comunismo, socialismo seja lá qual fora destas duas pragas sempre serão anti-cristões, porque religião sempre terá e trará um sentimento individual do ser e uma identidade ao povo de um dado país.

Leo Santos

Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/12/2008
Idade : 41
Localização : Petropolis -RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum