Pecado mortal e venial

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pecado mortal e venial

Mensagem por Paulocmj em Sab Jun 09, 2012 5:27 pm

Cometi vários pecados mortais, inclusive comunguei, mas não sabia que eram pecados graves (incluindo comungar com pecado grave). Eu não sabia desse conceito de pecado mortal e venial, pensava que esses atos que tinha cometido eram pecados, e só. Até o dia em que descobri que eram mortais e parei com esses atos.

Segundo o catecismo:
§1859 O pecado mortal requer pleno conhecimento e pleno consentimento.

Esse conhecimento é saber que o pecado era grave? Posso comungar sem me confessar, porque eles viraram veniais?

Abraços e fiquem com Deus
avatar
Paulocmj

Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/05/2012
Localização : Campo Grande - MS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pecado mortal e venial

Mensagem por Administrador em Dom Jun 10, 2012 10:01 am

Não entendi muito bem sua dúvida, mas vou tecer algumas considerações. Os pecados considerados mortais são aqueles que ferem diretamente um mandamento e rompem sua comunhão com Deus, eles te impedem de comungar. Mas para ser considerado como um pecado dessa natureza, como nos diz o catecismo, além da falta grave, ela tem que ser feita sabendo-se que se trata de uma falta grava e com consentimento, de livre vontade. Ou seja, sabendo que tal ato é uma falta grave, você escolhe fazer. Se falta algum desses elementos, você não é culpado e isso não rompe sua comunhão. Então enquanto você não sabia que não havia essa divisão, todas as suas faltas eram veniais, a partir do momento que tomou conhecimento, houve a divisão. Enquanto você não sabia que as faltas graves te impediam de comungar e continuava comungando, você não podia ser culpado de uma nova falta (comungar estando em estado de pecado grave). A partir do momento que toma conhecimento, se você opta por continuar comungando em estado de pecado grave, você comete um novo pecado grave.
Ou seja, o que você fazia no seu tempo de ignorância não contava, mas agora que já não é mais ignorante, se ainda sim optar em continuar fazendo, já passa a ser considerado culpado.

Espero que tenha ajudado, qualquer coisa é só continuar perguntando. Permaneça em Deus!!!!

Administrador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/10/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pecado mortal e venial

Mensagem por diogo0912 em Dom Jun 10, 2012 8:46 pm

Olá amigo,

Vou tecer só mais alguns comentários para complementar o colóquio do administrador. Jesus deu aos apóstolos o poder de perdoar os pecados : "A quem vocês perdoarem os pecados, os pecados serão perdoados" (S.João 20: 19,23).

Quando comungamos, estamos recebendo o corpo e o sangue do Nosso Senhor Jesus. De forma que é importante estar perdoado, por quem tem o poder de perdoar, na hora de receber o sacramento. Gosto muito da seguinte metáfora: quando se coloca pão bom num cesto de pão embolorado, aquele pão bom vai ficar embolorado também. Por isso é importante se confessar: no ato de comungar, devemos receber algo puro num estado de pureza (sem o "bolor" que o pecado nos causa.

Então, confesse-se antes de comungar, e se arrependa das faltas que cometeu. Espero ter ajudado, e se falei algo errado, espero que me corrijam.

Fique com a graça do Nosso Senhor Jesus! Smile
avatar
diogo0912

Mensagens : 64
Data de inscrição : 06/02/2011
Idade : 26
Localização : Natal/RN

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pecado mortal e venial

Mensagem por Paulocmj em Seg Jun 11, 2012 2:06 am

Obrigado a vocês dois, ajudaram muito. Very Happy
avatar
Paulocmj

Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/05/2012
Localização : Campo Grande - MS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pecado mortal e venial

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Qua Jun 13, 2012 9:58 am

Só complementando um pouco aquilo que foi exposto pelo Binho e pelo Diogo, não havendo pecado grave, durante a celebração daEucaristia (MISSA) e até mesmo nos momentos em que o Corpo e o Sangue do Senhor é ministrado de maneira extraordinária fora da Celebração Eucarística pelo sacerdote, há sempre um momento de reflexão (ATO PENITENCIAL) destinado à absolvição dos pecados leves ou veniais e nos preparam para receber a Eucaristia dignamente.

Por outro lado, é importante que estejamos vigilantes sobre a nossa conduta para não acontecer que, havendo pecados graves, participemos da Eucaristia. Neste caso, é necessário que, antes da comunhão, tenhamos tomado parte no sacramento da confissão.

Um grande abraço a todos !!!
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 59
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pecado mortal e venial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum