Significado de imagens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Significado de imagens

Mensagem por MSPP em Sex Dez 28, 2012 2:23 pm

Quanto ao significado das imagens não tem muita importância para mim, já que eu sou pouco influenciado por coisas como do tipo de «propaganda comercial».

1) Quem esculpe ou pinta uma imagem tem que ter visto a aparição do santo?
Não. A Sra de Fátima foi esculpida por um artista sem nunca ter visto qualquer aparição.
Ouviu falar, imaginou, esculpiu e foi bem aceite. e .... eis uma obra de arte ....

2) Cores diferentes em representações similares são igualmente legítimas?
Para mim são, mas legalmente não, pois neste nosso tempo há que ter em atenção os direitos de autor.

3) Qual o papel da visão física na fé espiritual?
O principal efeito é o mesmo que é semelhante ao efeito de «placebo».
Não atinge igualmente todas as pessoas.
Há pessoas que são muito afectadas e outras quase nada.
Eu pertenço ao 2º grupo. Por isso, quase que nem sirvo para testemunha ocular de um desastre que se dê nas minhas barbas.
avatar
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 73
Localização : Ermesinde - Portugal

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/rrfn001/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Significado de imagens

Mensagem por Geovanni146 em Sex Dez 28, 2012 5:36 pm

Oi,

Pra mim é um meio de evangelização muito importante, que a Igreja não deve, por causa das suscetibilidades de alguns, abrir mão. Quando pensamos em alguém não vemos o nome dela, mas o que vem a mente é exatamente sua imagem. Ou seja, pensamos por imagens!

Quanto a nossa senhora desatadora de nós, para mim significa aquela mãe querida que nos auxilia nos momentos em que nossa vida parece estar cheia de nós. Ela, que na teologia católica já está na glória de Deus, pode interceder com suas orações à Jesus por mim. Não podemos deixar de pedir auxílio aos santos sob pretexto de que podemos nos dirigir direto a Deus, fosse assim não poderíamos orar uns pelos outros. Deus quis que fosse assim, ponto! Seus mistérios são insondáveis.

As outras representações da mãe de Jesus partem deste mesmo princípio acima descrito.

Para mim a visão física da fé demonstra a esteriorização dela. A nossa fé não para na imagem, ela nos arremete a pessoa que o ícone representa, aos nossos heróis da fé.

Desejo interceder pelos senhores.



avatar
Geovanni146

Mensagens : 207
Data de inscrição : 18/10/2011
Localização : Fortaleza

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Significado de imagens

Mensagem por Fabricio em Ter Jan 22, 2013 6:56 pm

Uma pequena intervenção:

A devoção de Nossa Senhor Desatadora dos Nós vem de muito longe, entre o primeiro e segundo século da era cristã, e foi introduzida pelo grande apologista Santo Ireneu de Lião, que dizia que a desobediência de Eva atou o nó do pecado, enquanto que a obediência da Virgem Maria desatou.

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Significado de imagens

Mensagem por MSPP em Qua Jan 23, 2013 3:09 pm

E depois!
A devoção a Nimrod (neto de Noé) já vem desde há cerca de 5.000 anos e não é por isso que a devamos adotar!
avatar
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 73
Localização : Ermesinde - Portugal

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/rrfn001/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Significado de imagens

Mensagem por rcassiadcn em Qui Fev 21, 2013 7:54 pm

Boa noite a Todos

Do ponto vista Biblico, como um simbolo de adoraçao é condenavel. Nao devemos usa-las como objeto de adoracao, é uma pratica que Deus condena.
A veneraçao de imagens físicas na adoraçao é coerentemente condenada de ponta a ponta nas Escrituras. A aversao de Deus a tais práticas foi claramente expressa na Lei dada a Israel. Não apenas fazer imagens esculpidas, mas também a “forma” do que quer que fosse, no céu, na terra ou no mar, como objeto de adoração religiosa, era proibido. (Êx 20:4, 5; Le 26:1; Is 42:8) Tais objetos podiam ser feitos de qualquer substância, em qualquer forma — madeira, metal, pedra; esculpidos, fundidos, forjados, talhados; na figura de humanos, animais, aves, objetos inanimados, ou simples formas simbólicas — mas nenhum deles era aprovado por Deus para veneração. Fazê-los era um ‘ato ruinoso’, praticar o mal aos olhos de Jeová, uma coisa detestável e ofensiva que trazia Sua maldição sobre os que o faziam. (De 4:16-19, 23-25; 27:15; Núm 33:52; Is 40:19, 20; 44:12, 13; Ez 7:20) Revesti-los de ouro e de prata não os tornaria menos repugnantes à vista de Deus, nem evitaria que fossem aviltados e descartados como “mera sujeira”. — De 7:5, 25; Is 30:22.
Quem deseja podera examinar os textos Biblicos e ver o que esta escrito na sua propria Biblia. Quem estiver disposto a adorar a Deus e fazer a sua vontade vai ter que se decidir, entre as imagens ou fazer a votade de Deus.

rcassiadcn

Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/05/2012
Localização : ALEMANHA

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Significado de imagens

Mensagem por mazzzo em Qui Fev 21, 2013 9:49 pm

ricardo_gabriel escreveu:Gostaria de entender o significado de algumas imagens representativas de santos católicos.

1) Desatadora de Nós - http://www.lojadoscatolicos.com.br/shop/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/AMP_54_im%20ds%20re%2003%20a.jpg

Como já disseram, é uma devoção que surge do ensinamento de Santo Irineu (que era discipulo de S.Policarpo que, por sua vez era discipulo de S. João Apóstolo). S.Irineu ensinava que o nó feito por Eva (pelo pecado) quando Eva disse "não" a Deus pelo pecado foi desfeito por Maria, quando disse "Sim" a Deus. Eva trouxe o pecado e a morte ao mundo. Maria trouxe Jesus: Salvação e Vida !


2) Senhora das Cabeças - http://hamiltonrodrigues.com.br/hamilton/img/oracoes/nossa-senhora-das-cabecas.jpg

Não conheço.

3) Abraço de Maria: versão 1 - http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img221/7799/opus.jpg ; versão 2 - http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img513/4760/opus2b.jpg
As duas versões têm tonalidades diferentes.

Aprendi que foi um quadro que uma pessoa pintou representando a devoção do Papa João Paulo II a Maria e o amparo que ela, nossa mãe, nos dá. E esse quadro ficou famoso pois atinge o coração de muita gente

Quem esculpe ou pinta uma imagem tem que ter visto a aparição do santo?

Não. A imagem/escultura é só uma representação e não uma foto exata

Cores diferentes em representações similares são igualmente legítimas?

Algumas vezes as cores tem significado. Mas não importa a cor... Se Nossa Senhora Aparecida é escura é um sinal de sua proximidade com o povo negro, que era sofredor, escravo.


Qual o papel da visão física na fé espiritual?

Não precisamos ver para crer. Mas existem sim na história da Igreja em todos os séculos, pessoas que tiveram visões de Jesus,Maria, dos Santos, etc... Nossa fé não se fundamenta nas visões, mas na Palavra de Deus que está nas Escrituras Sagradas e na Tradição Sagrada confiados ao Magistério da Igreja Católica.



mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Significado de imagens

Mensagem por mazzzo em Qui Fev 21, 2013 10:15 pm


Vou responder em vermelho:

rcassiadcn escreveu:Boa noite a Todos

Do ponto vista Biblico, como um simbolo de adoraçao é condenavel. Nao devemos usa-las como objeto de adoracao, é uma pratica que Deus condena.

Imagem não é simbolo de adoração. Imagem é só imagem, representação. Ninguém adora imagem pois para adorar é necessário reconhecer que o adorado é Deus. Ninguém pensa que a imagem é Deus em si mesma.

A veneraçao de imagens físicas na adoraçao é coerentemente condenada de ponta a ponta nas Escrituras.

Isso é interpretação errada das Escrituras. Deus não proibiu imagens. Proibiu sim falsos deuses e imagens de falsos deuses.

A aversao de Deus a tais práticas foi claramente expressa na Lei dada a Israel.

A Lei proibe falsos deuses e imagens que eram tidas como deuses. Outras imagens Deus não proibiu. Se tivesse proibido não teria mandado fazer os Querubins para colocar sobre a Arca da Aliança justamento no local mais sagrado que existia. Deus não ira colocar coisas abominaveis no Santo dos Santos. Isso mostra claramente que essa estória de que Deus proibiu imagens e que católico é idolatra é coisa de proselitismo pseudo evangélico.

Não apenas fazer imagens esculpidas, mas também a “forma” do que quer que fosse, no céu, na terra ou no mar, como objeto de adoração religiosa, era proibido. (Êx 20:4, 5; Le 26:1; Is 42:8) Tais objetos podiam ser feitos de qualquer substância, em qualquer forma — madeira, metal, pedra; esculpidos, fundidos, forjados, talhados; na figura de humanos, animais, aves, objetos inanimados, ou simples formas simbólicas — mas nenhum deles era aprovado por Deus para veneração.

Nenhum ? E Deus não mandou fazer os Querubins de ouro para colocar sobre a Arca da Aliança no local mais sagrado que existia ?


Fazê-los era um ‘ato ruinoso’, praticar o mal aos olhos de Jeová, uma coisa detestável e ofensiva que trazia Sua maldição sobre os que o faziam. (De 4:16-19, 23-25; 27:15; Núm 33:52; Is 40:19, 20; 44:12, 13; Ez 7:20)

Fazer imagens deuses, isto é, imagens que representavam outros deuses, os deuses dos povos vizinhos, etc... isto é falsos deuses. É isso que Deus proíbe.



Revesti-los de ouro e de prata não os tornaria menos repugnantes à vista de Deus, nem evitaria que fossem aviltados e descartados como “mera sujeira”. — De 7:5, 25; Is 30:22.

Sim, os falsos deuses sempre era abominável a Deus. Porém as imagens dos Querubins era cobertas de ouro.... sim !!!! Não eram falsos deuses e nem eram adoradas. Eram só imagens veneradas, assim como toda Arca da Aliança. Sinal de que eram veneradas é que eram colocadas no local mais sagrado: no Santo dos Santos.... e não em um local qualquer.

Quem deseja podera examinar os textos Biblicos e ver o que esta escrito na sua propria Biblia.

É muito bom estudar a Bíblia, mas isso deve ser feito em comunhão com a Igreja pois a Bíblia não é coluna e sustentáculo da verdade, mas a Igreja sim.


Quem estiver disposto a adorar a Deus e fazer a sua vontade vai ter que se decidir, entre as imagens ou fazer a vontade de Deus.

Essa frase é típica de proselitismo pseudo evangélico. Está errada pois imagens não são concorrentes de Deus. Falsos deuses são. Não se pode querer adorar a Deus e a outros deuses (falsos). Mas o uso de imagens em nada prejudica a adoração a Deus. Se prejudicasse, Deus não teria mandado fazer as imagens de Querubins para colocar na Arca de Aliança no local mas sagrado e oficial de adoração a Deus.



rcassiadcn

você está seguindo uma interpretação errada das Escrituras. E o que você escreveu é igual ao que muitos evangélicos (pseudo evangélicos) vivem dizendo... mas estão no erro.






mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Significado de imagens

Mensagem por Apologética Católica em Sab Fev 23, 2013 5:27 pm

Olá Irmãos, que a paz do Senhor esteja convosco!

Bem as descrições das devoções de Nossa Senhora desatadora dos nós e do Abraço já foram descritas pelos irmãos acima, mas percebi que a Nossa Senhora da Cabeça ainda é desconhecida de muitos católicos. Primeiramente gostaria de salientar alguns pontos apresentados pelo Irmão Ricardo Gabriel.
Ele Citou:
A imagem da Senhora das Cabeças aqui no Nordeste é interpretada, onde já ouvi, que é invocada nos casos de loucura, falta de juízo ou de alguém que tenha perdido a cabeça. Mas tal pessoa em dificuldade não deveria procurar também ajuda médica? A versão que ouvi é não-oficial?; iii) Sobre o abraço de Maria no Papa, não lhes parece uma montagem? Pois, por que tanta semelhança entre a imagem original sem o Papa e a segunda? Para ser real, ela não teria que aparecer em carne e osso? Quem o fotografou?

Tem mais imagens que gostaria de entender o seu significado:
4) O São Jorge de cavalo e que pousa na lua é o mesmo padroeiro católico (de Portugal, da Lituânia e do Rio)? 5) Por que a Mãe de Deus apareceu de maneiras diferentes para povos diferentes, havendo representações de pele branca, negra, parda, amarela e indígena?

Veja bem, a Igreja Católica é totalmente a favor da medicina nos casos de doenças, se uma pessoa está com problema de saúde ela tem que procurar um médico não bastando-se só de ir a Igreja e pedir a cura, isso não é coisa de católico.
A imagem de nossa Senhora do Abraço é apenas uma pintura ilustrativa e não uma fotografia, ela está apenas representando o amor de Maria pelo Beato João Paulo II, tanto ela quanto as outras imagens de santos que na sua maioria são retratados por pinturas pois na época que eles viveram não existia nem papel, quanto mais fotografia.

No caso de São Jorge ele não está na pousado na lua, e nem existe sua imagem na lua, nós apenas vemos uma semelhança que é dada por causa das crateras lunares, mas se você observar com um telescópio verá que não é ele, a imagem dele no cavalo remete a sua vida de soldado, e o dragão representa o mal que ele destruiu.

Ricardo essa sua colocação é muito interessante das diferentes aparições de nossa Senhora, com roupas diferentes, em locais diferentes e até cor de pele diferente. A explicação é a seguinte, Nossa Senhora aparecida para povos de culturas diferentes então ela sempre se utilizou de símbolos que aqueles povos compreendessem, um caso que me chama atenção é a aparição de Guardalupe, onde ela apareceu com traços indígenas e em suas vestes apresenta símbolos daquela cultura, onde aqueles índios entenderam muito bem, o que Deus queria revelar.
Nossa Senhora é aquela que está próxima integrante de nossa família por isso ela se apresenta semelhantemente a nós.

E a História de Nossa Senhora da Cabeça está aqui para quem quiser conhecê-la mais um pouco:
http://www.sivolc.com/ns/historico.php
Espero ter ajudado, qualquer dúvida estamos ai! Um forte abraço fraternal a todos!
avatar
Apologética Católica

Mensagens : 40
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : Gravatá-PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Significado de imagens

Mensagem por MSPP em Seg Mar 04, 2013 2:21 pm

mazzzo escreveu:
Vou responder em vermelho:

rcassiadcn escreveu:Boa noite a Todos

Do ponto vista Biblico, como um simbolo de adoraçao é condenavel. Nao devemos usa-las como objeto de adoracao, é uma pratica que Deus condena.

Imagem não é simbolo de adoração. Imagem é só imagem, representação. Ninguém adora imagem pois para adorar é necessário reconhecer que o adorado é Deus. Ninguém pensa que a imagem é Deus em si mesma.

A veneraçao de imagens físicas na adoraçao é coerentemente condenada de ponta a ponta nas Escrituras.

Isso é interpretação errada das Escrituras. Deus não proibiu imagens. Proibiu sim falsos deuses e imagens de falsos deuses.

A aversao de Deus a tais práticas foi claramente expressa na Lei dada a Israel.

A Lei proibe falsos deuses e imagens que eram tidas como deuses. Outras imagens Deus não proibiu. Se tivesse proibido não teria mandado fazer os Querubins para colocar sobre a Arca da Aliança justamento no local mais sagrado que existia. Deus não ira colocar coisas abominaveis no Santo dos Santos. Isso mostra claramente que essa estória de que Deus proibiu imagens e que católico é idolatra é coisa de proselitismo pseudo evangélico.

Não apenas fazer imagens esculpidas, mas também a “forma” do que quer que fosse, no céu, na terra ou no mar, como objeto de adoração religiosa, era proibido. (Êx 20:4, 5; Le 26:1; Is 42:8) Tais objetos podiam ser feitos de qualquer substância, em qualquer forma — madeira, metal, pedra; esculpidos, fundidos, forjados, talhados; na figura de humanos, animais, aves, objetos inanimados, ou simples formas simbólicas — mas nenhum deles era aprovado por Deus para veneração.

Nenhum ? E Deus não mandou fazer os Querubins de ouro para colocar sobre a Arca da Aliança no local mais sagrado que existia ?


Fazê-los era um ‘ato ruinoso’, praticar o mal aos olhos de Jeová, uma coisa detestável e ofensiva que trazia Sua maldição sobre os que o faziam. (De 4:16-19, 23-25; 27:15; Núm 33:52; Is 40:19, 20; 44:12, 13; Ez 7:20)

Fazer imagens deuses, isto é, imagens que representavam outros deuses, os deuses dos povos vizinhos, etc... isto é falsos deuses. É isso que Deus proíbe.



Revesti-los de ouro e de prata não os tornaria menos repugnantes à vista de Deus, nem evitaria que fossem aviltados e descartados como “mera sujeira”. — De 7:5, 25; Is 30:22.

Sim, os falsos deuses sempre era abominável a Deus. Porém as imagens dos Querubins era cobertas de ouro.... sim !!!! Não eram falsos deuses e nem eram adoradas. Eram só imagens veneradas, assim como toda Arca da Aliança. Sinal de que eram veneradas é que eram colocadas no local mais sagrado: no Santo dos Santos.... e não em um local qualquer.

Quem deseja podera examinar os textos Biblicos e ver o que esta escrito na sua propria Biblia.

É muito bom estudar a Bíblia, mas isso deve ser feito em comunhão com a Igreja pois a Bíblia não é coluna e sustentáculo da verdade, mas a Igreja sim.


Quem estiver disposto a adorar a Deus e fazer a sua vontade vai ter que se decidir, entre as imagens ou fazer a vontade de Deus.

Essa frase é típica de proselitismo pseudo evangélico. Está errada pois imagens não são concorrentes de Deus. Falsos deuses são. Não se pode querer adorar a Deus e a outros deuses (falsos). Mas o uso de imagens em nada prejudica a adoração a Deus. Se prejudicasse, Deus não teria mandado fazer as imagens de Querubins para colocar na Arca de Aliança no local mas sagrado e oficial de adoração a Deus.



rcassiadcn

você está seguindo uma interpretação errada das Escrituras. E o que você escreveu é igual ao que muitos evangélicos (pseudo evangélicos) vivem dizendo... mas estão no erro.





Os que são verdadeiramente IDÓLATRAS, ficam a bater palmas com os raciocínios de mazZzo!
Assim, NADA, para eles, por sua definição, é ÍDOLO, apenas uma representação ingénua!
Assim por mais idólatras que sejam, estão injustamente a considerá-los como tal!
Quanto ao facto de YHWH mandar fazer imagens, não implica que os seus súbditos o possam fazer, mesmo para os mesmos fins!
O espirito que damos às coisas pode ser bom, mas pode ser orientado no mau sentido, e assim se torna mau.
avatar
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 73
Localização : Ermesinde - Portugal

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/rrfn001/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Significado de imagens

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Sab Mar 16, 2013 5:41 am

Caros amigos,

O Sr. Manuel terminou a sua ultima missiva com a seguinte afirmação: "O espirito que damos às coisas pode ser bom, mas pode ser orientado no mau sentido, e assim se torna mau."

Antes de qualquer coisa, quero deixar bem claro que respeito o seu posicionamento e tenho por ele uma grande admiração e estima, o que tenho aprendido acima de muitas outras aprendizagens no nosso fórum, e até mesmo porque ninguem está obrigado a assumir a crença do outro, a crer da mesma forma. Entretanto, como o próprio Sr. Manuel afirma, nós é que damos sentido a estas imagens e, assim sendo, não se pode generalizar a totalidade das imagens porque alguem deu a elas um sentido mau diferente daquele que lhe é peculiar e inerente.

Uma das dificuldades que enconramos para que se processe a compreensão das pessoas neste sentido está na intromssão de algumas em querer dar significados às obras de outras. Com efeito, é o próprio autor que dá sentido a sua obra.

Aqui e em outros tópicos já foi descrito com muita clareza o significado das imagens católicas. Entretanto, algumas pessoas querem atribuir, sem o devido discernimento, singificados que não são pertinentes às finalidades a que estas imagens se propõem pelo simples fato de pensarem diferente por não serem católicas.

Aqui, repito, respeito o posicionamento dessas pessoas, mas não reconheço que elas tenham o direito de dar as imagens católicas o significado que quizerem. Se não são católicos, esse direito não lhes pertence.

Mas o que eu quero pontuar é que, de acordo com esta pensamento manuelino, se existem duas hipóteses, uma orientada para o lado bom e outra orientada para o mau, não se pode generalizar. É preciso discernimento das coisas, é preciso distinguir entre uma e outra hipótese, e esse discernimento, esse distinguir entre uma coisa e outra é algo muito pessoal.

Da mesma forma, se generalizarmos todas as coisas pelo lado mau e desprezando o lado bom, nenhum paciente deveria tomar nenhum remédio para nenhuma doença, pois os remédios têm indicações e contraindicações. Assim, na ótica manuelina, como existem indicações e contraindicações, todos os remédios seriam ruins. Portanto, este não é o melhor caminho, visto que muitos que poderiam ser curados morreriam com suas enfermidades. Esse é o perigo da generalização das coisas.

Quem possui suas imagens, seja nas suas igrejas, seja nas suas casas, sabe das finalidades para que elas se prestam. Da mesma maneira, quem não as possui, também sabe porque não possui. Mas entre um grupo e outro, o respeito deve ser mantido, uma vez que um não pode e não deve ser o formador da crença do outro, a menos que o outro lhe conceda tal direito. Uma coisa é expressar a nossa fé, e outra coisa é querer se julgar conhecedor da fé alheia, traçar-lhe o destino a seguir e querer apontar para os outros o que é certo e o que é errado. A maturidade na fé não nos permite isso.

Um grande abraço !!!



avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 59
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Significado de imagens

Mensagem por Fabricio em Ter Mar 19, 2013 7:49 pm

ricardo_gabriel,

Desculpe minha franqueza, mas vejo certa confusão no seu pensamento.

A primeira delas é que não raras vezes o senhor atribui o mal a matéria, quando na verdade o mal está relacionado ao ato.De forma alguma é pecado possuir um ícone. O mau uso deste ícone é que pode ser pecado.
A Igreja deixa claro aos seus fiéis que ícones não devem ser adorados, qualquer criança nas classes inciais do catecismo sabe disso.

Outra confusão que vejo no seu pensamento é sobre o conceito de adoração. Por favor, ajoelhar-se diante de algo ou beijá-lo não significa adorá-lo. A adoração é um ato interno. Por isso, se o senhor ver uma pessoa ajoelhada diante de um ícone, ou mesmo beijando-lhe, não pode ter elementos suficientes para dizer que essa pessoa está adorando o ícone. Como o senhor não tem a faculdade de saber o que se passa no coração das pessoas, a única maneira de saber se de fato há idolatria naquele ato seria se a própria pessoa se dirigisse ao senhor e confessasse que está adorando aquele ícone. Caso contrário, tudo não passa de abstrações de sua mente fortemente fundamentadas em preconceitos contra a Igreja.

O senhor propõe coibir o uso devido ao suposto abuso, o que é um absurdo. Fosse assim nenhum de nós poderia dirigir um carro, pois a despeito de grande parte dos motoristas respeitarem as leis de trânsito, a parcela que desrespeita (abusa) traz graves conseqüências. Lembro novamente aqui que o mal não está na matéria, mas no ato. Por isso, não se pode condenar a matéria, mas sim corrigir o ato.

Fique com Deus

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Significado de imagens

Mensagem por mazzzo em Qua Mar 20, 2013 12:53 pm

ricardo_gabriel escreveu:

No caso de uma imagem idolatrável, como o caso de posters de um cantor famoso no quarto e na sala, a admiração pode passar do nível que colocamos Deus, se é que o conhecemos. Quem beija mesmo a mão da namorada (e em seguida os pés), pode estar colocando-se tão à serviço da mesma que termina por endeusar a moça.

Imagem é só imagem. Para adorar é necessário reconhecer como Deus.

"imagem idolatrável" existe só na cabeça de gente como você, com seu entendimento, com seu conceito de adoração.
Então para você o perigo é real. Você não pode ter imagens pois você vai confundir a imagem com Deus e vai adorar a imagem.
Você não pode ter fotos, sequer pode ter TV em sua casa pois pode acontecer de você idolatrar a imagem que aparece na tela.... kkkkkkk



mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Significado de imagens

Mensagem por mazzzo em Qua Mar 20, 2013 1:11 pm

ricardo_gabriel escreveu:

No caso de uma imagem idolatrável, como o caso de posters de um cantor famoso no quarto e na sala, a admiração pode passar do nível que colocamos Deus, se é que o conhecemos. Quem beija mesmo a mão da namorada (e em seguida os pés), pode estar colocando-se tão à serviço da mesma que termina por endeusar a moça.

Imagem é só imagem. Para adorar é necessário reconhecer como Deus.

"imagem idolatrável" existe só na cabeça de gente como você, com seu entendimento, com seu conceito de adoração.
Então para você o perigo é real. Você não pode ter imagens pois você vai confundir a imagem com Deus e vai adorar a imagem.
Você não pode ter fotos, sequer pode ter TV em sua casa pois pode acontecer de você idolatrar a imagem que aparece na tela.... kkkkkkk

Espelho então ? Nem pensar ! Evangelico que tem espelho, ou tem TV, ou tem alguma foto é idolatra !!!! E será condenado por idolatria !!!
Não será Deus que vai acusar o evangélicos de idolatria. Eles serão acusados e condenados ouvindo o eco das acusações que tanto fizeram aos outros....



mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Significado de imagens

Mensagem por mazzzo em Qua Mar 20, 2013 6:52 pm

ricardo_gabriel escreveu:A idolatria está no coração e não na imagem, caro mazzzo. Daniel recusou prostrar-se diante da imagem feita por Nabucodonosor e foi aprovado por Deus.

Era uma imagem do quê ? De um falso deus !!!!
Foi o que Deus proibiu: outros deuses, imagens de outros deuses.
Josué se ajoelhava diante da Arca da Aliança, na qual existia imagens de querubins !


E lá na Babilônia havia imagem em todo canto de parede, mas ele não se corrompeu.

Imagens do quê ? De outros deuses !!!!!!!


Mas tem gente dizendo que é cristão que ao invés de fazer a oração como Cristo ensinou, começa pedindo a um homem ou mulher morto, que não está ouvindo, pois ele não está dentro daquele gesso ou pintura.

Aqui você já mudou de assunto para a intercessão dos Santos.


O adorador de Deus não é tentado ao ver imagens de escultura (exceto se induzir à imoralidade sexual), ao passo que o idólatra não consegue expressar sua religiosidade se não for por meio de um ícone que represente seu deus. Se quebrar ou rasgar sua imagem, ele se sente subtraído de algo. Se alguém falar mal de seu ídolo, ele tem que o defender, pois o ídolo não tem poder de defesa nem de ataque.

Idolo ? Aqui você já demonstra veneno. Ídolo é diferente de imagem. Sobre a Arca da Aliança não havia ídolos, mas imagens.

Imagem é só imagem, como você diz, mas colocar um poder ou valor espiritual a ela é engano,

Sim. A imagem não tem poder algum e nem valor espiritual em si mesma. Poder tem Deus. Valor tem a oração, a Fé, as boas obras, as virtudes.


pois não há poder nem valor imaterial num papel, madeira, material moldável ou perecível. Idolatrar uma religião também é pecado. Idolatrar uma tradição idem, como também a própria justiça.

Tome cuidado em não idolatrar seus pontos de vista, seus entendimentos da Escritura, etc.


mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Significado de imagens

Mensagem por HD primitivo em Qui Mar 21, 2013 1:10 pm

Acredito que a matéria tenha Poder e esse tenha sido chamado de Corpo , a idolatria é justamente a distorção desnecessária de tal poder . O Onipotente estará no corpo que lhe bem entender , porém algumas pessoas deixam seu livre arbítrio ser derrotado pelos corpos que subestimou . Em Arte, a vitória nesse sentido é chamada de Senso Estético .
avatar
HD primitivo

Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/03/2013
Idade : 30
Localização : belo horizonte

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Significado de imagens

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Dom Abr 21, 2013 7:18 pm

Caros Amigos,

Estou trancando o tópico considerando que esta questão está está bem definida no seguinte tópico:

quemtembocavaiaroma.livreforum.com/t818-adoracao-e-idolatria

Um grande abraço a todos !!!
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 59
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Significado de imagens

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum