Por que é pecado nao irmos a missa aos domingos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Por que é pecado nao irmos a missa aos domingos?

Mensagem por Yelica em Dom Jul 22, 2012 12:48 am

tou deixando de ir [a algumas missas aos domingos, e meu namorado nunca vai, queria q ele fosse mais as missas cmg.
As vezes acho q n quero ir por causa dele tbm n ir, sei q n pode ser assim. Mas o pecado é mt grande eu n ir as missas aos domingos?

obg desde ja

Yelica

Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/04/2012
Localização : João pessoa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Por que é pecado nao irmos a missa aos domingos?

Mensagem por Administrador em Seg Jul 23, 2012 8:31 am

Fere o quarto mandamento da Lei de Deus. Guardar Domingos e Festas de guarda. E secundariamente, mas não menos importante, o mandamento da igreja que é participar de missa inteira aos domingos...

Administrador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/10/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Por que é pecado nao irmos a missa aos domingos?

Mensagem por Adriana V. em Qua Ago 08, 2012 2:54 pm

Pelo que eu sei, faltar à missa dominical sem motivos justos (como os que o ricardo citou acima) fere também o primeiro mandamento, uma vez que seria, mais ou menos, como colocar Deus em segundo plano na sua vida. Deus deve sempre estar em primeiro lugar, acima de tudo e de todos. A paz ^^


Adriana V.

Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/05/2012
Localização : Arapiraca

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Por que é pecado nao irmos a missa aos domingos?

Mensagem por Daniel Silbernagel em Qui Ago 16, 2012 1:12 pm

Caríssimos irmãos desse magnífico fórum, escrevo abaixo um pequeno texto sobre o Dia do Senhor e espero contribuir um pouco mais sobre o tema proposto.
Esse texto que segue, foi postado por mim mesmo no website da Pequena Comunidade da qual participo da Paróquia de Santa Rita de Cássia do Castrioto da Diocese de Petrópolis - R.J.

DEVEMOS SANTIFICAR O SÁBADO OU O DOMINGO?

A Santa Missa é nosso encontro com Cristo ressuscitado que entrega seu Corpo e seu Sangue em alimento para nossa santificação cristã.Esse Santo Sacrifício, é portanto, um encontro entre eu pecador e meu Salvador e Senhor que é verdadeiro Deus e verdadeiro homem.Por isso, por amor ao Senhor da história, devemos guardar esse dia tão especial e maravilhoso como dia santo, onde devemos sempre nos aproximar com um santo temor e piedade. Então, qual dia o cristão deve guardar para esse encontro de Amor, o Sábado ou o Domingo como preceito? Essa indagação nos vêm justamente porque a Sagrada Escritura no livro do Deuteronomio nos afirma assim:“Guardarás o Sábado, e o santificarás como te ordenou o Senhor, Teu Deus”, (Cf. Dt 5,12). A ordem é ou não é clara? Com qual autoridade a Igreja Católica adotou o Domingo?

Talvez você não tenha tido resposta, ou mesmo a tendo, não a conhecia por completo. A intenção deste breve esclarecimento de nossa Fé Católica é trazer ao conhecimento aquilo que nossa Tradição, Magistério e as Sagradas Escrituras nos falam a respeito e com isso termos a real, verdadeira e nítida noção do motivo pelo qual nós (Católicos) temos o Domingo como o Dia de Nosso Senhor.

SÁBADO

Antes de mais nada, a palavra “sábado” não indica um dia da semana, mas sim “repouso”. Após seis dias de trabalho, vinha o descanso dedicado a Deus:

1.1. Em Hebraico, as palavras para sábado são: (a) SHABBATH, que significa (dia) de descanso’, ‘cessação’, ‘interrupção’ (Ex. 20:8). (b) SHABBATHON, tempo sagrado para repouso (Ex 31:15). Em Levítico 23:32 encontramos os dois termos usados juntos: SHABBATH SHABBATHON – O SÁBADO DE DESCANSO.

1.2. Em Grego as palavras são: (a) SÁBBATON – uma transliteração da palavra hebraica Shabbath. (b) SÁBBATA – pode ser o plural de SÁBBATON ou a transliteração do aramaico SHABBETHA (Ex 16:23; Mt 12:1)”.

Assim como também nos afirma o CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:

2168. O terceiro mandamento do Decálogo refere-se à santificação do sábado: "O sétimo dia é um sábado: um descanso completo consagrado ao Senhor" (Ex 31, 15).

2169. A Escritura faz, a este propósito, memória da criação: "Porque em seis dias o Senhor fez o céu e a terra, o mar e tudo o que nele se encontra, mas ao sétimo dia descansou. Eis porque o Senhor abençoou o dia do sábado e o santificou" (Ex 20, 11).

O desenrolar do Antigo Testamento permeia toda esta importância dada ao sábado judaico e com isso o povo da época foi assim alimentando toda esta prefiguração que logo mais em Jesus Cristo tomaria um renovado e definitivo significado na plenitude da Revelação.

Ainda é importante salutar o que o CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA nos ensina a respeito da maneira que Nosso Senhor se portou em relação ao “Sábado”:

2173. O Evangelho relata numerosos incidentes em que Jesus é acusado de violar a lei do sábado. Mas Jesus nunca viola a santidade deste dia. É com autoridade que Ele dá a sua interpretação autêntica desta lei: "O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado" (Mc 2, 27). Cheio de compaixão, Cristo autoriza-Se, em dia de sábado, a fazer o bem em vez do mal, a salvar uma vida antes que perdê-la. O sábado é o dia do Senhor das misericórdias e da honra de Deus. "O Filho do Homem é Senhor do próprio sábado" (Mc 2, 28).Desta forma fica caracterizado a melhor maneira de iniciarmos o entendimento do Domingo para nossa Fé Católica.

O DOMINGO COMO "DIES DOMINI"

Como vimos ainda a pouco Jesus era e é o dono do sábado, o que por pura lógica significava ter o poder de fazer do sábado o que bem entendia e bem sabemos que a liberdade de Jesus com referência ao sábado, foi um dos motivos da sua condenação, é só conferir os Evangelhos: Mateus 12,14; Marcos 3,6; Lucas 6,6-11.Como veremos logo a seguir o principal motivo de hoje o “Domingo” ter se tornado para nós cristãos Católicos o dia do Senhor foi o motivo de sua Ressurreição, que para nós é o fundamento maior de nossa Fé: Assim nos relata o Catecismo:

2174. Jesus ressuscitou de entre os mortos «no primeiro dia da semana» (Mc 16, 2) . Enquanto "primeiro dia", o dia da ressurreição de Cristo lembra a primeira criação. Enquanto «oitavo dia», a seguir ao sábado, significa a nova criação, inaugurada com a ressurreição de Cristo. Este dia tornou-se para os cristãos o primeiro de todos os dias, a primeira de todas as festas, o dia do Senhor (Hê kuriakê hêméra, dies dominica), o "Domingo' por excelência.

Assim o Domingo tornou-se o dia mais importante para o Cristianismo pois “Se Jesus não tivesse ressuscitado seria vã a nossa fé” (Cf. 15,14). Nisso a coerência levou os Apóstolos a preferi-lo para a celebração da Eucaristia, nas comunidades, e por conseguinte nossa Tradição continuou-lhes o costume, até declará-lo dia santo dos cristãos:

“Reunimo-nos todos no dia do Sol, porque foi o primeiro dia [após o Sábado judaico, mas também o primeiro dia] em que Deus, tirando das trevas a matéria, criou o mundo, mas também porque Jesus Cristo, nosso Salvador, nesse mesmo dia ressuscitou dos mortos.” São Justino (100-165)

“Os que viveram segundo a antiga ordem das coisas alcançaram uma nova esperança, não guardando já o sábado mas o dia do Senhor, em que a nossa vida foi abençoada por Ele e pela sua morte.” Santo Inácio de Antioquia (35-110)

“A Epístola de Barnabás (74 d.C.) um dos documentos mais antigos da Igreja, anterior ao Apocalipse, dizia: “Guardamos o oitavo dia (o domingo) com alegria, o dia em que Jesus levantou-se dos mortos” (Barnabás 15:6-8).

“O dia do Senhor, o dia da ressurreição, o dia dos cristãos, é o nosso dia. É por isso que ele se chama dia do Senhor: pois foi nesse dia que o Senhor subiu vitorioso para junto do Pai. Se os pagãos o denominam dia do sol, também nós o confessamos de bom grado: pois hoje levantou-se a luz do mundo, hoje apareceu o sol de justiça cujos raios trazem a salvação.” São Jerônimo (†420), (CCL, 78,550,52)

Assim, dessa forma as Sagradas Escrituras também nos trazem este entendimento acerca do Dia do Senhor:

“E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro” (Mt 28.1).

“E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol” (Mt 16.2).

“E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas” (Lc 24.1).

“E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro” (Jo 20.1).

“Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco” (Jo 20.19).

“E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até a meia-noite” (At 20.7).

“No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar (1Cor 16.2).

Dessa maneira nossa Tradição, Magistério e as Sagradas Escrituras atestam mais uma vez a Verdade de nossa Fé Católica nos esclarecendo e afirmando aquilo que é a mais de 20 séculos a única e Verdadeira Igreja de Cristo e dos Apóstolos.

Daniel Silbernagel

Leia mais: http://somoseguidoresdosenhor.webnode.com/news/devemos-
avatar
Daniel Silbernagel

Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/09/2011
Idade : 38
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário http://danielsilbernagel@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Por que é pecado nao irmos a missa aos domingos?

Mensagem por MSPP em Sab Jan 12, 2013 2:30 pm

Administrador escreveu:Fere o quarto mandamento da Lei de Deus. Guardar Domingos e Festas de guarda. E secundariamente, mas não menos importante, o mandamento da igreja que é participar de missa inteira aos domingos...
Mas não há nenhum mandamento da lei de YHWH que mande «Guardar Domingos e Festas de guarda».
Esse mandamento é o 1º mandamento da LEI da Igreja Católica.

O curioso é esse 1º mandamento, se sobrepor ao mandamento da Lei de YHWH.

Será que a Igreja é superior a YHWH.
Será que YHWH deu a algum ser criado o PODER de mudar as suas divinas LEIS?!

Se o «domingo» é um «sábado cerimonial», será que um «sábado cerimonial de origem humana» vale mais que o sábado de YHWH?!
avatar
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 73
Localização : Ermesinde - Portugal

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/rrfn001/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Por que é pecado nao irmos a missa aos domingos?

Mensagem por Geovanni146 em Dom Jan 13, 2013 10:32 am

Olá claríssimo Daniel Silbernagel, a paz do Senhor Jesus.

Quero felicita-lo pelo excelente texto. Vejo que o amigo tem muito conteúdo, seria importante se o amigo pudesse nos contempla com sua maior participação. Tavez seja um homem bastante ocupado, mas tenho certeza que com Deus a frente - Senhor do tempo - haverá de prover o tempo necessário que o querido amigo disporá para nós.

Salve Jesus! Salve Maria! bounce
avatar
Geovanni146

Mensagens : 207
Data de inscrição : 18/10/2011
Localização : Fortaleza

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Por que é pecado nao irmos a missa aos domingos?

Mensagem por mazzzo em Seg Jan 14, 2013 4:48 pm

Daniel, também gostei do texto. E também acho que poderia participar mais !
Valeu !

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Por que é pecado nao irmos a missa aos domingos?

Mensagem por camiloabc em Qui Mar 07, 2013 5:16 am

Era uma singela igreja, frequentada pelos poucos moradores daquela região.
Os anos passavam-se e o pequeno grupo se mantinha constante na sua presença na missa ocupando sempre os mesmos lugares.
Foi por isso mesmo muito fácil ao sacerdote descobrir certo dia, uma cadeira vazia. Estranhou, mas logo esqueceu. Na semana seguinte, a mesma cadeira vazia lá estava e ninguém soube informar o que estava a acontecer. Na terceira ausência, o sacerdote resolveu visitar o faltoso.
No dia frio, foi encontrá-lo sentado, muito confortável, ao lado da lareira de sua casa, a ler.
- Você está doente, meu filho? Perguntou.
A resposta foi negativa. Ele estava bem. Talvez estivesse atravessando algum problema, ousou falar o padre, preocupado.
Mas estava tudo em ordem. E o homem foi explicando que simplesmente deixara de comparecer. Afinal, ele frequentava o culto há mais de vinte anos. Sentava-se na mesma cadeira, pronunciava as mesmas orações, cantava os mesmos hinos, ouvia os mesmos sermões. Não precisava mais de comparecer. Ele já sabia tudo de cor.

O sacerdote reflectiu por alguns momentos. Depois, dirigiu-se até à lareira, atiçou o fogo e retirou de lá uma brasa.

Ante o olhar surpreso do dono da casa, colocou a brasa sobre a soleira de mármore, na janela. Longe do braseiro, ela perdeu o brilho e apagou-se. Em breve era apenas um carvão coberto de cinza.

Então o homem entendeu.
Levantou-se de sua cadeira, caminhou até o padre e falou: - Tudo bem, padre, entendi a mensagem.

E voltou para a igreja.

camiloabc

Mensagens : 67
Data de inscrição : 06/03/2013
Localização : portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Por que é pecado nao irmos a missa aos domingos?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Qui Mar 07, 2013 5:58 am

Que legal, Camilo !
Deus o abençoe !!!
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 58
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Por que é pecado nao irmos a missa aos domingos?

Mensagem por camiloabc em Qua Mar 13, 2013 10:08 am

Vou também copiar para aqui uma resposta dada por outra pessoa, noutro fórum (paroquias.org), à mesma pergunta:

Escrito por: Alef
Data: 12 de Maio de 2006 13:28
Caro Albino:
Sim, a Igreja considera uma falta grave não participar na Eucaristia dominical sem um motivo grave (um motivo grave pode ser, por exemplo, atender a um doente).

Perguntar se concordo ou não com isto leva-me a responder meio «desconversadamente» que uma pergunta mal feita não merece resposta. ;-) A ver se me explico.

Quando se pergunta se isto ou aquilo é pecado envereda-se quase sempre por uma linha de pensamento de tipo legalista e eu creio que isso desvirtua algo de central. Será normal que um rapaz que namora me pergunte se é obrigatório telefonar ou escrever à namorada? Pois bem, que eu saiba não existe tal lei, mas pede a coerência interna das coisas que um namorado comunique com a sua namorada. Não será preciso que lhe diga o que deve fazer, porque fará sempre muito. Embora esta seja uma analogia, não estamos em âmbitos totalmente diferentes. Uma religião vivida sob uma estrita ordem juridicista ou legalista é muito pobre, quase tanto quanto a ridícula atitude de um tal rapaz que quisesse um «amor de mínimos».

Às vezes sinto a «tentação» de responder a quem coloca a pergunta se é obrigatório ir à Eucaristia dominical: «Se isso para ti é um fardo legal, não vás».

É, com efeito, mau sinal colocar a questão em termos de ser obrigatório...

Pode ajudar a entender a questão (ou o que quero dizer) considerar o seguinte, mesmo que em termos algo simplórios. Os primeiros cristãos não eram obrigados a ir à Eucaristia. Naturalmente reuniam-se, sobretudo no «Dia do Senhor», e celebravam a Eucaristia nas casas uns dos outros. Celebrar a Eucaristia era algo distintivo e central nas suas vidas... Pouco a pouco muitas pessoas foram aderindo ao Cristianismo e começaram a aparecer estruturas mais «fixas». As «codificações» apareceram depois, a partir da prática dos cristãos e não ao contrário. Claro, hoje muitas pessoas deparam-se imediatamente com as «codificações» e assustam-se, às vezes porque não lidam bem com «preceitos», «leis» externas... Mas, se revíssemos o modo como as coisas começaram, entenderíamos certamente muito melhor do essencial do Cristianismo e evitávamos cair em discussões vãs sobre «inventar pecados»...

Tendo isto em conta (!), devo dizer que me parece realmente imprescindível que um cristão participe na Eucaristia dominical (mas não numa linha meramente legalista, como já expliquei). Na Eucaristia celebramos aquilo que de mais importante temos na vida e temos que voltar uma e outra vez às fontes que nos fazem ser. Uma fé que não celebra, que não pratica, que não se renova, apaga-se mais depressa do que se imagina. Por outro lado, a nossa fé não é meramente intimista, mas leva consigo uma dimensão comunitária. Daí a importância de celebrarmos a nossa fé em comunidade. E nesse celebrar está incluído o darmo-nos conta das necessidades das outras pessoas. O Cristianismo bem vivido nada tem de alienante. Muito pelo contrário!

camiloabc

Mensagens : 67
Data de inscrição : 06/03/2013
Localização : portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Por que é pecado nao irmos a missa aos domingos?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Qua Mar 13, 2013 8:58 pm

Grande Camilo,

Muito boa a resposta apresentada neste texto. Aproveito a oportunidade para referendar o site paróquias. org.

Um grande abraço !!!
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 58
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Por que é pecado nao irmos a missa aos domingos?

Mensagem por Daniela Jesus em Qua Mar 27, 2013 9:18 am

Paz aos irmãos,

Jesus ao pregar, não contava seus expectadores, se alegrava com o amor que era responsável pela presença daquelas pessoas. Ninguém ali era levado pela obrigação e sim pelo conforto das palavras de Jesus que verdadeiramente tocava em cada coração.

Cabe a nós procurarmos na igreja e em seus representantes o conforto ao nosso coração, que transbordado com o espírito santo se enche de alegria.

Yellica, converse com o padre de sua paróquia, estreite o contato com sua igreja. Vai encontrar ali sua solução.

Paz de Jesus

avatar
Daniela Jesus

Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/03/2013
Localização : São paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Por que é pecado nao irmos a missa aos domingos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum