O Limbo dos Patriarcas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Limbo dos Patriarcas

Mensagem por Adriana V. em Qui Set 13, 2012 5:40 pm

Alguém poderia esclarecer o que a Igreja diz a respeito doo Limbo dos Patriarcas?

Na Primeira Carta de São Pedro 3,18-20 temos:

" Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados - o Justo pelos injustos - para nos conduzir a Deus. Padeceu a morte em sua carne, mas foi vivificado quanto ao espírito.
É neste mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que eram detidos no cárcere, àqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes,
quando Deus aguardava com paciência, enquanto se edificava a arca, na qual poucas pessoas, isto é, apenas oito se salvaram através da água."

Este "cárcere" a que Pedro se refere seria o Limbo dos Patriarcas?


Adriana V.

Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/05/2012
Localização : Arapiraca

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Limbo dos Patriarcas

Mensagem por MSPP em Sab Dez 15, 2012 2:41 pm

(1ª Pedro 3:18-20)
Adriana V. perguntou
Este "cárcere" a que Pedro se refere seria o Limbo dos Patriarcas?
Não, esse cárcere a que Pedro se referiu diz respeito aos «Filhos de Deus» que morreram nas águas do dilúvio, que se misturaram com as Filhas dos Homens e dessa ligação surgiram gigantes que encheram o mundo de então de violência. Agora também há muita violência. Será que YHWH vai agir?!


-
1*Aconteceu que os homens começaram a multiplicar-se sobre a Terra, e deles nasceram filhas. 2*Os filhos de Deus, vendo que as filhas dos homens eram belas, escolheram entre elas as que bem quiseram, para mulheres.
3Então, YHWH disse: «O meu espírito não permanecerá indefinidamente no homem, pois o homem é carne, e os seus dias não ultrapassarão os cento e vinte anos.» 4Naquele tempo, havia gigantes na Terra - e também depois - quando os filhos de Deus se uniram às filhas dos homens e delas tiveram filhos. Eram esses os famosos heróis dos tempos remotos.

5*YHWH reconheceu que a maldade dos homens era grande na Terra, que todos os seus pensamentos e desejos tendiam sempre e unicamente para o mal. 6*YHWH arrependeu-se de ter criado o homem sobre a Terra, e o seu coração sofreu amargamente. 7E YHWH disse: «Eliminarei da face da Terra o homem que Eu criei, e, juntamente com o homem, os animais domésticos, os répteis e as aves dos céus, pois estou arrependido de os ter feito.» 8*Noé, porém, era agradável aos olhos de YHWH
(Génesis 6 : corrigi o SENHOR por YHWH ou יהוה como vem nos textos originais hebraicos)

Há várias interpretações sobre a identidade desses «Filhos de Deus».
Uma das mais antigas é que eram ANJOS, que se desviaram dos propósitos de YHWH.
Outra interpretação é de que eram mesmo homens, que antes tinham obtido os favores de YHWH, mas que depois se corromperam, isto para não estar a particularizar.

Judas (verso 6) diz que eram anjos.

O mesmo diz 2ª Pedro 2:4

Mas relativamente a 1ª Pedro 3:18-20 , não inclui apenas os anjos, mas todos os que morreram afogados nas águas do dilúvio.
E como se deu essa pregação?!
Há quem pense que foi o próprio «espirito» de Yeshua que foi pregar a eles quando o seu corpo ainda estava no sepulcro.
Mas há também quem pense que o escritor Sagrado se estava a referir à pregação feita por Noé (arauto da rectidão) antes do dilúvio para ver se eles se arrependiam antes de serem castigados e mortos. Assim o Espirito de Yeshua (Jesus) era o seu LOGOS (o Verbo ou a PALAVRA de DEUS) que já possuía no PAI, que falava pela boca de Noé. (2ª Pedro 2:5)
avatar
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 73
Localização : Ermesinde - Portugal

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/rrfn001/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum