A exerese das exeseges

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A exerese das exeseges

Mensagem por VitorA em Sex Dez 14, 2012 6:51 pm

Deus providenciou que o homem nunca descobrisse pela sua sabedoria a obra de Deus, e sem o Espírito de Deus. No entanto, muitos não crendo em Deus, criaram centros e escolas de teologia para formar cristãos para serem servos e ministros de Deus. Mas como vamos ver, isso não passa de mais um negócio evangélico e de mais uma forma de promover a carne.

E em vez de se gloriarem em deus, andam gloriando-se nos seus cursos de teologia e nos seus mestres, sendo seus escravos e nem sequer já conseguindo raciocinar sem eles.

Jo.6:45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim


Esta é a promessa de Deus, é que seremos ensinados por Deus e não pelos homens. Vejam como é constituída a nova aliança de Deus:


Hb.8:10-11 Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; 11 - E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.


Aqui diz claramente que o cristão não aprende dos homens, mas de Deus, logo para que serve as escolas?

Agora vamos aos factos: quais foram as escolas de teologia dos apóstolos que não passavam de pescadores?

At.4:13 Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.


Ou qual foi a escola de teologia de Jesus, o nosso mestre?

Jo.7:14-15 Mas, no meio da festa subiu Jesus ao templo, e ensinava. E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe este letras, não tendo estudado?


E a de João baptista, o qual Jesus deu testemunho de ter sido o maior de todos os profetas? Só se aprendeu com os camelos e os gafanhotos.

Na verdade, ninguém pode conhecer a Deus por estudar muito, pois o homem natural não aceita as coisas de Deus nem pode, porque para ele são loucura.


1ªCo.12:3 … ninguém pode dizer que Jesus é o SENHOR, senão pelo Espírito Santo


Paulo nos afirma que nenhum homem pode dizer que Jesus é o senhor, sabendo e tendo consciência do que diz, a não ser pelo Espírito Santo, logo a sabedoria do homem e o ensino é excluído em relação ás coisas de Deus.

Por isso Simão só soube que aquela criança no templo era o messias pelo Espírito Santo; Assim como Pedro só soube que Jesus era o filho de Deus por uma revelação divina.

Assim como Natanael só pode confessar que Jesus era o Messias pelo Espírito; assim como Paulo só conheceu a Cristo porque Deus lhe revelou o evangelho.

Pois apesar de Paulo, ser grande conhecedor das escrituras desde a sua meninice, tal conhecimento levou-o a perseguir Cristo, esse conhecimento que depois de comparado com a revelação do conhecimento de Cristo, ele o considerou como lixo.

Por isso os da lei, apesar de conhecerem bem as escrituras não puderam conhecer aquele de quem falavam nas sinagogas em cada sábado, e por isso o mataram.

A sabedoria do homem é oposta á de Deus, e a prova de que essas escolas de teologia são obra de homem é que nada conhecem do evangelho da graça, é que rejeitam a graça e promovem as obras; rejeitam a eleição e a predestinação e promovem o livre arbítrio.

Na verdade são uma casa mortuária, que promovem obras mortas, pois a palavra escrita corrompe e mata, mas só o Espírito vivifica.


Evangélicos agora imitam os católicos, em que formam sacerdotes durante muitos anos para se tornarem grandes mestres da igreja, e qual tem sido o resultado?

Nos católicos a idolatria, nos evangélicos a auto idolatria, pois promovem o livre arbítrio e fazem de deus o seu servo pessoal, determinando o que ele deve de fazer e quando deve fazer. Dizendo que a graça de Deus sem as suas obras nada vale, é morta.

Mas a verdade é que Ele escondeu esta sabedoria dos sábios e dos grandes, e a revelou aos indoutos e aos pequenos.

Pois a palavra não é transmissível, mas é o Espírito que sopra onde quer e quando quer, pois muitos ouvem a palavra, mas só crê a quem Deus der a fé, dom de Deus.

Realmente é pelos ministros que a palavra opera, mas se a pessoa que ouve não tiver ouvidos da parte de Deus, tudo é inútil. Pois um semeia e outro rega, mas tanto um como o outro nada são, mas Deus que dá o crescimento.

Primeiro tem de nascer de novo, só depois terá capacidade para entender as coisas de Deus. E o nascer de novo não é obra de homem, não se nasce pelo estudar ou por receber formação em escolas de teologia como já vimos os factos acima expostos, mas quem gera é Deus pelo seu chamado.

Todo o que recorre á formação para ser servo ou pastor, faz-se a si mesmo ministro de Deus, e logo não foi chamado por Deus, mas é falso profeta.

Hb. 5:4-5 E ninguém toma para si esta honra de ser sacerdote, senão o que é chamado por Deus, como Arão. Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo-sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei.


Portanto, as coisas de Deus não podem ser ensinadas pelo homem, mas somente por Deus. E só morrendo para a sabedoria do homem podes conhecer a Deus.

1ª Coríntios 3:18 - Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. 19 - Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. 20 - E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos.


A escola é a própria igreja que foi formada por um enviado de Deus, e esse jamais pode ser formado pela sabedoria dos homens, mas eles aparecem de onde ninguém espera, muitas vezes de condições completamente adversas ao raciocínio humano, sem quaisquer habilitações humanas para que a glória seja de Deus e não do homem.

De graça recebeste e de graça dai!!
avatar
VitorA

Mensagens : 51
Data de inscrição : 16/03/2012
Localização : portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A sabedoria de YHWH:

Mensagem por MSPP em Qua Fev 06, 2013 12:15 pm

Pois está escrito:
Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes.
1ª corintios 1:19

Este é o nosso motivo de glória:
o testemunho da nossa consciência de termos procedido no mundo, e mais particularmente em relação a vós, com a simplicidade e a sinceridade que vêm de Deus, e não com a sabedoria humana, mas segundo a graça de Deus.
2ª. Corintios 1:12

33*Oh, que profundidade de riqueza,
de sabedoria e de ciência é a de Deus!
Como são insondáveis as suas decisões
e impenetráveis os seus caminhos!
34*Quem conheceu o pensamento do Senhor?
Quem lhe serviu de conselheiro?
35*Quem antes lhe deu a Ele,
para que lhe seja retribuído?
36Porque é dele, por Ele
e para Ele que tudo existe.
Glória a Ele pelos séculos! Ámen.
Romanos 11:33
avatar
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 73
Localização : Ermesinde - Portugal

Ver perfil do usuário https://sites.google.com/site/rrfn001/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum