Lutero: Homem de Deus ou monge revoltado?

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Lutero: Homem de Deus ou monge revoltado?

Mensagem por HD primitivo em Sab Mar 23, 2013 3:19 pm

Fabricio , a Verdade só será perene mesmo para os Filósofos dela, pq para os leitores comuns os escritos e livros de suas épocas são muito temporais, trabalhosos , uma tempestade de letras deveras perdidas . É bom que todo leitor se cuide de interpretar aquilo que V e até Ore por isso. Eu sei por experiência própria que 90% das traduções de São Tomás e Aristóteles não servem pra nada ... e só o uso termos comuns( tipo "metafísica" e tal) pq ainda estou aprendendo a me comunicar pela rede né. Mas se as Igrejas católica ou protestante mudaram desde esses tempos então elas acabaram , pq no fundo mesmo a Igreja monoteísta nunca mudou e continua tão perene quanto os ensinamentos Cristalinos.
avatar
HD primitivo

Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/03/2013
Idade : 30
Localização : belo horizonte

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Lutero não estava só

Mensagem por Daniela Jesus em Ter Mar 26, 2013 9:57 am

Paz aos irmãos[/i],

Gostaria de participar desse tópico, descobri esse site hoje e achei muito interessante a proposta. Um fórum realmente onde se discuti idéias, sem ofensas e com muita democracia cristã.

Vamos lá,

Lutero ao meu ver, não tinha a ampla visão do que seus atos acarretariam, estava sim mais revoltado com a hierarquia a que tinha de se submeter do que com o catolicismo em si. Não podemos julgá-lo, pois ele exteriorizou o que sentia não na forma de blasfêmia e sim com o sistema, que até hoje não podemos negar, ainda é falho.

Isso não quer dizer que o protestantismo é a reforma que deu certo, acredito que os problemas que a igreja católica enfrenta não confronta diretamente com as crenças diferenciadas das demais religiões e sim na forma em que se passa isso a seus fiéis.

O mundo querendo o Vaticano ou não está mudado, é preciso aperfeiçoar a linguagem da igreja, a aproximação no sentido de (padre - fiéis) nas missas, nas tv's, tem mudado, mas acredito que a relutância ainda dos mais conservadores é que esvazia a igreja e que aproxima as pessoas da lingugem mais popular de outras doutrinas.

Outrossim, Lutero não desencadeou isso, pessoas desencadearam, afinal, ninguém muda o ideal se estiver certo do que acredita.

Abraço a todos![/i]
avatar
Daniela Jesus

Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/03/2013
Localização : São paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lutero: Homem de Deus ou monge revoltado?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Ter Mar 26, 2013 1:31 pm

Olá, Daniela,

Seja bem vinda ao nosso fórum, e que a paz de Nosso Senhor esteja sempre no seu coração !

Gostei muito dessa sua afirmação: "Lutero ao meu ver, não tinha a ampla visão do que seus atos acarretariam, estava sim mais revoltado com a hierarquia a que tinha de se submeter do que com o catolicismo em si."

Acredito que essa temática é algo que precisa de ser perquirida de forma minuciosa e sen julgamentos. Seria muito bom sé nós procurassemos entender as pessoas em vez de julgá-las. Afinal de contas, não nos compete o juizo a respeito das atitudes dos outros. Se compreendessemos as razões que levam as pessoas a determinadas atitudes, com certeza haveria menos desentendimentos e mais amor.

Vejo a questão da "reforma protestante" como algo muito sério, uma vez que ela foi protagonista, no primeiro momento, de uma ruptura com a Igreja, com o corpo místico de Cristo. Posteriormente, as rupturas acontecem em grande número dentro dos átrios do próprio protestantismo, o que me parece, se ponderarmos o pensamento de Lutero, algo inexplicável, mas que não cessa de acontecer. Neste sentido, você tem toda razão em afirmar que pessoas desencadearam tudo isso.

Um grande abraço !!!
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 58
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lutero: Homem de Deus ou monge revoltado?

Mensagem por Daniela Jesus em Qua Mar 27, 2013 8:47 am

Sim, até mesmo por Deus (como sempre) estava previsto esta divisão, o imensurável número de crenças e doutrinas, assim como as guerras, os terremostos etc...ou não?

Como atribuir toda a ruptura da igreja a uma única pessoa?

Ainda acho que essa é a melhor oportunidade para o Vaticano viabilizar uma linguagem mais próxima do povo de forma a priorizar o ensino e não suas liturgias (no sentido de celebração religiosa pré definida).

Abraço
avatar
Daniela Jesus

Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/03/2013
Localização : São paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lutero: Homem de Deus ou monge revoltado?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Qua Mar 27, 2013 9:38 am

Cara Daniela,

Concordo com o seu pensamento quando se refere a oniciência de Deus. Isso é muito pertinente no seu comentário.

Em relação ao processo de ruptura ser atribuido a Lutero, acredito que há uma fundamentação para tal. Se observamos as rupturas nos pequenos grupos e nas pequenas e grandes instituições, percebemos que há sempre um primeiro ser pensante que procura, antes de se concretizar a ruptura, convencer outras pessoas a respeito das suas idéias e, assim, ganhar aliados.

Nessa perspectiva, não acredito que Lutero tenha agido sozinho, mas deve ter recrutado pessoas antes de tomar a posição que todos sabemos que tomou.

Acredito que, dentro da Igreja Católica, outras pessoas devem ter tido as mesmas inquietudes que teve Luteo. É possível que algumas tenham se conservado no seu silêncio interior sem se manifestarem a respeito, seja por timidez, por escrúpulo ou por outros motivos. Outras devem ter feito alguns questionamentos consigo mesmos, com outras pessoas e com seus conselheiros. Entretanto, nestes dois grupos, percebe-se que lhes faltou, se é que assim podemos dizer, o ímpeto que motivou Lutero a tomada da posição que tomou e que deu no que deu. Assim, na minha percepção, Lutero naão agiu sozinho, mas foi "o cabeça" deste caso de ruptura.

Concordo com o pensamento de que na Igreja Católica o ensino não está ocupando o lugar que deveria. Não concordo que deva ser priorizado em detrimento da questão litúrgica, uma vez que a luturgia faz parte do cotidiano da vida da Igreja. Assim, é preciso que o ensino seja colocado no seu devido lugar, é preciso que os católicos sejam instruidos na fé, mas isso é assunto para outro tópico.

Um grande abraço na paz do Senhor Jesus !!!
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 58
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lutero: Homem de Deus ou monge revoltado?

Mensagem por Daniela Jesus em Qui Mar 28, 2013 9:06 am

Olá Flávio

Concordo com seu ponto de vista de que Lutero foi "o cabeça" deste caso de ruptura, só acho que ele só alcançou seu objetivo, por haver pessoas que como ele tinham os mesmos ideais e como você bem mesmo ponderou, talvez por timidez, escrupúlo ou até mesmo medo não obteve a coragem para tanto.

Quanto a liturgia, baseada na própria Bíblia, acredito que a missa poderia somente ser mais simples, direcionada sim, mas com a forma de transmissão mais próxima aos fiéis. Veja:
João 7, 37 "No útimo dia, que é o mais solete da festa, Jesus dizia, de pé em alta voz ...."
No Ato dos apóstolos, 1, 14 em diante, também se demonstra como era a pregação dos apóstolos afim de converter as pessoas, sempre de forma simples, sem uma liturgia única mas nunca esquecendo do batismo e da comunhão.

Pensemos: Como foi difícil a igreja deixar de lado o latim nas missas ou até mesmo o ato de virar de frente às pessoas? Demonstra a importância da transformação da igreja no sentido de cada vez mais ser simples e parecer-se mais com a forma da pregação dos apóstolos de cristo.

Paz de Jesus

Daniela
avatar
Daniela Jesus

Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/03/2013
Localização : São paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lutero: Homem de Deus ou monge revoltado?

Mensagem por HD primitivo em Sex Mar 29, 2013 11:06 am

Sim , Daniela
Bem vinda , tb sou novo nesse fórum e gostei da proposta

Esse problema que vemos tem um só nome em todas as Igrejas que se auto-titulam monoteístas , se chama "excesso de simbolismo" . A maioria dos religiosos estão mais preocupados em manter fantasias simbólicas sustentando-as com dízimos sobre dízimos do que realmente Filosofarem os ensinamentos .... mas não se preocupe em demasia , isso sempre tem um limite e eu o chamo de "reforma apocalíptica" em contraste com a "reforma protestante" heheheheh
avatar
HD primitivo

Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/03/2013
Idade : 30
Localização : belo horizonte

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lutero: Homem de Deus ou monge revoltado?

Mensagem por Apologética Católica em Sab Mar 30, 2013 11:18 pm

À irmã Daniela e aos demais irmãos, Deus vos abençoem!
Observei com certa particularidade a citação da Daniela onde ela colocou o seguinte dizer:
acredito que a missa poderia somente ser mais simples, direcionada sim, mas com a forma de transmissão mais próxima aos fiéis.

Na minha opinião a missa é simples, e eu particularmente entendo ela, e observo que muitos católicos possuem essa mesma opinião. Claro que aceito seu ponto de vista, pois é você que compreende a missa dessa forma.
Mas é muito bom salientar que nós a cada dia temos que nos adaptar à missa e não a missa a nós.
A linguagem da missa já foi analisada e adaptada para ser de fácil compreensão para todos, mas um estudo uma meditação de cada parte é muito bom para aguçar o nosso sentido de percepção dos símbolos do Santo mistério da missa. Mas é claro que como nos dizia São João Maria Vianey "Se o homem conhecesse o verdadeiro sentido da missa, ele morreria de amor."

Um forte e fraternal abraço a todos!

avatar
Apologética Católica

Mensagens : 40
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : Gravatá-PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lutero: Homem de Deus ou monge revoltado?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Dom Mar 31, 2013 11:26 am

Caros amigos,

Uma das coisas boas do diálogo que mantemos no nosso fórum é a requeza de temas que vão surgindo de forma muito natural. É o caso dessas questões em relação a missa, a liturgia e ao ensino da Igreja, questões estas que sugerem a abertura de novos tópicos para não nos desviarmos muito do assunto proposto. Com certeza, a abertura de novos tópicos para tais questões, nos trará muitos diálogos, ensinos e aprendizagens.

Aproveito a oportunidade para desejar a cada um em particular, que a paz de Jesus Ressuscitado esteja em cada coração !!!

Um grande abraço !!!
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 58
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lutero: Homem de Deus ou monge revoltado?

Mensagem por Daniela Jesus em Seg Abr 01, 2013 5:27 pm

Olá Heli,

A missa é fácil sim em alguns aspectos, mas acredito que tem muito a aprimorar, como você bem mesmo frisou "a missa já foi analisada e adaptada para ser de fácil compreensão", mas lhe pergunto, faz quanto tempo? Vou há missa desde que nasci e nunca vi maiores mudanças. Ou seja, pelo menos há 40 anos a liturgia é a mesma.
Não estou aqui para falar mal do catolicismo, até porque sou católica e não pretendo mudar de religião, acho só que não é por isso que devemos esconder o que acreditamos ser o equívoco. (Volto a história de Lutero que não concordava com a missa em latim bla bla bla), que a princípio foi quase uma heresia e depois houve a mudança.
Temos sim que passar para a igreja como fiéis que amamos a religião que temos o que acreditamos ser o correto sem claro afligir os ensinamentos de Deus. Como já destaquei a parte da liturgia utilizada na igreja nada se assemelha aos ensinamentos dos apóstolos. (já citei o versículo).

Para quem principalmente tem filhos adolescentes como eu, sabe a dificuldade que existe para que se aproximem da igreja e entenda toda a sua liturgia. Falta dinâmica infelismente.

Abraço e paz de Cristo!

Daniela
avatar
Daniela Jesus

Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/03/2013
Localização : São paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lutero: Homem de Deus ou monge revoltado?

Mensagem por Aod em Ter Abr 09, 2013 3:26 pm

Pra mim, Lutero é:

- Alguem que queria fazer a coisa certa
- Fez do jeito errado
- Desencadeou o que não imaginava

Mas, quem nunca agiu assim?
avatar
Aod

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/04/2013
Localização : São Paulo - SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lutero: Homem de Deus ou monge revoltado?

Mensagem por HD primitivo em Dom Abr 14, 2013 3:21 pm

Lutero representa aquele tipo de monoteísta que não sabe oq faz pq conhece muito do quê não precisa e pratica pouco do quê precisa .... Deus não necessita da humanidade e muito menos da igreja, qualquer uma que seja , quando lembramos disso todos os protestos perdem o sentido e só os verdadeiros milagres interessam . O ceticismo é vencido de vez pela Oração constante e nunca mais voltamos a fazer perguntas inúteis . Começamos a filosofar.
avatar
HD primitivo

Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/03/2013
Idade : 30
Localização : belo horizonte

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lutero: Homem de Deus ou monge revoltado?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum