Na atmosfera do próximo Conclave...

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Na atmosfera do próximo Conclave...

Mensagem por mazzzo em Qua Mar 13, 2013 9:47 pm

Temos um Papa !!!!
Temos alguém que aceitou a grande carga dessa Missão !
Louvado seja Deus !

mazzzo

Ver perfil do usuário

Mensagem por gleidsonmacedo em Qua Mar 13, 2013 10:16 pm

Pessoal, o que acham dessa matéria e principalmente dos comentários?

http://fratresinunum.com/2013/03/13/francisco-papa-multidao-atonita-em-sao-pedro/

Eu confesso que fiquei um pouco preocupado, mas no fundo acho que é falta de fé de minha parte e apego ao Papa emérito do qual tenho grande devoção.
Mas queria saber o que acham e que impressões teem do nosso novo Papa?
gleidsonmacedo

Ver perfil do usuário http://arautodejesuscristo.blogspot.com.br

Mensagem por gleidsonmacedo em Qua Mar 13, 2013 10:52 pm

Alguém saberia se Francisco é por Francisco de Assis, por Francisco Xavier (co-fundador da Companhia de Jesus da qual o novo Papa é religioso), ou outro Francisco (qual seria)?

Um carisma: "Francisco, não vês que a minha casa esta em ruínas? Vai pois e restaura a para mim?" ou um homem de missão disposto a "converter mais pessoas ao Cristianismo do que qualquer outro missionário"?
gleidsonmacedo

Mensagem por Fabricio em Qui Mar 14, 2013 8:15 pm

Gleidson,

Acredito que neste momento, dada a surpresa da sucessão papal, muitos estão "decepcionados", pois tinham suas preferências as quais não se realizaram. Uma coisa é inevitável: cada qual de nós tem seu próprio "projeto" para a Igreja. Confesso que eu mesmo tinha outras preferências, gostaria de ver como Papa alguém mais zeloso quanto à Liturgia, como o cardeal Buke. Mas Deus vê coisas que eu não vejo, o meu projeto para a Igreja não é necessariamente o mesmo de Deus. Portanto, talvez ainda não seja hora de purificar a Liturgia, talvez haja problemas mais urgentes para serem resolvidos, ou talvez o Papa Franciso nos surpreenda e mostre-se um grande defensor da Liturgia.. não sei... só Deus sabe!

Além do mais, se criticam o Papa Francisco pela falta de zelo litúrgico, lembremos que ele tem muitas qualidades que precisam ser apontadas. Não apontemos apenas os defeitos, lembremos que ele lutou bravamente contra a agenda liberal do governo argentino, exerce o dom da caridade de forma muito piedosa, dentre tantas outas coisas.

Como católico, resta-me rezar pelo Papa Francisco e prestar-lhe minha obediência. Roguemos que ele conduza a Igreja com a caridade de São Francisco de Assis, a sabedoria de São Francisco de Sales e a ousadia de São Francisco Xavier.

Fique com Deus

Fabricio

Ver perfil do usuário

Mensagem por gleidsonmacedo em Sab Mar 16, 2013 9:21 am

O nome é por Francisco de Assis...

http://pt.radiovaticana.va/articolo.asp?c=673987
gleidsonmacedo

Mensagem por Ralão em Sab Mar 16, 2013 5:32 pm

Boa noite,

Acho que a escolha deste homem para Papa foi de facto inspirada pelo Espirito Santo.

Até ao momento tem-se relevado 1 homem fantástico, afável, simples e deixou pistas fantásticas de poder ser aquele que faltava para corrigir coisas que precisam de ser corrigidas.

Longa vida ao Papa Francisco.
Ralão

Ver perfil do usuário

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Sab Mar 16, 2013 9:05 pm

É verdade, Ralão, nada na nossa Igreja acontece sem a ação do Espírito Santo. Afinal de contas, Ele nos foi dado para ficar conosco para sempre como paráclito, como consolador, como doador dos dons e como mestre da verdade. Foi assim que nos ensinou o nosso fundador.

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por gleidsonmacedo em Dom Mar 17, 2013 4:20 pm

Queria deixar o seguinte texto que extrai do vídeo do Padre Paulo Ricardo¹

“Alguns papas Deus nos dá, a alguns Ele tolera, outros nos inflige”
(São Vicente de Lérins)²

"A uns Papas ele dá como um dom, um benção, outros ele tolera, "tudo bem aquele Papa não era aquilo que Deus queria mas ele vai suportar ali durante o conclave", e outros Papas ele inflige nas pessoas como um castigo.

Então se é assim vamos rezar para que nós recebamos de Deus o Papa de sua misericórdia e não o Papa que nós merecemos, porque olhando para o estado da Igreja ultimamente o Papa que nós merecemos seria um Papa que seria infligido a nós como um castigo, esperemos que não, rezemos, e é por isso que precisamos rezar.

É o Espirito Santo que escolhe o Papa?
Bem... o Próprio Cardeal Ratzinger respondeu a essa pergunta³ com muito mais autoridade do que eu, não é exato dizer que é o Espírito Santo que elege o Papa, digamos que o espírito Santo é um dos tantos Agentes que entra em conclave, e ele tem a sua parte para garantir que as coisas não deem completamente errado. Essa foi a frase do Cardeal Ratzinger, não deem completamente errado.

Sendo mais especifico podemos ver aquele artigo interessante que o historiador Roberto de Mattei escreveu e está publicado na página do Frates in Unum*, nessa página do Frates in Unum vocês vão encontrar um artigo do de Mattei onde ele faz uma análise de que de fato houve Papa maus, houve Papa que você não pode dizer que foi o espírito Santo que escolheu, você pode dizer que Deus depois, tira do mal um bem mas você não pode dizer que Deus fez o mal.

Por exemplo, o exemplo mais clamoroso é o exemplo de Alexandre VI era um Papa que teve uma vida imoral antes de ter sido eleito Papa e teve um vida imoral depois de ter sido eleito Papa, ele teve 12 filhos com mulheres diferentes e parece que inclusive contraiu sífilis e terminou morrendo de malária, bom, Alexandre VI foi um desastre e no entanto Deus conseguiu tirar coisas boas desse Papado. "
(Padre Paulo Ricardo)

O que vocês acham? Digo isso porque o Papa eleito ta sendo tão bombardeado que já me questionei como os cardeais poderiam ter escolhido ele.

PS. eu mesmo antes do conclave cogitei a possibilidade dele ser eleito, mas não o conhecia e palpitei por critérios geográficos.

¹ O vídeo pode ser visto no link que se segue e foi feito durante o conclave http://padrepauloricardo.org/episodios/o-conclave

² Encontrei essa citação atribuída a São Vicente Lerins em vários sites (por exemplo http://oblatvs.blogspot.com.br/2011/09/ira-bento-xvi-renunciar-em-2012-deus.html , mas não achei em seus livros, se alguém puder referenciar melhor. O padre fala da Obra Commonitory deste Santo que pode ser lida em http://www.newadvent.org/fathers/3506.htm mas não vi essa frase no texto.

³ Não lembro dessa frase do então Cardeal Joseph Ratzinger, achei "O Espírito Santo não escolhe o Papa. Não toma o controle do processo. Age como se fosse um bom educador, nos deixa muito espaço, sem jamais nos abandonar inteiramente" e "O Espírito Santo não vai ditar o nome do candidato em que se deve votar. Há muitos exemplos de papas que ele, obviamente, não teria escolhido". No site http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2013/03/11/mudar-sem-mudar-por-ricardo-noblat-488405.asp Mas também não está referenciado, se alguém puder referenciar...

* o Artigo citado é: http://fratresinunum.com/tag/roberto-de-mattei/
gleidsonmacedo

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Dom Mar 17, 2013 8:46 pm

Caro Gleidson,

Há um provérbio que diz o seguinte:

"NINGUÉM ATIRA PEDRAS EM UMA ÁRVORE QUE NÃO DÁ FRUTOS"

É a partir desse princípio que me alegro com todo esse bombardeamento a que você se refere. Aliás, este é um dos sinais que apontam para uma verdade que Jesus nos ensinou:

"Basta ao discípulo ser tratado como o seu mestre, e ao servidor como o seu patrão. Se chamaram de Beelzebul ao pai de família, quanto mais o farão as pessoas de sua casa" (Mt 10,25)

Isso significa dizer que o Papa não está fora desse contexto de perseguições, de difamações e de toda sorte de artifícios provenientes de todos os lados. Assim, a Igreja sempre foi perseguida desde a sua origem (At 8,1), e no nosso tempo não é muito diferente. Aliás, se não existirem essas perseguições, estará em xeque a palavra de Nosso Senhor que afirmou que as perseguições viriam.

Nos dias que antecedem um conclave, há sempre muitas especulações por parte da mídia, por parte dos políticos e de grupos tanto de dentro da Igreja quanto de fora dela. E se essas especulações e todo esse sensacionalismo que vemos no nosso tempo não acontece, é porque o fato está perdendo a importância, é porque a Igreja não faz mais sentido. Assim, quando essas coisas acontecem, meu coração exulta de alegria por ver se cumprindo a cada dia aquilo que Jesus tantas vezes predisse quando andava fisicamente no meio da Igreja nascente. A nossa Igreja é a mesma que Jesus fundou, e essas coisas não devem nos preocupar, pois são algumas das suas marcas.

Aqui, quero me referir a ação do Espírito Santo que nos foi dado como mestre da verdade, como paráclito, como consolador e como doador dos dons. Não posso duvidar da ação do Espírito Santo no conclave, pois é Ele que assiste a nossa Igreja e nos foi dado para ficar conosco para sempre.

Por ultimo, devemos lembrar que as perseguições virão, como também não podemos esquecer que "as potencias do inferno não prevalescerão conta a Igreja" (Mt 16,18).

Um grande abraço !!!

Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Fabricio em Seg Mar 18, 2013 7:12 pm

Prezado Gleidson,

Em primeiro lugar, temos que ser bastante prudentes com a nossa mídia tupiniquim. Não vou entrar especificamente no caso do Noblat, pois sinceramente não conheço as credenciais dele para comentar acerca da Igreja, mas no geral vemos jornalistas despreparados emitindo doutas opiniões sobre assuntos que não conhecem. Algumas notícias são tão absurdas que fazem-me mesmo até duvidar da idoneidade de alguns jornalistas.

Quanto às citações, o fato de você não as ter encontrado já é um indício de certa parcialidade dos seus autores. Ainda sim, considerando que estas citações sejam legítimas, lembremos que São Vicente de Lérins não dispunha da prerrogativa da infalibilidade. Também Bento XVI, enquanto cardeal Ratzinger, não dispunha desta prerrogativa, e mesmo quando Papa, para usá-la teria que fazer um pronunciamento ex-catedra, o que ele definitivamente não fez. Ou seja, não podemos tomar citações isoladas de um santo, ou mesmo de um Papa, como verdade de fé.

Também lembremos que os Papas são seres humanos como nós, dotados de vícios e virtudes. Certamente que Rodrigo Bórgia, eleito Papa Alexandre VI, tinha vícios gravíssimos. No entanto, ele também tinha suas virtudes, dentre as quais destaca-se sua habilidade na diplomacia, o que evitou muitas guerras diante do crescente nacionalismo dos reinos europeus daquela época. Foi um Papa necessário para sua época. Nós homens não poderíamos fazer essa escolha porque certamente seus vícios encobriam suas virtudes, mas como falei antes, Deus vê além do que nós vemos.

Continuando, é claro que o Espírito Santo não sopra o nome do Papa no ouvido dos cardeais. Mas também o Espírito Santo não soprou o texto bíblico no ouvido de seus autores. Que dizer então, que a Bíblia não é inspirada? Isto seria um absurdo! Inspiração não é isso! O Espírito Santo guiou a escolha tocando no coração dos cardeais, não em seus ouvidos.

Se duvidarmos da ação do Espírito Santo por causa do caráter de alguns Papas, teremos que duvidar da Divindade de Cristo, porque afinal de contas, Ele próprio escolheu um traidor.

Deus age muitas vezes de formas misteriosas, tem razões que não conhecemos. Resta-nos ter fé e acreditar que Ele está no controle. Resta-nos confiar na promessa de Cristo de que a Igreja é perene. Resta-nos rezar pelo nosso Papa.

Fique com Deus

Fabricio

Ver perfil do usuário

Mensagem por mazzzo em Seg Mar 18, 2013 8:23 pm

Parabéns, Fabricio, mas eu gostei da frase de S.Vicente e não entendo que ela esteja errada. Acho que serve para todo o clero: tem padres que Deus dá (S.João Maria Vianney, S.Maximiliano, S.Pio, S.Leopoldo Mandic, etc) e tem alguns que ele envia como castigo.... não valorizamos, não rezamos, pecamos, profanamos, pode sim vir um castigo... Deus castiga para corrigir. Quando temos um mal padre, valorizamos o bom....

mazzzo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Fabricio em Ter Mar 19, 2013 7:05 pm

Olá mazzo,

De certo que Deus pode nos enviar um Papa para nos abençoar, como também pode enviar um para nos castigar. Mas em todo caso, é Deus quem escolhe o Papa, não os homens.

Fiquem com Deus

Fabricio

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: