TORNADO PÚBLICO O DOSSIÊ A RESPEITO DE DOM HELDER CÂMARA, ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TORNADO PÚBLICO O DOSSIÊ A RESPEITO DE DOM HELDER CÂMARA, ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Dom Abr 28, 2013 8:47 am

Caros amigos,

Na edição de hoje do Diário de Pernambuco saiu uma reportagem que desperta o interesse da Igreja Católica no mundo inteiro. Dom Helder Câmara foi perseguido durante o regime da ditadura militar no Brasil que o "tornou" como uma pessoa subversiva, dentre outros predicados. Hoje o mundo passa ter o conhecimento da verdade a esse respeito, o que muito nos alegra, pois a verdade, para nós pernambucanos que convivemos com o DOM DA PAZ (título carinhoso e justo que atribuimos a Dom Heldes) era uma questão de CONVICÇÃO.

Vejam a matéria do Diário de Pernambuco:

Dossiê dom Helder » Os segredos revelados do arquivo do 16.906B O Diario teve acesso com exclusividade aos documentos do prontuário de dom Helder Camara no Departamento de Ordem Polícia e Social

Publicação: 27/04/2013 09:00 Atualização: 27/04/2013 09:01

(Arquivo/DP/D.A Press)

O arquivo mais polêmico da ditadura militar (1964-1985) no estado foi aberto ao grande público e o Diario de Pernambuco teve acesso com exclusividade. O prontuário do então arcebispo de Olinda e Recife, dom Helder Camara (1909-1999), no Departamento de Ordem Polícia e Social (Dops), revela uma busca permanente dos militares em informações a respeito de um dos maiores ícones na defesa dos direitos humanos da história do país. Dividido em dois volumes e com mais de 900 páginas, entre recortes de jornais, revistas, documentos confidenciais e escutas telefônicas, confirma a tentativa do regime em associar o religioso ao “comunismo” e taxá-lo como “subversivo”.

Depois de mais de duas décadas de mistério, o acervo surpreende pelos documentos inéditos, como as escutas telefônicas instaladas no Palácio dos Manguinhos, nas Graças - hoje sede administrativa da Cúria Metropolitana. Numa delas, em plena repercussão da morte do padre Antônio Henrique, considerado “braço direito” do arcebispo, dom Helder já relata que o assassinato seria fruto de um crime político e já aponta, como foi confirmado recentemente pela Comissão da Verdade de Pernambuco, a participação de membros de organizações como o Comando de Caça aos Comunistas (CCC) e do grupo de direita Tradição, Família e Propriedade Privada (TFP).

O mito em torno deste arquivo surgiu logo após a tentativa de a Igreja Católica em fazer uma homenagem, em 1999, ao 90º aniversário do religioso. Na época, uma exposição foi encomendada ao Arquivo Público Estadual (Apeje) tendo como pano de fundo o prontuário. Dom Helder teria pedido para cancelar o evento e teria justificado que gostaria de deixar esse passado esquecido.

A reportagem do Diario deste domingo faz um relato da história do documento, apresenta polêmicas, como a relação do bispo com movimentos sociais, principalmente o rural e os estudantes, e até possíveis relações homossexuais de membros da Igreja.

Veja alguns exemplos de documentos encontrados no arquivo do Dops:

O prontuário de dom Helder Camara se tornou conhecido publicamente em 23 de março de 1968. Na época, agentes militares confirmaram à imprensa a existência do documento. O então governador Nilo Coelho (Arena) se reuniu no Palácio do Campo das Princesas com o secretário interino de Segurança e o chefe do Arquivo Policial para desmentir a informação.

O prontuário de dom Helder Camara se tornou conhecido publicamente em 23 de março de 1968. Na época, agentes militares confirmaram à imprensa a existência do documento. O então governador Nilo Coelho (Arena) se reuniu no Palácio do Campo das Princesas com o secretário interino de Segurança e o chefe do Arquivo Policial para desmentir a informação a "qualquer preço"

Alguns documentos, como uma charge que representa o arcebispo de Olinda e Recife como um %u201Csantanás cobrando pedágio para o inferno%u201D não possuem autores nem referências de publicação. Dom Helder chegou a declarar que não ficou surpreso com o prontuário e, talvez, seu receio em abri-lo ao público seria a difusão deste tipo de material (Reprodução/ Prontuário)

Alguns documentos, como uma charge que representa o arcebispo de Olinda e Recife como um %u201Csantanás cobrando pedágio para o inferno%u201D não possuem autores nem referências de publicação. Dom Helder chegou a declarar que não ficou surpreso com o prontuário e, talvez, seu receio em abri-lo ao público seria a difusão deste tipo de material

Acompanhe também o Pernambuco.com pelo Twitter
_________________________________

Peço desculpas por não saber como transpor a reportagem completa do site para o fórum. Entretanto, vou tentar ir colocando aos poucos cada detalhe.

Um grande abraço a todos !!!
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 59
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TORNADO PÚBLICO O DOSSIÊ A RESPEITO DE DOM HELDER CÂMARA, ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE

Mensagem por gleidsonmacedo em Qui Ago 22, 2013 5:50 pm

Um contra ponto, um outro dossiê:
http://catolicidadetradit.blogspot.com.br/2013/08/dossie-dom-helder-como-o-arcebispo.html
avatar
gleidsonmacedo

Mensagens : 38
Data de inscrição : 09/12/2012
Idade : 34
Localização : Abreu e Lima - PE

Ver perfil do usuário http://arautodejesuscristo.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TORNADO PÚBLICO O DOSSIÊ A RESPEITO DE DOM HELDER CÂMARA, ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Dom Ago 25, 2013 10:59 am

Qual a fonte dessa citação ?

"foi um erro de juventude.O aspecto social não era um forte dos meus mestres no seminário.Nossa visão era de que tudo se dividia em capitalismo e comunismo.E nos sopravam discretamente que dos males o menor.Pouco a pouco foi fácil ver que esse embate não era verdadeiro".

Uma citação sem sua respectiva fonte não merece crédito!!!
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 59
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TORNADO PÚBLICO O DOSSIÊ A RESPEITO DE DOM HELDER CÂMARA, ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum