Oração pelos mortos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Oração pelos mortos

Mensagem por Rominho em Sab Out 04, 2008 9:27 pm

Fala aí galera, blz? Vou dar exêmplos pra ficar mais fácil: Um cara que não quer seguir a vontade de Deus, porém conheçe a verdade.Sabe que anda no erro.Ele morre, porém sua família é de muita fé. E logo depois da sua morte com certeza a família irá mandar celebrar missas por ele e até indulgência plenária em sua intensão.Essas orações são válidas?Pra onde sua alma irá? Já que tratei sobre o assunto da indulgência plenária, ela serve somente pra quem está no purgatório? Vlw, abraços!!!!!!

Rominho

Mensagens: 7
Data de inscrição: 02/10/2008
Idade: 28

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Oração pelos mortos

Mensagem por alessandro em Dom Out 05, 2008 1:17 am

Ola Rominho

Para nós é impossível determinar se alguém está no inferno ou no purgatório. Qto ao céu já sabemos que o processo de canonização é bastante longo e só é feito para pouquíssimas pessoas. Sendo assim é bastante recomendável que a família ore por seu ente querido falecido, mas é claro que esta oração só tera fruto caso a pessoa esteja no purgatório.

Quanto a indulgência plenária, ela "vale" tanto para almas do purgatório quanto para pessoas ainda vivas. Porém neste último caso uma pessoa não pode ganhar a indulgência por outra, apenas para si.

Espero ter ajudado
Abração e fique com Deus

_________________
Só vale a pena viver pelo que vale a pena morrer!!!

alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens: 750
Data de inscrição: 16/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

mais um feriado nacional: o dia de finados

Mensagem por nemehx em Sab Nov 01, 2008 6:18 pm

Na página da Arquidiocese de São Paulo na Internet encontrei uma explicação do porque deste dia: para rezar por todos os mortos, inclusive os esquecidos pelos quais ninguém rezaria.
No mesmo site é explicado que desde o século 11 os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX “obrigaram a comunidade a dedicar um dia por ano pelos mortos”. Também é informado que o dia 2 de novembro tem sido reservado para este fim desde o século 13.
[justify]A única base para justificar a oração em favor dos mortos se encontra num livro apócrifo (oculto, duvidoso) que é Macabeus 12:44: porque se ele não esperasse que os mortos haviam de ressuscitar, seria uma coisa supérflua e vã orar pelos defuntos. Acontece que este livro, sendo apócrifo, não tem autoridade como Escritura. Tanto é que II Macabeus não faz parte do nosso cânon hebraico.

Assim, para que a oração em favor dos mortos fosse admitida em nossa prática teríamos que encontrar respaldo nos outros livros da Bíblia, o que não existe. Muito pelo contrário, a Bíblia nos ensina que nada podemos fazer em auxílio de alguém que já morreu.

- Os romanistas acreditam que através de missas e rezas os mortos são ajudados a deixarem o purgatório e entrarem no céu.

- A Bíblia ensina que a salvação de uma alma é conquistada através da fé em Jesus Cristo como Senhor durante a vida na terra (Hebreus 7:24-27; Atos 4:12; I João 1:7, 9 e 10, dentre outros inúmeros textos).

[/justify]
A Bíblia ensina com muita clareza que após a morte a pessoa é reservada para o juízo (Hebreus 9:27) e que não há a menor possibilidade de comunicação entre mortos e vivos (Lucas 16:10-31, na parábola do Rico e Lázaro). Ao invés de nos preocuparmos com os mortos, devemos trabalhar para abençoar os vivos, especialmente aqueles que ainda não conhecem o Caminho, a Verdade e a Vida.

Nas palavras de Jesus em Mateus 22:29 encontramos uma explicação para o fato de tantas pessoas praticarem algo tão absurdo como o rezar em favor dos mortos: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.

nemehx

Mensagens: 10
Data de inscrição: 31/10/2008
Idade: 39

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Oração pelos mortos

Mensagem por alessandro em Dom Nov 02, 2008 8:15 pm

Ola nemehx

Vc confundiu a instituição da festa de finados com a prática da oração pelos mortos. O costume é muito anterior e tem sim embasamento na Escritura. Outra coisa...o livro de macabeu não é apócrifo, é deutero-canônico. é considerado apócrifo apenas pelos protestantes. Além disso vale lembrar que a fé católica tem como fontes a Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição. (convido vc a ler alguns dos textos do recente sínodo sobre a Palavra para aprofundar mais a questão.

Outra coisa que vc confundiu...dizer que após a morte vem o juízo não anula a prática da oração pelos mortos. A doutrina católica não afirma que as oraçoes modificam o destino eterno de alguém. Ninguém que esteja no inferno vai para o céu pelas orações (essa é uma confusão que muitos protestantes fazem). as orações apenas abreviam o tempo de purgatório, que é uma espécie de período de purficação que muitos tem que passar antes de se encontrarem face a face com Deus.

a questão do purgatória tb é um ponto bastante polêmico no diálogo-católico protestante, no entanto o desenvolvimento desta questão fica para uma outra hora.

abração e espero ter ajudado

_________________
Só vale a pena viver pelo que vale a pena morrer!!!

alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens: 750
Data de inscrição: 16/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum