Abraão era católico?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Abraão era católico?

Mensagem por mazzzo em Qua Jul 17, 2013 9:45 pm

A Igreja Católica como estrutura visível nasceu de Cristo e dos Apóstolos. Antes não havia a Igreja de Cristo pois Ele ainda não a havia instituído. Por outro lado, fazem parte da Igreja todos os que, na medida de suas possibilidades, acreditam em Jesus. Eu penso que, de certo modo,
Abraão é Católico por ser um homem de Fé. Pela sua Fé ele está associado a Jesus e, portanto, à Igreja Católica. As fronteiras da Igreja de Cristo são maiores que as fronteiras que vemos em sua estrutura neste mundo. A Igreja de Cristo vai até o Céu, o Purgatório, o passado, presente e futuro. E todos nós somos filhos de Abraão pois fazemos parte do Corpo de Cristo e Cristo é descendente de Abraão.

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Abraão era católico?

Mensagem por mazzzo em Qui Jul 18, 2013 10:09 am

ricardo_gabriel escreveu:Se Abraão era católico, Maria foi sua mãe ou sua filha?

Se Abraão era católico, ele falava com Deus pela intercessão de quem?

E quando Sara, sua mulher, morreu, Abraão ofereceu quantos sacrifícios pela salvação de sua alma? E quantos anos o pai da fé e amigo de Deus deve ter passado no purgatório queimando seus pecados (se, porventura, já tiver saído de lá)?


Maria é sua filha por ser do povo escolhido, todos filhos de Abraão.
E também é sua mãe no sentido de ser mãe de todos os que estão incorporados em Cristo, no Corpo Mistico de Cristo. Abraão, embora tenha vivido bem antes de Cristo, está unido a Cristo pela Fé e obediência que teve a Deus.
São sentidos diferentes. Não faça confusão. Eu tenho impressão que você faz essas perguntas com o propósito de fazer confusão....

Por que você acha que católico fala com Deus pela intercessão de alguém ?
Você (confuso e/ou com o proposito de gerar confusão) deve estar se referindo a Intercessão dos Santos.
Quando pedimos a intercessão dos santos estamos falando com os próprios. E o fato de que podemos pedir a intercessão a eles não significa que não podemos falar diretamente com Deus. Em outras palavras, falamos com Deus mas nos unimos a nossos irmãos que já estão lá no Céu, reinando com Jesus. Vou a Deus de mãos dadas (pela fé) a meus irmãos, e não de maneira individualista, sozinho, arrogante e prepotente. Não oro "Pai meu que estás nos céu" mas sim "Pai NOSSO que estais no céu". É NOSSO porque nunca rezo sozinho, ainda que esteja sozinho. Sempre rezo em comunhão com toda a Igreja, inclusive com a Igreja no Céu, que são os Santos, os que já reinam junto com Jesus. De mãos dadas com eles (intercessão) eu oro.

Quando Sara morreu, Abraão não tinha conhecimento da Revelação plena de Deus: Jesus Cristo e a doutrina cristão, por isso talvez ele não tenha oferecido sacrifícios a Deus por sua esposa. Pelo menos isso não consta, não conheço.

Quanto tempo Abraão passou no purgatório ? - Isso só Deus sabe. Não nos compete saber.

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Abraão era católico?

Mensagem por mazzzo em Qui Jul 18, 2013 9:48 pm

Ricardo, vou começar a trata-lo da mesma forma....

Abraão não tinha padrinhos porque era evangélico ? De qual congregação ? Quem foi o fundador da denominação onde Abrão congregava ? Quais eram os horários de culto ?

Abraão lia todos os dias a Bíblia ? A Bíblia dele tinha zíper ?


mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Abraão era católico?

Mensagem por mazzzo em Sab Jul 20, 2013 2:01 pm

Ricardo, você não respondeu nada do que perguntei.

Você disse que Abraão tinha seu compromisso com Deus independente da fé alheia. Mas isso que você disse está parcialmente certo... pois ele, Abraão, tinha sua fé recebida também de seus pais.... Ele não recebeu a Revelação de Deus 100% diretamente pois Deus foi se revelando aos poucos na história do povo escolhido e os filhos aprendiam dos pais. Por isso, esse "fé independente" não era bem assim. O seu compromisso com a Fé pode ser independente dos outros (se os outros são fiéis ou não), mas a Fé nós sempre recebemos também através dos outros.

Mas minhas perguntas ainda estão em pé e você não as respondeu. Abraão era evangélico ? etc.... Ele acreditava na Trindade ? Ele acreditava no "só a Bíblia" ? Ele andava com a Bíblia em baixo do braço ? A Bíblia dele tinha zíper ?

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Abraão era católico?

Mensagem por mazzzo em Dom Jul 21, 2013 4:03 pm

ricardo_gabriel escreveu:Respondendo: Abraão, Noé, Davi, Samuel e todos os profetas não tinham ainda as boas novas de salvação de Cristo Jesus, afirmadas na Bíblia. Porém, tinham o testemunho de quem agradavam a Deus.

Abraão tinha o testemunho de quem agradava a Deus. Interessante né ?

Abrão não recebeu a tradição da fé de seu pai Tera, mas Deus lhe ordenou que saísse da terra de seu pai, de sua parentela, para a terra que o Senhor lhe mostraria.

Mas como Abraão sabia que existia um Senhor (Deus) ? Ahh... você já respondeu anteriormente: ele tinha o testemunho de quem agradava a Deus

Abraão não tinha um lugar definido para encontrar a Deus, nem usava de ícones para representar o transcendental. Ele não falava com Deus por meio de rezas decoradas. Ele era como um sacerdote, pois servia ao seu povo por meio de sua fé.

Isso não responde minhas perguntas.

Ele não confessava seus pecados a Melquisedeque, necessariamente. Ele não acendia velas para iluminar seus mortos.

Ele também náo seguia a doutrina do "sola scriptura"....

Abraão não era um religioso que vivia longe de sua sociedade. Ele não praticava boas obras para ser aceito por Deus.

Isso não responde minhas perguntas.

Abraão não fez sacrifícios que Deus não lhe pediu antes. Ele não era tolo de acreditar em pessoas que diziam trazer a mensagem de Deus, sem que pudesse comprovar por si mesmo se era verdade ou não.

Mas você não disse que ele tinha o testemunho de quem agradava a Deus ?

Abraão não tinha padrinhos, nem padroeiros, porque não copiava a cultura pagã de seu tempo.

Você não respondeu minhas perguntas... Mas eu respondo: Abraão não era evangélico e não seguia a falsa doutrina do "sola scriptura" e não seguia a Deus como os evangélicos fazem hoje em dia....
O que você pretendia quando perguntou se Abraão era católico, você pode aplicar ao fato de que ele não era evangélico e não era seguidor da doutrina do "sola scriptura". Encerro por aqui pois se não respondeu até agora, não vai responder mesmo....




mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Abraão era católico?

Mensagem por mazzzo em Qua Jul 24, 2013 5:36 pm

ricardo_gabriel escreveu:
Pode mostrar que acreditar só na Bíblia é errado? Quem te falou isso?

Você deveria abrir um tópico sobre o assunto mas acho que já deve existir.

O "só a Bíblia" é errado pois é uma doutrina inventada pelos homens. Jesus não a ensinou. Os Apóstolos não a ensinaram. A Igreja não a ensina. E a própria Bíblia não ensina. A doutrina do "só a Bíblia" é 100% inventada pelos homens, não vem de Deus.

Não confunda a doutrina do "só a Bíblia" com a Bíblia.
A Bíblia é Palavra de Deus. A Doutrina do "só a Bíblia" é uma forma errada de considerar a Bíblia como "única regra de Fé". Aliás, quem faz isso não usa a Bíblia como regra de Fé, mas usa a interpretação que dá à Bíblia como regra de Fé. É bem diferente uma coisa da outra. A Bíblia é uma só. As interpretações (coisa subjetiva) são milhares e por isso existem milhares de denominações evangélicas... cada uma seguindo a interpretação que dá....

A própria Bíblia não ensina o "só a Bíblia" mas ensina que Jesus deixou a Igreja, que Jesus constituiu os Apóstolos e lhes deu autoridade e que esses, com a autoridade dada por Jesus, constituíram sucessores até nós. A Biblia ensina que doutrina da Fé Cristã era transmitida oralmente e também por cartas. A Bíblia ensina que a Igreja é coluna e sustentáculo da verdade e que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja.

E um fato que derruba completamente a doutrina do "só a Bíblia" é que a Bíblia não indica quais são os livros que a compõe. Em outras palavras, precisamos de uma autoridade externa à Bíblia (essa autoridade é a Igreja Católica) para identificar para nós quais são os livros inspirados pois a Bíblia é um conjunto de Livros não há, na Bíblia, uma identificação de quais são inspirados e quais não são. Não há, por exemplo, uma citação falando que Lucas é inspirado e que o Evangelho de Bartolomeu não é. Quem identificou para nós foi a Igreja, com sua autoridade (a autoridade que Jesus deu aos apóstolos e esses aos sucessores).

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Abraão era católico?

Mensagem por mazzzo em Qua Jul 24, 2013 5:37 pm

ricardo_gabriel escreveu:Na época de Abraão não havia Bíblia, talvez, nem zíper.

Também não havia congregações cristãs, apenas templos pagãos.


Então aquilo que você pretendia quando perguntou se Abraão era Católica e se ele tinha algum padroeiro, você pode aplicar aos fatos acima.

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Abraão era católico?

Mensagem por mazzzo em Qui Jul 25, 2013 11:16 am

ricardo_gabriel escreveu:A pergunta, na verdade, tem este sentido: a fé de Abraão assemelha-se com a fé católica?

Em alguns aspectos sim, em vários outros não pois a Revelação Divina ainda não estava completa. Só se completou com Jesus Cristo e Sua Igreja.

Mas, aplicando a sua intenção inicial, veja que a fé de Abraão não se assemelha à Fé dos evangélicos e ele não segue a doutrina do "só a Bíblia".

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Abraão era católico?

Mensagem por mazzzo em Qui Jul 25, 2013 2:59 pm

ricardo_gabriel escreveu:Se em alguns aspectos a fé de Abraão não está de acordo com a doutrina católica, quer dizer que ele faria as mesmas coisas que o Papa diz hoje ou que a ICAR deveria seguir a mesma fé (não incrementada pelos dogmas) do pai da fé?

Suas perguntas são muito esquisitas. Não disse que a Fé de Abraão não está de acordo com a doutrina católica, mas sim que a Revelação Divina ainda não estava concluída na época de Abraão. Ele é pai da fé na medida de ser uma um homem de fé e não no sentido ter posse da Revelação divina plena, que temos hoje em Cristo Jesus e em Sua Igreja.

ricardo_gabriel escreveu:
Existe diferença entre fé católica e fé evangélica?

Com relação à doutrina, há uma grande diferença entre a Fé Católica e a Fé "evangélica".

ricardo_gabriel escreveu:Não é uma só a fé verdadeira? Não é igual à fé de Abraão?

Você está confundindo doutrina da Fé e a Fé no sentido de viver a fé. Abraão viveu a Fé e nisso foi exemplar, porém ele não tinha a doutrina plena (Revelação Divina que só ficou plena em Jesus Cristo). Hoje temos a plenitude da Revelação Divina e precisamos viver essa fé como Abraão viveu a Fé. Aquilo que ele (Abraão) acreditava não estava errado, apenas não estava na plenitude que só foi revelada depois, em Jesus Cristo. Mas o fato de não ter a Revelação plena não significa que ele não viveu intensamente a Fé.

ricardo_gabriel escreveu: Uma fé diferente das duas primeiras está de acordo com a fé falsa?

Falsa fé é quando acredita-se em doutrina falsa, como por exemplos, a doutrina da reencarnação ou a doutrina do "só a Bíblia".

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Abraão era católico?

Mensagem por mazzzo em Qui Jul 25, 2013 8:08 pm

ricardo_gabriel escreveu:Se a fé de Abraão é coerente com a fé aprovada por Jesus Cristo, então não deveria a fé católica ser derivada daquela, e não "muito mais difícil"?
.

A Fé Católica não tem nada de mais difícil. Que mais difícil que sacrificar o próprio filho como Abraão ira fazer se Deus não intervisse. Por isso ele é exemplo para nós de Fé - adesão de vida, obediência a Deus. A Fé Católica não pede para ninguém sacrificar o próprio filho.
Eu não entendo seus pensamentos....


mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Abraão era católico?

Mensagem por mazzzo em Qui Jul 25, 2013 8:56 pm

ricardo_gabriel escreveu:Rezar uma missa onde se entende pouco ou um terço no qual se medita pouco, não é um sacrifício em favor dos seus próprios pecados?

Não é difícil ler todo o Catecismo, saber as datas comemorativas de todos os santos (e para que é recomendada a sua intercessão) e ler a obra de todos os autores que contribuíram para a formação do canôn católico?

Não é mais fácil somente crer, e de graça?

Missa na qual se entende pouco ? Terço que se medita pouco ? Não entendo seus questionamentos....

Saber as datas comemorativas de todos os santos ? Quem lhe disse que precisamos saber disso ? Ler as obras de todos os autores que contribuíram para a formação do canon ? Quem lhe fez essa cobrança ?

Não entendo você.

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Abraão era católico?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum