Todo sacerdote judaico deve ser aaronita?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Todo sacerdote judaico deve ser aaronita?

Mensagem por edson.mmj em Sex Ago 23, 2013 12:49 pm

Bom dia irmãos!

Sou novato no fórum e estou buscando um conhecimento aprofundado das Sagradas Escrituras. Atualmente estou refletindo sobre o Livro dos Números. Mais especificamente em Nm 18,7 me surgiu uma dúvida quanto ao sacerdócio. Pelo que entendi, todos os levitas foram consagrados ao Senhor, mas a tarefa específica do sacerdócio ficou restrita apenas a Aarão e sua descendência.

(Nm 18,7)
Tu, porém, e teus filhos contigo, exercereis o vosso sacerdócio no altar e atrás do véu: este é o vosso serviço. O sacerdócio é um dom que eu vos faço; o estrangeiro que se aproximar será morto”.

Desta maneira, segundo o livro dos Números, somente os aaronitas poderiam ser sacerdotes, enquanto os demais levitas desempenhariam as outras tarefas do Santuário estipuladas pelo Senhor?

Em pesquisa na internet, encontrei alguns textos que generalizavam o sacerdócio para os levitas, sem especificar aaronitas. Gostaria que me esclarecessem essa questão.

edson.mmj

Ver perfil do usuário

Re: Todo sacerdote judaico deve ser aaronita?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Dom Ago 25, 2013 12:22 pm

Caro Edson,

Seja bem vindo ao nosso fórum, e que a paz de Nosso Senhor esteja sempre no seu coração !!!

É muito interessante a gente perquirir nas Sagradas Escrituras tudo o que diz respeito ao sacerdócio desde a sua origem até a realidade do sacerdócio cristão. Muitas foram as concepções a respeito do sacerdócio desde o tempo de Aarão até o limiar da Igreja, de maneira que, responder ao seu questionamento exige um estudo muito profundo.

O seu questionamento me fez bisbilhotar a minha pequena biblioteca (que não é tão pequena assim). Lá encontrei um dos livros que abordam a respeito dessa temática, e que aqui estou indicando:

AUNEAU, Joseph. O sacerdócio na Bíblia / Joseph Auneau; tradução Maria Cecília M. Duprat. São Paulo: Paulus, 1994.

Acredito que este livro deve responder a este e outros questionamentos.

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: