Papas que teriam cometido crimes.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Papas que teriam cometido crimes.

Mensagem por Jonas E. em Qui Dez 19, 2013 7:19 am

Com um pouco de paciência e pesquisa, é possível encontrar sites e livros que afirmam alguns "crimes" cometidos pelos papas ao longo dos séculos.

Gostaria de saber se os católicos acreditam que os papas cometeram realmente esses crimes ou seriam apenas "acusações" de não católicos para denegrir a imagem da igreja.

Gostaria também de saber, se caso os crimes realmente tiverem sido cometidos pelos papas, se poderíamos continuar chamando a estes de "Vigário de Cristo", sendo que os mesmos teriam cometidos crimes grave contra as pessoas.

Desculpa se minhas palavras parecerem pejorativas, mas são apenas para esclarecer algumas dúvidas que tenho em relação a fé católica

Jonas E.

Mensagens : 169
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Alagoas

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Papas que teriam cometido crimes.

Mensagem por Ralão em Sex Jan 03, 2014 8:40 am

Boas,

Essa é uma questão muito pertinente.

Realmente parece haver provas que alguns Papas tiveram por exemplo relações com mulheres das quais provieram filhos, etc.

É lógico que isso é contra aquilo que hoje em dia se espera de 1 Sumo pOntifice, aliás até entra 1 pouco em colisão com a questão da escolha dos Papas estar inspirada pelo Espirito Santo.

Todas estas questões levantadas pelos Cristãos actuais, em meu entender não revela falta de fé mas sim o contrário.

Revela Cristãos com 1 grau de maturidade muito superior ao que existia no passado, que exigem conhecer a verdade, verdade essa espalhada por Jesus Cristo.

Cumprimentos,

Ralão
avatar
Ralão

Mensagens : 92
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 50
Localização : Portugal - Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Papas que teriam cometido crimes.

Mensagem por gleidsonmacedo em Sex Jan 03, 2014 5:47 pm

Na minha opinião pessoal nem precisa pesquisar muito pra ver que houveram Papas ruins, imorais, poderia citar de cabeça Papa Alexandre VI, Papa Honório I (que foi condenado 40 anos após sua morte pelo Papa Leão II), tem aquele famoso julgamento do Papa Formoso pelo Papa Estevão VI, além disso tivemos Papas muito "fracos", mas isso não é segredo pra nenhum católico, e também não coloca em "xeque" o papado, ora, até São Pedro negou cristo 3 vezes! Não dava para querer que todos os Papas fossem Santos. A vida pessoal do Papa pode até ser horrenda, mas em cumprimento a promessa de Cristo que não abandonaria sua Igreja, quando o Papa fala para toda cristandade em matéria de fé ou moral, ele será assistido pelo Espírito Santo, e não vai falar besteira. Por isso mesmo um Papa como Alexandre VI conseguiu fazer uma grande administração da Igreja.
avatar
gleidsonmacedo

Mensagens : 38
Data de inscrição : 09/12/2012
Idade : 34
Localização : Abreu e Lima - PE

Ver perfil do usuário http://arautodejesuscristo.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Papas que teriam cometido crimes.

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Sab Jan 04, 2014 11:05 am

Muito pertinente esta afirmação do Gleidson. Em vários tópicos do nosso fórum tenho feito algumas colocações neste sentido. Sabemos que Jesus escolheu doze homens aos quais conferiu a função de apóstolos. Eram todos humanos, eram todos pecadores e, de acordo com as Sagradas Escrituras, cada um tinha seus defeitos, seus pecados. A exemplo de Pedro que chegou a negar o próprio Cristo e cortou a orelha de Malco, dentre outros erros, Felipe não acreditou na unidade do Pai e do Filho, Tomé não creu no Senhor ressuscitado, Judas traiu o Salvador e, com exceção de João, todos os apóstolos sumiram a partir do momento da prisão de Jesus que se culminou com sua paixão e morte na cruz. Todos estes exemplos nos são dados nas próprias Sagradas Escrituras para que saibamos que o homem está sempre sujeito ao pecado e carece constantemente da graça para se tornarem santos. Da mesma forma, desde o Papa até o mais humilde dos fiéis, todos os homens da Igreja, mesmo que esperemos que sejam irrepreensíveis, estão sujeitos aos mesmos pecados, uns maiores e outros menores, não havendo qualquer exceção.

Muito interessante quando o Gleidson aborda a questão da assistência do Espírito Santo no momento em que o Papa fala ex-cátedra conforme a promessa de Jesus.

O mais importante é que as pessoas se apeguem a Cristo e sigam os exemplos de santidade como nos sugere São Paulo em várias passagens das suas cartas, examinando o que é bom e deixando de lado as atitudes que se desviam do comportamento cristão. Muitas vezes as pessoas se apegam aos erros das outras e à medida que assim procedem, deixam de ver as virtudes que estas mesmas pessoas possuem, principalmente quando estas pessoas ocupam funções na Igreja. É preciso ter discernimento, examinar todas as coisas e reter apenas o que convém porque é digno e bom.

Um grande abraço !!!
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 59
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Papas que teriam cometido crimes.

Mensagem por camiloabc em Seg Jan 13, 2014 6:45 pm

como julgarem, assim serão julgados.
preocupem-se com os vossos pecados e deixem de procurar nos outros o mal que fizeram, busquem antes exemplos de santidade.

camiloabc

Mensagens : 67
Data de inscrição : 06/03/2013
Localização : portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Papas que teriam cometido crimes.

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Seg Jan 13, 2014 10:21 pm

Muito boa, Camilo, esta sua colocação. Não podemos defender o erro de ninguém, mas também não podemos nos apoiar em erros individuais para denegrir a imagem de toda uma instituição. Não podemos, porque Judas Iscariotes traiu Jesus, afirmar que todos os apóstolos foram traidores. É preciso que esta mania de generalização chegue ao fim.

Um grande abraço !!!
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 59
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Papas que teriam cometido crimes.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum