Sacramentos da iniciação cristã

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sacramentos da iniciação cristã

Mensagem por visitante em Sex Jan 17, 2014 6:56 pm

Minha dúvida é a seguinte, crianças recém nascidas são batizadas normalmente, o Papa Bento XVI inclusive ressaltou a importância dessa bastismo, com uma frase que acho muito bela, e que resume bem o porquê batizar-se crianças: "A criança não é propriedade dos pais, mas foi confiada pelo Criador a sua responsabilidade, livremente e de uma forma sempre nova, para que estes as ajudem a ser livres filhas de Deus" (http://www.bibliacatolica.com.br/blog/igreja/papa-explica-importancia-do-batismo-das-criancas/#.Utmj1bS5fIU). É como se ele dissesse que os pais não agiriam corretamente se não batizassem seus filhos ainda crianças, como se os pais não tivessem esse "direito" de negar aos filhos a entrada no corpo de Cristo que se dá pelo batismo. Então, minha duvida é porque os recém convertidos, que são de uma idade mais avançada não recebem logo o batismo, porque eles precisam fazer uma catequese, muitas vezes demorada? porque, a exemplo das crianças, não se batiza-os e depois lhes é dado a devida catequese, ate mesmo com a ajuda dos padrinhos? Se uma fatalidade acontece com eles nesse período (na minha paróquia são 2 anos de catequese para ser batizado)? Não estaria o pároco negando esse "direito" do neófito?

O mesmo acontece na primeira Eucaristia, mesmo a criança, TEM que fazer a catequese, longa, para receber o corpo de Cristo, tem que ser feita uma cerimônia mesmo? será que eles não poderiam comungar normalmente e depois de terminado a catequese fazer uma cerimonia especial, mas sem lhes negar o sacramento durante o período de catequese.

A confirmação, até que acho coerente um curso preparatório, mas não consigo entender porque a Eucaristia e principalmente o batismo é preciso. Alguém poderia me ajudar?

visitante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 31/12/2013
Localização : brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sacramentos da iniciação cristã

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Sab Jan 18, 2014 6:25 pm

Caro visitante,

É muito interessante essa questão que você coloca no nosso fórum, até mesmo porque esta questão está muito presente no nosso tempo e em muitos lugares.

Em relação ao batismo de crianças, se você observar toda a liturgia da Igreja, logo verá que a responsabilidade dos pais e dos padrinhos é muito grande. Em outras palavras, o batismo é ministrado mediante o compromisso das pais e dos padrinhos no sentido de zelarem pela formação cristã dos seus filhos e afilhados.

Há que se ponderar também que as crianças, enquanto mais novas, não têm o uso da razão. Daí é que na celebração do batismo, os pais e os padrinhos são questionados e estimulados no sentido de, repito, assumirem a responsabilidade pela fé e pela formação dos batizados.

Em relação aos neófitos, a catequese se faz necessária, uma vez que, ao contrário das crianças, estes já são portadores do uso da razão, podendo manifestar o conhecimento da doutrina e professar voluntariamente a sua fé. Em outras palavras, os neófitos podem agir por si mesmos.

Em relação a primeira eucaristia, a catequese se faz necessária, considerando tudo aquilo que é necessário para se receber o Corpo e o Sangue do Senhor com dignidade, distinguindo-o e em ação de graças. Vale salientar que a catequese para a primeira eucaristia é uma tarefa dos pais e dos padrinhos, e que em muitas paróquias, os encontros de catequese são realizados em suas sedes, já que poucos são os pais e padrinhos que assumem tal responsabilidade.

Na nossa Igreja, em muitas dioceses, por ocasião da celebração da Vigília Pascal, os neófitos recebem o batismo e a primeira eucaristia. Isso é muito bom porque enriquece a liturgia da Páscoa com uma cerimônia toda especial de acolhida dos neófitos.

Espero ter contribuído com as suas indagações. Entretanto, se houver necessidade de mais alguns esclarecimentos, aqui estou à disposição.

Um grande abraço e que a paz de Nosso Senhor esteja sempre no seu coração !!!

avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 59
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sacramentos da iniciação cristã

Mensagem por Apologética Católica em Seg Jan 20, 2014 5:58 pm

Uma questão muito interessante e esses questionamentos são muito comuns. Já alguns anos sou catequista e preparo crianças para receber a primeira eucaristia e a preparação para o catecumenato, que aqui na minha paróquia resolvo em poucos meses.
O batismo das crianças é uma questão lógica já bem esclarecida pelo irmão Flávio, Lembro-me certa vez uma mãe chegou pra mim e disse que não iria batizar o filho porque era muito pequeno e não sabia se ele iria "gostar" da Igreja Católica quando crescesse, pra ajudar ela compreender eu disse pra ela "A senhora alimenta seu filho, mas não sabe se ele gosta do alimento que lhe oferece." Ela respondeu "ah o alimento é necessário!" eu perguntei se existiria uma coisa mais necessária que a fé na vida de um ser humano, acabei mudando sua opinião, Graças a Deus, mas é isso, as pessoas se deixam levar muitas vezes por essa mentalidade protestante que se infiltra no meio social, e tem até alguns que se dizem católicos defendendo essas ideologias anabatistas.
A preparação para a primeira eucaristia é de suma importância, porque para crer é preciso conhecer, infelizmente ainda vejo pessoas que vão comungar, mas não acreditam no mistério da transubstanciação, pessoas que fazem 30 anos que fizeram uma confissão e comungam normalmente. Mas não são culpadas, fazem por não terem tido uma formação catequética de qualidade e antigamente nem existia em alguns lugares.
As paroquias que adotam os dois anos de formação para os Neófitos, também estão certas, fatalidade acontecem e não justificam a pressa na formação, se por um acaso acontecer um acidente e a pessoa estiver sob perigo de morte qualquer um pode batizá-la segundo o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 1256, desde que faça o que a Igreja faz. Até você caro visitante pode batizar, mesmo quem não é batizado pode ministrar o batismo, para que se o individuo vier a morrer não esteja sem a graça batismal, Mas lembrando que é só em casos de perigo de morte.

Espero também ter contribuído, e lhe parabenizo caro visitante por tirar suas dúvidas com quem realmente sabe, e querer conhecer a fé de Cristo que é assegurada por sua Igreja.
Viva Jesus para sempre, viva Maria eternamente! Deus abençoe!
avatar
Apologética Católica

Mensagens : 40
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : Gravatá-PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sacramentos da iniciação cristã

Mensagem por visitante em Seg Jan 20, 2014 7:56 pm

Obrigado pelas respostas, agora queria levar a mesma pergunta pra o lado "jurídico":
A criança recebe o batismo e depois é catequizada, dado a importância do batismo.
Uma Diocese poderia, canonicamente, adotar algo semelhante para um neófito? Se ele manifesta o interesse em ser batizado, poderia ser logo batizado e depois receber a catequese? justamente por ser o batismo um sacramento de extrema importância. Ou seja, daria uma "segurança" ao recém convertido? Se isso é possível canonicamente, na opinião de vocês, não seria mais apropriado?

visitante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 31/12/2013
Localização : brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sacramentos da iniciação cristã

Mensagem por Apologética Católica em Ter Jan 21, 2014 12:30 pm

A paz de Cristo irmão em Cristo.
A formação dos catecúmenos é necessária, mas como ela se dá é realmente uma decisão pastoral, "Uma Diocese poderia, canonicamente, adotar algo semelhante para um neófito?" O bispo diocesano em seu pleno dever e autoridade episcopal poderia modificar alguns pontos dessa formação, mas colocá-la antes do batismo é meio que improvável, porque quem deseja a fé, consequentemente deseja conhecê-la, o neófito se quer ser batizado é comum que ele queira antes disso conhecer a fé que receberá através da graça sacramental do batismo.
"Se ele (O neófito) manifesta o interesse em ser batizado, poderia ser logo batizado e depois receber a catequese?"
O Código de Direito canônico no cân 217 estabelece: "Os fiéis, já que são chamados pelo batismo a levar uma vida de acordo com a doutrina evangélica, têm o direito à educação cristã, pela qual sejam devidamente instruídos para a consecução da maturidade da pessoa humana e, ao mesmo tempo, para o conhecimento e a vivência do mistério da salvação." Isso para as crianças, mas o adulto já desenvolveu essa maturidade humana e sem o batismo, então é necessário primeiro que seja formada sua identidade cristã para que depois seja ministrado o sacramento do batismo. E isso vem desde a antiguidade os apóstolos catequisavam e depois se a pessoa aceitasse a fé era batizada, não pode aceitar quem não conhece, por isso a formação vem antes, entendeu? Os bispos como sucessores dos apóstolos seguem essa tradição. E nós temos que aceitar as ordens dos pastores Conforme o Cân 212: "§ 1. Os fiéis, conscientes da própria responsabilidade, estão obrigados a
aceitar com obediência cristã o que os sagrados Pastores, como representantes de Cristo, declaram como mestres da fé ou determinam como reitores da Igreja."

" justamente por ser o batismo um sacramento de extrema importância. Ou seja, daria uma "segurança" ao recém convertido?"

"Segurança" no sentido da salvação em caso de morte, suponho eu. O batismo possui duas realidades, um é o batismo sacramental ministrado pelo ministro ordenado, padre o diácono, e o batismo de desejo, Esse o fiel não batizado desejando o batismo fica sob a graça do próprio batismo, o desejar torna-se em situação extraordinária igual ao batismo em si, Conforme o CIC § 1259 "Para os catecúmenos que morrem antes de seu batismo, seu desejo explicito de recebê-lo, juntamente com o arrependimento de seus pecados e a caridade, garante-lhes a salvação que não puderam receber pelo sacramento."

Se os pastores escolheram assim, com certeza é o melhor para o rebanho. Você pode conversar com o bispo de sua diocese para que ele mesmo lhe esclareça essa questão, é seu direito manifestar seus anseios e é dever dele ouvi-lo e esclarecê-lo, mas fica a dica. Procure ai na sua paróquia um batizado que passou pelo catecumenato e pergunte seu valeu a pena e se foi bom o tempo de catequese antes do batismo e com certeza a maioria se enriqueceu espiritualmente, é um tempo de entrega e de vivência onde caminhando seguem os passos do bom Pastor.
Deus abençoe! E qualquer questionamento ou objeção estou disponível para ajudá-lo.
avatar
Apologética Católica

Mensagens : 40
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : Gravatá-PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sacramentos da iniciação cristã

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum