Matrimônio e Penitência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Matrimônio e Penitência

Mensagem por gleidsonmacedo em Qua Jan 22, 2014 5:57 pm

Digamos que João se case com Julieta, na Igreja, vivam esse relacionamento por alguns anos, tenham dois filhos, mas depois se separem.
João casa-se novamente, agora com Maria, dessa vez só no civil, vivem juntos e tem mais dois filhos.
João e Maria, não encontram-se em comunhão plena com a Igreja, certo?
Mas caso eles se confessem o padre pode absolve-los? Caso absolva, se eles continuarem vivendo juntos mas agora em uma relação casta, continuam em pecado? ou voltam a plena comunhão com a Igreja?
grato.
avatar
gleidsonmacedo

Mensagens : 38
Data de inscrição : 09/12/2012
Idade : 34
Localização : Abreu e Lima - PE

Ver perfil do usuário http://arautodejesuscristo.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Matrimônio e Penitência

Mensagem por Apologética Católica em Qui Jan 23, 2014 10:19 pm

Questão muito interessante Gleidson, entendi bem qual foi sua dúvida.
Primeiro é oportuno salientar que para fazer uma boa confissão é preciso ter-se arrependido plenamente do pecado cometido neste caso adultério, pois quem deixa sua mulher e casa-se com outra comete adultério contra a primeira Conforme o evangelho segundo São Marcos 10,11-12.
Mas se os dois arrependidos verdadeiramente comprometerem-se em não mais unirem-se carnalmente podem voltar à comunhão com a Igreja, mas morar junto eu acho que nenhum confessor orientaria tamanho perigo. Pois quando existe o pecado nós temos que evitar as ocasiões. Já existiu alguns séculos atrás um caso que ouvi de um padre, não lembro o nome do casal, mas os dois por livre espontânea vontade decidiram continuar casados, pois o sacramento do matrimônio é indissolúvel, mas morando em mosteiros dedicando suas vidas a oração e a penitência, abstendo-se das relações sexuais.

Se o marido e a Mulher separam-se, podem viver em comunhão plena com a Igreja e receber os devidos sacramentos, mas não podem casar-se, pois estariam em constante pecado mortal com o agravante do consentimento.

Espero ter contribuído com a resposta o tanto que você contribuiu com a pergunta para nosso fórum. Qualquer outra possível dúvida estamos a disposição.
Deus te abençoe!
avatar
Apologética Católica

Mensagens : 40
Data de inscrição : 24/01/2013
Localização : Gravatá-PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum