Os castigos divinos no Antigo Testamento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Os castigos divinos no Antigo Testamento

Mensagem por Helô em Sex Set 19, 2008 9:04 pm

Olá!
Mesmo que a resposta à pergunta aqui em cima não tenha sido respondida ainda, tbm vou fazer a minha pergunta aqui...

Na primeira leitura de domingo passado (Num 21,4-9) fiquei "bolada"!
Na passagem, mas especificamente no versículo 6, diz assim: "Então o Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes, que morderam e mataram muitos".

Senti-me mal pq me parece uma coisa muito contraditória Deus, que é infinitamente bom, mandar criaturas que mataram o povo que murmurava, não é?!
Tento pensar que aquele povo era realmente muito cabeça-dura e que eles mesmos deixaram chegar a esse ponto. Mas aí vem outra pergunta: Porque na Bíblia diz que Deus enviou as serpentes?! Não soa estranho, e pior, maldade da parte de Deus?!
Shocked

Helô

Mensagens : 37
Data de inscrição : 28/08/2008
Idade : 26
Localização : Petrópolis/RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

resposta á Helo...

Mensagem por alessandro em Ter Set 23, 2008 1:40 am

Ola Helo

Estes textos do Antigo Testamento deixam a muitos confusos. Sabia que existiram pessoas que pensaram que o Novo e o Antigo Testamento falaram sobre deuses diferentes? Afinal como pode um Deus que é amor enviar serpentes para castigar o povo.

A questão realmenente nos incomoda, mas creio que a resposta não é tão difícil. Em primeiro lugar é preciso levar em conta que Deus ao se revelar utilizou uma pedagogia. A revelação não foi feita toda de uma vez, mas de forma gradual. Por exemplo: Quando o Antigo Testamento fala "olho por olho, dente por dente" está enunciando um primeiro critério de justiça, afinal não era comum entre os povos antigos que um roubo fosse vingado com a morte do ladrão e talvez até dos seus. Esse princípio embora esteja na Lei ainda não contém todo o projeto de Deus que é revelado em plenitude em Jesus Cristo: devemos amar nossos inimigos. Deus pegou um povo do jeito que era e se revelou aos poucos e esta revelação foi mudando o próprio povo. Imagine se Deus dissesse para um povo guerreiro que eles deveria dar a outra face!!!

Sendo assim muitas das ações atribuidas a Deus, como a que vc citou e a famosa passagem do livro do Êxodo que diz que Deus endureceu o coração do faraó devem ser interpretadas a luz do fato de que inicialmente várias das ações dos homens eram atribuídas a Deus. No caso da passagem que você citou talvez seja interessante ler as serpentes como um consequência do afastamento de Deus. Outra forma de leitura é que Deus permitiu que um mal menor alertasse o povo acerca de um mal maior que era a falta de obediência e confiança ao Senhor.

Sei que a questão pode ser mais aprofundada mas espero ter ajudado

_________________
Só vale a pena viver pelo que vale a pena morrer!!!

alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

complementando

Mensagem por Pe. Leo em Sex Out 10, 2008 11:42 am

E é sempre bom lembrar que o maior castigo que alguém pode "receber" é o estar afastado de Deus. Nao é q Deus tenha mandado castigos determinados, ainda que pelos autores Sagrados era visto desta forma, mas os castigos sao consequencia de suas açoes em contra do querer de Deus e em contra da sua vocaçao essencial enquanto pessoa humana.
Vale tb comentar o fato que o povo de Israel tinha um grande sensibilidae enquanto a considerar a Deus como o Senhor sa História. Desta forma, como o Alessandro colocou, aquilo que foi pelo menos permitido por Deus para favorecer a conversao e a volta dos seus à fidelidade, era relatado como diretamnete causado por Ele.

Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 33
Localização : Petrópolis, RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os castigos divinos no Antigo Testamento

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:34 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum