Interpretações de textos Bíblicos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Interpretações de textos Bíblicos

Mensagem por Moco em Qua Set 03, 2008 7:50 am

É uma questão, que envolve bastante polêmica, essa semana por exemplo ouvi numa palestra sobre violência doméstica, o depoimento de rapaz supostamente religioso que engravidou a própria filha, e em seguida a neta filha da mesma, dando a seguinte justificativa: "Na Bíblia diz, crescei-vos e multiplicai-vos dentro da própria casa", claro que esse é um caso extremo, mas evidencia o fato de que ainda há muitas interpretações incorretas.

Moco

Mensagens: 76
Data de inscrição: 27/08/2008
Idade: 24
Localização: Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Interpretações de textos Bíblicos

Mensagem por alessandro em Qua Set 03, 2008 11:33 pm

Ola Moco, vou responder a sua pergunta dividindo-a em duas. Tudo bem? Primeiro vou falar sobre a interpretação bíblica, depois conversamos sobre Maria. (para falar a verdade acho interessante criar um tópico só sobre ela...o que acha?)

Como saber que um versículo não foi interpretado erradamente?
Para aqueles que seguem a reforma protestante o critério é o Espírito Santo falando a alma do fiel. O problem de um critério subjetivo é que ele pode gerar situações como a que você citou. É óbvio que o Espírito Santo não inspirou o pai a ter aquela interpretação, mas como convencer o sujeito do contrário?

Na visão católica, Deus além de deixar a Bíblia nos legou uma instituição que tem o dom e o dever de explicá-la. Esta instituição é o Magistério da Igreja, que é composto pelo Papa e pelos Bispos em comunhão com ele. Quando o Magistério se pronuncia sobre questões de fé e moral, acreditamos que o Espírito Santo garante a interpretação correta. Isso não significa que o Papa sai falando o que dá na cabeça dele. Existem equipes que estudam questões, as vezes por anos a fio. Só a partir disso o magistério se pronuncia. Para o catolicismo a graça não anula a natureza, ou seja, Deus ao agir não dispensa o esforço humano.
A existência do magistério não impede que os fiéis leiam a Bíblia e tirem dela lições para alimentar sua fé e para guia suas vidas. Ao contrário, dá segurança. Eu pelo menos me sinto muito mais seguro lendo a Bíblia sabendo que há uma autoridade que pode me colocar no caminho certo caso eu a inteprete erroneamente.

Um católico que fosse realmente católico nao poderia, por exemplo, usar a desculpa que esse pais usou para justificar seu triste erro.

alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens: 750
Data de inscrição: 16/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Exegese

Mensagem por Davison em Ter Set 30, 2008 3:49 pm

Olá, não sei se a pergunta já foi feita, caso tenha sido desconsiderem.

Alguns textos são interpretados em sentido literal, outros, no entanto, em sentido metafórico, figurado. Como se estabelece o modo de interpretação de cada texto? No fundo a pergunta é por que é assim. Bom, ficou confuso, mas acho que dá para compreender.

Abrç!!!

Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens: 154
Data de inscrição: 10/09/2008
Idade: 26
Localização: Petrópolis RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Interpretaçao

Mensagem por Pe. Leo em Qui Out 02, 2008 8:40 am

"Alguns textos são interpretados em sentido literal, outros, no entanto, em sentido metafórico, figurado."


Grande Davison, levando em consideraçao que a Bíblia é um livro divino/ humano, onde Deus fala aos homens de forma humana, para interpretar a Escritura é preciso estar atento ao q dizem os autores humanos e o q Deus quis realmente manifestar-nos com as palavras deles. Daí que, nao é que alguns textos observamos só sentido literal e outros só o metafórico, mas cada texto deve ser observado a partir destas 2 perspectivas.

E mais q falar de um sentido literal e um sentido metafórico, a Igreja proproe falar de um sentido literal e u sentido espiritual, e dentro de um sentido espiritual entra o sentido metafórico ou alegórico, mas sempre com base em primeiro lugar no sentido literal, tendo sempre em vista a unidade da Sagrada Escritura inteira, sua leitura dentro da Tradiçao e observando a ciesao que existe com as verdades de fé no projeto total da Revelaçao.



"Como se estabelece o modo de interpretação de cada texto? No fundo a pergunta é por que é assim. Bom, ficou confuso, mas acho que dá para compreender. "

Este modo de interpretar os textos a partir destas 2 perspectivas, ou o fazer exegese, é um método de análise que a Tradiçao crista toma do mundo classico.
A escola de Alexandria, bem antes de Cristo, é quem começa a utilizar este método hrmeneutico para analisar e compreender os textos de Homero, com a clara convicaçao de que Homero se expica com Homero, ou seja na unidade de seu texto, e começa a alegorizar as passagens dete para a vida e análise histórica utilizadas na época.
Clemente de Alexandria e Orígenes, como mestres de escola que eram, (e tomando em conta q as obras de Homero eram os livros fundamentais a ser estudados) com a sua conversao, trazem para o Cristianismo o mesmo método de análises de texto, que na verdade encontramos precedência em boca do proprio Jesus. Um exemplo é a passagem em que Jesus diz: " assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do homem..." e em tantas outras passagens.

Espero ter esclarecido. Qualquer coisa, é só falar.

Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens: 148
Data de inscrição: 05/09/2008
Idade: 31
Localização: Petrópolis, RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

completando..

Mensagem por Pe. Leo em Qui Out 02, 2008 3:20 pm

O Alessandro me deu um toque fantástico sobre um tema a ser tratado aqui,( q de verdade tinhe esquecido) e q ele completará depois. Podemos falar de sentidos, de alegorias, analogias, etc, mas nunca nos esquecer de q a Bíblia é a Palavra de Deus posta por escrito. E a Palavra, o Verbo de Deus tem um Nome, é uma pessoa, pois " O Verbo se fez carne e habitou entre nós". Cristo é a Palavra de Deus. Assim, toda a Escritura nos fala de Cristo.
Cito a S. Agostinho: " Lembrai-vos que é uma mesma a Palavra de Deus que está presente em todas as Escrituras, que é o mesmo Verbo que ressoa na boca de todos os escritores sagrados; ele que, sendo no início junto de Deus, nao tem necessidade de sílabas, pornao estar submetido ao tempo."
Toda a Escritura deve ser lida à luz de Cristo, de sua mensagem e de seu proceder, pois toda a Escritura nos fala de Cristo, A Palavra de Deus. Esse é o Critério fundamental. Por agora, só enuncio e nao desenvolvo as idéias, que deixaremos para uma próxima....

Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens: 148
Data de inscrição: 05/09/2008
Idade: 31
Localização: Petrópolis, RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum