Maria Mãe da Humanidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Maria Mãe da Humanidade

Mensagem por Thales em Sex Out 10, 2008 3:09 am

Moco escreveu:Em João 19-26 quando Jesus diz à Maria "Mulher eis o teu filho" e diz a João " Eis aí tua mãe!", em momento algum fica subentendido que Ele nomeia Maria como mãe da humanidade.
Embasados em que, os católicos fazem essa afirmativa? Não seria essa mais uma interpretação erronêa de um versículo bíblico?
Postado originalmente por Moco em 27/08/08.
avatar
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário http://quemtembocavaiaroma.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

mae da humanidade

Mensagem por Pe. Leo em Ter Nov 18, 2008 7:53 pm

Peço desculpas pela demora. Nao responderei td , darei só algumas indicaçoes e seguiremos depois.

A passagem indicada pelo Grande Moco é usada para falar-se de Maria como Mae da humanidade só em sentido acomodatício, pois a Igreja nao se baseia nesta passagem para afirmar esta prerrogativa Mariana.

Vale a pena ressaltarq, os Padres da Igreja, interpretam a s Joao como modelo da humanidade fiel, para daí afirmar tb a maternidade de Maria.

A Maternidade de Maria é uma maternidade espiritual, consequencia de sua maternidade Divina; e enqt somos corpo deste mesmo Cristo, seu Filho, enqt o temos como cabeça da Iqreja e enqt o fim da vida espiritual e o verdadeiro sentido da santidade consistem em ser outro Cristo, em deixar q a vida do mesmo Cristo se "realize" em nós, podemos dizer q maria é nossa mae em virtude de nossa essecial uniao com Cristo.

A resposta precisa de desenvolvimento, q tentarei colocar em outro momento.
avatar
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis, RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Maria Mãe da Humanidade

Mensagem por Rafaela Botelho em Seg Nov 24, 2008 11:41 pm

Eu também estava esperando por essa resposta.
Sabia que viria coisa boa! ( Wink )
Para mim, já foi boa.
Mas, se o sr ainda quer desenvolver estamos aguardando...
Melhor ainda..

Fiquem com Deus
Very Happy
avatar
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mae da Humanidade: Eva ou Maria?

Mensagem por Pe. Anderson em Sab Jan 03, 2009 8:41 pm

Caros amigos,

Também estava esperando a resposta do pe. Leo. Como ela ainda nao chegou, vou dar alguns textos dos Padres da Igreja sobre o tema. Sao textos da primeira Mariologia, que servem de basa para a Mariologia de todos os tempos.

Os Padres da Igreja, ao ler a Bíblia, entendiam a figura de Maria sempre em paralelo com a figura de Eva. Isso a partir do texto de Gn 3,14, quando Deus diz que colocaria inimizade entre a serpente e a Mulher, entre a descendência de ambas. A serpente feriria o calcanhar da mulher e a Mulher a esmagaria a cabeça. (De acordo com o Papa Bento XVI, a cabeça da serpente seria a morte, venciada pela ressurreiçao de Cristo, a descendente da Mulher).

Sobre esse paralelismo temos muitos textos, que podem nos ajudar porque os padres entenderam que Maria é a Mae da nova humanidade, redimida por Cristo. Cito alguns exemplos:

São Justino:
"Entendemos que Jesus se fez homem, por meio da Virgem, a fim de que o caminho que deu origem à desobediência instigada pela serpente fosse também o caminho que destruísse a desobediência. Eva era virgem e incorrupta; concebendo a palavra da serpente, gerou a desobediência e a morte. A Virgem Maria, porém, concebeu fé e alegria quando o anjo Gabriel lhe anunciou a boa nova de que o Espírito do Senhor viria sobre ela; a força do Altíssimo a cobriria com sua sombra, de modo que o Santo que dela nasceria seria o Filho de Deus. Então respondeu ela: 'Faça-se em mim segundo a tua palavra'. Da Virgem, portanto, nasceu Jesus, de quem falam as Escrituras (...) aquele por quem Deus destrói a serpente" (Diálogo com Trifão 100,4-5).

Ireneu de Lião:
"Por conseguinte (...) encontra-se Maria, Virgem obediente (...) Eva, ainda virgem, fez-se desobediente e tornou-se para si e para todo o gênero causa de morte. Maria, Virgem obediente, tornou-se para si e para todo o gênero humano causa de salvação (...) A partir de Maria até Eva retoma-se o mesmo círculo. Não existe outro modo de desatar o nó a não ser fazendo com que os fios da corda onde se deu o nó percorram o sentido contrário (...) Eis porque Lucas inicia a genealogia de Jesus começando pelo Senhor indo até Adão (Lc. 3,23-38), evidenciando que o verdadeiro movimento da geração não procede dos antepassados até Cristo, mas vai de Cristo a eles segundo o Evangelho da Vida. Assim é que a desobediência de Eva foi resgatada pela obediência de Maria. Com efeito, o nó que a virgem Eva atou com a incredulidade, Maria o desatou com a fé" (Contra as Heresias 3,22,4).

"Foi por meio de uma virgem (=Eva) desobediente que o homem foi golpeado, caiu e morreu. Da mesma forma, é pela Virgem [Maria], obediente à Palavra de Deus, que o homem (...) encontrou de novo a vida (...) Era justo e necessário que Adão fosse restaurado em Cristo, a fim de que o mortal fosse absorvido e tragado pela imortalidade e Eva fosse reconstruída em Maria. Deste modo, uma Virgem feita advogada de uma virgem, cancelou e anulou a desobediência de uma virgem com a sua obediência de virgem" (Demonstração da Pregação Apostólica 33).

Efrém da Síria
"O anjo Gabriel foi enviado a Maria para preparar uma morada para o seu Senhor. Nela, a raça dos homens vis e insignificantes se uniu com a raça divina que está acima de todas as paixões (...) Pela prole de Maria, tem sido abençoada aquela mãe que foi amaldiçoada em seus filhos (Gen 3,16), trazendo bênçãos, as mais profundas, a esta mulher cuja prole destruiu a morte e a Satanás. E no seio de Maria se fez criança Aquele que é igual a seu Pai desde a eternidade; comunicou-nos sua grandeza e assumiu nossa pequenez; conosco se fez mortal e nos infundiu sua vida a fim de livrar-nos da morte (...) Maria é o jardim ao qual desceu do Pai a chuva da bênção. Esta aspersão chegou até o rosto de Adão e, assim, Este recobrou a vida e se levantou do sepulcro, já que por seus inimigos tinha sido sepultado no Xeol" (Carmina Soguita 1).

Epifânio de Salamina
"Numa consideração exterior e aparente, dir-se-ia que de Eva derivou a vida (...) Na verdade, é de Maria que deriva a verdadeira Vida para o mundo; é ela que dá à luz o Vivente; é ela a Mãe dos viventes".

Santo Agostinho:
"Nossa primeira queda teve lugar quando a mulher de quem herdamos a morte concebeu, em seu coração, o veneno da serpente. A serpente, com efeito, a persuadiu a pecar e este mau conselho encontrou guarida em seus ouvidos. Se nossa primeira queda teve lugar quando a mulher concebeu em seu coração o veneno da serpente, não há de estranhar-nos que nossa saúde tenha sido restaurada quando outra mulher concebeu em seu seio a carne do Todo-Poderoso. Um e outro sexo tinham caído; um e outro tinham que ser restaurados. Por uma mulher fomos entregues à morte; por uma mulher nos foi devolvida a saúde" (Sermão 289,2).

De acordo com Santo Agostinho, Maria é a Mae dos viventes porque é a Mae do "Cristo Total", Cabeça e membros. Dessa forma ela colabora com a doaçao da graça à nova humanidade, da mesma forma que por Eva se propagou a humanidade caída. Sendo assim, Maria e Jesus formam um novo casal humano que vencem o demônio, que havia vencido o primeiro casal humano criado por Deus (Adao e Eva).

Dessas consideraçoes foi crescendo na Igreja a consciencia de que Maria é Mae de todos os homens nascidos para a vida da graça, renascidos em Cristo.

Espero ter colaborado com a discussao. Podemos aprofundar mais o tema mais adiante. Um abraço a todos.
avatar
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 35
Localização : Roma

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Maria Mãe da Humanidade

Mensagem por são vieira em Ter Jul 21, 2009 9:33 am

é interessante que em parte alguma das escrituras é mencionado esse papel de Maria na humanidade mas sim só do seu filho...

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 36
Localização : portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Maria Mãe da Humanidade

Mensagem por M.Levi em Sab Jul 25, 2009 11:48 pm

Fala são vieira, como vai ?
Nos comentários acima não se utilizou a Bíblia como fonte, Nela há verdades, não todas, as que mais importam ? Sim. Mais importantes não que dizer todas, historicidade é a qualidade que determinado acontecimento possui, por isso temos a Tradição onde se observa algumas questões relacionadas a Maria, detalhe não estão todas na Tradiçõa, pois algumas também estão na Bíblia. Tradição, de certa forma é observa no judaismo e islamismo também.
avatar
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 147
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Maria Mãe da Humanidade

Mensagem por são vieira em Dom Jul 26, 2009 4:10 am

a biblia não menciona toda a verdade? Deus dá-nos o conhecimento necessário para que a nossa adoração seja aceite e não dá margem para especulação... o homem é que ás vezes tem muita imaginação que até pode fazer sentido mas eu só aceito o que está escrito referente a assuntos espirituais...

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 36
Localização : portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Maria Mãe da Humanidade

Mensagem por M.Levi em Dom Jul 26, 2009 7:37 am

O que é a verdade ? Disse Jesus : "- Eu sou a verdade , o caminho e a vida..." É o que interessa ? Sim, e é o que preciso e ponto. Agora quando disse que a Biblía não possui toda a verdade, disse relacionado a outros campos, que não não o dá fé, ainda que esses outros campos não são sejam cruciais, eles existem e não estão na Biblía, é piegas demais desconsiderar as ciências, a história, a astronomia, a matemática, a filosofia, é penoso e soa extremamente farisaico pensar que na grandiosidade na vida que Deus teria dito tudo sobre a vida, tanto é verdade que a Revelação È FECHADA na Biblia e o que era preciso foi dito, agora aceitar a Tradição mostra que Deus continua a falar com o homem ( John Henry Newman). Dessa forma não contradição, realmente não há margem para especulação, por isso que não há adoração que seja a Deus, na Igreja Católica há adoração que não seja a Deus ? O homem pode imaginar, só que criar crenças é errado e sedutor, nesse contexto o conhecimento e as evidências precisam ser agentes externos, como no caso do que conhecemos sobre Maria. Volto a repetir que não se deve ver a Bíblia como um documento histórico ou embasamento científico para qualquer coisa, não que não existam tais referenciais.
avatar
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 147
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Maria Mãe da Humanidade

Mensagem por são vieira em Dom Jul 26, 2009 10:14 am

concordo até certo ponto.. é natural que a biblia não possui todos os pormenores... mas não é isso que está em questão e de forma alguma a biblia contradiz todas as outras ciências a menos que entrem em conflito com os ensinos biblicos... exemplo: na idade média até rentes séculos acreditava-se que a terra era plana e estava sobre uma tartaruga e dois elefantes... ciência da altura ... mas já a biblia dizia á milhares de anos que a terra era um circulo e estava suspensa sobre o nada.. muitas vezes a história combateu os resgistos históricos das escrituras e por meio de arqueologia tiveram que dar razão ás escrituras...

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 36
Localização : portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Maria Mãe da Humanidade

Mensagem por M.Levi em Seg Jul 27, 2009 12:21 am

Bem , não se pode generalizar dizer que havia contradição entre a Bíblia e ciência no quesito da esfericidade da Terra, que havia muita gente que dizia que a Terra era um plano, tudo bem, todavia tinha muita gente boa que não acreditava nessa ideia, acabou que essa meia verdade ficou sendo repetida e poucos foram atrás do fato. O concreto é que só pra citar algumas provas São Tomas de Aquino em SUMA TEOLOGICA 10 afirma “O astrônomo, por exemplo, demonstra a mesma conclusão que o físico, ou seja, a esfericidade da Terra.” Nos próprios versos de Dante em a Divina Comédia “Com o rosto, com a vista percorri todas as sete esferas (os sete céus que Dante já visitara) e vi este globo tal que eu sorri de seu aspecto pequeno ou vil’ Ainda existe uma imagem de Carlos Magno, imagem essa acredito que seja do século IX onde o mesmo segura em uma das mãos um globo que representa a Terra, e ainda uma imagem de Otão III, o qual também segura em de suas mãos o globo, vale ainda citar Nossa Senhora de Montserrat que data do século X ou XI, nessa imagem ela está com o Menino Jesus e ambos seguram o globo que representa a Terra, etc.
avatar
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 147
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Maria Mãe da Humanidade

Mensagem por são vieira em Seg Jul 27, 2009 4:59 am

pois mas é interessante um aspecto... realmente eram poucos o que contradiziam as ideias erradas da altura com relação á terra mas alguns perderam a vida por isso...como galileu galilei...
Por exemplo, em 1633 a Igreja Católica condenou Galileu por dizer que a terra girava em torno do sol. Segundo a revista Newsweek, ela encara isto agora como erro embaraçoso.
mas se realmente conhecessem as escrituras não teriam cometido tal erro... entre outros...

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 36
Localização : portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Maria Mãe da Humanidade

Mensagem por Pe. Anderson em Seg Jul 27, 2009 11:07 am

É verdade que era fato conhecidíssimo na Idade Média que a Terra era redonda. Há inúmeras imagens medivais de Nossa Senhora Rainha do Mundo, que está sobre a Terra, em formato esférico. Isso era crença comum da Física Medieval, tal é assim que o próprio Santo Tomás o afirmava no século XIII. O próprio Cristovao Colombo estudou em Salamanca, com os dominicanos, seguidores de Santo Tomás, e lá ele elaborou o seu propósito de chegar as Indias pelo Ocidente. Eu já estive em Salamanca, na Universidade, e isso é ensinado lá com toda certeza. É certo que houve muita propaganda na época do Humanismo e do "Iluminismo" europeu que quis passar a idéia da Idade Média como uma "idade das trevas", idade em que a razao estava esquecida. Mas tudo isso é falso, tudo isso nós já sabemos pelos estudos atuais, pelo ensino da História sem preconceitos.

Um abraço a todos.
avatar
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 35
Localização : Roma

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Maria Mãe da Humanidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum