O Pai-Nosso na Missa

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Re: O Pai-Nosso na Missa

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Dom Dez 13, 2009 8:24 am

São Vieira escreveu:
"E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória para sempre. Amém." (Mateus 6:13)
Como afirmou Alan, este trecho de Mateus está no mínimo esquisito...
e eu referendo a percepção de Alan, e ainda a complemento, pois, além de esquisito está, no mínimo, deturpado.
O verbo induzir, tem o seu significado no sentido de causar, inspirar, incutir, mover à, levar à.
O verbo deixar que dá a conotação de permitir, consentir, não obstar.
Analisando a colocação destes dois verbos no trecho, sabendo que
a liberdade de optar por fazer o bem ou o mal é algo que o Senhor nos concedeu. Por isso que se justifica a expressão "Não nos deixeis cair em tentação", pois ela não não atribui ao Senhor necessariamente o ato de deixar que caiamos na tentação.
Não sei se minha percepção está equivocada, mas ao que parece, o verbo induzir, neste caso, deixa transparecer de forma errônea que o Senhor nos induz ao pecado, quando na verdade quem o faz é o Diabo. Tal descrição, confere ao Senhor os atributos do Diabo, o que se constitui em uma heresia terrível, um absurdo indescritível.
Que o Senhor nos livre das heresias !
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Re: O Pai-Nosso na Missa

Mensagem por são vieira em Dom Dez 13, 2009 8:46 am

se levarmos o sentido da palavra "induzir" realmente é esquisito e contraditório pois as escrituras mencionam o seguinte...

(1 Coríntios 10:12-13) . . .Consequentemente, quem pensa estar de pé, acautele-se para que não caia. 13 Não vos tomou nenhuma tentação excepto a que é comum aos homens. Mas Deus é fiel, e ele não deixará que sejais tentados além daquilo que podeis aguentar, mas, junto com a tentação, ele proverá também a saída, a fim de que a possais aguentar.

nós não estamos imunes á tentação... quer seja pelo pecado herdado quer pelo próprio diabo...
mas de uma coisa é certa, Deus se permite (não causa) as nossas provações é porque ele sabe o que podemos aguentar e porque algo mais está envolvido... a prova da nossa integridade e lealdade a ele.
prov. 27:11

Quando fazemos o pedido: “Não nos leves( ou induzas) à tentação”, pedimos que Deus não nos deixe fracassar quando somos tentados a desobedecer-lhe. Ele pode orientar-nos para que não sucumbamos e não sejamos vencidos por Satanás, o “iníquo”. — Mateus 6:13

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Re: O Pai-Nosso na Missa

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Seg Dez 14, 2009 2:19 am

Caríssima Conceição,
É preciso ter um cuidado extremo com determinadas traduções das Sagradas Escrituras.
Afirmar que não estamos imunes à tentação, está correto. A citação de 1 Cor 10,12-13 que você faz referência, utiliza a expressão "Ele não deixará que sejais tentados", no sentido de não permitir, de não consentir, ponderando a nossa liberdade de escolha entre o bem e o mal.
Como você afirma no início do seu ultimo colóquio que "se levarmos em conta o sentido da palavra "induzir" realmente é esquisito e contraditório", está concordando com todas as letras que a tradução de onde tirou a citação de Mt 6,13 é falsificada, isto é, deturpa aquilo que está na Palavra de Deus, visto que atribui a Cristo qualidades que não lhe são pertinentes em qualquer hipótese.
Entretanto, quando você faz referência à mesma citação no ultimo parágrafo do seu colóquio substituindo o verbo "deixar" pelos verbos "levar" ou "induzir", repete drasticamente o mesmo erro, o que não se justifica na nossa língua portuguesa.
Assim sendo, a Bíblia que detém essa tradução eivada de eqüívocos, certamente deve conter muitas outras citações que deturpam ou falsificam do mesmo modo outras passagens da Palavra de Deus.
Em resumo, qualquer exemplar da tradução bíblica que assim se apresenta deve ser destruída, para que tais erros não sejam doravante propagados e para que a Palavra de Deus seja tratada com a devida honra e o sublime respeito.
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Re: O Pai-Nosso na Missa

Mensagem por são vieira em Seg Dez 14, 2009 5:02 am

isso é ser radical... Smile
entendemos o sentido do texto...

em qualquer tradução existem textos retirados do texto original e que dá a entender que Deus é que nos dá as provações...

só quem realmente conhece a verdadeira personalidade de Deus é que sabe que Deus é amor...

vou dar um exemplo...

(Êxodo 4:11) . . .A isso Jeová lhe disse: “Quem designou a boca ao homem ou quem designa o mudo, ou o surdo, ou o de vista clara, ou o cego? Não sou eu, Jeová?

será que Deus daria tal coisa ruim...?
não... permite que tais situações aconteçam... não as muda...

assim como a tradução que diz... "não induzas" que significa não me leves a... pede a Deus para intervir

podem traduzir tb...não nos deixeis cair ou não permitir permitir... pede a Deus para intervir...

a conclusão é a mesma

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Re: O Pai-Nosso na Missa

Mensagem por Manuel Portugal Pires em Sab Set 10, 2011 9:57 am

9Pater noster, qui es in caelis
Sanctificétur nomen tuum:
10Advéniat regnum tuum:
Fiat voluntas tua,
sicut in caelo, et in terra.
11Panem nostrum
quotidiánum da nobis hódie,
12Et dimítte nobis débita nostra, ,
sicut et nos
dimíttimus debitóribus nostri
s.
13Et ne nos indúcas in tentatiónem.;
Sed líbera nos a malo. Amen.
Padre nosso, que estais nos céus,
santificado seja o vosso nome;
venha a nós o vosso reino;
seja feita a vossa vontade,
assim na terra como no céu;
o pão nosso
de cada dia nos dai hoje;
e perdoai-nos as nossas dívidas,
assim como nós
perdoamos aos nossos devedores;

e não nos deixeis cair em tentação;
Mas livrai-nos do mal.Amém.

9Pater noster, qui es in caelis,
sanctificetur Nomen tuum.
10Adveniat regnum tuum.
Fiat voluntas tua, sicut in caelo et in terra.

11Panem nostrum quotidianum da nobis hodie,
12et dimitte nobis debita nostra
sicut et nos dimittimus debitoribus nostris.

13Et ne nos inducas in tentationem,
sed libera nos a malo.

6:9 ... πάτερ ἡμῶν ὁ ἐν τοῖς οὐρανοῖς, ἁγιασθήτω τὸ ὄνομά σου,
6:10 ἐλθέτω ἡ βασιλεία σου, γενηθήτω τὸ θέλημά σου, ὡς ἐν οὐρανῶ καὶ ἐπὶ γῆς.

6:11 τὸν ἄρτον ἡμῶν τὸν ἐπιούσιον δὸς ἡμῖν σήμερον·
6:12 καὶ ἄφες ἡμῖν τὰ ὀφειλήματα ἡμῶν, ὡς καὶ ἡμεῖς ἀφήκαμεν τοῖς ὀφειλέταις ἡμῶν·
6:13 καὶ μὴ εἰσενέγκῃς ἡμᾶς εἰς πειρασμόν, ἀλλὰ ῥῦσαι ἡμᾶς ἀπὸ τοῦ πονηρο

http://biblos.com/matthew/6-13.htm

Fui a um dicionário de latim português e vi que a palavra .latina «inducas» é do verbo «induco, ...is, ...ere, ...duxi, ...ductum»
que entre outras coisas pode significar «induzir».
http://quizlet.com/6109229/ciceros-first-catilinarian-oration-vocabulary-flash-cards/

Desta forma, eu não vejo motivo para criticar a tradução da Bíblia.
O que interessa é que cada um conheça a Bíblia no seu conteúdo e assim saberá qual é o seu significado mais próprio,
em vez de se perder numa palavra (ou frase) solta.

Agora quanto a:
«Porque Vosso é o poder o reino e a glória, pelos séculos»
Uma pequena adição é encontrada no antigo manuscrito latino K (Codex Bobiensis, entre o 4º e o 5º século, ramificação africana) lê-se: "quoniam est tibi virtus in saecula saeculorum" ("porque teu é o poder para sempre.")
http://rodrigoiluminado.blogspot.com/2009/02/manuscrito-pai-nosso-mt-611-13_11.html

http://preberjamil.wordpress.com/2010/08/20/teu-o-reino-o-poder-e-a-glria-para-sempre/
«Porque Vosso é o poder e a glória, pelos séculos» (Didakê):
http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p4s2_2759-2865_po.html
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Manuel Portugal Pires

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