Pecado contra o Espírito Santo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pecado contra o Espírito Santo

Mensagem por Diego em Seg Nov 24, 2008 3:38 pm

Lembro que nas minhas aulas de Crisma quando falavamos sobre pecado, surgiu uma questão sobre pecados imperdoáveis. Citaram então a passagem Mt 12, 32: Todo o que tiver falado contra o Filho do homem será perdoado. Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste século nem no século vindouro.
Mais tarde, lendo o Atos dos Apóstolos, deparei-me com Atos 5, que também fala sobre mentir ao e pôr à prova o Espírito do Senhor. Portanto, pecar contra o Espírito.

No radapé da bíblia Ave Maria, na passagem de Mateus, diz o seguinte: A blasfêmia contra o Espírito Santo consiste em atribuir, por maldade, ao espírito do mal, obras boas devidas manifestamente à ação do Espírito Santo.
Mas no caso da passagem de Atos, Ananias e Safira não atrubuiram ao maligno as obras do Espírito, mas sim tentaram enganar aos apóstolos.

E no tópico sobre o purgatório, o Pe. Leo disse:
c- MT. 12, 32, onde o Senhor Jesus, ao falar do pecado contra o
Espírito Santo, fala como um pecado q nao será perdoado nem no presente
século nem no futuro, referindo-se claramente a um perdao pessoal, e
nao a uma dimensao meramente temporal.

Eis então minhas dúvidas: O que seria então o pecado contra o Espírito Santo? "Apenas" aquela explicação de Mateus ou também o caso dos Atos dos Apóstolos? E fato dele não ser perdoado quer dizer que quem o cometeu está condenado sem direito a perdão? Ou eu entendi mal a resposta do padre Leo e quando é dito que este pecado não será perdoado significa que quem o cometeu poderá ser perdoado mas restará a pena para o purgatorio?

Não sei se fui claro nas perguntas, se estiver difícil de entender tento explicar melhor.

Abraço a todos
avatar
Diego

Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/08/2008
Idade : 26
Localização : Petrópolis - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pecado contra o Espírito Santo

Mensagem por Pe. Anderson em Ter Nov 25, 2008 7:54 am

Caro Diego,

Muito obrigado por sua pergunta, é uma pergunta muito interessante.

O pecado contra o Espírito Santo é a blasfêmia contra o Espírito Santo (“falar mal”). Esse pecado é chamado de “eterno” pelo Catecismo da Igreja Católica. Esse pecado não pode ser perdoado, não por defeito na misericórdia divina, que não tem limites, mas porque quem comete esse pecado se recusa a acolher a misericórdia divina, não se arrepende de seus pecados e não quer a salvação oferecida por Deus. O pecado contra o Espírito Santo é pecado contra a virtude teologal da esperança e pode apresentar principalmente duas formas:

1) O desespero: por esse pecado o homem deixa de esperar de Deus a sua salvação, os auxílios para alcançá-la ou o perdão dos seus pecados. O homem desesperado é aquele que diz que cometeu tantos pecados, que nem Deus é capaz de perdoá-lo. Nesse caso, o homem coloca limites na misericórdia divina e não aceita sua ação. Esse pecado não é perdoado porque o pecador não quer ser perdoado. O desespero opõe-se à bondade de Deus, à sua justiça e à sua misericórdia.

2) A presunção: nesse caso o homem presume de suas capacidades, pensando poder conseguir a salvação por seus próprios meios, ou presume da misericórdia de Deus (esperando obter o perdão sem conversão, sem arrependimento, esperam adquirir a glória sem o mérito). Esse segundo tipo é uma grande tentação para aqueles que negam a existência do Inferno, pois assim, pensam que Deus está obrigado a salvar a todos. Isso é uma forma de não entender a bondade de Deus, que é sempre justa.
Dessa forma, creio que podemos dizer que o pecado dos fariseus foi um pecado de presunção, pois estes se consideravam como “os puros”, os fiéis cumpridores da Lei, e por isso, já estariam salvos. Esses não esperavam da misericórdia de Deus, mas esperavam a salvação por suas próprias obras.

Ananias e Sáfira pecaram porque não reconheciam que o Espírito Santo guiava os Apóstolos, e tentaram enganá-los. Eles não reconheciam a especial assistência do Espírito sobre a Igreja. Isso portanto não é propriamente um pecado contra o Espírito Santo. Depois o PE. Leo pode esclarecer melhor o significado dessa passagem.

Espero ter ajudado, se não, pode perguntar que tentaremos esclarecer melhor. Obrigado por sua participação e um grande abraço.
avatar
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 35
Localização : Roma

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pecado contra o Espírito Santo

Mensagem por Diego em Qua Nov 26, 2008 9:56 pm

Obrigado Andeson, foi muito esclarecedor. Só restou uma dúvida (não sei se não entendi direito).

Por exemplo, no caso de uma pessoa que após perder um ente querido desacredite e ofenda a Deus (como no caso de desespero), mas após um tempo entenda que a morte é algo natural e etc e que Deus não matou a pessoa por simples prazer. Se ela se arrependesse, voltasse a acreditar na misericórdia divina e na salvação, ela teria pecado contra o Espírito?

Ou o pecado seria apenas se ela chegasse ao ponto em que nada faria com que ela voltasse atrás(ndependente do que acontecesse, ela continuaria a recusar a Deus até o fim de sua vida)?
avatar
Diego

Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/08/2008
Idade : 26
Localização : Petrópolis - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pecado contra o Espírito Santo

Mensagem por alessandro em Qua Nov 26, 2008 11:21 pm

ola a todos

o andeson pode complementar a resposta depois, mais só para adiantar..

só haverá um situação de não perdão caso o haja um continuidade no pecado. o que segundo a resposta dada acima ocorre no pecado contra o Espírito.

caso a pessoa se arrependa sinceramente e volte atrás, ela será sim pedoada. como o anderson afirmou o problema não está numa suposta limitação da misericórida divinda ( sempre ávida por pedoar), mas no pecador que insiste em sua situação de desespero ou presunçao.

abraço a todos

_________________
Só vale a pena viver pelo que vale a pena morrer!!!
avatar
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pecado contra o Espírito Santo

Mensagem por Pe. Anderson em Sex Dez 05, 2008 1:57 pm

Caros amigos,

Confirmo a resposta do Alessandro: o pecado contra o Espírito Santo (desespero ou presunção) só nao pode ser perdoado enquanto ele existe! Se a pessoa se arrepende e pede perdao, ela é perdoada. O pecado contra o Espírito Santo também é chamado de impenitencia.
Depois, só para esclarecer: o pecado do desespero é sempre desespero da salvação própria. Não há pecado do desespero por outra pessoa e desespero por qualquer outra situação que nao seja sobre a salvação eterna. Ele nao é perdoado somente se a pessoa morre nesse pecado, sem invocar a misericórdia divina, que nunca falha.

Espero ter esclarecido. Um abração a todos.
avatar
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 35
Localização : Roma

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pecado contra o Espírito Santo

Mensagem por Pe. Leo em Ter Dez 09, 2008 3:05 pm

Só para ajudar a complementar: o pecado contra o Espirito Santo é imperdoável, nao tanto por sua gravidade e malícia ( sendo ele muito grave), mas pela disposiçao subjetiva da vontade, propria neste pecado, que fecha as portas ao arrependimento. De tal forma que nao se pode falar que haverá arrependimento, pois faz "parte" da "essencia" do pecado nao querer nem plantear o arrependimento.
avatar
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis, RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pecado contra o Espírito Santo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum