Oração e tempo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Oração e tempo

Mensagem por Bernardo em Sab Jan 17, 2009 3:27 pm

Depois de algum tempo fora do fórum, voltei com uma dúvida interessante:

Em algum dia de novembro, Fernanda (namorada) faria uma prova de cálculo na faculdade às 17 horas. Custumo rezar por ela quando faz provas, mas nesse dia acabei esquecendo. Mas às 19:40 eu participei de uma adoração, lembrei dela e coloquei como intenção a prova dela já que não sabia como ela tinha se saído.
A partir daí começei a pensar se posso rezar por uma coisa que já aconteceu. Parece não ter sentido para nós, já que essa coisa já aconteceu e a nossa oração não "adiantaria". Mas se pensarmos que Deus está fora do tempo e consegue ver tudo "ao mesmo tempo" isso pode ter algum sentido, já que oramos para Deus. Não estou dizendo que a nossa oração poderia mudar alguma coisa já ocorrida, mas digo que essa coisa só ocorreu desse modo pois rezei por ela hoje.

Tem algum sentido????

O fato de eu não saber o resultado da prova influencia em alguma coisa?

Queria que vocês comentassem.....fiquem com Deus
Bernardo

Ver perfil do usuário

Re: Oração e tempo

Mensagem por Rafaela Botelho em Dom Jan 18, 2009 8:44 am

Oi Bernardo.
Como vai?

O que vc escreveu me fez lembrar um livro que li faz algum tempo. Bom, no livro justamente o exemplo era uma prova, dizia que podemos sim rezar por uma prova que já foi feita, não que isso vá mudar o resultado mas que a oração não está presa ao tempo.

Confesso que a explicação ou desenvolvimento disso também aguardo... Antes de ler isso no livro eu nunca tinha pensado em rezar para que "me saísse bem" numa prova que fiz "ontem", por ex.

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Acolhedora

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bernardo em Sex Jan 23, 2009 10:12 pm

..........
Bernardo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pe. Anderson em Sex Mar 06, 2009 10:12 pm

Caros amigos,

Essa pergunta é realmente muito boa, pois se trata de uma relaçao do ser humano, que está no tempo, com Deus, que vive fora do tempo.

Creio que podemos partir desse princípio: nós estamos no tempo e Deus nao, quer dizer todas as coisas (passado, presente e futuro) estao diante de Deus como num presente perfeito. Deus conhece todas as coisas por pensar em si mesmo. Com esse único pensamento Ele se conhece a si mesmo perfeitamente e todas as coisas criadas por Ele.

Nesse sentido, creio que a oraçao feita por algo que já passou (e nós ignorávamos que havia passado) tem valor diante de Deus, pois é capaz de "prever" que nós pediriamos algo, mesmo que já se tenha passado para nós. Deus é Pai, é misericordioso e quer que nós rezemos sempre, sem nunca desanimar. Esse mesmo Deus conhece nossos limites e conta com eles. Creio que a misericórdia divina supera as nossas falhas e a oraçao feita por algo já passado e desconhecido por nós pode ser escutada por Deus.

Essa é minha opiniao pessoal, creio que esse tema nao é tratado em nenhum livro, mas estou certo que a misericórdia divina supera infinitamene nossas limitaçoes.

Espero ter ajudado, um grande abraço a todos.
Pe. Anderson
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Binhokraus em Sab Mar 07, 2009 1:58 am

hehehehehe...
Cá estou eu de novo!
Cara simplesmente é muito fascinante a sua pergunta, e a explicação do Anderson melhor ainda....
Só vim aqui mais uma vez ressaltar que é justamente em cima de perguntas assim que se tem trabalhado atualmente para desvendar as fronteiras da física... é um questionamente muito interessante e fascinante.

"Quem não ora, não precisa de demônio que o tente." Sta. Tereza D'Avila
Binhokraus
Moderadores

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rafaela Botelho em Dom Mar 08, 2009 12:15 am

Oi Pessoal
Como vão?

Pe. Anderson, muito interessante, gostei. Mas é estranho para entendermos, porque fica o algo não-material com a concretização, o material. No caso, a oração (não-material) com o fato/concretização/material que é a prova feita ontem, por ex.

Entendeu o que eu quis dizer?

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Acolhedora

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pe. Anderson em Ter Mar 24, 2009 10:07 pm

Cara Rafaela,

Na verdade não entendi nada do que você quis dizer. Dá pra ser mais clara? Sua mente me parece mais misteriosa do que a mente divina.

Um abraço.
Pe. Anderson
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rafaela Botelho em Ter Mar 24, 2009 10:39 pm

Oi pe. Anderson.
Como vai?

Ai, ai... Você nunca entende o que eu digo! (rs)
Vamos lá, em outras palavras...

Acho difícil entender essa questão, porque a oração não é algo material, algo palpável, é do espírito, mas, neste caso faz relação com algo concreto, material, que é (no exemplo) a prova feita.
Fé e Razão, Espiritual e Material, Água e Calor...

No exemplo da prova feita ontem:
Eu faço uma oração HOJE (oração que é algo espiritual e não se pode pegar, apalpar...) por uma prova (que toquei, escrevi, é material...) que fiz ONTEM (tempo que já passou...).

Fui mais clara agora na minha confusão/dúvida? (rs)
(Já até imagino a resposta...)

Fica com Deus
A bênção...
Very Happy
Rafaela Botelho
Acolhedora

Ver perfil do usuário

Mensagem por são vieira em Sex Jul 17, 2009 3:02 pm

bem, isso parece mais teoria pois a biblia diz que Deus ouve as nossas orações e se for segundo as suas normas ele responderá...1joão 5: 14,15. a questão é... podemos orar e despejar as nossas preocupações a Deus sobre qualquer assunto mas nós temos de fazer a nossa parte para que as coisas corram bem... se não correram não podemos dizer que foi Deus pois colhemos o que semeamos...não tem lógica Deus andar a correr de um lado para o outro no tempo para corrigir alguma situação... se assim fosse a forma como a biblia descreve os erros dos fiéis do passado não faziam sentido...

são vieira

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rafaela Botelho em Dom Jul 19, 2009 11:10 am

Olá Vieira,
Seja bem-vindo!

Acho que vc não compreendeu o que eu quis dizer.
A questão não é Deus sair resolvendo problemas nem mudar questões na prova, mas, a oração que não é material com o tempo.

Fique com Deus
Obrigada por sua participação.
Very Happy
Rafaela Botelho
Acolhedora

Ver perfil do usuário

Mensagem por são vieira em Dom Jul 19, 2009 1:43 pm

sim, assim como o vento, as leis do universo é algo invisível mas podem ser apercebidos e tb não são materiais... mas a questão que expliquei nada tem a haver com o factor oração mas sim, tempo presente-oração e tempo passado- resposta... com relação á primeira questão levantada nesta página do fórum
atenciosamente

são vieira

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: