Rock, Fé e Poesia - Feltrin, Rogério. -“ 20 anos de Rosa de Saron” Narrados através de suas músicas. RESENHA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Rock, Fé e Poesia - Feltrin, Rogério. -“ 20 anos de Rosa de Saron” Narrados através de suas músicas. RESENHA

Mensagem por M.Levi em Sab Mar 07, 2009 1:49 pm

A minha história com Rosa de Saron,

Ainda lembro dos meus primeiros passos no ano de 1999, quando comecei minha caminhada, várias coisas começaram a me angustiar, entre as quais o meu lugar na Igreja ( esse foi resolvido anos depois quando me formei em História) e o Rock sempre gostei e gosto muito de rock, algumas bandas tais como : Oasis, U2, Creed, Guns, sempre estiveram nas minhas listas das preferidas e ainda estão, no entanto queria e sentia falta de uma banda de rock católico, até que um grande irmão Diogo (hoje no Seminário Diocesano, onde eu leciono História para o Seminário Menor), me trouxe uma fita k7 do cd “Diante da Cruz”, ai sim me sentia confortável, lembro que fiquei com a fita uns 6 meses até comprar o cd, nesse meio termo consegui um cd que vendia em banca de jornal que tinha uma música do Rosa (Chance), tinha também uma do Eterna entre outras. Naquela época havia um pré-conceito em relação ao Rock católico, tomei como meta que as pessoas ouvissem o Rosa de Saron, até que se espalhou aqui pela região quando do lançamento do cd “Depois do Inverno”, (lembrei de um detalhe comprei o cd na pré estréia do filme do Senhor dos Anéis, no mesmo dia, duas alegrias, sim eu sou muito fan do Senhor dos Anéis), o mesmo Diogo que me emprestou a fita K7, no ano de 2003 nós encontrei para irmos ao show da banda em Cabo Frio, nessa época ele morava em Rio das Ostras e eu estava fazendo faculdade no Rio. Nesse fim de semana que fomos com a cara e a coragem não tínhamos onde ficar, acabou que fomos acolhidos pela mesma família que acolheu o Rosa, parecia aquelas promoções, tipo quer passar o dia com sua banda preferida ir para o shows no ônibus deles e ainda se confundido com o vocalista (sim isso aconteceu, não tenhamos alguma coisa parecida, mas o Guilherme ainda era uma novidade e nós fomos no ônibus), então, nesse fim de semana meu respeito pelos caras aumentou, já era a nova formação com Guilherme nos vocais e sem tecladista, uma banda que estava estourando de novo, percebi uma simplicidade e uma atenção de pessoas de bom coração, tive a oportunidade de ir depois no show no Rio de Janeiro alguns anos depois e até que conseguimos em 2005 organizar o show aqui em Petrópolis.

(Feltrin, Rogério. Rock, Fé e Poesia - “ 20 anos de Rosa de Saron” Narrados através de suas músicas. Editora Pontes 2008 Campinas SP )
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Ver perfil do usuário

Re: Rock, Fé e Poesia - Feltrin, Rogério. -“ 20 anos de Rosa de Saron” Narrados através de suas músicas. RESENHA

Mensagem por M.Levi em Sab Mar 07, 2009 1:50 pm

Rock, Fé e Poesia.

Antes de tudo, quem tem todos os CDs do Rosa, deve fazer a experiência de ler ouvindo, é bem legal e diferente, que não tem vai ouvindo nas partes que tem as músicas correspondentes. O livro é muito bem acabado, em papel de revista, ótimas imagens, bela diagramação, aqui isso gerou uma brincadeira porque ao longo do livro existem matérias que saíram nos jornais, revistas e etc, eu queria ler essas matéria, tive que pegar uma lupa para ler algumas dessas, então a leitura é bem rápida, porém se perde (ganha) um tempo considerável, vendo e revendo as imagens e procurando a filipeta dos shows, a do que ocorreu aqui eu não achei, é um livro, todavia para os mais desatentos passa como uma revista, a proposta é muito boa e criativa o Rosa de Saron é uma banda e lógico tem diversas canções, a proposta do livro é contar a História do Rosa pelas sua canções, gostei muito da jogada. De cara o Livro faz uma apresentação em tom de brincadeira do nome da Banda, eu também fiz essa pergunta.“ O que significa Rosa de Saron ? Pacientemente o Feltrin me respondeu lá em Cabo Frio.

Nas primeiras páginas do livro são apresentadas esclarecimentos muito válidos e bem embasados para questão do ritmo e das letras, a formação da banda e como ela se deu ao longo dos anos é apresentada. Ler as páginas de “Rock, Fé e Poesia.” nos traz raras surpresas que ficam para os que vão ler, no entanto é bom saber que o Batman e Elektra influenciaram o Rosa, como ? Só lendo, é muito legal, daí em diante há uma analise de cada cd e das músicas que o formam, nisso a história de cada música, ao mesmo tempo vai sendo feita uma analise do contexto em que as músicas foram escritas, os desânimos, a angustia, as alegrias, as curiosidades e os momentos de recomeço e de perdão.
Engraçado que diante da leitura um sentimento de fazer parte tomou conta de mim, em algumas canções as explicações acabaram-me dando alento ao ouvir e ler de novo essas músicas. O significado maior do que se imagina de certas canções me trouxe para a realidade, de que o Rosa não é apenas uma banda de rock católico e sim que o Rosa tem um ministério. O significado de algumas músicas vai além do que se imagina, por mais que entre nós discutimos por diversas vezes o que significava “Muitos choram”,“ Parusia”, “ Anjos das Ruas”, “Mentiras das Agulhas” entre tantas outras, essas músicas tem sua própria historicidade o que não faz delas músicas datadas a alguém, ou a um momento, como pude constatar que ao ser questionado sobre essa ou aquela música, o Rogério perguntava : - O que diz para você, e ai sendo uma resposta confortante então respondia é isso mesmo.
Ao longo do livro a emoção toma conta do leitor em certas circunstâncias (faça a experiência de ler ouvido as músicas), saber a profundidade de Isaias 53, 3-9, quase conhecer aqueles “olhos vermelhos”, a felicidade ( por ter achado que ficou linda com o Rosa ) de não ter chegado certa canção a tempo nas mãos do Dunga, a alegria de em uma tarde, onde o Marcelo ( Tchelão) tomou um bolo e ter observado as crianças, o cômico na confusão entre o coma e coma, descobri quem é o “5 minutos”, saber que o Eduardo quase nos privou de uma das canções mais intimistas do Rosa, que a “Chance” teve sua chance muito antes do que se imagina. Que em uma frase tanta coisa se explica “....viver a dor da despedida não diminui a sua fé.”, saber que essa frase tão real tem haver com o Rosa e entender que isso fez com que uma canção tivesse ainda mais sentimento forte e significativo. Poder fazer uma ligação direta entre um “Trilha sem dor “ e “ Passos lentos”, quando se entende o significado de ambas é a conclusão que se pode chegar. E assim as canções lidas e ouvidas ganham vida nova. No livro é possível na leitura encontrar pessoas tão bem conceituadas na cena católica hoje e perceber que o Rosa estava lá, pessoas como Cosme, Danilo (Ceremonya) baterista da banda que acompanha Pe Marcelo Rossi, Ziza Fernandes, Pe Roberto da Toca de Assis entre tantos outros. Aqui não se relata o que é mais emocionante, o mais tocante, o mais encantador, o cômico, ou outra coisa qualquer, aqui nessas linhas a proposta é o que o Rosa de Saron diante de “Rock, Fé e Poesia” significou e significa para a minha vida.
Duas palavras traduzem o livro, nostalgia e renovação, não sei se para todos terá o mesmo significado, talvez para o mais novos seja, novidade e sentimento, para outros pode ser, perseverança e sonoridade, enfim, assim como as músicas do Rosa podem ter significados diferentes assim também pode ser a leitura de “Rock, Fé e Poesia.”
Eu recomendo.....
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Ver perfil do usuário

Re: Rock, Fé e Poesia - Feltrin, Rogério. -“ 20 anos de Rosa de Saron” Narrados através de suas músicas. RESENHA

Mensagem por Ju Maria em Dom Set 27, 2009 3:22 pm

Esse livro é muito bom!! Eu já gostava muito do Rosa... Depois de ler o livro e assim conhecer a história da banda, passei a amar ainda mais!!!

Também recomendo!!

= )

Fiquem com Deus!!!
Ju Maria

Ver perfil do usuário http://twitter.com/jumariarj

Mensagem por Alan em Seg Set 28, 2009 7:07 pm

Vou comprar o meu este mês sem falta =D
Alan

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: