Revelações Divinas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Revelações Divinas

Mensagem por Bernardo em Qui Set 04, 2008 9:54 pm

Sabemos da existência de duas revelações divinas. Uma através de Moisés e outra através de Jesus.

Que base temos nós católicos para acreditarmos que realmente ouve uma revelação divina?

E supondo agora que existiram essas revelações, porque elas são tão diferentes uma da outra sabendo que foi Deus que as fez? Deus teve que aperfeiçoar sua primeira revelação com a segunda???
avatar
Bernardo

Mensagens : 20
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Revelaçoes.

Mensagem por Pe. Leo em Sex Set 05, 2008 4:53 pm

Estimado Bernardo:

Antes de mais nada, nao existiram varias revelaçoes. O q existe é uma só revelaçao, enquanto atitude de Deus que se dignou dar-se a conhecer aos homens por livre iniciativa, para manifestar-lhes seu projeto de salvaçao. Esta Revelaçao se dá progressivamente e de diversas formas, conforme a capacidade de percepçao dos que eram os destinatários desta.
A Revelaçao de Moisés deve ser considerada como uma etapa da Revelaçao, aberta a um progresso e a uma melhor compreensao depois.
Cristo é a Plenitude da Revelaçao, onde Deus diz tudo o que tem a dizer aos homens atrvés de seu Filho.
A Revelaçao como tal começa com Abraao e vai se manifestando de diversas formas por Palavras e Fatos: palavras que explicam os fatos e fatos que dao credibilidade às palavras.
Sobre a base que temos para acreditar que esta Revelaçao seja Divina, costuma-se tratar em teologia pelo que chamamos de sinais de credibilidade, que podemos dizer que em resumo sao estes: O Proprio Cristo, o fato histórico de sua Morte e Ressurreiçao, a Igreja em geral e em particular a via da santidade da Igreja e a vida de todos os santos, e o testemunho dos fiéis cristaos como sinal de que esta Revelaçao produz frutos concretos na história e na vida de pessoas que tiveram uma total adesao a esta.
É uma questao que exige ser aprofundada. Tentei ser o mais breve possível. Se algo nao ficou claro, aguardo resposta. Q Deus abençoe.
avatar
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 33
Localização : Petrópolis, RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Revelações Divinas

Mensagem por Petrus Romanus em Dom Jun 26, 2011 7:18 pm

Um grande abraço a todos, retomando este tópico desejaria antes de continua-lo, desejaria acrescentar algumas coisas:

1) §105 Deus é o autor da Sagrada Escritura. "As coisas divinamente reveladas, que se encerram por escrito e se manifestam na Sagrada Escritura, foram consignadas sob inspiração do Espírito Santo" "A santa Mãe Igreja, segundo a fé apostólica, tem como sagrados e canônicos os livros completos tanto do Antigo como do Novo Testamento, com todas as suas partes, porque, escritos sob a inspiração do Espírito Santo, eles têm Deus como autor e nesta sua qualidade foram confiados à própria Igreja."

§106 Deus inspirou os autores humanos dos livros sagrados.. "Na redação dos livros sagrados, Deus escolheu homens, dos quais se serviu fazendo-os usar suas próprias faculdades e capacidades, a fim de que, agindo ele próprio neles e por meio deles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo e só aquilo que ele próprio queria."

_ Como acontece a inspiração? Ela é como uma voz que se ouve dentro de si ou é como um padre me falou, aquilo que aos homens é certo passa a ser divino se escrito (sinceramente fiquei abalado com isso)? Ou ainda , Deus fez um teatro e desceu dos céus com seus anjos e escreveu as tábuas de Moises e o Espírito Santo desceu como pomba e soprou no ouvido deles (já ouvi muito isso)?
_ Também, tudo o que está escrito deve ser entendido ao pé da letra? Ou, tudo o que os apóstolos e discípulos dos apóstolos interpretaram dela é a suma verdade e nada deve ser dito se eles não disseram? E tudo o que está na Bíblia é confiável históricamente, cientificamente, ou se a ciencia ou a historia dizerem algo diferente da Bíblia nós a negaremos por dizer outra interpretação diferente da que por milenios foi dada?

Sei que são muitas perguntas, mas agradeço se alguém puder me ajudar em algumas delas

Um grande abraço e que Deus nos ilumine!
avatar
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 26
Localização : Ribeirão Preto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Revelações Divinas

Mensagem por Manuel Portugal Pires em Dom Ago 28, 2011 10:16 am

Este assunto é muito, muito interessante.
Relativamente à vocação de Abraão, YHWH ( יהוה), DEUS (Elohim: do hebraico אֱלוֹהִים , אלהים ) começou por falar com ele por sonhos.
Realmente toda a gente tem sonhos, mas a maior parte deles parecem ser irrealizáveis.
Jacob,(Israel) aquele que comprou ao irmão o direito de primogenitura por um prato de lentilhas também teve sonhos e além disso teve que lutar com um anjo que se apresentava como se fosse o próprio DEUS YHWH. Foi por isso que obteve o nome de Israel:
יַעֲקֹב (Jacob - Israel) יִשְׂרָאֵל‎‎
Teve 12 filhos que formaram as 12 tribos de Israel (na verdade foram 13; os 2 filhos de José formaram 2 tribos e os restantes 11 filhos formaram mais 11 tribos - A de Levi não conta porque foi separada para o serviço sagrado: ensino e sacerdócio).
As promessas de YHWH ( יהוה) só se concretizaram a partir de Moisés, da tribo de Levi, depois de ter visto no monte Sinai, quando vivia com o seu sogro Jetro, a sarça ardente e recebeu de YHWH o mandato de libertar o seu povo.
Depois de se iniciar o êxodo Moisés falou com YHWH no monte Sinai, onde recebeu as tábuas da Lei.
Os profetas falavam com YHWH através de sonhos e de visões.

Yeshua, (ישוע) na plenitude dos tempos, veio directamente da parte de YHWH, assumiu a forma humana, e transmitiu aos homens tudo o que era conveniente. Os Apóstolos foram as suas testemunhas que ensinaram, primeiro aos israelitas e depois aos pagãos tudo o que tinham visto e ouvido ao Mestre.
Enfim, foi assim que se recebeu a revelação de YHWH que se está a cumprir gradualmente e de acordo com os propósitos de YHWH.

Moisés escreveu nos 5 livros do Pentateuco a Lei que iria reger Israel como Nação.
Muitos dos profetas também relataram nos seus livros as mensagens de aviso e repreensão recebidas de YHWH.
Importantes acontecimentos da história de Israel, também foram escritos.
Além disso escreveram-se livros sapienciais e hinos de louvor como os Salmos, Provérbios etc.

Ainda no 1º século do Cristianismo escreveu-se a mensagem de Yeshua transmitida pelos Apóstolos nos 4 livros chamados de Evangelhos. Escreveram-se os principais Actos dos Apóstolos em especial de Pedro (o Apóstolo serôdio dos Judeus) e Paulo (o Apóstolo tardio dos gentios). Preservaram-se também cartas com o nome de Epístolas que davam conselhos da parte de Paulo e de outros discípulos que conviveram directamente com Cristo, como os dois irmãos de Cristo Tiago e Judas, o Apóstolo Pedro e João.
Este último a tradição identifica-o como sendo o Apóstolo João filho de Zebedeu, mas há quem lhe dê uma outra identificação mais racional. Também é atribuído a este João o livro do Apocalipse ou REVELAÇÃO, que foi produto de visões que teve na ilha de Patmos, e com ele são seladas todas as revelações de carácter universal.
Contudo depois tem havido revelações particulares tanto em forma de sonhos como de visões e que são susceptíveis de controvérsia.
avatar
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 773
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 73
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

Ver perfil do usuário http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Revelações Divinas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum