O Magistério da Igreja

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Magistério da Igreja

Mensagem por Rafaela Botelho em Ter Abr 28, 2009 7:07 pm

Olá pessoal.
Como vão?

Bom, conversando com um amigo constatamos que as vezes falamos de forma errada ao nos dirigirmos ao Magistério da Igreja (Sobre seu objetivo, posição, etc.).

Aqui em postagens no fórum várias vezes para respondermos algo usamos o Magistério. Creio que a reflexão da resposta será se grande serventia para todos os usuários do fórum.

Enfim, alguém pode dizer os objetivos do Magistério da Igreja, o que não cabe a eles, etc?

Fiquem com Deus
Boa semana!
Very Happy
avatar
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O Magistério.

Mensagem por Pe. Anderson em Seg Maio 18, 2009 11:59 am

Caros amigos,

Muito boa a questao apresentada aqui. Quero colaborar com um texto de grande autoridade (do Concílio Vaticano II) que resume bem o papel do Magistério da Igreja.

"Relação da Sagrada Esrtirua e Tradiçao com a Igreja e com o Magistério eclesiástico

10. A sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constituem um só depósito sagrado da palavra de Deus, confiado à Igreja; aderindo a este, todo o Povo santo persevera unido aos seus pastores na doutrina dos Apóstolos e na comunhão, na fração do pão e na oração (cfr. Act. 2,42 gr.), de tal modo que, na conservação, actuação e profissão da fé transmitida, haja uma especial concordância dos pastores e dos fiéis.

Porém, o encargo de interpretar autênticamente a palavra de Deus escrita ou contida na Tradição, foi confiado só ao magistério vivo da Igreja, cuja autoridade é exercida em nome de Jesus Cristo. Este magistério não está acima da palavra de Deus, mas sim ao seu serviço, ensinando apenas o que foi transmitido, enquanto, por mandato divino e com a assistência do Espírito Santo, a ouve piamente, a guarda religiosamente e a expõe fielmente, haurindo deste depósito único da fé tudo quanto propõe à fé como divinamente revelado.

É claro, portanto, que a sagrada Tradição, a sagrada Escritura e o magistério da Igreja, segundo o sapientíssimo desígnio de Deus, de tal maneira se unem e se associam que um sem os outros não se mantém, e todos juntos, cada um a seu modo, sob a acção do mesmo Espírito Santo, contribuem eficazmente para a salvação das almas."

Creio que isso responde claramente à questao. Se quiserem, podemos continuar desenvolvendo o tema. Um grande abraço a todos.
[i]


Última edição por Pe. Anderson em Seg Maio 18, 2009 12:01 pm, editado 1 vez(es) (Razão : "In necessariis unitas, in dubiis libertas, in omnibus caritas.")
avatar
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 35
Localização : Roma

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum