Thau Franciscano

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Thau Franciscano

Mensagem por LeoLacerda em Qua Abr 29, 2009 12:42 pm

Bom dia/noite!

Tenho uma pergunta sobre o símbolo Franciscano Thau. Sei que ele é em forma de um T "ondulado" e que vem da letra hebraica Thau, mas não sei muita coisa sobre o por que de Francisco de Assis ter escolhido esse símbolo e o que ele representa. Alguém sabe me responder? =]

Abraçoss e paz
LeoLacerda

Ver perfil do usuário

Re: Thau Franciscano

Mensagem por alessandro em Qua Abr 29, 2009 11:12 pm

ola léo
mas o principal motivo do uso franciscano (e cristão no geral) é uma passagem do livro de ezequiel (que, como já é costume, não lembro de cabeça... Embarassed ) que fala de uma espécie de marcação dos eleitos de Deus.

tal passagem é interpretada como uma prefiguração da cruz, ou seja, aqueles que forem marcados pela cruz (no sentido de abraçar a salvação de Cristo) serão salvos.

qualquer esclarecimento posto depois.

abraçao

Última edição por alessandro em Qui Abr 30, 2009 9:07 pm, editado 1 vez(es)

Tira-dúvidas oficial

Ver perfil do usuário

Resposta interessante!!!

Mensagem por Milene Guimarães em Qui Abr 30, 2009 4:02 pm

Boa tarde Léo! Estava lendo seu tópico e encontrei um texto muito interessante que fala sobre o Tau... Aí vai:

Tau, sinal bíblico

Existe somente um texto bíblico que menciona explicitamente o TAU, última letra do alfabeto hebraico, Ezequiel 9, 1-7: “Passa pela cidade, pôr Jerusalém, e marca com um Tau a fronte dos homens que gemem e choram pôr todas as práticas abomináveis que se cometem”. O TAU é a mais antiga grafia em forma de cruz. Na Bíblia é usado como ato de assinalar. Marcar com um sinal é muito familiar na Bíblia. Assinalar significa lacrar, fechar dentro de um segredo, uma ação. É confirmar um testemunho e comprometer aquele que possui o segredo. O Tau é selo de Deus; significa estar sob o domínio do Senhor, é a garantia de ser reconhecido pôr Ele e Ter a sua proteção. É segurança e redenção, voltar-se para o Divino, sopro criador animando nossa vida como aspiração e inspiração.
Há certos sinais que revelam uma escolha de vida. O TAU, um dos mais famosos símbolos franciscanos, hoje está presente no peito das pessoas num cordão, num broche, enfeitando paredes numa escultura expressiva de madeira, num pôster ou pintura. Que escolha de vida revela o TAU? Ele é um símbolo antigo, misterioso e vital que recorda tempo e eternidade. A grande busca do humano querendo tocar sempre o divino e este vindo expressar-se na condição humana. Horizontalidade e verticalidade. As duas linhas: Céu e terra! Temos o símbolo do Tau riscado nas cavernas do humano primitivo. Nos objetos do Faraó Achenaton, no antigo Egito e na arte da civilização Maia. Francisco de Assis o atualizou e imortalizou. Não criou o TAU, mas o herdou como um símbolo seu de busca do Divino e Salvação Universal.

USAR O TAU É LEMBRAR O SENHOR

Muita gente usa o TAU. Não é um amuleto, mas um sacremental que recorda um caminho de sdalvação que vai sendo feito ao seguir progressivamente, o Evangelho. Usar o TAU é colocar a vida no dinamismo da conversão: cada dia devo me abandonar na Graça do Senhor, ser um reconciliado com toda a criatura, saudar a todos com a Paz e o Bem. Usar o Tau é configurar-se com aquele que um dia ilumina as trevas do nosso coração para levar-nos à caridade perfeita. Usar o Tau é transformar a vida pela Simplicidade, pela Luz e pelo Amor. É exigência de missão e serviço aos outros, porque o próprio Senhor se fez servo até a morte e morte de Cruz.

Espero que tenha ajudado!!!
Milene Guimarães

Ver perfil do usuário

Mensagem por LeoLacerda em Qui Abr 30, 2009 10:23 pm

Muito interessante!!

Nunca havia feito uma analogia entre a Ankh egípcia e o Thau, mas realmente por esse texto a representação do Thau é igual ao significado basico da Ankh.
Você não faz ideia do quanto essa comparação com Faraó Akhenaton foi imporante pra mim, apesar deu ter achado ela meia forçada... Pode me passar o autor para eu ver se ele é confiável?

Agora que descobri parte do Tau, só completando algumas informações que talvez sejam úteis a alguém:
a cruz egípcia Ankh é a Árvore da Vida da Cabala hebraica, o seu primeiro desenho com todos as 10 sephirots contornadas o que veio a se tornar a árvore da vida como conhecemos hoje. peguei no google uma arvore e contornei ela pra mostrar, ficou meio "podre", mas:

segundo a Cabala hebraica, a idéia da letra Thau é: antigamente; cruz, sinal dos sinais; simboliza a reciprocidade, abundância, resistência, proteção e perfeição.

Agora o Thau faz sentido... afinal na Idade Média quem era sábio, como São Francisco, era porque realmente conhecia vários assuntos, sabia que deveria ter algo a mais.
Alessandro, o que tiver mais de informação pra compartilhar ou corrigir agradeço!

Abraçoss e paz mais uma vez!
LeoLacerda

Ver perfil do usuário

..continuação...

Mensagem por Milene Guimarães em Sex Maio 01, 2009 12:24 pm

A paz, Léo! Bem quando vi sua pergunta a respeito do Tau, lembrei logo da Comunidade católica Shalom,
que também usa como sinal o tau Franciscano. Não sei se você conhece a comunidade. Bem, foi lá que encontrrei um artigo a respeito do significado e importância do tau... Posto aqui o endereço para o link direto,
daí você pode conferir na íntegra a resposta. Acho que vai tirar suas dúvidas e vc irá gostar!
Os endreço p os link's são: http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=2541
http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=239

Os dois esclarecem a questão!

Dá uma olhada e depois vc diga o que achou!!!!

Fique com Deus!!!
Milene Guimarães

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: