Músicas protestantes na Santa Missa
Quem tem boca vai a Roma! :: Doutrina Católica :: Liturgia Católica: a celebração do mistério cristão.
Página 2 de 4 • Compartilhe •
Página 2 de 4 •
1, 2, 3, 4 
Re: Músicas protestantes na Santa Missa
Santo Estevão Bittencourt!!!
Tudo que eu tentei dizer ele vai e diz em poucas linhas.

Tudo que eu tentei dizer ele vai e diz em poucas linhas.

Rafaela Botelho- Acolhedora
Vou colocar aqui um exemplo de uma música muito bonita, protestante e que eu já vi ser usada em muitas igrejas para exemplificar o que foi dito por Estevão Bittencourt
O trecho é de uma música da Ana Paula Valadão e diz o seguinte:
"Se tu olhares Senhor, pra dentro de mim, NADA ENCONTRARÁ DE BOM."
Essa é uma doutrina protestante e contrária a fé católica, e portanto não deve ser empregada nem na liturgia nem em lugar nenhum dentro da igreja católica, porque diz contra a doutrina católica.
Volto a expressar minha opinião, se as músicas não tiverem nada contra a fé católica, não vejo porque não utiliza-las. O problema é que muitas vezes os próprios cantos católicos contém erros teológicos e doutrinários gravíssimos!!!! E isso se torna um problema na hora de julgar um música protestante válida ou inválida, já quem muitas vezes o argumento utilizado para invalidar uma música protestante acaba por invalidar algumas músicas católicas também.
O trecho é de uma música da Ana Paula Valadão e diz o seguinte:
"Se tu olhares Senhor, pra dentro de mim, NADA ENCONTRARÁ DE BOM."
Essa é uma doutrina protestante e contrária a fé católica, e portanto não deve ser empregada nem na liturgia nem em lugar nenhum dentro da igreja católica, porque diz contra a doutrina católica.
Volto a expressar minha opinião, se as músicas não tiverem nada contra a fé católica, não vejo porque não utiliza-las. O problema é que muitas vezes os próprios cantos católicos contém erros teológicos e doutrinários gravíssimos!!!! E isso se torna um problema na hora de julgar um música protestante válida ou inválida, já quem muitas vezes o argumento utilizado para invalidar uma música protestante acaba por invalidar algumas músicas católicas também.

Binhokraus- Moderadores
Dom Estevão Bittencourt:
Não é conveniente adotar cânticos protestantes em celebrações católicas.
Binho, só uma observação: Dom Estevão disse não achar conveniente e depois deu as razões pelas quais não acha.
No começo de seu post, vc disse:
Vou colocar aqui um exemplo de uma música muito bonita, protestante e que eu já vi ser usada em muitas igrejas para exemplificar o que foi dito por Estevão Bittencourt
Só é bom tomar cuidado para não ficar uma questão ambígua.
É que com estas palavras pode dar a entender que Dom Estevão só não acha conveniente SE...
Nada contra vc colocar o que acha, só escrevi isso porque outra pessoa pode interpretar de forma errada.
Mas enfim, sua opinião é essa.
Fique com Deus

Rafa, D. Estevão disse que para ele naum eh coveniente pois a Igreja naum PROIBE nada, porém é sim anti-litúrgico cantar músicas naum catolicas nas celebrações liturgicas principalmente nas missas!
A Santa Missa é o mais perfeito louvor ao Pai...Eh a Igreja de todo mundo em unidade para louvar ao Senhor; unidade nas leituras, no Evangelho, nas cores dos paramentos... E pq naum tbem nos cânticos?
"É mais fácil a o mundo viver sem sol do que sem a Santa Missa."(São Padre Pio)
A Santa Missa é o mais perfeito louvor ao Pai...Eh a Igreja de todo mundo em unidade para louvar ao Senhor; unidade nas leituras, no Evangelho, nas cores dos paramentos... E pq naum tbem nos cânticos?
"É mais fácil a o mundo viver sem sol do que sem a Santa Missa."(São Padre Pio)

Ísis Gonçalves- Mensagens: 16
Olá Ísis,
Como vai?
Mas foi o que eu citei dele:
"Não é conveniente adotar cânticos protestantes em celebrações católicas."
Fiquem com Deus

Como vai?
Mas foi o que eu citei dele:
"Não é conveniente adotar cânticos protestantes em celebrações católicas."
Fiquem com Deus

Oi Ísis!!!
Quando eu fiz essa pergunta, eu já tinha lido esse texto do D. Estevão sobre esse assunto.
Só que, como me disseram que existia um documento da Igreja a respeito, resolvi perguntar aqui para saber se alguém sabia de algo mais "oficial".
Mas, muito obrigada por postar esse texto do D. Estevão! Ele é muito bom!
Só tenho uma dúvida: Quando você disse
O que você quis dizer com isso? É que não ficou muito claro para mim...
Mais uma vez muito obrigada por sua contribuição!
Fiquem com Deus!!!
Quando eu fiz essa pergunta, eu já tinha lido esse texto do D. Estevão sobre esse assunto.
Só que, como me disseram que existia um documento da Igreja a respeito, resolvi perguntar aqui para saber se alguém sabia de algo mais "oficial".
Mas, muito obrigada por postar esse texto do D. Estevão! Ele é muito bom!
Só tenho uma dúvida: Quando você disse
Ísis Gonçalves escreveu:É necessário lembrar q qdo ele diz "protestantes" não são só os "evangélicos".
O que você quis dizer com isso? É que não ficou muito claro para mim...
Mais uma vez muito obrigada por sua contribuição!
Fiquem com Deus!!!

Ju Maria- Mensagens: 81

Hoje o Pe. também me disse, Juliana Maria, que existe mesmo o documento. E parece que realmente não é permitido.
Fiquem com Deus

Fiquem com Deus

Músicas protestantes na Santa Missa
Olá,
Retirei um texto, do site da Comunidade Shalom, que acredito ser útil para nossa questão.
"Em contato com o Secretariado Nacional de Liturgia, orgão executivo da
Comissão Episcopal de Liturgia, recebi esta orientação do Sr. Delfim
Machado, membro do mesmo, sobre a questão acima citada.
Constatamos
que liturgicamente, na Santa Missa, não devemos utilizar músicas que
não condizem com nossa doutrina e fé católica. Sendo que, podemos usar o equilíbrio e a sobriedade. Claro que
mantenho o seguinte pensamento:
"Entre o equilíbrio protestante e o chão firme da doutrina católica, fico com a segunda.""
Devemos cantar aquilo que celebramos, e como fazer isso usando uma música protestante?
Um outro detalhe, é que o nosso Bispo, Dom Filippo, ja se pronunciou contra as músicas protestantes na Missa! Não sei o que ele disse sobre o assunto, mas foi esta a informação que o Padre me passou!
Deus os abençoe!!!!
Abraço fraterno a todos...
Retirei um texto, do site da Comunidade Shalom, que acredito ser útil para nossa questão.
"Em contato com o Secretariado Nacional de Liturgia, orgão executivo da
Comissão Episcopal de Liturgia, recebi esta orientação do Sr. Delfim
Machado, membro do mesmo, sobre a questão acima citada.
Constatamos
que liturgicamente, na Santa Missa, não devemos utilizar músicas que
não condizem com nossa doutrina e fé católica. Sendo que, podemos usar o equilíbrio e a sobriedade. Claro que
mantenho o seguinte pensamento:
"Entre o equilíbrio protestante e o chão firme da doutrina católica, fico com a segunda.""
Devemos cantar aquilo que celebramos, e como fazer isso usando uma música protestante?
Um outro detalhe, é que o nosso Bispo, Dom Filippo, ja se pronunciou contra as músicas protestantes na Missa! Não sei o que ele disse sobre o assunto, mas foi esta a informação que o Padre me passou!
Queres saber no que cremos, vem ouvir o que cantamos - Sto. Agostinho
Deus os abençoe!!!!
Abraço fraterno a todos...

Danny- Mensagens: 6
Poxa! Muito obrigada pela contribuição!
=)
Fiquem com Deus

=)
Fiquem com Deus

Creio que nao há limites para a música inspirada por Deus.
Obviamente que o discernimento e o equilibrio devem prevalecer sempre, mas Deus nao faz acepçoes de pessoas.
Cada um de nós fomos capacitados com dons e talentos e a ação de Deus depende da abertura que nós damos a ELE. Portanto, muitas musicas protestantes estão em perfeita harmonia com aquilo que cremos e celebramos.
Tanto porque ja cantamos tantas musicas protestantes em nossas celebrações que fica até dificil separar.
Obviamente que o discernimento e o equilibrio devem prevalecer sempre, mas Deus nao faz acepçoes de pessoas.
Cada um de nós fomos capacitados com dons e talentos e a ação de Deus depende da abertura que nós damos a ELE. Portanto, muitas musicas protestantes estão em perfeita harmonia com aquilo que cremos e celebramos.
Tanto porque ja cantamos tantas musicas protestantes em nossas celebrações que fica até dificil separar.

ALTAIR- Mensagens: 1
Ju, qdo mencionei q protestantes naum são só os "evangelicos", é pq eu já vi pessoa querendo cantas até musicas kardecistas na Santa Missa.
E botei entre aspas pq evangélicos nós tbem somos.
Bjnhos!
E botei entre aspas pq evangélicos nós tbem somos.
Bjnhos!

Oi Ísis!
Sério?? Eu nunca ouvi, pelo menos acho que não ouvi, música kardecista... Caramba!
Mas, eu só te peguntei porque, mesmo concrdando com você que evangélicos e crentes todos nós somos, muitas vezes acabo generalizando e achando que evangélico e protestante é a mesma coisa.
Muito obrigada pelo esclarecimento.
=]
Sério?? Eu nunca ouvi, pelo menos acho que não ouvi, música kardecista... Caramba!
Mas, eu só te peguntei porque, mesmo concrdando com você que evangélicos e crentes todos nós somos, muitas vezes acabo generalizando e achando que evangélico e protestante é a mesma coisa.
Muito obrigada pelo esclarecimento.
=]

Oi Danny!!
Adorei a frase de Santo Agostinho!! E também o que você colocou do site da Shalom. Como disse a Rafaela, contribuiu muito com nossa discussão.
Porém, ainda estou aguardando a resposta oficial do Davison... Rsrs
Acho que ela está dando um pouco de dor de cabeça, né????
Fiquem com Deus!!!
Abração a todos!
Adorei a frase de Santo Agostinho!! E também o que você colocou do site da Shalom. Como disse a Rafaela, contribuiu muito com nossa discussão.
Porém, ainda estou aguardando a resposta oficial do Davison... Rsrs
Acho que ela está dando um pouco de dor de cabeça, né????
Fiquem com Deus!!!
Abração a todos!

Kde a resposta oficial, minha gente???
Estamos esperando...
Fiquem na paz!
Estamos esperando...
Fiquem na paz!

a resposta oficial está demorando pq a questão não tem uma resposta óbvia. conversei com o davison esses dias e pelo que ele me disse, a resposta já está elaborada.
tb estou esperando...
tb estou esperando...

alessandro- Tira-dúvidas oficial
Página 2 de 4 •
1, 2, 3, 4 
Tópicos similares» Retirar miniaturas de fotos das músicas
» PERMUTA DO 1/13 SANTA CRUZ DIA 08/04 P/ GOCG...
» coloque seu nome na SANTA MISSA qual seria o motivo disto???
» A Bíblia, Pedro, Maria, Confissão e Missa
» Sutil idolatria nas igrejas protestantes
» PERMUTA DO 1/13 SANTA CRUZ DIA 08/04 P/ GOCG...
» coloque seu nome na SANTA MISSA qual seria o motivo disto???
» A Bíblia, Pedro, Maria, Confissão e Missa
» Sutil idolatria nas igrejas protestantes
Quem tem boca vai a Roma! :: Doutrina Católica :: Liturgia Católica: a celebração do mistério cristão.
Página 2 de 4
Permissão deste fórum: