Exorcismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Exorcismo

Mensagem por Michael Bodão em Qui Set 11, 2008 8:42 pm

Aloha!
Bem, ainda tenho algumas dúvidas sobre isso...

A prática do Exorcismo ainda é realizada pela Igreja Católica? E de que modo é feito?

Quais os modos "tradicionais" usados pela Igreja nesses casos?
Penso eu q isses casos sejam mais psicológicos do q diabólicos.
Espero ter sido bem clçaro na pergunta!
Grande abraço! Razz
avatar
Michael Bodão

Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/08/2008
Idade : 29
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Exorcismo

Mensagem por roberson_cmvd em Qui Set 11, 2008 10:01 pm

Olá Michael.

A igreja continua - e sempre continuará - aberta à prática de exorcismo, quando necessário for. O negócio é que atualmente são raros os casos que precisam de exorcismo, pois tb são raros os casos de possessão diabólica.

É importante deixar claro que para a igreja admitir que exista uma situação de possessão, antes ela entrega o caso à ciência, assim como faz com situações de possíveis milagres. Se a medicina, a psicologia ou a parapsicologia, por exemplo, responder à questão da pessoa que se diz possessa, obviamente a igreja não fará nenhum tipo de exorcismo. A nossa igreja é bem cautelosa com tudo que faz, como realmente deve ser.

Não somos como outras igrejas, de irmãos nossos, que saem fazendo "exorcismos" por aí. Aliás, esse é um grande mal da sociedade em geral: dar mais poder ao inimigo do que realmente ele tem.

Em todo caso, se houver realmente uma situação de possessão (somente esse é causa de exorcismo), a Igreja utilizará o Ritual de Exorcismo que ela possui.

Espero ter ajudado.

Se ainda tiver alguma dúvida...

Um abraço,
avatar
roberson_cmvd

Mensagens : 33
Data de inscrição : 09/09/2008
Localização : Teresópolis

Ver perfil do usuário http://www.cmvd.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Exorcismo

Mensagem por Michael Bodão em Qui Set 11, 2008 10:07 pm

Ajudou mt, mais ainda tenho uma dúvida...
Como são realizados esses "rituais"?
Orações q são usadas e coisas do tipo.
Mts vezes temos a visão dos rituais de um filme, q são fantasiosos, o melhor, mt fantasiosos.
Se não for encomodar!
Abraços!
avatar
Michael Bodão

Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/08/2008
Idade : 29
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Exorcismo

Mensagem por roberson_cmvd em Qui Set 11, 2008 10:50 pm

que isso Michael, o fórum existe pra isso.

Vc tem razão quando lembra das muitas fantasias que alguns filmes fazem em relação ao exorcismo. Quero lembrar que esse é um tema bastante delicado, do qual até mesmo muitos padres preferem nem falar. Aliás, muitos nem acreditam nessas coisas, apesar de serem fatalmente verdadeiras.

Ainda não tive com um Ritual de Exorcismos nas mãos, mas se tiver interesse em conhecer mais, é possível adquirir o livro com o Ritual:
http://compare.buscape.com.br/ritual-de-exorcismos-e-outras-suplicas-igreja-catolica-8534923442.html.

Porém, antes que compre o livro e saia fazendo exorcismo por aí (rsrs), é necessário lembrar o que o Código de Direito Canônico diz a esse respeito:

"Ninguém pode legitimamente fazer exorcismos em possessos, a não ser que tenha obtido licença peculiar e expressa do Ordinário local. Essa licença seja concedida pelo Ordinário local somente a presbítero que se distinga pela piedade, ciência, prudência e integridade de vida." (CDC 1172)

A esse respeito, Michael, tb é válido dar uma olhada na "Instrução sobre o exorcismo", de 1985, pelo até então Cardeal Joseph Ratzinger, nosso atual e querido Papa. Eis o endereço (página do vaticano): http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19850924_exorcism_po.html.

Dê uma olhada tb no Catecismo da Igreja Católica, nº 1673. Lá fala sobre esse tema, inclusive citando o Batismo como uma forma simples de exorcismo.

Só pra terminar, a Santa Sé orienta que cada Diocese tenha um padre exorcista, isto é, um padre designado para essa função. Em nossa Diocese (Diocese de Petrópolis) não há. Conseqüentemente, quem ocupa essa função é o próprio Bispo Diocesano.

Um abraço,
avatar
roberson_cmvd

Mensagens : 33
Data de inscrição : 09/09/2008
Localização : Teresópolis

Ver perfil do usuário http://www.cmvd.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Exorcismo

Mensagem por alessandro em Seg Set 15, 2008 10:47 am

Só passando para confirmar a resposta.
Só uma ressalva: a parapsicologia não considerado por muitos como uma ciência
abração
avatar
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Exorcismo

Mensagem por Eraldo em Sex Set 26, 2008 11:53 pm

O que O Catecismo da Igreja nos ensina sobre o demônio:

§414- Satanás ou o Diabo, bem como os demais demônios, são anjos decaídos por terem se recusado livremente a servir a Deus a seu desígnio. Sua opção contra Deus é definitiva. Eles tentam associar o homem à sua revolta contra Deus.

§391 – Por trás da opção de desobediência de nossos primeiros pais há uma voz sedutora que se opõe a Deus (Gen 3,1-5) e que, por inveja, os faz cair na morte (Sab 2,24). A Escritura e a Tradição da Igreja vêem neste ser um anjo destronado, chamado Satanás ou Diabo (Jo 8,44; Ap 12,9). A Igreja ensina que ele tinha sido anteriormente um anjo bom, criado por Deus. – “Com efeito, o Diabo e outros demônios foram por Deus criados bons em (sua) natureza, mas se tornaram maus por sua própria iniciativa.” (IV Conc. Latrão, 1215)§392 – A Escritura fala de um pecado desses anjos (2Pe 2,4). Esta “queda” consiste na opção livre desses espíritos criados, que rejeitaram radical e irrevogavelmente a Deus e seu Reino. Temos um reflexo desta rebelião nas palavras do Tentador ditas a nossos primeiros pais: “E vós sereis como deuses” (Gn 3,5). O Diabo é pecador “desde o princípio” (1Jo 3,8 ), “pai da mentira” (Jo 8,44).§393 – É o caráter irrevogável de sua opção, e não uma deficiência da infinita misericórdia divina, que faz com que o pecado dos anjos não possa ser perdoado. “Não existe arrependimento para eles depois da queda, como não existe para os homens após a morte.” (S. João Damasceno; De fide orthodoxa. 2,4).§394 – A Escritura atesta a influência nefasta daquele que Jesus chama de “o homicida desde o princípio” (Jo 8,44) e que até chegou a tentar desviar Jesus da missão recebida do Pai (Mt 4, 1-11). “Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo” (1Jo 3,9). A mais grave dessas obras, devido às suas conseqüências, foi a sedução mentirosa que introduziu o homem a desobedecer a Deus.

§395 – Contudo, o poder de Satanás não é infinito. Ele não passa de uma criatura, poderosa pelo fato de ser puro espírito, mas sempre uma criatura: não é capaz de impedir a edificação do Reino de Deus. Embora Satanás atue no mundo por ódio contra Deus e seu Reino
em Jesus Cristo, e embora a sua ação cause graves danos – de natureza espiritual e, indiretamente, até de natureza física – para cada homem e para a sociedade, esta ação é permitida pela Divina Providência, que com vigor e doçura dirige a história do homem e do mundo. A permissão divina da atividade diabólica é um grande mistério, mas “nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam” (Rm 8,28 ).
avatar
Eraldo

Mensagens : 33
Data de inscrição : 18/09/2008
Idade : 33
Localização : Petrópolis RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Exorcismo

Mensagem por Thales em Sab Maio 09, 2009 2:42 am

Confirmando.
avatar
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário http://quemtembocavaiaroma.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Exorcismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum