Argumentos ateístas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Argumentos ateístas

Mensagem por Eraldo em Dom Jul 12, 2009 7:47 pm

Esse tópico é uma síntese dos argumentos ateístas que foram tratados na reunião de formação da Oficina de Valores no dia 11/07/09, para que os membros recordem o que foi apresentado para encontrar respostas.
Não se trata de uma defesa do ateísmo, e sim um exercício de diálogo, encontrando as falácias.
Sabemos que já existem outros tópicos sobre o assunto, mas o combinado foi postar aqui, para que os membros pudessem encontra mais facilmente e se dedicassem ao objetivo de solucionar-los já que alguns mebros ainda nao estão no grupo particular da Oficina no Forum.


O mal no mundo

Argumento: Se Deus existe, por que existe o mal no mundo?
Explicação: um dos argumentos mais utilizados e menos coerentes é o fato de observar o mal existente no mundo e atribuí-lo a um Deus bom.

Sem evidências = Sem Deus

Argumento: Os teístas não podem fornecer evidências convincentes da existência de Deus. Portanto, Deus não existe/os teístas estão errados ao acreditarem em Deus.
Explicação: Este é, às vezes, chamado de argumento evidencialista do ateísmo. Basicamente, ele afirma que, na ausência de evidências em favor de Deus, deve-se acreditar que ele não existe.

Provar é mais fácil que desprovar

Argumento: É mais fácil provar a existência de algo que provar sua inexistência. A fim de provar que algo existe, é preciso apenas mostrar um caso de sua existência; já para provar que algo não existe, é preciso vasculhar cada parte da realidade. Portanto, cabe sempre aos teístas provar que Deus existe -- e como eles não podem fazê-lo, Deus não existe.
Explicação: Um modo de tentar lançar o ônus da prova sobre os teístas, pois é supostamente mais fácil (em teoria) provar o teísmo do que o ateísmo.

O teísmo é anticientífico

Argumento: A ciência descarta a existência de um Deus, pois Deus não pode ser observado epistemologicamente.. Portanto, é anticientífico acreditar em Deus.
Explicação: Muito direto. A crença aqui é de que a ciência é fundamentalmente atéia, e, por conseqüência, o teísmo deve ser anticientífico. (A maioria dos proponentes deste ponto de vista seriam bem rápidos em acrescentar, "E já que o teísmo é anticientífico, não passa de lixo supersticioso".)

Os teístas são maus

Argumento: A crença em Deus tem produzido incontáveis guerras, inquisições, e outros tipos de tormento. Portanto, a crença em Deus deveria ser rejeitada. Os teístas defendem a vida, no entanto a desprezam em nome de Deus como os Mártires.
Explicação: O exemplo mais comum de apelo emocional. O teísmo tem levado a atrocidades; logo ele deve ser considerado falso.

Onde está Deus?

Argumento: Deus não pode ser encontrado em lugar algum do universo. Deus não tem tamanho nem massa. Logo, Deus não é uma coisa, e por isso não pode existir.Ele subsiste nos seus próprios adjetivos que normalmente se igualam à convenções ilógicas fictícias como a cosmogonia dos Bassaris (povo da África Ocidental) onde Unumbotte assume a mesma figura de Deus.
Explicação: Este argumento basicamente diz que, por Deus não ser um objeto físico, ele não pode existir.

Deus não tem sentido

Argumento: A palavra "Deus" é tão vaga e ambígua, que não se refere a uma única coisa. Pergunte a um hindu o que é Deus, e ele lhe dirá algo completamente diverso do que diria um cristão, porque não há dois "Deuses" exatamente iguais. Logo, Deus deve ser descartado, simplesmente porque ele não significa nada para quem diz que ele existe.
Explicação: Isso é por vezes chamado de ateísmo lingüístico. A idéia báica é que, já que "Deus" é supostamente um termo sem sentido, não se pode acreditar validamente em Deus mais que se poderia acreditar em, digamos, "squarfs" e "turlims".



Espero que auxiliem na pesquisa e na identificação das falácias para que na próxima reunião possamos dar sequencia a nossa formação dialogal com diversas pessoas.

abraços!!!!


Não temais... o Espírito santo falará por vós!
avatar
Eraldo

Mensagens : 33
Data de inscrição : 18/09/2008
Idade : 33
Localização : Petrópolis RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Argumentos ateístas

Mensagem por Leo Santos em Seg Jul 13, 2009 12:40 pm

O mal no mundo é a conseqüência das péssimas escolhas do homem e não culpa de Deus, como querem fazer acreditar.Mania de não tomarem responsabilidade de suas próprias escolhas.

Leo Santos

Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/12/2008
Idade : 42
Localização : Petropolis -RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Argumentos ateístas

Mensagem por alessandro em Seg Jul 13, 2009 4:31 pm

bacana esse tópico. acredito que vá gerar reflexões interessantes.

_________________
Só vale a pena viver pelo que vale a pena morrer!!!
avatar
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Argumentos ateístas

Mensagem por Eraldo em Sab Jul 18, 2009 12:36 pm

Ao invés de responder as questões aqui neste tópico, eu postei um estudo sobre o ateísmo com as visões cristãs e diversas em um novo tópico nesta mesma seção chamado "Ainda sobre o ateísmos". peço que se reportem para lá e assim continuamos o assunto, ou até q um moderador retorne este tópico para cá. vlw
avatar
Eraldo

Mensagens : 33
Data de inscrição : 18/09/2008
Idade : 33
Localização : Petrópolis RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Argumentos ateístas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum