origem do sinal da cruz

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: origem do sinal da cruz

Mensagem por são vieira em Sex Jul 31, 2009 6:48 pm

qual é a origem do sinal da cruz visto que os primeiros cristãos não tinham tal ritual? nem as escrituras mencionam a obrigação de o fazer...

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 36
Localização : portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: origem do sinal da cruz

Mensagem por alessandro em Sex Jul 31, 2009 7:21 pm

recomendo a leitura do seguinte tópico que embora não responda totalmente a sua questão toca em aspectos interessantes.

http://quemtembocavaiaroma.livreforum.com/liturgia-f10/significado-da-cruz-t459.htm

tb gostaria de perguntar, como sabe que os primeiros cristãos não tinham tal gesto ou outro parecido?
onde viu isso?

_________________
Só vale a pena viver pelo que vale a pena morrer!!!
avatar
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: origem do sinal da cruz

Mensagem por são vieira em Qua Ago 05, 2009 4:33 pm

A história mostra que é um ritual pagão e não cristão para além de que representa algo pouco...cristão...

“Diversas gravuras de cruzes se acham em toda a parte nos monumentos e túmulos egípcios, e são consideradas por muitas autoridades símbolo ou do falo [uma representação do órgão sexual masculino] ou do coito. . . . Nos túmulos egípcios, a cruz ansada [cruz com um círculo ou uma asa em cima] se acha lado a lado com o falo.” — A Short History of Sex-Worship (Londres, 1940), H. Cutner, pp. 16, 17; veja também The Non-Christian Cross, p. 183.

“Usavam-se essas cruzes como símbolos do deus-sol babilônico, , e são vistas pela primeira vez numa moeda de Júlio César, 100-44 A.C., e daí numa moeda cunhada pelo herdeiro de César (Augusto), em 20 A.C. Nas moedas de Constantino, o símbolo mais freqüente é ; mas, o mesmo símbolo é usado sem o círculo ao redor, e com os quatro braços iguais, verticais e horizontais; e este era o símbolo especialmente venerado como a ‘Roda Solar’. Deve-se declarar que Constantino era um adorador do deus-sol, e não quis entrar na ‘Igreja’ senão cerca de um quarto de século depois da lenda de ter visto tal cruz nos céus.” — The Companion Bible, Apêndice N.° 162; veja também The Non-Christian Cross, pp. 133-141.

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 36
Localização : portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: origem do sinal da cruz

Mensagem por Pe. Anderson em Qua Ago 05, 2009 7:33 pm

Caros amigos,

Pouco cristão, segundo meu modo de ver, é negar o valor da cruz de Nosso Senhor, que morreu nela para nos salvar e nos fazer filhos de Deus.

O fato de que esse sinal apareça em outras culturas não faz desse símbolo um símbolo pagão. Se esse sinal apareçe em outras culturas, é evidente que não apareçe com o mesmo significado que os cristãos de todos os séculos o deram.

A Cruz significa o amor de Cristo entregue até o final, pela nossa salvação. Isso não aparece em nenhuma outra cultura. Todos os túmulos cristãos dos primeiros séculos (pense-se especialmente nas catacumbas) apareçe a cruz cristã.

Sabemos pela história da Liturgia católica (história que remonta até o século I) que o sinal da cruz sempre foi usado, sempre foi um distintivo cristão.

Um grande abraço.
avatar
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 35
Localização : Roma

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: origem do sinal da cruz

Mensagem por são vieira em Qui Ago 06, 2009 3:54 am

pois então temos versões diferentes da história com relação ao verdadeiro instrumento em que jesus morreu por nós... acredito e muito no valor do saccrificio de Jesus mas não da forma ccomo representam a sua morte... por uma cruz...

eis a minha questãO:

A palavra grega traduzida por “cruz” em muitas versões modernas da Bíblia é stau·rós. No grego clássico, esta palavra significava meramente uma estaca reta, ou poste. Mais tarde, veio também a ser usada para uma estaca de execução com uma peça transversal. The Imperial Bible-Dictionary reconhece isso, dizendo: “A palavra grega para cruz, [stau·rós], devidamente significava uma estaca, um poste reto, ou pedaço de ripa, em que algo podia ser pendurado, ou que poderia ser usado para estaquear [cercar] um pedaço de terreno. . . . Até mesmo entre os romanos a crux (da qual se deriva nossa cruz) parece ter sido originalmente um poste reto.” — Editado por P. Fairbairn, (Londres, 1874), Vol. I, p. 376.

Foi esse o caso no que diz respeito à execução do Filho de Deus? É digno de nota que a Bíblia emprega também a palavra xý·lon para identificar o instrumento usado. A Greek-English Lexicon, de Liddell e Scott, define isto como significando: “Madeira cortada e pronta para uso, lenha, madeiro, etc. . . . pedaço de pau, tora, viga, poste . . . porrete, cacete . . . estaca em que os criminosos eram pregados . . . de madeira verde, árvore.” Diz também “no NT, da cruz”, e cita Atos 5:30 e 10:39 como exemplos. (Oxford, 1968, pp. 1191, 1192) Entretanto, nesses versículos a Al, IBB, MC e BJ traduzem xý·lon por “madeiro”. (Compare esta forma de tradução com Gálatas 3:13; DeuteronÓmio 21:22, 23.)

A obra The Non-Christian Cross, de autoria de J. D. Parsons (Londres, 1896), diz: “Não existe uma única sentença em qualquer dos inúmeros escritos que formam o Novo Testamento que, no grego original, forneça sequer evidência indireta no sentido de que o stauros usado no caso de Jesus fosse diferente do stauros comum; muito menos no sentido de que consistisse, não em um só pedaço de madeira, mas em dois pedaços pregados juntos em forma de uma cruz. . . . É um tanto desencaminhante, da parte de nossos mestres, traduzirem a palavra stauros por ‘cruz’ ao verterem os documentos gregos da Igreja para a nossa língua nativa, e apoiarem tal medida por incluírem ‘cruz’ em nossos léxicos como sendo o significado de stauros, sem explicarem cuidadosamente que esse, de qualquer modo, não era o significado primário dessa palavra nos dias dos Apóstolos, que não se tornou seu significado primário senão muito depois disso, e só se tornou tal, se é que se tornou, porque, apesar da falta de evidência corroborativa, presumiu-se, por uma razão ou outra, que o stauros específico em que Jesus foi executado tinha esse determinado formato.” — Pp. 23, 24; veja também The Companion Bible (Londres, 1885), Apêndice N.° 162.

Assim, o peso da evidência indica que Jesus morreu numa estaca reta e não na cruz tradicional.

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 36
Localização : portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: origem do sinal da cruz

Mensagem por Pe. Leo em Qui Ago 06, 2009 10:52 am

Olá a todos.

Em primeiro lugar,fazer o sinal da cruz nao é artigo nem dogma de fé. Poderiamos fazer no pé no umbigo, na língua, no dedao do pé, ou nao fazer. É uma tradiçao, cheia de um rico significado, que seguimos.

É incorreto dizer q os primeiros cristaos nao utilizavam o sinal da cruz. Coloco tres testemunhos.

O Primeiro é do Escritor Eclesiástico Tertuliano, que viveu entre os anos 160 e 220, que afirma" em todas as nossas viagens e movimentos, em todas as nossas chegadas e saídas, ao colocar os nossos sapatos, ao tomar banho, na mesa, ao acender as nossas velas, ao deitar, ao levantar(...) em qualquer tarefa que nos ocupemos, nos marcamos com o sinal da cruz" Apologeticum 32.
Primeiramente, se traçava o sinal da cruz na testa, como sinal de identificaçao entre os cristaos na época das perseguiçoes, junto com o símbolo do peixe, que em geral se colocava nas portas das casas.

Depois gostaria de colocar o testemunho pagao, manifestado na inscriçao encontrada no Fórum Romano, por volta do ano 210, o assim chamado Grafite de Alexamenos, on de se representa o Asno crucificado, onde temos uma cruz no sentido q usamos hoje.

Gostaria tb de colocar todas as lápidas das catacumbas, onde a arqueologia manifesta de maneira clara a maneira de representar a cruz, tal e qual a temos hoje, já que nossos modelos sao tirados daí.


Última edição por Pe. Leo em Qui Ago 06, 2009 11:21 am, editado 1 vez(es)
avatar
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis, RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: origem do sinal da cruz

Mensagem por Pe. Leo em Qui Ago 06, 2009 11:04 am

Creio também irrelevante a questao de preocupar-se com a forma da cruz, pois Roma tinha varias formas de crucificar, entre as tais as seguintes

T X Y I e a que conhecemos.

A que a tradiçao apresenta como q tenha sido a de Jesus poderia indicar a primeira figura, e a parte superior tenha sido colocada para pendurar a inscriçao pedida pelo proprio Pilatos.
Também pelo dato de um artefato para sustentar o madeiro horizontal colocado sobre o vertical erguido.
Ou que tenha sido crucificado diretamente com a forma que conhecemos.

O que importa é que seguimos as formas que foram encontradas nas catacumbas.
avatar
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis, RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: origem do sinal da cruz

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum