Chopadas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Chopadas

Mensagem por Bernardo em Dom Set 14, 2008 6:39 pm

No retiro da PJ eu e outras pessoas discutimos bastante sobre se é errado ou não ir em uma chopada (realidade nossa de faculdade).

Como acho que é um assunto muito relativo, gostaria de saber a opinião de todos. Durante a discussão eu digo a minha.

É errado ou não para um cristão ir em uma chopada (por exemplo) ?
Bernardo

Ver perfil do usuário

Re: Chopadas

Mensagem por alessandro em Seg Set 15, 2008 11:04 am

tópico movido
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por João em Seg Set 15, 2008 9:50 pm

Fala Bernardo!!!

pow vou expor minha opinião...

Acredito que o cristão possa beber cerveja, chopp, cachaça, vinho, vodka, entre outras...

O que um cristão não deve fazer é sair de seu estado normal, ou melhor, ficar bêbado, alterado; e muito menos deve beber para "afogar as mágoas". Evil or Very Mad

Vale ressaltar que:
existem grandes chances de que uma pessoa tenha tendência ao alcoolismo;
o álcool gera um VÍCIO, que deve ser sempre repudiado;
NUNCA repudie um viciado, ao contrário AJUDE-O!!!

As bebidas alcólicas são usadas por alguns motivos (que eu considero como "viáveis"), entre eles:

- "Esquentar", é comum em países frios se tomar algumas bebidas fortes para que as pessoas se mantenham com uma temperatura boa;
- Relaxar, as bebidas alcólicas costumam relaxar músculos e nervos, muitos as tomam como 'relaxantes', depois de um dia extressante no trabalho, por exemplo;
- "Quebrar o gelo", esse uso é restrito a festas e eventos, muitas pessoas as tomam para se socializar melhor (às vezes por serem muito tímidas Embarassed );
- Por hobby ou gostar do sabor, existem pessoas que gostam muito do sabor de um vinho, um espumante, um chopp, por isso as ingerem;
- "Abrir o apetite", algumas pessoas tomam a cachaça para abrir o apetite antes de uma refeição.

> Creio que não exista nenhuma restrição quanto a esses motivos, desde que sejam respeitadas as "regras" que disse lá em cima. Very Happy

Ou seja, desde que um cristão vá a uma chopada com o MOTIVO CORRETO (para se entreter, socializar com amigos, relaxar, apreciar um chopp) e NUNCA com o motivo errado (beber, cair e ali ficar - rsrs) creio eu que não exista restrições.

Bem, esse é o meu ponto de vista.

abração

Arrow MELHOR FRASE PARA TUDO ISSO: "BEBA COM MODERAÇÃO" Very Happy
João

Ver perfil do usuário

Mensagem por Helô em Seg Set 15, 2008 11:36 pm

Pois é..
Tema bastante polêmico lá no retiro da PJ!

Creio que a palavra "errado" não seria a melhor, mas sim a palavra coerente!
E na minha opinião não é coerente a presença de um cristão numa chopada... Levo em conta alguns fatores antes de qualquer coisa:

º Uma questão comentada e que, creio eu, tem sim relevância é o fato de que alguém pode te ver lá naquele ambiente e fazer um julgamento de você. O problema em si não é pela opinião da pessoa, mas pelo exemplo. Afinal já diz aquela sábia frase: "As palavras passam, os exemplos arrastam!"

º Há muitos outros ambientes que podem ser freqüentados em busca de diversão por nós cristãos, que não seja uma chopada.

º Pela experiência que tenho na faculdade posso ver que as pessoas que vão às chopadas querem mais é "encher o pote" mesmo e ter histórias ridículas pra contarem deles depois porque afinal não se lembram do que aconteceu depois do 15º chopp (detalhe: acham isso muito legal ¬¬')!
E aquelas pessoas que vão, não pela bebida, mas pela companhia ou qualquer outro motivo, saem dessas festas carregando os colegas bêbados ou completamente fora de ambiente e tendo que aturar conversa de bêbado...

Quanto aos motivos citados na resposta acima para se ingerir bebidas alcoólicas acho que são sem sentido, afinal:
- Quer se esquentar, beba chocolate quente!
- Quer relaxar, assista a um filme com amigos comendo pipoca!
- Quer quebrar o gelo, faça piadinhas, mesmo que sejam sem graça!
- Por hobby... Arranje outro!
- Pelo gosto, beba refrigerante ou suco, também são muito saborosos!
- Quer abrir o apetite, pense na seu prato favorito, quando "der água na boca", sente-se e coma!

Enfim, esse é minha mera opinião! Não condeno quem goste, mas creio sinceramente não ser necessário a ida a chopadas para se socializar ou algo do tipo.

Quem tiver afim de uma chopada, me liga que eu arranjo outra coisa mais legal pra gente fazer! Very Happy
Helô

Ver perfil do usuário

Mensagem por Moco em Ter Set 16, 2008 1:34 am

Realmente deu pano pra manga essa discussão. Bem vou dar a minha opinião a partir do que foi discutido, o fato de ir a chopada em si não é ruim, mas passa a ser a partir do fato de ser um local onde as pessoas vão para se embriagar, geralmente são ambientes no qual há uma sexualidade desregrada, não acho que um cristão se sentiria bem nesse tipo de situação, sabendo que não poderá fazer a menor diferença diante da degradação daquelas pessoas. Conclusão eu não me sentiria bem, e não iria em nenhuma hipótese a uma chopada.

Abraço.
Moco

Ver perfil do usuário

Mensagem por roberson_cmvd em Qua Set 17, 2008 9:06 pm

Concordo com a Helô.

E só pra adicionar São Paulo na conversa: "Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém.". Fora que "Más companhias corrompem bons costumes".

Imaginem se pra ser social tivéssemos que ir ao baile ou usar drogas com os "amigos". Ou ainda, será que, analisando pelo mesmo ângulo, seria lícito usar drogas para abrir o apetite ou para se esquentar?

Tb é só a minha opnião.

Fórum é pra isso, rsrs.

Abraços.
roberson_cmvd

Ver perfil do usuário http://www.cmvd.com

Mensagem por Diego em Qui Set 18, 2008 8:00 pm

Depende muito da finalidade da pessoa. Quer ir pra não beber e não fazer besteira, tranquilo. Pode até ser um bom exemplo no meio da "chopada".
Mas vai ficar fazendo o que lá? Como foi dito, geralmente as pessoas vão pra encher a cara, é um ambiente totalmente desregrado. Pessoas alteradas são péssimas pra conversar, chopadas não costumam ter comida boa, o pessoal vai só pra beber.
Também tem o fato de ser muito mais difícil recusar algo lá no meio. Logo, não é meu ambiente preferido.

Quanto a bebida, embora não goste, de maneira moderada e motivos plausíveis não vejo problema. Um churrasco com pessoas sérias, um jantar, etc, acredito serem lugares em que não faz mal tomar um lata de cerveja ou uma taça de vinho. Mas em algumas situações apresentados acima, não defendo o uso de álcool: "Quebrar o gelo" - Perder a timidez é um tipo de alteração. Se você perde a inibição, pode perder também o bom senso; abrir o apetite (ora, espere ele chegar!).

Foi aí minha opinião.
Fiquem com Deus
Diego

Ver perfil do usuário

Mensagem por sardinhasgb em Sex Set 19, 2008 8:05 am

Ja fui em algumas chopadas e confesso que não é nenhum pouco ambiente cristão.

Mas a questão não é essa, se os prazeres do mundo são "bons" ou não isso não é desculpa pra falar que cristão deve ir !!!!!!!!

Começando pelo velho ditado "Quem com porcos se mistura farelo come".

Ir a um show ir a um barzinho conversar, tomar uma gelada, jogar uma sinuca isso tudo é normal, agora uma chopada não da pra conversar pq o som na maioriadas vezes é alto, gente caindo pra tudo quanto é lado, se vc for com sua namorada, vc não pode ir ao banheiro pq concerteza virá um bebado canta-la, pessoas quase entrando dentro da outra pelos cantos, desculpe mas não vejo nada de cristão e de uma atitude boa.

Se estamos tentando arranjar desculpas pra não sermos julgados daqui a algum tempo se nos verem la, não sejamos hipócritas né...

Sou liberal até d+... Num ligo de ir pra baile, tamboata, euro, expo, d'angelo, quartier e etc...

Agora chopada, não tem nada de cultural, nada pra somar, nada pra melhorar, até pq quando vc vai vc apóia, e se vc apóia vc é a favor de que pessoas fiquem alcoolizadas...

Espero não ter falado muita besteira aqui !!!!!!!!!!

E pode ser que daqui a 1 ano, mes que vem, eu vacile e vá a alguma por prazeres mundanos, mas num sejamos hipócritas de falar que num tem nada haver, só pq erro não quer dizer que tenho que provar que meu erro é acerto !!!!!!

Um abraço !
sardinhasgb

Ver perfil do usuário

Mensagem por Davison em Seg Set 22, 2008 10:28 pm

Olá pessoal, após ler tantas respostas e pensar se respondia ou não decidi deixar minha "doxa" aqui também.
Essa questão é interessante porque responde um pouco a uma "crise" que muitos jovens da Igreja têm experimentado: num certo tempo víamos o mundo como "sujo", o lugar do pecado, usávamos até expressões engraçadas, tais komo "saí do mundo", "música do mundo", e koisas assim. Pensava então que havíamos virado "ets" rs. Mas falando sério, penso que hoje, sobretudo em nossa diocese, temos compreendido que o divino e o profano andam juntos, que ser da Igreja não gera em nós uma repulsa pelo mundo, ao contrário, deve gerar citando Mons. Escrivá " um amor apaixonado pelo mundo", de tal modo que voltemos a viver a experiência dos primórdios do cristianismo, onde os cristãos se diferenciavam dos outros não pelo modo de se vestir ou de falar, mas pela forma nova de pensar.
Acredito que mais que dizer certo, errado, coerente, devemos pensar, julgar com uma mentalidade cristã se tal lugar será um campo onde poderei fazer meu apostolado, ser fermento na massa, ou se serei apenas mais um na multidão? Penso também que nossos amigos são "lugares", são presenças, de forma finita, do Mistério e por isso cada momento com eles enche-se de um valor eterno. Contudo, não vejo nessas chopadas um lugar favorável para tal experiência.
Até mais!!!!
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Ver perfil do usuário

Mensagem por Thales em Seg Set 22, 2008 11:46 pm

Bom, longe de discordar de vocês, e só passando para deixar minha opinião, vou tentar levar a discussão para um outro aspecto.

Tudo bem que um cristão indo a um lugar de fama não muito agradável pode gerar um contra-testemunho, e também corrermos o risco de dizer que uma parte do todo é certa por aceitar uma outra parte do mesmo todo, mas se é errado ou não, depende da intenção da pessoa ao ir naquele lugar.

É claro que é errado embriagar-se, embora beber em si não seja uma coisa errada. Cristo fez água virar vinho pra que um monte de gente bebesse.

Usar drogas e ficar também são coisas erradas. Mas a discussão não é sobre isso na verdade. A discussão é sobre se é errado ou não ir a lugares onde isso acontece com freqüência. Eu diria que depende. Cristo não comia com corruptos?

Na verdade, acho que se por um lado um cristão quando vai a um lugar desses corre o risco de estar implicitamente "aceitando" essa realidade, acho que se ele o exclui radicalmente, ele também aceita-o. Não penso que nossa meta deveria ser apenas deixar eles lá se perdendo, enquanto nos divertimos de uma forma mais cristã, mas também fazer das festas que vemos por aí um lugar mais cristão... Talvez uma chopada seja uma oportunidade para dar um testemunho de amor à Cristo... E talvez, só o fato de irmos em lugar desses e não fazer nada que temos a convicção que seja errado já seja um testemunho.

Bom, para deixar claro minha posição, acho que se alguém me pergunta se ir a chopadas é certo ou errado, eu diria que é errado, porque até explicar direitinho já daria muita confusão. Mas, quando se trata de julgar alguém, temos que ressalvar que devemos levar em conta também a intenção e as circunstâncias de cada caso em particular. Porque, afinal de contas, "ir a chopadas" não é certo nem errado, mas alguém concretamente o fazendo pode ser ou não ser.

Abraços,
Thales
Tira-dúvidas oficial

Ver perfil do usuário http://quemtembocavaiaroma.livreforum.com

Mensagem por Moco em Ter Set 23, 2008 12:51 am

Thales, entendi o seu ponto de vista e concordo, mas vou fazer algumas ressalvas.
Quanto a ir a lugares onde as pessoas bebem, acho necessário sim, vc não deve de forma alguma se excluir da realidade, porém numa realidade de chopada, sabendo o que acontesse acredito que o cristão não faria a menor diferença diante da situação, visto que as pessoas estariam embriagadas e conseqüentemente semi-incomunicáveis. Acho sim que em outros ambientes é justo que o cristão se faça presente, por exemplo num bar, com amigos bebendo socialmente, aí sim acho que se assemelha mais ao exemplo citado.

Abraço.
Moco

Ver perfil do usuário

Mensagem por alessandro em Ter Set 23, 2008 2:23 am

Um dos problemas das chopadas, pelo menos as da universidade na qual estudei e algumas organizadas aqui na cidade, é que não são um espaço no qual as pessoas bebem. São um local onde vão para se embriagar. Muitos saem em coma alcoólico... Além disso a promiscuidade é grande. Eu não iria porque me sentiria muito mal no ambiente e não creio que poderia fazer a diferença e cristianizar. Isso não signfica que não me importe com as pessoas, apenas que tentaria adotar outra estratégia para ajudá-las.

Só um comentário quanto ao tópico - estou gostando muito de ver um troca de idéias respeitosa. Parece que a pasta "papo cabeça" está rendendo bons frutos!!

Um abraço a todos

Tira-dúvidas oficial

Ver perfil do usuário

minha primeira reposta

Mensagem por Douglas em Ter Set 23, 2008 6:26 pm

Fala ai galera!!!

Bom primeiramente acredito que existem dois polos na igreja, os radicais e os liberais os dois na minha opinião são uma deformação do cristão, não que eu seja o meio Aristotélico.Bom acredito que cada um de nós vai decidir o que é cristão ou o que não é(onde posso ir, claro usando o bom senso) só acredito que muitas vezes tendemos a fazer de nossas opiniões dogmas ou mandamentos impomos muitas vezes na realidade que vivemos(poxa dez mandamentos já é diífcil seguir ainda tem gente querendo colocar mais)nós tornamos assim grandes colocadores de fardos nas costas dos outros.Ir em uma chopada ou não ir? eis a questão: bom para mim é uma decisão de cada um, eu não vou mais não imponho a ninguém.
Douglas

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rafaela Botelho em Qua Out 22, 2008 11:58 pm

Oi gente.

Bom, deixando minha opinião também.

Eu acho que o cristão vai chegando num certo ponto que ele mesmo já não quer fazer certas coisas.. Se ele gostava, deixa de gostar e se já não gostava continua não gostando. Sinceramente, acho que é inevitável. Aos poucos vc vai vendo o que não é ambiente pra vc e vai largando tudo, vc mesmo passa a não se sentir bem ali.
As vezes é bom a gente pensar assim: "Se Jesus estivesse no meu meio hoje ele faria isso?".
Com isso não estou dizendo que Ele iria ou não, é só pra cada um pensar e decidir.
Lembrando que nem tudo que a gente QUER se DEVE fazer.
Penso que nós cristão devemos ter muito cuidado para sem querer não ir entrando na modinha de "nada a ver", "tudo é relativo"...
"O demônio é como um cachorro bravo preso na corrente"... (alguém disse -quem foi? Embarassed - que quando um cristão entra num ambiente desses seus anjo da guarda fica na porta)

Ah! Não sei se vcs conhecem a Ir Jana, das canossianas..
Ela fez um trabalho uma vez de evangelização num prostíbulo.
Bom, garanto que ela deve ter visto muita coisa desagradável, mas foi com o real objetivo de evangelizar, anunciar Cristo. Acho que de alguma forma ela sabia que daria frutos, talvez na sua intimidade com Deus, sei lá, mas ela sabia que deveria ir.

Ou seja, não estou falando que é certo ou errado. Eu não iria, não me sentiria bem de forma nenhuma.
E uma coisa que o Alessandro disse: eu não faria a diferença lá.. não seria "luz" pra ninguém...

Bom, essa é a minha opinião...
Espero que não me entendam mal

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Acolhedora

Ver perfil do usuário

Mensagem por Leo Santos em Seg Dez 08, 2008 12:30 pm

Sou novo aqui, mas vi esse tópico então lá vai.

Não acho ir à chopada errado, mas tome cuidado. Pode até beber umas cervejas, MAS COMA ANTES.Saia de casa cheio, almoçado e quando sentir que as coisas estão ficando erradas pra você, vá embora. Os outros são outros, responsáveis pelas suas próprias escolhas e você pelas suas. Despeça-se, educadamente, e volte pra sua casa.
Ir à chopadas não acho errado, mas se você se exceder e entrar na pilha, aí é errado. Ou pode tomar uma decisão mais simples: nâo ir, se achar errado ou indevido ir.

Leo Santos

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: