Ecumenismo- Papa explica no Encontro em Praga

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ecumenismo- Papa explica no Encontro em Praga

Mensagem por Milene Guimarães em Dom Set 27, 2009 2:33 pm

A doutrina cristã pode enriquecer o homem contemporâneo, diz Papa

Da Redação, com Rádio Vaticano


O Papa Bento XVI, na tarde deste domingo, 27, participou de um encontro ecumênico na Sala do Trono do Arcebispo de Praga, na República Tcheca. O Papa citou os vinte anos desde a queda do regime totalitário, durante o qual os cristãos e toda sociedade seguiram um caminho para a recuperação de ordem política. "Agora, existem novas formas de tentar limitar a influência do cristianismo na vida pública. Às vezes, sob o pretexto de que a doutrina cristã é prejudicial para o bem-estar da sociedade", lamentou o Papa, que enfatizou a importância de perceber no que esta doutrina pode enriquecer o homem contemporâneo e cristão, principalmente quando cristãos de diferentes denominações se unem.

Em seu discurso, o Papa começou por recordar que os cristãos do país, levados pela esperança que mora neles e que deriva da mensagem evangélica, e outras pessoas de "boa vontade" da Europa que reafirmam as suas raízes cristãs, precisamente porque estas raízes continuam a oferecer alimento espiritual e moral que permite promover o bem comum e estabelecer um dialogo construtivo com pessoas de outras culturas e religiões.

“Como sugeri na minha encíclica sobre a esperança cristã, a separação artificial da vida intelectual e pública deveria nos levar a realizar uma autocrítica da idade moderna e 'autocrítica do cristianismo moderno' particularmente sobre a esperança que podem oferecer à humanidade. Podemos nos perguntar: o que o Evangelho tem para dizer à Republica Checa e também à Europa inteira, num período marcado pela proliferação de varias visões do mundo?", disse o Pontífice.

E o Papa responde, explicando qual a verdade central do Evangelho: "O cristianismo aberto a tudo o que é bom na sociedade, oferece à humanidade o Evangelho da Salvação, que transcende as vicissitudes dos tempos: O cristianismo tem muito para oferecer no plano prático e moral. Oferece a salvação e alude ao desejo ardente de reconciliação e de comunhão que espontaneamente brota das profundidades do espírito humano. É a verdade central do Evangelho. E é o critério sobre o qual os cristãos voltam sempre a se focalizar no seu empenho para sarar as feridas das divisões do passado".

O Santo Padre também encorajou os cristãos a continuarem na sua missão pelo fato das raízes cristãs da Europa continuarem a influenciar e a alimentar a vida pública do continente. “Quando a Europa se coloca à escuta da história do cristianismo, escuta a sua própria história. As suas noções de justiça, liberdade e responsabilidade social, juntamente com as instituições culturais e jurídicas estabelecidas para defender estas ideias e as transmitir às gerações futuras, são plasmadas pela sua herança cristã. Na verdade, a memória do passado anima as suas aspirações para o futuro. (…) Os cristãos não devem dobrar-se sobre si mesmos, medrosos do mundo, mas sobretudo devem partilhar com confiança o tesouro de verdade que lhes foi confiado. Ao mesmo tempo, os cristãos de hoje, (…) devem ter a coragem de convidar homens e mulheres à conversão radical que deriva do encontro com Cristo e introduz numa nova vida de graça”.

Após lançar este apelo aos cristãos para a conversão e anúncio da verdade, Bento XVI conclui que este fato constitui um motivo a mais a favor do ecumenismo: “Deste ponto de vista, compreendemos com maior clareza porque os cristãos são obrigados a se unirem a outros, recordando à Europa as suas raízes. É pelo fato delas, de maneira tênue mas ao mesmo tempo fecunda, continuarem a dar ao continente o apoio espiritual e moral que permite estabelecer um diálogo significativo com pessoas de outras culturas e religiões. Precisamente porque o Evangelho não é uma ideologia, não pretende bloquear dentro de esquemas rígidos as realidades sócio politicas que se evolvem. O Evangelho transcende as vicissitudes deste mundo e lança nova luz sobre a dignidade da pessoa humana em cada época".

Fonte: www.cancaonova.com/noticia
Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com
avatar
Milene Guimarães

Mensagens : 45
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 30
Localização : Magé

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ecumenismo- Papa explica no Encontro em Praga

Mensagem por Pe. Anderson em Sab Nov 12, 2011 6:12 pm

Caro Ricardo Gabriel,

Se voce quiser, posso lhe enviar uma apostilha de Ecumenismo e um curso completo em powerpoint. Eu dei aulas sobre o tema há pouco tempo atrás. O tema é extenso e é dificil apresentar aqui.

Veja esse tópico, que toca o tema:

http://quemtembocavaiaroma.livreforum.com/t392-salvacao-de-um-nao-batizado?highlight=salva%E7ao+nao+batizado

Grande abraço.
avatar
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 34
Localização : Roma

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ecumenismo- Papa explica no Encontro em Praga

Mensagem por Binhokraus em Sex Nov 25, 2011 11:55 am

Até porque a Igreja Católica é a única que mantem o diálogo ecumênico sem querer impor sua crença a ninguém. A prova disso se dá em várias oportunidades mundo a fora. Enquanto que a maioria das religiões e a totalidade das seitas protestantes se negam ao debate ecumênico por quererem impor sua crença. Como sempre dizemos, não estão movidos por uma busca sincera pela verdade, mas por orgulhos e paixões.

_________________
Cleber Nunes Kraus
Biólogo

"Quem não ora, não precisa de demônio que o tente." Sta. Tereza D'Avila
avatar
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ecumenismo- Papa explica no Encontro em Praga

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Sex Nov 25, 2011 6:41 pm

É verdade, Rafael,

Para os adventistas, todas as pessoas que estão fora da sua seita e que não seguem as suas doutrinas delirantes estão fora do processo da salvação. Não há diálogo com as outras religiões.

Outra prática muito comum dos membros desta seita é a infiltração nas igrejas de outras denominações com a finalidade de, nelas, pescar novos adeptos que de certa maneira já conhecem, mesmo que de maneira superficial, alguma coisa das Sagradas Escrituras, ponderando que o processo de aliciamento nas suas doutrinas se torna bem mais fácil do que a promoção de tal aliciamento para com aqueles que não conhecem as Sagradas Escrituras e que estão fora de qualquer congregação religiosa.

É muito comum também entrarem em sites de outras religiões, como vemos a professora Erenice fazer no nosso fórum, com o mesmo objetivo de pescar pessoas que já têm um certo conhecimento religioso e enveredá-las nos seus processos de "lavagem cerebral".

É por questões como estas que vemos toda a persistência dos membros da seita adventista neste trabalho de polemizar as idéias nas mentes das pessoas, fazendo inclusive ameaças como a que recebi da professora Erenice no tópico sobre os adventistas do nosso fórum, o que me faz discernir com a mais absoluta convicção e precisão as razões pelas quais pessoas desta seita persistem neste procedimento maldoso e eivado de más intenções.

Não tenhamos a falsa impressão de que quando um membro da seita adventista do sétimo dia se infiltra nos cultos de outras denominações ou "viajam" nos seus sites estão protagonizando o ecumenismo. Isso é uma falsa impressão, um ledo engano, pois estão "pescando" novos adeptos para a sua seita.

É muito fácil se perceber a que vieram certas pessoas.

Um grande abraço !!!
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 58
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ecumenismo- Papa explica no Encontro em Praga

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Sab Nov 26, 2011 8:54 am

Caro Ricardo,

Estes versículos não fazem parte de qualquer discuro anti-ecumenista. Se observarmos os dois versículos anteriores (49-50), logo perceberemos que eles formam um todo dentro de um único contexto.

No versículo 49, Jesus nos diz que veio por fogo à terra, ao passo que no versículo 50 fala sobre o batismo. Aqui, fogo e água são dois elementos que podem resumir qualquer forma de perigo (Is 43,2).

Se o batismo implica a ação de pertencer ao povo cristão, o fogo implica a purificação e o julgamento deste mesmo povo. Da mesma forma, para aqueles que foram lavados pelo batismo, a pregação de Jesus, para além de suas próprias palavras, se constitui em um fogo cujas chamas já estão acesas (Is 1,25; 9,17; Zc 13,9).

Diante de Jesus, as pessoas terão que tomar partido, conforme nos anunciou Simeão (Lc 2,34-35), rejeitando, inclusive, os laços familiares. Neste mesmo sentido, numa passagem do Velho Testamento, Moisés prefigurou essa realidade da Nova Aliança com o seu grito: "A MIM OS DO SENHOR" (Ex 32), de maneira que a matança dos culpados se fez realidade sem que fossem poupados irmãos, parentes e visinhos.

Em suma, essa divisão acontecerá e separará os que são do Senhor daqueles que, mesmo sendo muito próximos como irmãos, familiares, parentes e amigos, rejeitam o Senhorio de Jesus para se submeterem ao senhorio de outros QUE NÃO SÃO O SENHOR.

Aqui abro um parêntese para me referir à questão do ecumenismo, sabendo que "ecumenismo" é uma palavra nova, é algo que a Igreja referenda por circunstâncias do tempo contemporâneo e se refere a um caminho para se protagonizar a unidade dos cristãos. A palavra "ecumenismo" não existe no vocabulário de Nosso Senhor. Ele pregou com todas as suas forças e desejou ardentemente a UNIDADE DOS CRISTÃOS (Jo 17). Assim, entendo o ecumenismo como uma "meia-sola" no sentido de concertar os buracos criados pelos desejos e pelas paixões humanas em relação às divisões que vem surgindo entre os cristãos no decorrer do tempo "IN NOMINE DOMINE".

Um grande abraço !!!
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 58
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ecumenismo- Papa explica no Encontro em Praga

Mensagem por RenatoPaulo em Ter Nov 29, 2011 5:44 pm

Amigo Flavio,

Vc conhece aquele proverbio do povo:
"Com uma paulada por vezes se matam dois coelhos"?

Aqui com uma paulada matam-se varios "coelhos"...
Repare que a Sr.Erenice diz que ama Jesus Cristo!
Como pode ela amar Jesus Cristo se ela gosta de paranormalidade?
Ou sera que ela esta mentindo?
Se estiver mentindo,entao nao pode na totalidade amar Jesus Cristo,pois ela esta "brincando"com pessoas deste forum.
Assim conseguimos analizar perfeitamente a veracidade da Sr.Eurenice.

Para ser sincero eu admiro a paciencia do Pe.Anderson!
Porque se alguem fizesse destas coisas noutros foruns ja ha muito que estariam banidos.

RenatoPaulo

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 43
Localização : germany

Ver perfil do usuário http://www.carvalho-de-araujo.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ecumenismo- Papa explica no Encontro em Praga

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Ter Nov 29, 2011 6:38 pm

É verdade, Renato,

Vejo o Pe. Anderson como um exemplo de paciência, de cordialidade, de temperança, e isso nós sabemos que é fruto do Espírito Santo.
Ei fico muito chateado com esse tipo de comportamento dessa senhora que, na verdade, eu nem sei se é uma senhora devido as múltiplas faces de sua personalidade.
Às vezes fico matutando como é que uma pessoa pode ter um comportamento dessa natureza. Não sou psiquiatra nem entendo nada de psiquiatria, mas essa senhora deve ter algum problema como transtorno da personalidade ou coisa dessa natureza, e fico rezando para que essa hipótese se comprove, pois do contrário, da mesma forma que Satanás se travestiu em serpente e se traveste de espírito de luz, essa senhora faz a mesma coisa. Por isso que na minha ultima postagem me excedí um pouco e fiz alusão a uma ação demoníaca na pessoa dela.

Uma coisa, entretanto, é correta e não tenho nenhuma dúvida em afirmar que existe uma ação demoníaca no caso específico dessa senhora. Sabemos que o Diabo é o Pai da Mentirao, e mais que isso, quem vive a mentir, é filho do Diabo, e tudo o que é do Diabo deve ser banido do nosso meio.

Você foi muito feliz quando afirmou que se alguem fizesse destas coisas noutros foruns ja ha muito que estariam banidos. Acho que deve haver uma forma de exorcismo que deve caber neste caso do nosso fórum.

Um grande abraço !!!
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 58
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ecumenismo- Papa explica no Encontro em Praga

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum