Salvação de Maria

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Salvação de Maria

Mensagem por Davison em Seg Set 15, 2008 2:14 pm

De que forma a Salvação realizada por Cristo tocou Maria? Abraços!!!
avatar
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 29
Localização : Petrópolis RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Salvação de Maria

Mensagem por roberson_cmvd em Ter Set 16, 2008 5:50 am

Oi Davison,

não entendi bem o q vc quis dizer com "tocar", mas se a sua pergunta se refere à ligação de Maria com a ação salvífica de Jesus, penso que vc já saiba bastante sobre o assunto. Logo, o que me resta é dar uma base, um fundamento a esse tema. Para isso, sirvo-me da Constituição Dogmática Lumen Gentium. Um abraço.
"CAPÍTULO VIII - A BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA, MÃE DE DEUS, NO MISTÉRIO DE CRISTO E DA IGREJA


LM 53 - ...Em vista dos méritos de seu Filho foi redimida de um modo mais sublime e unida a Ele por um vínculo estreito e indissolúvel, é dotada com a missão sublime e a dignidade de ser Mãe do Filho de Deus, e por isso filha predileta do Pai e sacrário do Espírito Santo. Por este dom de graça exímia supera de muito todas as outras criaturas, celestes e terrestres. Mas ao mesmo tempo está unida, na estirpe de Adão, com todos os homens a serem salvos.

LM 61 - ...Assim de modo inteiramente singular, pela obediência, fé, esperança e ardente caridade, ela cooperou na obra do Salvador para a restauração da vida sobrenatural das almas."

Pegando esses trechos, vejo que fica clara a ligação acima mencionada. Maria foi privilegiada pela vinda do Messias (Imaculada Conceição), foi fortificada pela ação do Espírito Santo quando disse "Sim" ao anjo e, sobretudo Davison, penso que Maria, ao refletir a cada dia de sua vida sobre o fato de seu Filho ser o Salvador do Mundo, era levada à uma vida cada vez mais santa. E, enfim, após a cruz, ela recebe sua missão mais difícil: ser nossa Mãe.

Abração. Se quiser colocar algo Davison...
avatar
roberson_cmvd

Mensagens : 33
Data de inscrição : 09/09/2008
Localização : Teresópolis

Ver perfil do usuário http://www.cmvd.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Salvação de Maria

Mensagem por alessandro em Ter Set 16, 2008 10:15 am

Os trechos citados pelo Roberson contém os elementos para a sua resposta, só faltou dar um passo para a conclusão. Quando vc pergunta o "como" posso afirmar que é um mistério inefável, mas acredito que que sua questão verse sobre um famoso problema teológico: se maria foi preservada do pecado original antes da morte de Cristo, por que isso não foi realizado em todos? Por que Jesus morreu na cruz?

A resposta dada já na Idade Média é que Maria foi salva também pela encarnação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Acontece que os frutos da obra salvífica foram "aplicados" antecipadamente nela. Maria foi a primeira pessoa salva por Cristo. Sua imaculada conceição foi uma consequência da salvação operada pelo Senhor, embora tenha ocorrido cronologicamente antes. Vale lembrar que Deus não está no tempo e realiza todas as suas obras simultaneamente. (há um tópico que discute essa questão).

Além disso há a questão da fidelidade pessoal dela mencionada pelo Roberson. Embora Maria tenha nascido imaculada, Ela teve de dizer sim a Deus.

Um abraço e espero ter ajudado
avatar
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Salvação de Maria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum