José Saramago - Declarações polémicas, agressivas e chocantes sobre a Biblia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

José Saramago - Declarações polémicas, agressivas e chocantes sobre a Biblia

Mensagem por Ralão em Seg Out 19, 2009 6:44 am

Boas,

Para quem não conhece, José Saramago é 1 escritor Português detentor de 1 Prémio Nóbel.
Comunista convicto, há alguns anos (1991) publicou uma obra bastante contorversa chamada "Evangelho segundo Jesus Cristo" na qual conta a história da vida de Jesus de uma maneira moderna e anti-religiosa.

Passados estes anos apresenta agora outra obra de nome "Caim" e numa das suas apresentações expôs os seguintes pensamentos que estão de novo a gerar grande contorversia:

"José Saramago afirmou hoje, em Penafiel, que "a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana". "Sobre o livro sagrado, eu costumo dizer: lê a Bíblia e perde a fé!", disse o escritor, numa entrevista concedida à Lusa, a propósito do lançamento mundial do seu novo livro, intitulado "Caim", que se realizou no Museu Municipal de Penafiel, perante uma assistência de cerca de 800 pessoas, integrada na programação do festival literário ESCRITARIA 2009, que homenageia o autor de "Memorial do Convento". "A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!", afirma o Nobel da Literatura de 1998, para quem não existe nada de divino na Bíblia, nem no Corão. "Horror" das guerras de religião Saramago sublinhou que "as guerras de religião estão na História, sabemos a tragédia que foram". Considerou que as Cruzadas são um crime do Cristianismo, morreram milhares e milhares de pessoas, culpados e inocentes, ao abrigo da palavra de ordem 'Deus o quer', tal como acontece hoje com a Jihad (Guerra Santa). Saramago lamenta que todo esse "horror" tenha feito em nome de "um Deus que não existe, nunca ninguém o viu". "Isto é completamente idiota" "O teólogo Hans Kung disse sobre isto uma frase que considero definitiva, que as religiões nunca serviram para aproximar os seres humanos uns dos outros. Só isto basta para acabar com isso de Deus", afirmou. Salientou ainda que "no Catolicismo os pecados são castigados com o Inferno eterno. Isto é completamente idiota!". "Nós, os humanos somos muito mais misericordiosos. Quando alguém comete um delito vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão e depois é reintegrado na sociedade, se quer", disse. "Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?", perguntou. Para José Saramago, "Deus só existe na nossa cabeça, é o único lugar em que nós podemos confrontar-nos com a ideia de Deus. É isso que tenho feito, na parte que me toca.

De facto temos que considerar estas afirmações fortes e com o seu quê de malicia, pois se para os mais distraidos de facto o DEUS que surge no AT pode apresentar uma postura mais radical, o Novo Testamento pelo contrário surge-nos como o auge do AMOR e ENTREGA ao Próximo.

Gostava de conhecer as vossas opiniões sobre estas polémicas declarações, vindas de uma personagem conhecida e admirada mundialmente pelos seus escritos, mas que revela 1 evidente discurso anti-religioso.

Será que podemos encarar esta postura como a suprema independencia do ser humano como ser pensante e interventivo no universo que o rodeia ou clara falta de bom senso e ...............

Cumprimentos,

José Ralão
avatar
Ralão

Mensagens : 92
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 50
Localização : Portugal - Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Saramago - Declarações polémicas, agressivas e chocantes sobre a Biblia

Mensagem por Alan em Seg Out 19, 2009 3:00 pm

Somente mais um sensacionalista que usa a mídia pra fazer um pouco de fama..... todas as suas declarações não tem fundamento algum e mostram um total desconhecimento dos assuntos criticados.

Mas este comentário é de rir até não poder mais

"no Catolicismo os pecados são castigados com o Inferno eterno. Isto é completamente idiota!". "Nós, os humanos somos muito mais misericordiosos. Quando alguém comete um delito vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão e depois é reintegrado na sociedade, se quer"

Ele esquece que os humanos criaram a prisão perpétua, pena de morte e essa tal "reintegração social" raramente acontece. Nota que esse comentário mostra como ele conhece muito pouco sobre os assuntos que critica.

Paz e Bem

Alan
avatar
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 31
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Saramago - Declarações polémicas, agressivas e chocantes sobre a Biblia

Mensagem por M.Levi em Seg Out 19, 2009 4:14 pm

Bem, uma crítica pessoal minha em relação ao prêmio nobel, este não é vinculado ao mérito, é um questão por vezes política e marcadamente pontual, esse nobel que premia um senhor da guerra como Obama ( A guerra está mantida no Afeganistão e Iraque e os planos de retiradas são longos e demorados, vale ressaltar que foi sobre seu governo a maior ofensiva no Afeganistão) e Arafat e deixa de fora um Ghandi e um João Paulo II não deve ser considerado. O que acho mais engraçado sobre figuras que são ditas instruídas e até intelectuais é que eles se sentem no direito de poder emitir opinião sobre qualquer coisa, as posições extremistas de Saramago são tão fundamentalistas quanto os homens bombas, os participantes da Ku Klux Klan ou mesmo os teóricos marxistas ( que não tem nada de científicos, são mais utópicos que os Utópicos). Admito que um aluno de ensino médio que ainda não conhece nem sua própria história emita uma opinião dessas, mas execro o mesmo texto falado por alguém que tenha um curso universitário e tenha certa leitura. Ele se acha melhor do que uma cavaleiro cruzado que entregava sua vida pela sua causa, peça a um marxista para entregar parte do seus bens por um pobre. Não digo que é triste, é deprimente saber que pessoas que podem estar a margem da ignorância preferem se manter aliados a ela. Sinceramente Saramago, para com a ficção e volte um pouco a realidade, procure ler um pouco mais, fará bem.
Bem, tem um cara aew que resume muito bem Saramago
“E por que homens que não conhecem a História... pensam que a conhecem?” G K Chesterton
avatar
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 147
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Saramago - Declarações polémicas, agressivas e chocantes sobre a Biblia

Mensagem por Ralão em Ter Out 20, 2009 10:52 am

Boas,

Naquela mesma hora ficou cheio de alegria no espírito santo e disse:

“Eu te louvo publicamente, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste cuidadosamente estas coisas dos sábios e dos intelectuais, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque fazer assim veio a ser o modo aprovado por ti.” (Lucas 10:21).

Cumprimentos,

José Ralão
avatar
Ralão

Mensagens : 92
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 50
Localização : Portugal - Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Saramago - Declarações polémicas, agressivas e chocantes sobre a Biblia

Mensagem por são vieira em Ter Out 20, 2009 12:47 pm

este é apenas o exemplo do que a humanidade na sua maioria pensa, uns mais radicais do que outros mas a essência é essa: não existe Deus

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 36
Localização : portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Saramago - Declarações polémicas, agressivas e chocantes sobre a Biblia

Mensagem por Ralão em Qua Out 21, 2009 1:35 pm

Boas,

E continua a polémica.
O diz que não diz e depois volta a dizer, enfim o homen está GáGá e aconselhava-o a arrepender-se na hora da verdade, senão ... vai escrever uns romances para o Lúcifer.

<BLOCKQUOTE>"A Bíblia “é um livro sagrado” mas a literatura de Saramago não; a Bíblia “tem coisas admiráveis do ponto de vista literário” e “muita coisa que vale a pena ler” – nomeadamente o livro dos Salmos, com páginas “belíssimas”, o Cântico dos Cânticos, ou a parábola do semeador contada por Jesus; e muitos valores que José Saramago tem interiorizados são “valores cristãos”."</BLOCKQUOTE>
Quem o diz é o próprio autor de Caim, o livro que está a provocar nova polémica:

"a Bíblia é um “manual de maus costumes”, cheio de “, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana”. E para a decifrar, uma pessoa comum precisaria de ter “um teólogo ao lado”.

E se alguém dissesse que a obra de Saramago é, também ela, um “manual de maus costumes”? Seria isso redutor ou seria necessário um teólogo para explicar a obra?

“A Bíblia é um livro sagrado e, que eu saiba, nenhum dos meus romances é sagrado”, responde o escritor.

“A Bíblia tem coisas admiráveis do ponto de vista literário”, reconhece. Entre elas, estão os Salmos e o Cântico dos Cânticos. E também já leu o Pentateuco e o Novo Testamento.

Mas a exegese de Saramago prefere pegar nos episódios de violência relatados na Bíblia – históricos, uns, mitológicos, outros. O sacrifício de Isaac, a destruição de Sodoma ou a vida de Job, por exemplo. Todos eles revelam que “Deus não é de fiar”, diz.

E, sobre a necessidade ou não da exegese, Saramago diz que tem que “interpretar a letra” do texto – um processo que, na interpretação bíblica, é chamado de literalista.

Cumprimentos,

José Ralão
avatar
Ralão

Mensagens : 92
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 50
Localização : Portugal - Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Saramago - Declarações polémicas, agressivas e chocantes sobre a Biblia

Mensagem por M.Levi em Sab Out 24, 2009 3:00 pm

Olá Pessoal, dando seguimento ao debate, ta aew pessoas mais capazes do que eu....

Polêmica de Saramago: golpe publicitário em meio marcado por “atroz ignorância bíblica”
Biblista e expoentes da Igreja falam sobre declarações do escritor português

LISBOA, terça-feira, 20 de outubro de 2009 (ZENIT.org).- O biblista Fernando Ventura, capuchinho português, considera que a polêmica despertada pelas declarações do escritor José Saramago são um “golpe publicitário” que atinge um meio marcado por uma “atroz ignorância bíblica”.

O biblista concedeu declarações à Agência Ecclesia, do episcopado de Portugal, que ouviu expoentes da Igreja no país após Saramago, no contexto do lançamento de um novo livro, ter classificado a Bíblia como “um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade”.

Pe. Fernando Ventura afirmou que José Saramago teria a exigência intelectual de se informar antes de escrever.

“A Bíblia pode ser lida por alguém que não tem fé, mas supõe alguma honestidade intelectual de quem o lê”, afirmou, acusando Saramago de “uma falta gigantesca” dessa honestidade.

Mais grave, acrescentou o capuchinho, é o desconhecimento “do que são gêneros literários” ou do lugar do “mito” na literatura, o que considera especialmente negativo num escritor que se debruçou “sobre um âmbito que não domina”.

“Não saber situar o texto no contexto é imperdoável para um escritor”, assinala.

O biblista espera que esta polêmica sirva como “provocação” para que os católicos se questionem sobre a melhor maneira de responder a esse golpe publicitário.

Já o bispo do Porto, D. Manuel Clemente, responsável pela área da cultura na CEP (Conferência Episcopal Portuguesa), disse que "uma personalidade como José Saramago, que tem mérito literário inegável, deveria ser mais rigoroso quanto fala da Bíblia”.

Segundo o bispo, “bastaria ler a introdução a qualquer livro da Bíblia, nomeadamente o Gênesis, para saber que são leituras religiosas acerca da história de Israel”, depois recolhidas como “história bíblica para todos os cristãos e todos os crentes”.

D. Manuel Clemente diz que Saramago utilizou um discurso de “tipo ideológico, não histórico nem científico” e revela uma “ingenuidade confrangedora” quando faz incursões bíblicas.

Já o Pe. Manuel Morujão, secretário da CEP, lamentou a “superficialidade” com que Saramago se debruçou sobre a Bíblia, considerando que “entrar num gênero de ofensa não fica bem a ninguém”, sobretudo a quem tem um estatuto de prêmio Nobel da Literatura.

Pe. Morujão disse que esperava “mais” do prêmio Nobel, “independentemente da sua ideologia”. Recomendou “humildade” nas opiniões, para que estas não se apresentem como “pseudodogmas”. O sacerdote desejou ainda que se promova “muito mais a cultura bíblica”.

(Com Agência Ecclesia)
avatar
M.Levi
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 147
Data de inscrição : 24/08/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Saramago - Declarações polémicas, agressivas e chocantes sobre a Biblia

Mensagem por Ralão em Ter Out 27, 2009 8:15 am

Boas,

Hoje de manhã passou em nota de rodapé durante o Telejornal que:

"Livro de Saramago "Caim" lidera vendas Online no Brasil"

Quem diria!!!!

Cumprimentos,

José Ralão
avatar
Ralão

Mensagens : 92
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 50
Localização : Portugal - Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Saramago - Declarações polémicas, agressivas e chocantes sobre a Biblia

Mensagem por andersonmodolon em Ter Out 27, 2009 10:01 am

Bom dia,

na minha opiniao é apenas mais um tentando ganhar destaque com criticas.

Percebe-se que é facil julgar mas dificil de entender. Talvez ele tenha desconhecimento REAL da biblia, apenas algumas partes das guerras em decoreba, pois bem:

(João 13:35) - Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

tambem em:

I São João, 4

7. Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
8. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.


Logo, a propria bíblia desmente cada palavra dele e ainda mostra a grande intolerancia que ele tem por aquilo que nao conhece. Fora isso, nao penso em outras justificativas para ele fazer isso.
avatar
andersonmodolon

Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/10/2009
Localização : Criciúma - SC

Ver perfil do usuário http://www.cancaonova.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Saramago - Declarações polémicas, agressivas e chocantes sobre a Biblia

Mensagem por são vieira em Qua Out 28, 2009 4:51 am

existe preconceito quando não se conhece verdadeiramente a essência das escrituras... ou de qualquer outra coisa
só se pode falar de alguma coisa quando temos conhecimento de causa, senão não temos qualquer autoridade para o fazer e seremos presunçosos...
em tudo o humano julga o que aparece aos olhos .... ou do que ouve dizer...
mas como diz o ditado quem conta um conto, acrescenta um ponto...

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 36
Localização : portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: José Saramago - Declarações polémicas, agressivas e chocantes sobre a Biblia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum