Vaticano abre portas a padres já casados.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vaticano abre portas a padres já casados.

Mensagem por Ralão em Qua Out 21, 2009 6:24 am

Anglicanos pediram para serem integrados na Igreja Católica.

A decisão do Papa Bento XVI criar uma estrutura especial para acolher anglicanos descontentes apanhou de surpresa até os meios religiosos.

A possibilidade de padres casados entrarem na Igreja Católica promete polémica dentro e fora do Vaticano. Em Roma, o cardeal William Joseph Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, anunciava ontem, em conferência de imprensa, que a Igreja Católica está pronta a abrir a porta aos anglicanos: "Será publicada proximamente uma Constituição Apostólica assinada pelo Papa Bento XVI para responder aos numerosos pedidos junto da Santa Sé de grupos de religiosos e de fiéis anglicanos, oriundos de várias partes do mundo que querem entrar em plena comunhão com a Igreja Católica".

Em Londres, em simultâneo, e num sinal de unidade para evitar desconfianças, o arcebispo católico de Westminster, Vincent Nichols, e o bispo anglicano da Cantuária, Rowan Williams, liam uma declaração conjunta na qual se mostravam de acordo: "O anúncio põe fim a um período de incerteza para muitos grupos que nutriam esperanças de novas formas de abraçar a unidade com a Igreja Católica".

A Santa Sé diz que são "dezenas de bispos e centenas de fiéis" que pedem adesão. A ordenação de mulheres e as divergências na visão sobre a sexualidade humana, designadamente a admissão de padres homossexuais, são as razões levantadas por muitos.

Será criada uma estrutura especial - os ordinariatos pessoais - que permita aos anglicanos que se tornam católicos manter a identidade e especificidade espiritual próprias. A forma como isso será feito consta da Constituição Apostólica que Bento XVI publicará dentro de dias. O que já é certo é que estas estruturas contarão com os seus próprios bispos e sacerdotes. E nas adaptações, os pastores anglicanos casados poderão passar a ser presbíteros da Igreja Católica.

O mesmo não acontecerá com os bispos, que não poderão ser ordenados se forem casados. Para o teólogo Peter Stilwell, a decisão é correcta ainda que um pouco "confusa". "Por um lado resolve a questão de fundo da falta de padres católicos e dos direitos das comunidades aos sacramentos, por outro, não é clara a excepção para alguns". Para o bispo anglicano Fernando Soares "a decisão é bem-vinda" ainda que "estranha". "Como é que a Igreja Católica pode aceitar padre casados e não permitir que os seus não se possam casar?".

Novos ventos se adivinham, na Igeja Católica.

Cumprimentos,

José Ralão
avatar
Ralão

Mensagens : 92
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 50
Localização : Portugal - Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vaticano abre portas a padres já casados.

Mensagem por Alan em Qua Out 21, 2009 10:41 am

Primeiramente isso não é novidade, pelo menos não para mim.
Segundo a Rede Globo não vale nada, mostra a notícia como se fosse uma revolução dentro da Igreja... sensacionalismo barato como sempre.
Terceiro já tem um tópico sobre o assunto

http://quemtembocavaiaroma.livreforum.com/papo-cabeca-f12/papa-aceita-ingresso-de-anglicanos-casados-na-igreja-catolica-como-se-isso-fosse-uma-novidade-t598.htm

Paz e bem

Alan
avatar
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 31
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vaticano abre portas a padres já casados.

Mensagem por Ralão em Qua Out 21, 2009 11:37 am

Boas,

Peço desculpa pois desconhecia a existência do tópico atrás mencionado.

A noticia em si aqui em Portugal está em diversos jornais, dos mais sensacionalistas aos mais "sérios".

Quanto à questão em si e não me querendo alongar em comentários visto já existir outro tópico aberto, julgo que é uma posição que à primeira vista podemos encarar de positiva, pois o retorno a casa do filho estraviado é sempre bem vindo, e só reforça perante o mundo a posição da Igreja Católica Romana, como entidade que ao contrário do que toda a gente apregoa, consegue atrair muita gente para os seus prepositos de espalhar a boa nova.

Cumprimentos,

José Ralão
avatar
Ralão

Mensagens : 92
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 50
Localização : Portugal - Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vaticano abre portas a padres já casados.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum