Comunhão e Libertação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Comunhão e Libertação

Mensagem por João em Seg Set 15, 2008 10:03 pm

Olá!

Gostaria de saber:

O que é?
Onde, com quem e quando surgiu?
o que a Igreja Católica fala sobre?

Obrigado

Abraços
João

Ver perfil do usuário

Re: Comunhão e Libertação

Mensagem por Moco em Ter Set 16, 2008 2:15 am

Sei bem pouco sobre, vou postar o que sei aguardando aprofundamento.
Começou com o Dom Luigi Giussani, em 1954 na Itália, mas com um nome de Juventude Estudantil, passou a ser chamada de Comunhão e Libertação só em 1969. Prega que o cristianismo vivido em comunhão é a base da verdadeira libertação do homem. Sei que é aceito pela igreja, mas não sei exatamente o que ela diz sobre, aguardando aprofundamento.

Abraço.
Moco

Ver perfil do usuário

Mensagem por alessandro em Ter Set 16, 2008 10:29 am

Movi o tópico para cá porque não versa diretamente sobre doutrina.

Quanto a pergunta, vou tentar conseguir alguém do CL para responder melhor, mas acho que posso dar algumas contribuições.

Além do que o Moco já disse quero acrescentar que o "Comunhão e Libertação" é um movimento da Igreja, como outros que surgiram no século XX. (ex: renovação carismática e focolares). Eu particularamente vejo com muitos bons olhos estes movimentos e acredito que boa parte da missão da Igreja hoje ocorre através deles.

Mas voltando ao comunhão e libertação...Na maioria de suas reuniões semanais chamadas "escolas de comunidade" eles discutem os livros do fundador do movimento ( que são ótimos). Os dois primeiros eu já li. "O senso reliogioso", que trata da questão de Deus e da religiosidade, "Na Origem da pretensão cristã" que trata da veracidade de Jesus Cristo e de sua proposta. Há ainda no percurso inicial que dura uns três anos o livro "Por quê a Igreja?"

Estes não os únicos livro, mas são a base o caminho inicial. Além destes livro,] o CL edita uma revista muito boa, a Passos. Não sei expecificar muito bem o carisma do movimento, mas eles evangelizam a partir do despertar das grandes questões humanas, além de possuírem grande presença no meios universitário e cultural.

Não só é aceito pela Igreja como é visto como um dom. Nosso Bispo Dom Filipo Santoro é deste movimento.

Espero ter ajudado um pouco...
abração
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Davison em Ter Set 16, 2008 3:22 pm

Olá, aqui vou eu tentar falar uum pouco do Cl.
Um ponto interessante é pensar como D. Giussani entende um carisma: um dom do Espírito dado a alguém para que este viva uma experiência de fé que seja útil para a Igreja. Interessante é notar que tal carisma é dado num contexto histórico muito próprio, ou seja é uma resposta à realidade.
O carisma do Cl pode ser observado em três fatores:
1. Verbum caro factum est, ou seja, a presença do Verbo Encarnado no meio dos homens;
2. Cristo é presente na Igreja, lugar de comunhão;
3. A realização dos homens só se dá em Cristo, por isso ela passa pela Igreja, o lugar do encontro com essa Presença. É o Verbo Divino quem dá sentido aos homens, e por sua vez à humanidade, "quem revela o homem ao próprio homem";
Para D. Giussani, a proposta de fé era coerente, razoavel e correspondia ao desejo do coração dos jovens que com ele se encontravam no Liceu de Milão, assim o carisma mais do que um modo próprio de se falar, ou vestir, tornava-se um modo novo de viver a fé, partindo do encontro, e vivido com intensidade na realidade dse cada pessoa (família, trabalho, universidade). Para mais informações é só ver em: http://www.cl.org.br/
Bom, tomara que tenha ajudado mesmo não sendo uma resposta oficial.
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Ver perfil do usuário

Mensagem por alessandro em Ter Set 16, 2008 3:47 pm

valeu pela contribuição Davison!
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por larissa em Ter Set 16, 2008 5:00 pm

Nossa, bem legal o site.

Obrigada Davison.

Recomendo, vale a pena!
larissa

Ver perfil do usuário

Ratzinger e Cl

Mensagem por Davison em Qua Set 24, 2008 6:03 pm

Olá pessoal aq vai o link da homilia do cardeal Ratzinger nas exéquias de mons. Giussani, talvez resonda ao João como a Igeja vê o movimento. Abraços!!!!

http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20050224_homily-giussani_po.html
Davison

Ver perfil do usuário

Continuidade à colocação feita por Davison.

Mensagem por Tiago Rodrigues em Qui Out 30, 2008 10:49 am

O carisma que é próprio do CL é sempre percorrido em companhia, esta é uma das propostas do movimento. A companhia é aquela que sempre nos ajuda a despertar para realidade, para o encontro com Cristo através das coisas cotidianas, das nossas realidades próprias.
Tiago Rodrigues

Ver perfil do usuário

Mensagem por Davison em Sex Nov 07, 2008 10:55 pm

Companhia. Essa palavra é tão importante, expressa algo fundamental no Cristianismo, para Giussani é impossível viver a consciência do destino, do sentido da vida, e também é pouco provável que sozinho, o homem consiga orientar sua vida para ela, a aplicação prática.
Assim, a presença de um outro é fundamental, ele me chama a atenção para as questões mais importantes da vida, é alguém que me dá critérios sem os quais dificilmente conseguiria viver.

Abç !!!
Davison

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: