são os testemunhas de jeová cristãos

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: são os testemunhas de jeová cristãos

Mensagem por são vieira em Qui Dez 03, 2009 7:34 pm

não, longe disso porque estão a separar o acreditar e praticar ,mostrar isso pela obediência...

não posso dizer que sou médica porque tirei um curso, estudei... mas porque estou a exercer... portanto não posso dizer que sou cristã só porque acredito em cristo por ter estudado a biblia, tenho de praticar os mandamentos...

" quem exercer fé"- praticar a fé é o que se exige pois se assim não for estamos a entrar na hipocrisia...

faz o que eu digo e não o que eu faço não é ser cristão

eu acredito piamente no papel fundamental de cristo na nossa vida e no futuro da humanidade, graças ao seu sacrificio e á disposição de Deus de o entregar a muito custo para si...

em pedro mostra que temos de seguir de perto os passos de cristo... e até o apostolo paulo disse que era imitador de cristo

- amar a Deus sobre todas as coisas- ele o fez até á morte
- amar o próximo como a nós mesmos- ele amou até á morte
- declarou publicamente quem era o seu pai sem se envergonhar
- obedeceu a tudo que o pai declarou para ele fazer
-ensinou as pessoas a verdadeira obediência que teria de vir do coração e o sermão do monte é exemplo disso

e tudo isto podemos fazer e aplicar na nossa vida- isto sim é ser cristão

são vieira

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alan em Qui Dez 03, 2009 8:24 pm

Conceição entenda que nós ainda estamos no início da questão, o que você citou acima é a consequência de fé verdadeira em Cristo. Porém gostei do seu exemplo e vou utilizá-lo para ajudar-lhe na questão:

são vieira escreveu:não posso dizer que sou médica porque tirei um curso, estudei... mas porque estou a exercer...

Exatamente, porém se você teve um curso em que não aprendeu corretamente, mesmo exercendo estará a ser um médico "ruim". Agora aplicando a religião, mesmo que você esteja exercendo ela... se de modo errado, estará a ser um religioso "ruim".

Atenção que não estou a dizer que tudo o que você tem como valores estão errados... mas eu estaria mentindo se falasse que concordo com tudo que a sua organização prega.

Paz e Bem

Alan
Alan

Ver perfil do usuário

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Qui Dez 03, 2009 9:42 pm

Conceição,

Afinal, para a sua "organização" Jesus é Deus ou não ?

Esta resposta dará um rumo à discussão.

Fique com Deus !
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por são vieira em Sex Dez 04, 2009 12:11 pm

flávio... á falamos sobre esse ponto...

(1 João 2:1-2) . . .Contudo, se alguém cometer um pecado, temos um ajudador junto ao Pai, Jesus Cristo, um justo. 2 E ele é um sacrifício propiciatório pelos nossos pecados, contudo, não apenas pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro.
se jesus fosse Deus como afirmam para além de ser igual, com o mesmo conhecimento e poder, todo poderoso, no céu seria Deus e não estaria junto de Deus ...

para além de que Jesus disse sempre que não era igual ao pai e que era inferior, pois fazia o que o pai mandava... joão 14:28, 5:19...

mas voçês têm a crença de uma trindade e daí não posso dizer mais nada sobre isso... apenas que não me faz sentido pela definição da mesma e pelas escrituras que não provam tal situação, apenas alguns textos que untam três elementos mas que nos textos em geral só se mencionam dois... se fosse uma trindade seria revelada em muitos textos pelo sentido de que os três são iguais e com o mesmo poder

são vieira

Ver perfil do usuário

Mensagem por Yuri07 em Sex Dez 04, 2009 12:58 pm

A essa altura acho que já falei o que deveria falar, mas vou acrescentar algo:

"No início Ele era a palavra, e a palavra estava junto de Deus, e a palavra era Deus". Como é que não pode estar junto de Deus e ser Deus ao mesmo tempo? Está mentindo esse trecho da escritura? A Trindade é uma comunhão: o Pai está todo no Filho e o Filho todo no Pai, e o Espírito Santo todo no Pai e no Filho. Deus é uma comunidade e cada pessoa dessa comunidade está unida às outras. Sem contudo negar a unicidade de Deus. Os cristãos dos ritos orientais demonstram isso de forma concreta no sinal da cruz ao dizerem: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, um Único Deus. Amém. Deixam bem claro que Deus é uma comunidade, mas não deixa de ser único.

Mas fica difícil de compreender isso? Então deveríamos usar o princípio do espiritismo: "compreender para crer"? Eu conheço uma criatura de nome Maria, que ao ser anunciada pelo anjo que seria a mãe do messias disse sim a Deus, mesmo sem ter compreendido.

É necessário crer na divindade de Cristo para ser cristão. Esse é o ponto principal, sem isso não dá para ser cristão. Depois é que nós vamos a Ele com as nossas obras, pois é preciso que tudo seja para ele: nossa fé e nossas obras. Mas se eu não acredito nisso simplesmente porque fica difícil de compreender então eu não tenho fé.

Em minhas orações, há vezes que me dirijo ao Pai, outras ao Filho, outras ao Espírito Santo, outras a duas dessas pessoas e outras às três, porque sei que estou em ambos os casos me dirigindo a Deus. Do mesmo modo nem sempre a Escritura se dirige igualmente às três pessoas divinas. A divindade de Jesus é bíblica (isso já expus aqui) a Trindade também. Ler a bíblia com interpretações pessoais conduz a erros, só a Igreja tem autoridade para interpretar autenticamente as Escrituras, portanto se ela fala da Trindade isso é verdadeiro, inquestionável.

Para encerrar as minhas postagens neste tópico, responderei de forma direta à pergunta do tópico. "São os testemunhas de Jeová cristãos?" Não, porque lhes falta a parte essencial do cirstianismo: a fé cristã.
Yuri07

Ver perfil do usuário

Mensagem por são vieira em Sex Dez 04, 2009 1:06 pm

yuri.. onde nas escrituras diz que é para nos dirigirmos ao espirito?

o que nos exorta é pedir espirito santo e não orar a ele...

sim somos tão imperfeitos e imerecedores de coisa alguma que tudo o que peçamos a Deus tem de ser por meio de nosso mediador- jesus...
não somos dignos de nos dirigir diretamente a Deus por ser o santissimo e em nós existe a mácula do pecado e por isso precisamos de um sumo sacerdote que de uma vez para sempre está na presença de Deus para interceder por nós pecadores...

são vieira

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alan em Qua Dez 09, 2009 7:11 pm

Flávio Roberto Brainer de escreveu:Conceição,

Afinal, para a sua "organização" Jesus é Deus ou não ?

Esta resposta dará um rumo à discussão.

Fique com Deus !

A história da organização dela pode responder muito bem...

As primeiras revistas Watchtower (A Sentinela em português), mostravam que a STV era a favor da adoração de Cristo:

"Pergunta...Ele foi realmente adorado, ou é apenas falha de tradução? Resposta. Sim, cremos
que nosso Senhor enquanto estava na terra foi realmente adorado, e também
corretamente.... Era correto para nosso Senhor receber adoração..." (Watchtower
Reprints, III, 15 de julho de 1898, pág. 2337, citado Ibidem, pág.157.)

"Ele foi objeto de adoração sem censura ainda quando recém-nascido, pelos sábios que
vieram ver o recém nato rei.... Ele nunca reprovou ninguém por atos de adoração
oferecidos a si mesmo." (Watchtower Reprints, I, Outubro de 1880,
pág. 144, citado Ibidem, pág. 157.)

No início a STV foi fundada para promover a adoração de Cristo

No Artigo II do Estatuto da Sociedade Torre de Vigia da Pensilvânia, lemos:

"Os propósitos desta sociedade são: adoração cristã pública do Todo
Poderoso Deus e Jesus Cristo; prover e manter assembléias locais e mundiais
para tal adoração...." (Citado Ibidem, pág. 157.)

Porém, atualmente, a STV é contra a adoração de Jesus:

"...nenhuma distinta adoração é para ser prestada a Jesus Cristo agora glorificado no céu.
Nossa adoração tem que ser a Deus Jeová." (The Watchtower, 1 de janeiro
de 1954, pág. 31, citado Ibidem, pág. 157.)

A contradição foi e é uma marca forte em toda a história da STV... isto é inegável... desde ensino bíblico até profecias que não ocorrem nas ditas datas.

Paz e Bem

Alan
Alan

Ver perfil do usuário

Mensagem por são vieira em Qua Dez 09, 2009 7:30 pm

(Daniel 12:8-10) . . .Ora, quanto a mim, ouvi, mas não pude entender; de modo que eu disse: “Ó meu senhor, qual será a parte final destas coisas?” 9 E ele prosseguiu, dizendo: “Vai, Daniel, porque as palavras são guardadas em segredo e seladas até o tempo do fim. 10 Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão refinados. E os iníquos certamente agirão iniquamente, e absolutamente nenhum iníquo entenderá; mas os perspicazes entenderão.

especulação ...até os servos de Deus antigos tiveram... mas a verdade só seria plenamente entendida quando começasse o tempo do fim que foi muito depois de 1898...

a libertação de ensinos não biblicos foi gradual pois até os estudantes da biblia desse tempo comemoravam o natal e fumavam...

(João 8:32) 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

de quê? de práticas anti bíblicas...

(1 Pedro 4:3-4) . . .Porque já basta o tempo decorrido para terdes feito a vontade das nações, quando procedestes em ações de conduta desenfreada, em concupiscências, em excessos com vinho, em festanças, em competições no beber e em idolatrias ilegais. 4 Visto que não continuais a correr com eles neste proceder para o mesmo antro vil de devassidão, ficam intrigados e falam de vós de modo ultrajante.

(Provérbios 4:18) . . .Mas a vereda dos justos é como a luz clara que clareia mais e mais até o dia estar firmemente estabelecido.

são vieira

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alan em Qua Dez 09, 2009 9:05 pm

Especulação? A STV vai muito além disso....

A STV se proclamou como profetas:

"Então, Jeová tem um profeta para ajudá-los, para adverti-los dos
perigos e para declarar as coisas que estão por vir? Estas perguntas podem ser
respondidas afirmativamente. Quem é o profeta? ...Este 'profeta' não era um
homem, mas um corpo de homens e mulheres. Era um pequeno grupo de caminheiros
seguidores de Jesus Cristo, conhecido naquele tempo como Estudiosos
Internacionais da Bíblia. Agora são conhecidos como as testemunhas cristãs
de Jeová...." (The Watchtower, 1 de julho de 1973, pág. 401; 1 de
abril de 1972, pág. 197, citada por Edmond C. Gruss, We Left Jehovah's
Witnesses ­ A Non-Prophet Organization, Nutley, NJ: Presbyterian and
Reformed Publishing Co., pág. 137.)

Para logo depois virem com profecias e declarações contraditórias a essas profecias ( que na verdade nunca ocorreram). E não foram poucas, porém não vou cita-las uma por uma aqui senão precisaria de algumas paginas, porém se alguem quiser posso lhe enviar um arquivo que tenho sobre o assunto via e-mail, é só me mandar pm.

Mas para além de se declararem profetas, assumiram que forçam as pessoas a ensinamentos de falsos profetas: E isso quem disse foi a própria STV ,pelo seu representante H. C. Covington, num julgamento que aconteceu na Escócia em novembro de 1954, e foi um caso experimental levado pela Sociedade para impedir a convocação pela Escócia de Testemunhas de Jeová para o serviço militar. Covington admitiu o fracasso das
profecias primitivas feitas pelos líderes da STV. Vou colocar o diálogo aqui:

Legenda - P = Perguntas do Tribunal R=Respostas de Covington

R: Isso foi a publicação de uma profecia
falsa, foi uma declaração falsa ou uma afirmação errônea em cumprimento de uma
profecia que era falsa ou errônea.

P: Voltemos ao ponto, agora. Uma profecia falsa foi promulgada?

R: Concordo com isso.

P: Ela tinha que ser aceita pelas Testemunhas de Jeová?

R: Isso é correto.

P: Se um membro das Testemunhas de Jeová adotasse por si mesmo o ponto
de vista que essa profecia era errada e dissesse isso, ele seria excluido da
comunhão?

R: Sim, se ele dissesse isso e continuasse persistindo em criar problema
... Nosso propósito é ter unidade.

P: Unidade a todo custo?

R: Unidade a todo custo....

P: Uma unidade baseada na aceitação forçada de profecia falsa?

R: Isto é concedido como verdadeiro.

(H. C. Covington, Pursuer's Proof of Trial in Scottish Court of Sessions, Douglas Walsh vs.
The Right Honourable James Latham Clyde, M.P., P. C., págs. 341-342.)

Repito se alguém quiser o arquivo na íntegra, só me mandar pm que eu envio por e-mail.

Paz e Bem

Alan
Alan

Ver perfil do usuário

Mensagem por são vieira em Qui Dez 10, 2009 9:37 am

alan, meio artigo para explicar algo tão sério não é suficiente...

Em janeiro de 1954, uma audiência preliminar em Edimburgo determinou que Walsh era um caso relevante e Lorde Strachan ordenou que fosse submetido a julgamento. Marcou-se o dia 23 de novembro de 1954 para o caso ser julgado.

F. W. Franz, da sede de Brooklyn, foi o primeiro a testemunhar. Esboçou, usando a Bíblia, as crenças das testemunhas de Jeová, em especial as que diferiam das religiões ortodoxas. Daí, Hayden Covington comentou a organização, as cerimônias e as práticas. Grant Suiter, secretário-tesoureiro da Sociedade, tratou das finanças da Sociedade e mostrou que as contribuições recebidas pelas publicações não cobriam o custo da obra missionária mundial e que as contribuições voluntárias das próprias testemunhas de Jeová cobriam a diferença. Pryce Hughes, o superintendente da filial e ministro-presidente para as Ilhas Britânicas, explicou a estrutura da organização na Grã-Bretanha, ao passo que Douglas Walsh descreveu seu trabalho como pioneiro e superintendente de congregação. A evidência inteira levou sete dias para ser apresentada e abrangeu 762 laudas de manuscrito. Em 7 de janeiro de 1955, Lorde Strachan proferiu sua sentença. Decidiu que um grupo constituíra uma denominação religiosa se satisfizesse as seguintes exigências: (a) se existisse com fins religiosos, (b) se professasse crenças religiosas que fossem distintivas no sentido de o diferençarem de outros grupos religiosos, (c) se estivesse organizado como grupo separado sob seu próprio sistema de adoração, governo e disciplina, e (d) se seus membros fossem razoavelmente substanciais. Lorde Strachan ficou satisfeito que as testemunhas de Jeová se enquadravam em cada uma destas condições e que eram, por conseguinte, uma denominação religiosa.

são vieira

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alan em Qui Dez 10, 2009 1:38 pm

Você contou superficialmente a história do julgamento... eu coloquei um diálogo de tal julgamento, com referências para quem quiser ver na íntegra, onde o representante da STV fala com todas as palavras que força as TJ a aceitarem falsas profecias para manterem a unidade.

Ao contrario de quando você acusou, sem embasamento histórico algum, a Igreja Católica de apoiar o nazi-facismo, eu estou mostrando com as palavras da própria STV que eles são contraditórios e forçam pessoas a aceitarem coisas falsas. E o que eu coloquei aqui é só uma pequena parte de tudo o que eu tenho conhecimento....

Paz e Bem

Alan
Alan

Ver perfil do usuário

Mensagem por são vieira em Qui Dez 10, 2009 8:04 pm

alan, tem direito á sua opinião com relação ás testemunhas... o que para si é verdade para mim é um ponto acrescentado a um conto...

se falei do nazismo e do apoio papal foi simplesmente pelo que conheço tb...

mas religião á parte... alan, sabe o que me alegra muito?

é saber que um dia vai deixar de haver diferenças e que todos vamos viver juntos e felizes... e com a eterna benção de Deus...

ao contrário do que pensam ...eu não estou aqui para dizer que todos vão ser destruidos... isso só Jeová Deus sabe... e sabe que mais? eu não tenho lugar cativo. Smile

lutar pela aprovação de Deus é o maior objctivo que tenho na vida...

são vieira

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alan em Qui Dez 10, 2009 9:33 pm

De uma pessoa que se diz contra o ecumenismo... você tem um pensamento futurista muito ecumênico... isso me alegra

Paz e Bem

Alan
Alan

Ver perfil do usuário

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Qui Dez 10, 2009 10:00 pm

São Vieira escreveu:
"Alan, meio artigo para explicar algo não é suficiente..."
É muito estranha a posição de Conceição ao escrever tal coisa, como se não tivesse acesso ao documento na íntegra. Fica mais uma vez transparente a falta de coerência com o diálogo por parte de Conceição, considerando-se que
Alan escreveu:
"Repito se alguem quizer o arquivo na íntegra, só me mandar MP que eu envio por e-mail"
ESSA É UMA FORMA QUE SÃO VIEIRA SEMPRE USA PARA "SAIR PELA PORTA DOS FUNDOS", COMO TANTAS VEZES VENHO MOSTRANDO NO NOSSO FÓRUM.
ESTEJAMOS ATENTOS !!!
Fiquemos na paz do Senhor Jesus !
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por são vieira em Sex Dez 11, 2009 4:47 am

mau entendido...

apenas ler o interrogatório parecia que se estava a cometer um crime quando apenas se estava a explanar como funciona a organização das testemunhas para que legalmente fosse encarado como tal.

são exigentes quanto á conduta... ainda bem pois senão qualquer um podia servir a Deus ...

(Romanos 2:21-22) . . .tu, pois, que ensinas outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas: “Não furtes”, furtas? 22 Tu, que dizes: “Não cometas adultério”, cometes adultério? . . .

(1 Coríntios 6:9-11) . . .O quê! Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não sejais desencaminhados. Nem fornicadores, nem idólatras, nem adúlteros, nem homens mantidos para propósitos desnaturais, nem homens que se deitam com homens, 10 nem ladrões, nem gananciosos, nem beberrões, nem injuriadores, nem extorsores herdarão o reino de Deus. 11 E, no entanto, isso é o que fostes alguns de vós. Mas vós fostes lavados, mas vós fostes santificados, mas vós fostes declarados justos no nome de nosso Senhor Jesus Cristo e com o espírito de nosso Deus.

as pessoas não o são obrigadas a servir a Deus, nunca se usou a força para obrigar as pessoas a fazê-lo..

aliás só se torna testemunha de Jeová quem mostrar que tem conhecimento suficiente das escrituras para ensinar outros e desde já têm de ter feito mudanças necessárias para que a sua vida esteja em harmonia com o que irá ensinar...

pois quem ama o pecado não ama a Deus...
quem ama a Deus obedece...

(Deuteronômio 5:29) Se somente desenvolvessem este coração seu para me temerem e para guardarem sempre todos os meus mandamentos, para que lhes fosse bem a eles e a seus filhos, por tempo indefinido!

(Isaías 48:17-18) . . .: “Eu, Jeová, sou teu Deus, Aquele que te ensina a tirar proveito, Aquele que te faz pisar no caminho em que deves andar. 18 Oh! se tão-somente prestasses realmente atenção aos meus mandamentos! A tua paz se tornaria então como um rio e a tua justiça como as ondas do mar.

as testemunhas ajudam as pessoas a mudar para terem uma boa conciência e um objectivo significativo...
salvar vidas...

não podemos amar o que o mundo oferece e amar a Deus ao mesmo tempo... não podemos ter uma vida dupla...

(1 Coríntios 10:21) . . .Não podeis estar bebendo o copo de Jeová e o copo de demónios; não podeis estar participando da “mesa de Jeová” e da mesa de demónios.

o que nos motiva a mudar?

(Provérbios 27:11) . . .Sê sábio, filho meu, e alegra meu coração, para que eu possa replicar àquele que me escarnece. . .

quem escarnece de Deus? Satanás...

se formos sábios e colocarmos em prática os mandamentos de Deus... Jeová tem como replicar ...

mas se andamos como queremos e fechamos os ouvidos aos mandamentos... Jeová não tem como o fazer a nosso favor...
as obras falam mais alto...

são vieira

Ver perfil do usuário

Mensagem por são vieira em Sex Dez 11, 2009 5:01 am

qual o ponto de vista dos cristãos como o apostolo Paulo?

(Romanos 1:32) . . .Embora estes conhecessem muito bem o decreto justo de Deus, de que os que praticam tais coisas merecem a morte, não somente persistem em fazê-las, mas também consentem com os que as praticam.

é perigoso quem sabe o que é direito...e não o faz... mas tem oportunidade para se arrepender e deixar esse modo de vida que desagrada a Deus...

são vieira

Ver perfil do usuário

Mensagem por alessandro em Sex Dez 11, 2009 12:15 pm

vejo que o tópico está sendo desvirtuado.

a questão é se os testemunhas de jeová podem ser considerados cristãos...

peço que voltem ao assunto em pauta e caso queiram discutir outros, criem mais tópicos.

abraços

Tira-dúvidas oficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por são vieira em Sex Dez 11, 2009 12:32 pm

alessandro, tem razão.

resumindo... ser cristão é seguir os passos de cristo-

amar a Deus sobre TODAS as coisas, isto é, obedecer incondicionalmente aos seus mandamentos como o próprio Jesus o fez apesar de ser penoso para si mesmo

e amar o proximo como a nós mesmos... se não praticamos o que é mau estamos amando a nossa própria vida e amamos a dos outros por fazermos o bem a todos os niveis mas especialmente espiritualmente e se necessário morrer pela vez de nossos amigos como cristo fez sem incorrer a desobediência dos principios e leis divinas.

(João 15:12-15) . . .Este é o meu mandamento, que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13 Ninguém tem maior amor do que este, que alguém entregue a sua alma a favor de seus amigos. 14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando. 15 Não mais vos chamo de escravos, porque o escravo não sabe o que seu amo faz. Mas, eu vos chamei de amigos, porque todas as coisas que tenho ouvido do meu Pai vos tenho deixado saber.

são vieira

Ver perfil do usuário

Mensagem por Manuel Portugal Pires em Qui Fev 10, 2011 3:55 pm

Eu não tenho dúvidas de que «as testemunhas de Jeová» são tão cristãos como os católicos, protestantes, baptistas etc.
Todos têm doutrinas diferentes, mas todos aceitam o essencial: Cristo, o Messiah embora cada um tenha um conhecimento diferente acerca do mesmo.
Manuel Portugal Pires

Ver perfil do usuário http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Mensagem por Paulo Henrique Viana em Sex Fev 11, 2011 8:04 am

Tenho grandes dificuldades de ver as Testemunhas de Jeová, como um grupo de cristãos, reunidos com o proposito de servir a Cristo. Isto é o meu parecer.

Se é cristão um testemunha de Jeová, estaria ele disposto a deixar de lado os ensinamentos de homens como Charles Russell, Rutherford , para ensinar aquilo que Cristo ensinou?

Aliás, se não me engano, Russell como foi dito neste tópico, profetizou o fim para 1914, sua profecia é falsa, portanto ele se torna um falso profeta, e se as Testemunhas de Jeová seguem as doutrinas de Russell, então, digo eu, não podem seguir a Cristo, mas a homens. leiam Deuterônomio 18.21-22

Rutherford, assumiu a organização em 1917, e ele provocou pelo menos 148 mudanças doutrinárias. Veja bem, então os ensinos de Russell devem ser questionados juntamente com os de Rutherford. Aliás, Rutherford também foi um falso profeta, pois profetizou o milênio para 1925 no livro "Milhões que agora vivem jamais morrerão" e a batalha do Armagedom para 1942.

Se deixarem os ensinos desses homens e voltarem os olhos para os ensinos de Cristo somente, então estarão pertos de serem chamados cristãos e não russelitas.

Paulo Henrique Viana

Ver perfil do usuário

Mensagem por Manuel Portugal Pires em Sex Fev 11, 2011 9:30 am

Amigo Paulo,
É certo que com a ansiedade da volta de Yeshua e do seu reino tem havido muitas especulações acerca de datas possíveis desde os primórdios do cristianismo.
Contudo, muito recentemente isso tem-se multiplicado e há organizações religiosas como as T.J. que o fazem com a intenção de promover a sua religião e assim angariar novos adeptos.
Mas não é isso que faz com que nem as T.J. (assim como qualquer outro grupo religioso) seja considerado ou não cristão.
O messianismo (donde deriva o cristianismo) já dos judeus. Cristo apresentou-se como sendo o Messias esperado pelos Judeus.
Quanto à sementeira do cristianismo no meio dos povos pagãos (gentios) começou em especial a partir de Antioquia (onde os seguidores da Via começaram a ser chamados de cristãos, por falarem muito no Cristo). (Actos 11,26)
(Actos 13, leia também os dois anteriores)
Ora todo o que segue a Cristo é cristão. Quanto a doutrinas, todas as religiões «puxam a brasa à sua sardinha», pois o cristianismos puro sem cortes nem acrescentos ficou como que abafado logo após a morte do Apóstolos.
Mas o que tem mais servido ao povo para apontar criticas e rejeição às T.J. é a sua imposição contra as «transfusões de sangue», pois qualquer membro que as fizer é «saneado» (isto é dasassociado como eles dizem que é mesmo que ser excomungado).
Embora aceitem todas as passagens da bíblia que são consideradas trinitárias, rejeitam a trindade divina e por isso adoram apenas o PAI. Ao Filho prestam homenagem e consideram-no como seu Rei. A Espírito Santo, vêem-na apenas como uma força divina.
Penso que estas pequenas diferenças de opinião não são suficientes para os desclassificarem de «cristãos».
Seguem os conselhos de Cristo e são muito unidos e organizados. Têm uma disciplina férrea a partir do seu corpo governante que está nos EUA.
Contudo, não são a «religião verdadeira» como eles pregam de porta em porta e nas ruas.
A pregação é para eles uma obrigação de todos os membros, mesmo dos que ainda não foram baptizados. Andam aos pares.
Eu tive muitos complexos em conhecer as TJ. Em 1969, ouvi falar deles pela 1ª vez, mas eram perseguidos em Portugal pelo regime politico, devido ao facto de rejeitarem o serviço militar. Faziam as suas reuniões nas casas umas vezes nua, outra vezes noutra.
Só tive coragem de contactar com eles em 1991, porque tinha medo deles, pois as pessoas falavam mal deles. Quando tive conhecimento in loco deles, verifiquei que não havia razão para tal medo, mas pelo contrário eram muito simpáticos uns para com os outros e para com as visitas.
(continuo, mais tarde se possível, pois tenho de ir almoçar)
Manuel Portugal Pires

Mensagem por Manuel Portugal Pires em Sex Fev 11, 2011 1:07 pm

O corpo governante das T.J. está constantemente a mudar as suas doutrinas. Baseando-se em Proverbios 4,18 as T.J. estão receptivas a qualquer alteração na sua doutrina vinda do corpo governante, mas enquanto isso não acontecer têm uma disciplina rígida em ensinar o que lhes é ordenado.
Quanto ao comportamento são muito severos. Se alguém pisa o risco é avisado. Se se arrepender e mudar, é perdoado e continua, mas se for ancião, mesmo que se arrependa deixa de prestar esse serviço (que dizem ser gratuito) para sempre. Qualquer um que se não arrependa é julgado por um corpo de anciãos e é excomungado (desassociado).
Os anciãos têm a obrigação de vigiar o comportamento dos associados.
Fogem do convívio com os outros que não pertencem à mesma religião para se manterem mais unidos, mas se as coisas correm mal ficam isolados ao serem excomungados. Nem os seus ex-irmãos os podem cumprimentar, só os anciãos para os convencer ao arrependimento. Se se arrependerem depois de desassociados, voltarão a ter uma espécie de catequética orientada por um irmão da congregação, como se estivessem a começar, mas não precisam de voltar a ser baptizados. Não consideram válido qualquer baptismo excepto o deles. Consideram-se (a partir de Rutherford) a única religião verdadeira.
Antes de serem T.J. desde o tempo de Russel eram simples «estudantes da Bíblia». Rutherford fez mudanças importantes a ponto de muitos estudantes da Bíblia que discordavam se sentirem prejudicados, pois a «Torre de Vigia» (que era uma editora do Sr. Russel que deixou em testamento aos estudantes da Bíblia) foi integrada na religião então fundada por Rutherford.
Outro pormenor importante é que baseando-se em Apocalipse só consideram que os escolhidos são apenas 144.000. Por isso, fazem pressão spara que os que abraçarem a fé das T.J. o fizerem depois de 1935 devem renunciar à esperança celestial, e limitar-se a uma esperança terreal no Novo Mundo esperado e a maioria aceita isso passivamente.
Os baptismos (por imersão e em nome do Pai Filho e Espirito Santo ) fazem-se publicamente nos congressos que duram vários dias. Eu nunca assisti a nenhum congresso, mas dizem que depois de deixarem o lugar, que muitas vezes é alugado, fica ainda mais limpo que quando o começaram a utilizar. Esse serviço de limpeza é feito por todos os membros.
Que me perdoem as T.J. se exagerei, mas disse o que eu me apercebi sem querer melindrar ninguém, convencido de que é tudo verdade.
Enfim as T.J. têm coisas boas e outras que ferem a sensibilidade de muitas pessoas, mas no seu todo não há razões para as condenarmos a ponto de dizer que não são cristãos.
Falei com algumas pessoas que deixaram de ser T. J. e foram todos unânimes em afirmar que estavam totalmente convencidos que estavam a seguir a religião verdadeira. Uns foram desassociados por vontade própria e outros por terem infringido as normas em que continuavam a acreditar, mas que não podiam cumprir. Neste caso lembro-me de um colega de trabalho que amava muito uma senhora que não se queria casar que preferiu viver com ela em concubinato (o que é interdito pelas T.J.) e ser desassociado, apesar de concordar que estava a pecar.
Manuel Portugal Pires

Mensagem por Paulo Henrique Viana em Sab Fev 12, 2011 9:09 am

Olá Manuel

Uma religião que usa Cristo para se promover, não pode ser encarada como uma religião ou como uma pessoa (líder que se promove) que é seguidora de Cristo.
De fato, se a pessoa segue a Cristo ele é um cristão. Mas já adverte o Senhor Jesus que nem todos aqueles que o chama de Senhor, entrará no reino dos céus, mesmo pregando em nome dele, curando em nome dele e expulsando dêmonios em nome dele, Jesus chama esta turma de aqueles que praticavam iniquidade. Então não basta dizer que é cristão e fazer as coisas em nome de Cristo. Tem que ter arrependimento, mudança de vida, dependência total de Jesus, tem que ter de fato Cristo em sua vida como Senhor e como Salvador.
Acredito que essas pequenas diferenças de opiniões são suficientes para os desclassificarem como cristãos. Primeiro, se negam a divindade de Cristo automaticamente outros pontos sobre a pessoa de Cristo serão deficientes e não poderão vê-lo como Ele é. O sacrificio de Cristo na cruz do Calvário que para mim é o suficiente para nos remir será substituido por outra coisa, aí a salvação sempre será Jesus+?= vida eterna. Outras religiões já fizeram isto, Jesus+um dia para se guardar= salvação; Jesus+minha igreja= salvação; Jesus+ fulano de tal= salvação. Como pode alguém ser seguidor de Cristo sem o conhecê-lo de fato, acredito que tentar seguir suas orientações não faz do homem seu seguidor.
Segundo, negar a pessoa do Espírito Santo e considerá-lo apenas como uma força advinda de Deus é continuar na mesma situação de antes "não nasceu de novo" e se não houve um novo nascimento, por mais que tente seguir a Cristo não conseguirá, sempre haverá um outro "caminho", muda-se de religião mas não pode mudar de vida, não sem a atuação da pessoa do Espírito Santo.

Quanto a Jesus as Testemunhas de Jeová além de negá-lo como Deus, ensinam que Ele não é todo-poderoso mas que foi criado pelo Pai, negam a ressurreição corporal de Jesus, que Jesus virá não em forma humana, mas como criatura espiritual gloriosa. Só por aí percebe-se a falha de ver Jesus como deveria ser visto.

Paulo Henrique Viana

Ver perfil do usuário

Mensagem por Paulo Henrique Viana em Seg Fev 14, 2011 9:13 am

LI em um livro que as Testemunhas de Jeová negam que Deus seja onipresente, dizem que uma pessoa, sendo um ser pessoal, possui um corpo de forma específica, o qual precisa de um lugar específico para morar. Não sei se é verdade, mas se for as Testemunhas de Jeová estão equivocadas quanto a pessoa de Deus ou equivocadas quanto ao termo onipresente.

Paulo Henrique Viana

Ver perfil do usuário

Mensagem por Manuel Portugal Pires em Seg Fev 14, 2011 2:03 pm

Caro Paulo.
Ora, usar Cristo para se promover!
Talvez haja fundadores de religiões que façam isso propositadamente, mas involuntariamente todas as religiões cristãs vão buscar não só o Cristo, mas o passado histórico pré cristão e Cristão para se promover, incluindo ou integrando essas pessoas como parte da sua igreja (ou religião).
Penso que não foi essa a intenção maldosa dos chamados fundadores das T.J.
Quanto a divindade do Cristo eles aceitam-na na verdade, embora não pareça, mas consideram-no inferior ao PAI.
Confira esta minha intervenção: http://quemtembocavaiaroma.livreforum.com/t572p30-o-espirito-santo-e-deus-ou-e-uma-forca#7870, para ver algumas das razões possíveis que talvez os levassem a isso.
Quanto à mudança de vida, talvez por ser um pequeno grupo, há realmente uma mudança e grande nas T.J. em Portugal e para melhor, muito melhor.
Eles aceitam o sacrifício do Cristo, eu já me informei bem disso.
Quanto ao Espírito Santo, aconselho-o a examinar as palavras de Yeshua a Nicodemos que comparou o Espírito com o vento. Portanto o nascer de novo está na linha de compreensão do Cristo. O facto de ser considerado ou não «pessoa» não é motivo que justifique as suas conclusões.
Os cristãos ebionitas (que seguiam a linha judaica) e se supõe que foram os verdadeiros sucessores das tradições Apostólicas, não tinham trindade, nem todo o novo testamento (só Mateus no original Hebraico) e nem por isso deixaram de ser cristãos. Maomé aprendeu dos judeus e dos ebionitas que continuaram na Judeia depois da ocupação muçulmana.
http://marceloberti.wordpress.com/2009/07/23/ebionitas-primitivos/
http://www.icp.com.br/82responde.asp
http://linhagemsagrada9.blogspot.com/2010/10/inri-o-poder-renovador.html
Este último link afirma que os ebionitas já existiam antes do Cristo e foi um movimento fundado por Samuel. Depois de Cristo aceitaram Yeshua como seu Messiah e passou a ser um grupo cristão.
O Cristianismo que se formou entre os pagãos acusaram-nos de serem heréticos.
Eu sei que a maior parte dos cristãos que defendem a trindade consideram as T.J. de não cristãos.
E que dizer dos bárbaros que professavam o arianismo?!
Tinham um pensamento semelhante aos ebionitas e às T.J. e eram Cristãos.
Ao conquistarem o Império Romano, só tiveram que adaptar as suas crenças ao trinitarismo e aceitaram o PAPA. Os bárbaros que continuaram com a sua fé «arianista» acabaram por ser eliminados em guerras sangrentas pelos outros.
---------------------------

Quanto à crença da omnipresença de YHWH.
Na verdade já ouvi as duas versões: sim e não.
É possível que antes defendessem a não omnipresensa, mas depois mudaram.

Penso que a oficial é que acreditam na omnipresença de YHWH.
Manuel Portugal Pires

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: