Feminilidade e Sensualidade (???)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Feminilidade e Sensualidade (???)

Mensagem por Milene Guimarães em Ter Dez 15, 2009 8:19 pm

A feminilidade e a sensualidade
(Manuela Melo)
Ser cristã não significa vestir-se de modo desleixado

Parece-me que os conceitos sobre “feminilidade” e “sensualidade” estão se misturando de tal forma em nossa sociedade, que as pessoas encontram dificuldades para diferenciá-las. Fui pesquisar em primeiro lugar como estão definidos no dicionário Aurélio e encontrei o seguinte:

Feminilidade = s.f. Qualidade, caráter, modo de ser, de viver, de pensar, próprio da mulher.

Sensualidade
= s.f. Propriedade do que é sensual. / Inclinação pelos prazeres dos sentidos; amor das coisas ou qualidades sensíveis.

Sensual = adj. Relativo aos sentidos. / Que satisfaz os sentidos: prazeres sensuais.

A partir dessas definições, convido você a refletir comigo.
Gosto muito da definição dada pela Igreja sobre a sexualidade humana de acordo com o Conselho Pontifício para a Família: "Sexualidade humana: verdade e significado". Peço que leia com bastante atenção como a instituição criada por Cristo a vê: Há que salientar a importância e o sentido da diferença dos sexos como realidade profundamente inscrita no homem e na mulher: «a sexualidade caracteriza o homem e a mulher, não apenas no plano físico, mas também no psicológico e espiritual, marcando todas as suas expressões». Isto é, não se pode reduzir a sexualidade a um puro e insignificante dado biológico, mas, como nos diz a Igreja é «uma componente fundamental da personalidade, na sua maneira de ser, de se manifestar, de comunicar com os outros, de sentir, exprimir e viver o amor humano».


É importante entender que a resposta sexual não se limita ao comportamento sexual, mas a toda forma de sentir, pensar e desejar. Sexualidade envolve o homem total. Faz parte da constituição essencial da pessoa humana e é algo determinante, porque é a partir da sexualidade que nos relacionamos com o mundo.


Homens e mulheres pensam de forma diferente, agem de forma diferente, sentem de forma diferente. Homens e mulheres são diferentes porque são complementares, um não é melhor do que o outro. Homens e mulheres devem ser iguais no direito à oportunidade de desenvolver plenamente sua potencialidade, mas, definitivamente, não são idênticos na sua capacidade inata.
Ao mesmo tempo que a sexualidade é parte constitutiva da nossa essência, não se trata de algo pronto, mas que, como tudo em nós, precisa ser desenvolvido até o último dia de nossas vidas.

Quero falar especialmente para as mulheres e fazer-lhes um convite: não tenhamos medo de assumir a nossa essência, sendo cada dia mais femininas. Não gastem energia querendo e buscando ser melhores do que os homens, querendo e buscando provar o seu valor. Somos diferentes e cada um de nós tem valor e dignidade própria pelo simples fato de termos sido criados à imagem e semelhança de Deus. Ser mulher é dom, é graça.


Uma coisa, no entanto, temos que entender: ser feminina e ser sensual são coisas distintas. Na sensualidade existe um contexto biológico. Especialmente no período fértil, nos sentimos mais bonitas, sentimos vontade de nos vestir e de nos arrumar melhor, e assim por diante. São reações hormonais que têm como objetivo a procriação, então, o corpo se prepara para conquistar o homem por estar pronto para gerar uma vida. Muitas vezes, agimos assim sem nos dar conta disso. Além disso, a nossa sociedade, que tanto banaliza a sexualidade humana, incentiva por todos os meios possíveis a sensualidade, e nisso há uma imensa indústria que visa apenas o lucro. Posso citar também o fato de que todo ser humano traz dentro de si um impulso natural para o prazer, e a sensualidade gera na mulher uma elevação na autoestima, a faz sentir-se mais bonita, mais “poderosa”.


Por isso apresentei no início a visão da Igreja, para que possamos refletir sobre esse aspecto. Sexualidade não é algo apenas biológico, é bem mais do que isso. Quando nos deixamos levar por uma sexualidade sem sentido, como algo apenas biológico, o resultado quase sempre é o vazio. E a pessoa, geralmente, se torna prisioneira da sensualidade por uma necessidade de afirmação pessoal e, assim, o vazio tende a só aumentar.


É próprio da mulher o querer andar bem vestida, bem arrumada. Ser cristã não significa vestir-se de forma desleixada, por exemplo. Mas é ter consciência de que a verdadeira beleza vem do nosso interior. É ter consciência do nosso valor e dignidade de filhas de Deus e não nos deixar levar unicamente pelos sentidos, por nosso instinto sexual. Somos bem mais do que isso. Ser feminina não significa andar com roupas extremamente curtas, justas ou coisas semelhantes. Quanto mais o nosso exterior for um extravasamento do nosso interior, tanto mais bonitas e femininas seremos.


Com isso não estou negando a sexualidade nem a colocando como algo negativo, proibido. A nossa sexualidade faz parte do nosso ser, mas não somos apenas sexo. Nossa sexualidade, quando é vivida com dignidade, nos faz sentir plenos, completos, realizados.

O se deixar guiar e conduzir pela sensualidade, reflete, na maioria das vezes, a necessidade de afirmação pessoal, por um desconhecimento da beleza interior e até mesmo exterior que se tem. Muitas vezes, nos deixamos impregnar por uma imagem ideal: a transmitida pela mídia, mas que é uma beleza estereotipada, vazia.

Concluo reforçando o convite para todas as mulheres: não tenham medo de assumir a sua essência, e assim, ser cada dia mais femininas. Valorizem o dom que é ser mulher. Deixem fluir a beleza interior que vocês têm.

Manuela Melo
psicologia@cancaonova.com
Missionária da Comunidade Canção Nova, formada em Psicologia, com especialização em Logoterapia e MBA em Gestão de Recursos Humanos.
avatar
Milene Guimarães

Mensagens : 45
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 30
Localização : Magé

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Feminilidade e Sensualidade (???)

Mensagem por Milene Guimarães em Ter Dez 15, 2009 8:21 pm

Temos que ter a coragem de ser MULHER, feminina e filhas de Deus!
Viver com dignidade aquilo que Deus sonhou para nós, como Maria, Nossa Mãe.
avatar
Milene Guimarães

Mensagens : 45
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 30
Localização : Magé

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Feminilidade e Sensualidade (???)

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Sab Dez 26, 2009 5:50 am

Que bom este tópico !
A questão da sensualidade é algo que precisa ser questionado na sociedade contemporânea.
A modernidade, enquanto processo de rompimento com as tradições e desencantamento do mundo, vem promovendo na humanidade o desregramento, a fragilização dos valores éticos, morais, culturais e religiosos, a banalização da fé e do próprio Deus, a modificação de conceitos, a implementação de novos paradigmas e novas maneiras de ver o mundo, dentre outros fatores.
A modernidade, além do exacerbado desenvolvimento científico e tecnológico, nos trouxe também, uma enorme desvalorização do ser humano na sua essência, no seu ser em si mesmo, incluindo neste contexto aquilo que há de mais sublime, que é a imagem e semelhança de Deus, como se referiu Milene ao se servir da Palavra de Deus para explicar esta realidade do desregramento humano.
A questão da sensualidade é hoje algo que também atinge o ser masculino e não somente o feminino. O ser masculino é levado à utilizaçlão de roupas inadequadas que expõem o seu corpo como puro objeto do sexo, como meio de suscitar a cobiça carnal tanto de homens quanto de mulheres.
A homossexualidade está explorando a questão da sensualidade de uma forma tal que nunca foi vista em tempos anteriores. Se antes ela era algo que envergonhava a sociedade, a família e o mundo, no presente se fala muito e se propaga literaturas da "cultura" GLS e se difunde na velocidade da luz o chamado orgulho gay que tem incrementado a prática de tamanho desregramento.
Nossa preocupação se volta para uma sociedade plenamente cristã, onde homens e mulheres tenham a coragem de, buscando a santidade, saberem estar separados do mundo, mesmo estando no mundo.
É por isso que Jesus nos ensina na sua oração sacerdotal: "Não peço que os tires do mundo, mas que os preseves do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo. Santifica-os pela verdae" (Jo 17,15-17). Em outras palavras, estamos de passagem, mas o nosso lugar é o céu, onde nada do que é impuro terá acesso, mas somente aquilo que é puro, digno e santo. É para lá que caminhamos, como tantas ouvimos do nosso querido Pe. Jonas Abib, não é verdade?
A sensualidade no vestir, no portrar-se e no falar se constitui na prostituição. Esta não se constitui apenas no momento em que dois corpos se abrasam fora do sacramento do matrimônio para a prática do sexo. Jesus nos ensina que a prostituição começa bem antes: "Todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração" (Mt 5,28).
Assim sendo, a exposição indevida da sensualidade do corpo tanto do homem quanto da mulher, além do pecado que o é em si mesmo, se constitui em um grande convite para o pecado do outro, de naturza quase que irresistível.
Homem e mulher devem guardar sua sensualidade para a vivência do sacramento do matrimônio. O corpo não é para ser banalizado, mas para que Deus seja glorificado nele.
Assim, como cristãos, homens e mulheres, procuremos trazer os nossos corpos em santidade, pois esta santidade pode modificar o mundo !
Grande abraço !
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 59
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Feminilidade e Sensualidade (???)

Mensagem por Milene Guimarães em Sab Dez 26, 2009 10:27 am

A paz, Flávio!
De fato, nascemos para glorificar a Deus, como você bem falou. E a falta de consciência dessa verdade leva a muitos a não realização de nossa missão aqui na terra. Terminando assim em infelicidade, pois se somos de Deus e para Ele voltaremos, nossa “finalidade” é estar na presença d’Ele, em comunhão com Ele. Se não o fazemos, não conseguiremos chegar a real felicidade e nem sequer teremos paz. Como você mesm“Nossa preocupação se volta para uma sociedade plenamente cristã, onde homens e mulheres tenham a coragem de, buscando a santidade, saberem estar separados do mundo, mesmo estando no mundo. “o disse, temos que ter a consciência que somos fermento na massa. Estamos aqui para fazer a diferença.
Que saibamos respeitar o que de melhor há em nós, que é a própria manifestação do Cristo. Saibamos respeitar o templo do Espírito Santo, que é o nosso corpo. Peçamos a Deus a graça de vivermos sadiamente nossa humanidade e sexualidade, para sermos instrumentos de conversão para nossos irmãos.
Deus abençoe!
avatar
Milene Guimarães

Mensagens : 45
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 30
Localização : Magé

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Feminilidade e Sensualidade (???)

Mensagem por são vieira em Seg Dez 28, 2009 4:47 am

bom ponto... hoje tudo é permitido e normal na sociedade alienada de Deus...

mas as escrituras têm um concelho extraordinário...

(1 Timóteo 2:9-10) 9 Igualmente, desejo que as mulheres se adornem em vestido bem arrumado, com modéstia e bom juízo, não com estilos de trançados dos cabelos, e com ouro, ou pérolas, ou vestimenta muito cara, 10 mas dum modo próprio das mulheres que professam reverenciar a Deus, a saber, por intermédio de boas obras.

hoje os decotes, as saias acima do joelho, roupas super justas ao corpo são em geral o que as mulheres vestem e a moda está cada vez mais atrevida e desleixada...

especialmente em sítios em que a musica puxa a sensualidade feminina onde existe musica sensual como nas discotecas ... para alem dos desinibidores "naturais " como o excesso de alcool, a bebedeira e as drogas... que inclui o tabaco.

a titulo de curiosidade, a origem da musica de discoteca é africana e as batidas tão atraentes ao ouvido são simplesmente um rito usado para fecundação...e dai tb o tipo de dança...

os cristãos têm muita escolha para se divertir mas de maneira mais saudável...

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 36
Localização : portugal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Feminilidade e Sensualidade (???)

Mensagem por Mario Cesar em Sex Jan 15, 2010 4:34 pm

Boa tarde! Hoje postei sobre a modéstia, procurando fomentar aqui no fórum uma discussão, e então o Pe. Anderson me informou sobre este tópico...

Vocês conhecem a catequese da Igraja sobre a modéstia?

Vale muito a pena, pois essa virtude, aliada do pudor, permite que homem e mulher (principalmente a mulher, nos dias de hoje) se vistam valorizando sua dignidade, sem mostrar seu corpo, evitando levar pessoas ao pecado.

Participo de um apostolado sobre a masculinidade e a feminilidade vividos de acordo com o ensinamento da Igreja. Eis o endereço do blog:

http://modaemodestia.wordpress.com

Lá, inclusive, há o testemunho da fundadora do Apostolado, mostrando a psicologia envolvida na confecção da calça jeans e por que ela é inadequada para as mulheres. O texto é: Minha experiência com o mundo da moda.

A paz!

Mario Cesar

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/01/2010
Localização : Petrópolis - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Feminilidade e Sensualidade (???)

Mensagem por Mario Cesar em Sex Jan 15, 2010 4:36 pm

Ah... lá tem um artigo meu também, que aborda as relações entre o sétimo e o nono mandamento.

Paz!

Mario Cesar

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/01/2010
Localização : Petrópolis - RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Feminilidade e Sensualidade (???)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum