DOGMAS CATÓLICOS IV

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: DOGMAS CATÓLICOS IV

Mensagem por são vieira em Qua Jan 20, 2010 8:17 am

não sou eu que atribuo... vou citar.

"A terra passará, deixará de existir, não existirá nenhuma vida eterna nesta terra"

são vieira

Ver perfil do usuário

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Sex Jan 22, 2010 9:07 pm

Cara Conceição,
O pensamento de Yuri, trocando em miúdos, é o mesmo meu: existem dois destinos após a segunda vinda de Jesus. Quando ele afirma que "a terra passará, deixará de existir", conclui seu pensamento afirmando que "NÃO EXISTIRÁ NENHUMA VIDA ETERNA NESTA TERRA".
A pergunta que dirigi foi se a terra será um lugar intermediário entre o céu e o inferno, contrariando as palavras de Jesus, e não se existirá ou não, conforme você entendeu. (Coloquei em vermelho para não deixar dúvidas).
Grande abraço !
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por são vieira em Sab Jan 23, 2010 4:58 am

sr. flávio, se o yuri diz que a terra deixará de existir, por certo não haverá vida.

então , por favor ...vejam o que as escrituras dizem por meio deste texto

(Salmos 37:9-11) . . .Pois os próprios malfeitores serão decepados, Mas os que esperam em Jeová são os que possuirão a terra. 10 E apenas mais um pouco, e o iníquo não mais existirá; E estarás certamente atento ao seu lugar, e ele não existirá. 11 Mas os próprios mansos possuirão a terra E deveras se deleitarão na abundância de paz.

(Salmos 37:29) 29 Os próprios justos possuirão a terra E residirão sobre ela para todo o sempre.

o que o salmo diz é : depois da destruição dos maus os justos ficarão na Terra... segundo o contexto bíblico :a maioria...

e mais uma garantia...

(Isaías 55:11) . . .assim mostrará ser a minha palavra que sai da minha boca. Não voltará a mim sem resultados, mas certamente fará aquilo em que me agradei e terá êxito certo naquilo para que a enviei.

confio plenamente na Palavra de Deus neste respeito e todo o resto das escrituras a confirmam...

são vieira

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pe. Anderson em Dom Jan 24, 2010 7:41 am

Caríssima Vieira,

anderson, as respostas que foram dadas nesse tópico não me esclareceram... é que se o inferno é mau não seria coerentes os homens justos quererem ir para lá, para além de que não é algo que um leigo saiba sequer... e o que foi explanado de outros sentidos para o inferno-o limbo que num outro tópico me responderam que não é licito...

Desculpa por não ter te respondido antes, mas estava sem internet esses dias aqui.

Sobre essa sua postagem, gostaria de te dizer algo que espero que você não me leve a mal. Eu não consigo entender o que você quer dizer aí, não por um aspecto doutrinal, mas sim gramatical! Não consigo entender essas suas frases. Se você me permite, gostaria de te dar uns conselhos: quando você escrever algo, tente usar mais a pontuação (pontos, vírgulas etc) e, principalmente, diga uma coisa de cada vez, uma idéia por frase. De outro modo, que ler o que você escreve não te entenderá. É por isso que há tantas postagens suas no nosso fórum que não são respondidas: simplesmente porque não entendemos o que você quer dizer. Não nos leve a mal, mas quando você escrever alguma coisa, pense isso é para que outros leiam e entendam. Nem sempre o que está claro na nossa mente, está na mente dos outros. Por isso devemos buscar escrever da forma mais clara o possível.

Agora, tentando adivinhar o que você quis dizer aqui, tentarei te responder.

Primeiro: a questão do Bom Ladrao, que era sua pergunta primeira, para a qual eu te indiquei o outro tópico. Se é verdade o ensinamento bíblico que Jesus Cristo é verdadeiro homem e verdadeiro Deus, a única forma racional de explicar à morte do Senhor é a que nós já explicamos. Com a morte, há verdadeira separação de corpo e alma (pois isso é a morte). Dessa forma, a alma do Senhor foi para a mansão dos mortos (ou “infernos”, num sentido derivado, como lugar inferior, e não o inferno dos condenados), enquanto o corpo permaneceu no sepulcro. Como você bem lembrou, nada pode conter a divindade. Dessa forma, no corpo e alma de Jesus estava realmente presente a divindade de Jesus, (São Paulo disse que “em Jesus habita a plenitude da divindade corporalmente”) mas isso não limitava a sua divindade, que enquanto tal é onipresente. Dessa forma, com a morte do Senhor, sua divindade esteve unida ao seu corpo (que estava no sepulcro) e com a sua alma (que desceu aos infernos) e ao mesmo tempo é onipresente. Dessa forma a Encarnaçao não supõe uma mudança em Deus, mas sim uma elevação da natureza humana. Exatamente isso é o que nós chamamos de Redençao: Jesus Cristo, que é “o Caminho a Verdade e a Vida” entra no Céu com nossa humanidade, elevada eternamente a Deus.

Mas você me dirá: é verdade que Jesus Cristo é Deus? Eu te direi: sei que os chefes da sua organização religiosa não o afirmam e para isso, infelizmente alteram a Palavra de Deus, mas sei que você não quer aceitar isso. Por isso me limito a citar aqui alguns textos bíblicos que o afirmam de forma bem clara:

Fil 2,6-11: Ele, existindo em forma divina, não considerou como presa a agarrar o ser igual a Deus, mas despojou-se, assumindo a forma de escravo e tornando-se semelhante ao ser humano. E encontrado em aspecto humano, humilhou-se, fazendo-se obediente até à morte — e morte de cruz! Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome, para que, em o Nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, e toda língua confesse: “Jesus Cristo é o Senhor”, para a glória de Deus Pai.

Gal 4,4-7: “Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei, a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção. A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! Portanto já não és escravo, mas filho. E, se és filho, então também herdeiro por Deus.

Tito 2, 11-15: “Manifestou-se, com efeito, a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens. Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade, na expectativa da nossa esperança feliz, a aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, que se entregou por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniqüidade, nos purificar e nos constituir seu povo de predileção, zeloso na prática do bem. Eis o que deves ensinar, pregar e defender com toda a autoridade. E que ninguém te menospreze!”

É claro que afirmar que Jesus Cristo é Deus implica aceitar a verdade da Santíssima Trindade. Ensinaram erroneamente a você que isso é uma invenção egípcia. Nós vemos nisso o centro do novo Testamento, a causa da condenação à morte de Jesus Cristo à morte, que se fazia igual a Deus. Para nós a fé trinitária é explicita na Sagrada Escritura e nós cremos nessa Palavra de Deus que nos foi revelada.

“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós!” (2 Cor 13,13)

“Porquanto é por Cristo Jesus que uns e outros temos acesso ao Pai mediante um mesmo Espírito” (Ef. 2,18).

Jo 14, 13-15: Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse: Há de receber do que é meu, e vo-lo anunciará.

Jo 17, 10-26: Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. Neles sou glorificado. ...Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim.
Talvez você quer continuar pensando que Jesus Cristo é um anjo, o arcanjo Miguel. Mas isso não é afirmado em nenhum texto da Sagrada Escritura. A Carta aos Hebreus foi escrita exatamente para mostra que Jesus é a Palavra Eterna do Pai, é da sua mesma substancia, possui o mesmo ser de Deus. Ele é o Filho único de Deus, superior a todos os anjos. Ele é ao mesmo tempo verdadeiro homem e por isso é o Sumo Sacerdote, o verdadeiro Mediador entre Deus e os homens, pois Ele mesmo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Heb 1, 1-8. Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas.Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus, tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou.5. Pois a quem dentre os anjos disse Deus alguma vez: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei (Sl 2,7)? Ou então: Eu serei seu Pai e ele será meu Filho (II Sm 7,14)? E novamente, ao introduzir o seu Primogênito na terra, diz: Todos os anjos de Deus o adorem (Sl 96,7). Por outro lado, a respeito dos anjos, diz: Ele faz dos seus anjos sopros de vento e dos seus ministros chamas de fogo (Sl 103,4), ao passo que do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste para a eternidade. O cetro do teu Reino é cetro de justiça.

é que se o inferno é mau não seria coerentes os homens justos quererem ir para lá, para além de que não é algo que um leigo saiba sequer... e o que foi explanado de outros sentidos para o inferno-o limbo que num outro tópico me responderam que não é licito...

Isso que você nos diz aqui é imcompreensível para mim. Onde é que nós dissemos que os homens justos querem ir para o Inferno? De onde você tirou isso? O Inferno é realmente mal, porque significa uma vida eterna sem o gozo da presença de Deus. Os condenados ao inferno recebem sua vida de Deus, recebem seu ser dele constantemente, e não o querem, queriam o nada. Mas Deus como é fiel (como ensina São Paulo) e fez as criaturas espirituais para a vida eterna, não deixa de dar a elas o ser. Por isso, vemos que no inferno há certo bem: Deus continua mostrando seu amor pelas criaturas espirituais e leva a sério a escolha da liberdade humana. As criaturas que vão para o Inferno decidiram viver longe de Deus e Deus respeita essa sua liberdade. O bem do Inferno é que assim nos fica evidente o amor sempre fiel e incondicional de Deus e o respeito absoluto dele à liberdade humana.

Sobre o limbo: não entendo o que você quer dizer aqui. Voce me disse que com o pronunciamento recente da Igreja sobre o Limbo contradiz a infalibilidade papal. Eu te disse que o Limbo sempre foi considerado uma possibilidade teológica, mas nunca foi uma verdade ensinada pelo Magistério da Igreja e pelos Papas. Dessa forma, não há nenhuma contradição.

Sobre a descida de Jesus à mansao dos mortos é também um ensinamento explicito na Biblia. O Catecismo da Igreja Católica o explica da seguinte forma:

631 "Jesus desceu às profundezas da terra. Aquele que desceu é também aquele que subiu" (Ef 4,9- 10). O Símbolo dos Apóstolos confessa em um mesmo artigo de fé a descida de Cristo aos Infernos e sua Ressurreição dos mortos no terceiro dia, porque em sua Páscoa é do fundo da morte que ele fez jorrar a vida: Cristo, teu Filho,que, retomado dos Infernos, brilhou sereno para o gênero humano, e vive e reina pelos séculos dos séculos. Amem.
E agora, explica-nos, que contradição você encontrou nas nossas respostas. Fala-nos por favor, de maneira clara, assim podemos tentar te esclarecer.

Um grande abraço.
Pe. Anderson
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por são vieira em Ter Jan 26, 2010 6:09 am

anderson, peço desculpa se é dificil entender a minha fraseologia, vou ter mais atençaõ. vou pegar nos temas abordados no seu tópico.

como afirmou, o limbo é uma possibilidade mas nunca foi ensinada pelo magistério nem pelos papas... então porque é considerada parte do dogma? não entendo...ou é ou não é... Deus não é um Deus de mistério nem de meia verdade.

a trindade, não indo pelo caminho dos "chefes" como mencionou erroneamente, para mim é muito contraditória, levando em conta a inteira escritura, e ela não se pode contradizer, mas já foi um assunto explanado o suficiente.

os "chefes" são servidores de Deus e não são servidos nem com ordenado.

(1 Pedro 5:2-4)
. . .Pastoreai o rebanho de Deus, que está aos vossos cuidados, não sob compulsão, mas espontaneamente; nem por amor de ganho desonesto, mas com anelo; 3 nem como que dominando sobre os que são a herança de Deus, mas tornando-vos exemplos para o rebanho. 4 E, quando o pastor principal tiver sido manifestado, recebereis a coroa imarcescível da glória.

(Marcos 9:35) . . .: “Se alguém quer ser o primeiro, tem de ser o último de todos e ministro de todos.”

são vieira

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pe. Anderson em Qui Jan 28, 2010 4:29 pm

Caríssima Vieira.

Tentarei te dizer o mesmo de maneira bem clara:

O Limbo nao faz parte do dogma católico, nunca fez e estou quase certo de que nunca o fará.

Mas o que é um dogma? Para nós cristaos é uma verdade de fé declarada enquanto tal pela Igreja Católica. Os dogmas centrais da nossa fé estao nos Símbolos Apostólico (do século I) e Niceno-Constantinopolitano (século IV). Nunca um dogma declarado posterior pode contradizer o que está nos Símbolos e, evidentemente, nunca contradizem as Sagradas Escrituras nem mesmo a Sagrada Tradiçao (Palavras e obras de Cristo recolhidas pelos Apósotolos).

O Limbo foi uma "suposiçao", uma hipótese teológica, nao um dogma de fé. Por isso nao há nenhuma contradiçao nos ensinamentos da Igreja Católica.

Grande abraço.
Pe. Anderson
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alan em Ter Fev 02, 2010 2:08 pm

são vieira escreveu:a trindade, não indo pelo caminho dos "chefes" como mencionou erroneamente, para mim é muito contraditória, levando em conta a inteira escritura, e ela não se pode contradizer, mas já foi um assunto explanado o suficiente.

Tudo bem, então explique-me o porquê desta passagem estar na primeira pessoa do plural:

Gn 1,26 E Deus prosseguiu, dizendo: “Façamos [o] homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança, e tenham eles em sujeição os peixes do mar, e as criaturas voadoras dos céus, e os animais domésticos, e toda a terra, e todo animal movente que se move sobre a terra.”

Fonte : http://www.watchtower.org/t/biblia/index.htm
Alan

Ver perfil do usuário

Mensagem por Yuri07 em Sab Fev 13, 2010 9:06 am

Eu não entendo quase nada de grego, mas creio que um problema desse de pontuação não existiria no texto original (em grego). Esse tipo de tradução: "eu te digo hoje:..." é uma tradução deturpada.
Obrigado, Alan, pela sua explicação.
Yuri07

Ver perfil do usuário

Mensagem por são vieira em Seg Fev 15, 2010 11:51 am

alan, esse texto que mencionou tem uma explicação muito simples e por certo não lhe é desconhecida...

Deus estava a ter um diálogo com alguém

(Colossenses 1:15-16) . . .Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 porque mediante ele foram criadas todas as [outras] coisas nos céus e na terra, as coisas visíveis e as coisas invisíveis, quer sejam tronos, quer senhorios, quer governos, quer autoridades. Todas as [outras] coisas foram criadas por intermédio dele e para ele.

são vieira

Ver perfil do usuário

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Sex Fev 19, 2010 8:50 pm

Condeição escreveu:

"Alan, esse texto que mencionou tem uma explicação muito simples e por certo não lhe é desconhecida... Deus estava a ter um diálogo com alguem."

Quem seria esse alguem com quem Deus falava ?

Se observarmos a citação de que se serviu Conceição, percebemos que ela se referee a senhores, governantes e autoridades. Mas como haver senhores, governantes e autoridades antes da criação do homem.

É importante salientar que Alan se serviu da citação da criação do primeiro homem (Gn 1,26).

Quando o livro do Gênesis, no ato da criação do homem, se serve da expressão "FAÇAMOS", se refere realmente à Santíssima Trindade, o que fica confirmado no prólogo do Evangelho segundo São João (Jo 1,1-18).

Logo, segundo Conceição, a ordem da criação e da existência dos seres humanos está invertida, como se Deus tivesse criado, antes de Adão, senhores, governantes e autoridades (humanas) com as quais, posteriormente, dialogaria para criar o homem que já havia sido criado antes (he, he, he, he).

Esta deve ser uma das formas utilizadas pela seita das testemunhas de Jeová no sentido de se negar a existência da Santíssima Trindade.

Fiquemos na paz do Senhor Jesus !
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por são vieira em Ter Fev 23, 2010 5:07 am

??? o primogénito da criação é humano? segundo o contexto de colossenses...de quem se tratava? de homem?

são vieira

Ver perfil do usuário

Mensagem por Yuri07 em Ter Fev 23, 2010 9:45 am

O primogênito de toda criação é o Verbo. Na encarnação, esse verbo se faz homem e vem habitar entre nós. Jesus é o primogênito de toda criação porque a partir dele todas as coisas foram criadas, mas ele não é uma criatura.
Yuri07

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: