quantos mandamentos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

quantos mandamentos?

Mensagem por quemtembocadizaverdade em Qua Set 15, 2010 7:44 pm

quantos mandamentos foram escritos em tábuas de pedra pelo dedo de Deus e quais são eles?
avatar
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: quantos mandamentos?

Mensagem por Alan em Sex Set 17, 2010 8:49 pm

outra conta fake da "harmonia1"?
avatar
Alan

Mensagens : 230
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 30
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: quantos mandamentos?

Mensagem por Yuri07 em Sex Set 17, 2010 10:03 pm

Foram dez, como está no livro do Êxodo:
Então Deus pronunciou todas estas palavras:
2. “Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão.
3. Não terás outros deuses diante de minha face.
4. Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra.
5. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam,
6. mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
7. “Não pronunciarás o nome de Javé, teu Deus, em prova de falsidade, porque o Senhor não deixa impune aquele que pronuncia o seu nome em favor do erro.
8. Lembra-te de santificar o dia de sábado.
9. Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra.
10. Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros.
11. Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que contêm, e repousou no sétimo dia; e por isso. o Senhor abençoou o dia de sábado e o consagrou.
12. Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus.
13. Não matarás.
14. Não cometerás adultério.
15. Não furtarás.
16. Não levantarás falso testemunho contra teu próximo.
17. Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem nada do que lhe pertence.”
Contudo, a Igreja nos ensina estes dez mandamentos com palavras mais claras e mais próximas das palavras de Nosso Senhor:

1. Adoras a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.
2. Não invocar o santo nome de Deus em vão.
3. Santificar os domingos e festas de guarda.
4. Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
5. Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo).
6. Guardar castidade nas palavras e nas obras.
7. Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).
8. Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo).
9. Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.
10. Não cobiçar as coisas alheias.
avatar
Yuri07

Mensagens : 173
Data de inscrição : 30/10/2009
Idade : 27
Localização : Recife, PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

os mandamentos do catecismo diferem dos 10 mandamentos da bíblia

Mensagem por quemtembocadizaverdade em Qui Set 23, 2010 10:46 pm

Dizer que o catecismo ensina os 10 mandamentos de maneira mais clara, me perdõe mas é falta de sabedoria ou cegueira espiritual. os 10 mandamentos estão bem claros na biblia. não há necessidade de "esclarece-los". foi feita alteração sim mudando sentido sim. dividiram o décimo em 2, tiraram o segundo e trocaram o sábado pelo domingo e dias de festas que são tradições humanas.veja:
E dizia-lhes: invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. Marcos 7:9

mas só aceita a verdade quem se deixa guiar pelo Espírito. defender a igreja pode ser mais precioso para alguns do que defender a palavra de Deus.
avatar
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: quantos mandamentos?

Mensagem por Yuri07 em Sex Set 24, 2010 9:50 am

Já que fui eu quem havia respondido a uma questão sobre os mandamentos em outro tópico, não poderia deixar de responder a este. Se quem tem boca diz a verdade, então que ela seja dita.

Começarei pela última parte: "defender a igreja pode ser mais precioso para alguns do que defender a palavra de Deus". Acontece que defender a Igreja é defender a palavra de Deus. Por quê? Porque foi pela Igreja e na Igreja que ela nasceu. A redação dos livros do Novo Testamento aconteceu no primeiro século da era de Nosso Senhor Jesus Cristo. Contudo, até o terceiro século, não houve um cânon das Escrituras. Eram aceitos, além desses que temos na nossa bíblia, bem mais livros e tidos como inspirados, até que no século terceiro a Igreja fez este cânon das Escrituras e disse que estes é que eram inspirados. Mas que autoridade a Igreja tem para dizer quais são os livros inspirados e quais não? Se a autoridade da Igreja é simplesmente humana e arbitrária, não seria esse cânon também fruto de uma arbitrariedade? Porque, se os ensinamentos da Igreja são tradições humanas e arbitrárias, o cânon das Escrituras também foi arbitrário. Logo, não existe qualquer fundamentação, não existe qualquer sentido em defender as Escrituras e desprezar os ensinamentos da Igreja. O católico consciente e crendo nas palavras de Nosso Senhor, que disse: "As forças do Inferno jamais prevalecerá contra ela". Sabendo que o Espírito Santo lhe foi dado no dia de Pentecostes e não a deixa errar, tornando-a infalível no seu magistério, no seu ensinamento, crê que o cânon das Escrituras é verdadeiro.

Sabendo-se então que o princípio do Sola Scriptura é falho por si próprio, os protestantes, que o seguem, têm três posicionamentos com relação a tal problema: 1. Aqueles que desconhecem e ignoram por completo o problema, neste caso são protestantes por ignorância. 2. Aqueles que conhecem tal problema e fingem não conhecê-lo e ficam inventando sofismas para driblá-lo, neste caso pode-se ser protestante por orgulho ou por outro sentimento que o faz forçar a permanecer no erro. 3. Aqueles que conhecem tal problema e acabam não crendo mais no caráter de revelado das Escrituras, são os chamados protestantes liberais (doutrina surgida nos EUA) e, neste caso, o protestantismo lhes levou a perderem a fé.

Além deste problema, ainda há outro, sem o magistério pega-se a bíblia e a interpreta seguindo princípios arbitrários e humanos, aqui sim há a arbitrariedade e o seguimento de tradições puramente humanas. É preciso então o magistério para se compreender a Escritura? É só se lembrar da passagem do Eunuco, que não conseguia compreender a Escritura até que alguém lha explicasse, alguém do magistério.

Os dez mandamentos do Antigo Testamento foi escrito no contexto da Antiga Aliança. Mas, na Nova Aliança, os cristãos os vivem de uma maneira diferente. O décimo mandamento é não cobiçar os bens do próximo, se se o junta ao nono, ficarão nove mandamentos. O sábado pelo domingo. O sábado era o dia de descanço por ser o dia que o Senhor Deus havia descançado na criação; mas, com Cristo, ele renova a criação quando no oitavo dia, primeiro da semana, ele ressuscita dos mortos. O cristão se volta assim para esta nova criação. Já no Antigo Testamento havia festas de preceito; mas os cristãos celebram novas festas, que lhes mostram a realidade da Nova Aliança. E essas festas são guardadas pelos cristãos, como os judeus a guardavam. Este é o sentido desses mandamentos assim no catecismo.

"Se eu não alcançar a santidade, nada terei feito nesta vida". (São João Bosco).
avatar
Yuri07

Mensagens : 173
Data de inscrição : 30/10/2009
Idade : 27
Localização : Recife, PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: quantos mandamentos?

Mensagem por alessandro em Sex Set 24, 2010 4:21 pm

Questão respondida, topico trancado!

_________________
Só vale a pena viver pelo que vale a pena morrer!!!
avatar
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: quantos mandamentos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum