quando e como comer?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

quando e como comer?

Mensagem por quemtembocadizaverdade em Seg Out 04, 2010 3:40 pm



Se os alimentos são o combustível que produz a energia para viver, é lógico concluir que o ideal é alimentar-nos de acordo com a quantidade de energia gasta no decorrer do dia.

Aqui, identifico o primeiro erro da maioria. De manhã, consumimos e média 300 calorias por hora; à tarde cerca de 200 a cada volta do ponteiro do relógio, e à noite apenas 50, depois de sessenta minutos corridos. Se pela manhã o consumo de calorias é maior, a ingestão de alimentos também deve ser maior. No almoço, a quantidade poderá ser menor, uma vez que gastamos menos calorias à tarde. À noite, enquanto a refeição vespertina não for abolida, a quantidade deverá ser mínima e constituída de alimentos leves.

Como comer

Estabeleça seus hábitos alimentares diários de acordo com a seguinte regra:

A primeira refeição deve ser a de um rei;
A segunda de um príncipe;
A terceira, como de um mendigo.

Em relação ao desjejum e ao jantar, parece haver uma inversão de valores e isto causará sérios danos a saúde.

A última refeição do dia se transforma na mais importante, com um volume maior de alimentos, obrigando o organismo a trabalhar quase a noite toda um período em que quase não há desgaste de energia. Forma-se aí uma espécie de círculo vicioso:

o jantar abundante, produzindo um acúmulo de energia que não será consumida imediatamente, levará à falta de apetite pela manhã e à conseqüente indisposição depois de uma noite maldormida. Aqueles que pretendem diminuir uma refeição diária para perder peso, precisam, suprimir a vespertina, justamente a que produz calorias não gastas no período.

Eliminar a refeição matinal é começar a viagem do dia sem combustível, exigindo, posteriormente, a ingestão de cafezinhos, balas, doces, petiscos… o que acabará piorando a situação com maior ingestão de calorias.

Razões importantes para um bom desjejum

1º Após cerca de onze ou doze horas desde o jantar até a manhã seguinte, o corpo precisa repor a energia. A refeição matinal é a maneira correta de providenciar combustível para colocar o organismo em maior atividade.

2º Quem se alimenta melhor de manhã, pensa melhor, tem raciocínio mais rápido e, por isso, é mais eficiente e produtivo em seu trabalho.

3º O desjejum provê nutrientes importantes que não são obtidos em quantidades adequadas nas outras refeições. Pessoas que não se alimentam bem de manhã, costumam ter carência de cálcio, vitamina c e ribloflavina.

O que comer
Diariamente as pessoas perguntam:

O que vou comer hoje? E a resposta nem sempre é satisfatória porque o conhecimento nessa área é muito escasso. O normal é deixar por conta dos outros, como ocorre em bares, restaurantes, lanchonetes, ou nas redes de refeições rápidas. E o cardápio é quase sempre o mesmo havendo muito pequenas variações. Nesse caso, é quase certo que haverá carências nutritivas de vitaminas e minerais e excesso de gorduras e proteínas.

Esse desequilíbrio ocorre, porque os processos industriais destroem vitaminas e minerais, e o consumo generalizado de derivados animais supera em muito as necessidades orgânicas, de gordura e proteína. Atualmente, é consenso geral, que uma dieta equilibrada é constituída de setenta por cento de alimentos fornecedores de açúcares representados pelos cereais integrais, raízes feculentas, frutas, legumes e verduras, e os trinta por cento restantes divididos igualmente entre gorduras e proteínas das leguminosas e oleaginosas.

Os derivados animais são desaconselhados em razão dos problemas fisiológicos e outros.

avatar
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: quando e como comer?

Mensagem por Binhokraus em Seg Out 04, 2010 6:47 pm

Mais uma vez, é preciso dizer que há extrema necessidade de citar as fontes.

Bom, sou biólogo, não nutricionista, porém entendo um pouco de metabolismo.
Quando se trata de metabolismo não é possível generalizar, existem diversas pessoas com metabolismos diferentes. Entenda por metabolismo aqui, a velocidade com que a comida ingerida é transformada em energia para o uso.

Quanto as refeições citadas, também é bem variável. Existem pessoas que gastam muito mais energia a tarde do que manhã, outros ainda gastam muito mais energia a noite, e ainda há aqueles que tem uma vida bastante corrida e gastam bastante energia, pela manhã, pela tarde e também a noite. De forma que qualquer espécie de tentativa de controle alimentar dever ser feita acompanhada por especialistas, nutricionistas e médicos.

As disfunções do metabolismo, na maioria das vezes ocasionada por disfunção da tireóide (hipotiroidismo e o hipertiroidismo), também devem ser considerados, e mais uma vez repito, só um profissional qualificado pode nos dizer se temos alguma disfunção e qual difunção é.
De forma, que na minha humilde opinião de biólogo, não especialista em assuntos fisiológicos, é que qualquer forma de montar uma dieta, seja para perder peso, seja para manter peso ou para ganhar peso, sem o acompanhamento de um especialista médico ou nutricionista formado se constitui um grave erro e um sério risco a saúde.

Ainda sobre a importancia das refeições, temos o exemplo do Estados Unidos, aonde se segue o padrão acima descrito sobre refeições, e é um dos países mais obesos do mundo.

_________________
Cleber Nunes Kraus
Biólogo

"Quem não ora, não precisa de demônio que o tente." Sta. Tereza D'Avila
avatar
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: quando e como comer?

Mensagem por quemtembocadizaverdade em Sex Out 08, 2010 5:54 pm

ou seja mnada do que coloco presta porque mnão sou catolica
avatar
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: quando e como comer?

Mensagem por Binhokraus em Sex Out 08, 2010 6:12 pm

Claro que não.
Um dos problemas de suas postagens em geral, é o fato de você não citar as fontes. Sempre que fazemos afirmações é preciso mostrar aonde nos baseamos para faze-las.
Eu coloquei minha opinião pessoal a respeito do assunto por se tratar de um dos assuntos relacionados a biologia. Deixei bem claro que era a minha opinião pessoal, com base no que eu já estudei a respeito de fisiologia. E também deixei claro que não sou um especialista.
Não foi o fato de ter sido você, qualquer um que manifestasse tal opinião eu responderia do mesmo modo. Se você fizer uma busca pelas minhas mensagens em todo fórum verá que sempre manifesto minha opinião pessoal a respeito dos assuntos gerais. Só não o faço quando é assunto de fé, ai a coisa muda de figura.

De forma que peço desculpas sinceras se você acha que a crítica que fiz foi por motivos pessoais. Lhe asseguro que não foi! Não tenho absolutamente nada contra sua pessoa, muito pelo contrário, a respeito e respeito suas opiniões, mas respeitar não significa que tenho que concordar com elas.

Permaneça em Deus.

_________________
Cleber Nunes Kraus
Biólogo

"Quem não ora, não precisa de demônio que o tente." Sta. Tereza D'Avila
avatar
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: quando e como comer?

Mensagem por alessandro em Sex Out 08, 2010 8:33 pm

Movi o tópico para a pasta adequada.

abraços

_________________
Só vale a pena viver pelo que vale a pena morrer!!!
avatar
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: quando e como comer?

Mensagem por David em Seg Nov 01, 2010 3:40 pm

Graça e Paz...



Uma pergunta a colega adventista... Voce deve ser VEGETARIANA, estou certo? Pergunto porque já tive algumas conversas com outros colegas adventistas e eles não comem carne de forma alguma. Chegamos inclusive a ter alguns debates, pois ele se referia aqueles que comem carne, como pessoas que se alimentam de cadáveres. Não deixa de ser uma verdade, mas a questão é que o Messias alimentou-se também de "cadaver" de cabrito, de "cadaver" de peixe...


Em Paz


David
avatar
David

Mensagens : 192
Data de inscrição : 29/09/2009
Localização : Brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: quando e como comer?

Mensagem por diogo0912 em Dom Set 25, 2011 7:14 pm

Creio que Jesus, tal como judeu que era, também comia as carnes que o eram permitidas (segundo o AT). Entretanto, devo admitir que ser vegetariano ou não, não deve fazer muita diferença, uma vez que tanto com carnes como com vegetais, você consegue as mesmas quantidades de nutrientes (é claro com porções diferentes). *carece de fontes

Caro Binhokraus, sem querer ser ofensivo ou fazedor de piada (mas sem querer, já o fazendo), você poderia mostrar as fontes de sua argumentação?.

Te pedir as fontes não é uma brincadeira, não me entenda mal, só o faço porque quero saber de onde vem sua opinião quanto a esse assunto. Da mesma maneira, peço fontes a quemtembocadizaverdade.

Desde já, muito obrigado.

att, Diogo
avatar
diogo0912

Mensagens : 64
Data de inscrição : 06/02/2011
Idade : 26
Localização : Natal/RN

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: quando e como comer?

Mensagem por Binhokraus em Dom Set 25, 2011 8:02 pm

Opa diogo, sem problemas, mas no caso, as fontes que me levaram a dar essa resposta são os meus livros e textos da faculdade, o que torna difícil citar aqui e por isso não o fiz, não retirei de um lugar só, retirei do que aprendi, como eu disse, a opinião por mim emitida é um parecer meu a respeito do tema com base naquilo que eu já estudei, logo a fonte é o meu conhecimento particular a respeito do assunto. Se quiser algumas referencias, posso lhe citar o Livro Biologia Molecular da Célula do Bruce Alberts e colaboradores ou ainda o livro Bioquímica do Lubert Stryer's, que foram os livros utilizados por mim na disciplina de Bioquímica e que me ajudaram a construir essa resposta que tem por base o meu aprendizado. Por isso volto a ressaltar que é uma opinião pessoal de um não especialista baseada no que eu estudei, e que qualquer tipo de orientação mais precisa deve ser feita com ajuda de profissionais do ramo como nutricionistas ou médicos, como já tinha dito anteriormente. Se quiser posso citar outros livros sobre o assunto como os de fisiologia por exemplo.
Abraços, e fique com Deus.

_________________
Cleber Nunes Kraus
Biólogo

"Quem não ora, não precisa de demônio que o tente." Sta. Tereza D'Avila
avatar
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: quando e como comer?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum