Adoração e Idolatria

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

HIPERDULIA: O CULTO PRESTADO A VIRGEM MARIA

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Ter Dez 28, 2010 8:24 pm

Aprofundando um pouco o que Arthur escreveu sobre o culto a Nossa Senhora, há que se compreender que "HIPERDULIA" é uma palavra composta de origem grega "HIPÉRDOULÉIA", que exprime uma posição superior ao culto de dulia que é prestado aos anjos e aos santos, como me referi anteriormente. Esta modalidade de culto, por sua natureza superior ao culto de dulia e inferior ao culto de latria que é prestado unicamente a Deus, é reservado à Mãe de Jesus e está também fundamentado nas Sagradas Escrituras: "DORAVANTE, TODAS AS GERAÇÕES ME PROCLAMARÃO BEM-AVENTURADA!" (Lc 1,48).

Este culto é menor do que o culto de latria porque a Mãe de Jesus, muito embora preservada do pecado - "CHEIA DE GRAÇA" (Lc 1,28) - não é uma "deusa", nem possui atributos divinos, visto que é também criatura. O fato de ser "cheia de graça" como está descrito no Evangelho, é o que diferencia a Mãe de Jesus de todas as outras criaturas, considerando-se que aquilo que está cheio de uma substância não tem lugar para outra, visto que está completamente repleta da primeira. No caso da Mãe de Jesus, sendo Ela cheia de graça, não há como ser, ao mesmo tempo, preenchida também pelo pecado, a menos que a Palavra de Deus seja distorcida ou falsificada.

CONTINUO MAIS TARDE !
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 58
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

RAZÕES FUNDAMENTAIS DO CULTO A MARIA SANTÍSSIMA

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Ter Dez 28, 2010 8:55 pm

O culto de Hiperdulia prestado a Maria Santíssima é maior que o culto aos anjos e aos santos por três razões. Revisitando o Evangelho segundo São Lucas, podemos perceber de maneira muito clara e inquestionável as razões que fundamentam esta diferença: "ENTRANDO EM SUA CASA, O ANJO DISSE-LHE: AVE, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONTIGO. (...). E ISABEL EXCLAMOU EM ALTA VOZ: BENDITA ÉS TU ENTRE TODAS AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DO TEU VENTRE! DE ONDE ME VEM ESTA HONRA DE VIR A MIM A MÃE DO MEU SENHOR?" (Lc 1, 28. 42-43).

Esta passagem do Evangelho trata especificamente de três características fundamentais de Nossa Senhora que a diferencia de todas as outras criaturas.

A primeira se refere a santidade plena da Mãe de Jesus: "CHEIA DE GRAÇA", isto é, preservada de qualquer pecado. Percebe-se que a expressão "cheia de graça" deixa claro que o ser da Virgem Maria não podia estar repleto de nada mais além da GRAÇA que recebeu de forma exclusiva!

A segunda diz respeito ao efeito desta santidade, deste ser cheio de graça: "BENDITA ÉS TU ENTRE TODAS AS MULHERES", o que fez Maria Santíssima ser diferente de todas as criaturas, muito mais que todos os anjos e todos os santos.

A terceria justifica as características anteriores, afirmando que Ela é a "MÃE DO SALVADOR". Assim, Maria Santíssima, por estas palavras, não é uma mulher como outra qualquer, uma criatura como outra qualquer. Ela é tão santa quanto é santo o seu Divino Filho!

CONTINUO MAIS TARDE !!!
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 58
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

COMO MARIA SANTÍSSIMA FOI PRESERVADA DO PECADO TENDO NASCIDO DE UM HOMEM E UMA MULHER ?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Qua Dez 29, 2010 8:01 am

Responder a esta questão é algo impossível se considerarmos apenas a humanidade de Maria Santíssima, desprezando qualquer forma da ação divina sobre o seu ser. À luz da fé e, considerando o que está escrito nas Sagradas Escrituras, não há como negar esta verdade. Aínda neste sentido, aquilo que não podemos explicar através dos métodos científicos, podemos entender por meio da fidelidade à Palavra de Deus, adentrando na contemplação dos mistérios divinos.

Da mesma maneira que não existem explicações humanas e científicas para fatos como as pragas do Egito (Ex 7-11), a abertura do Mar Vermelho (Ex 14), a água transformada em vinho (Jo 2,1-11) e a multiplicação dos pães (Jo 6,1-13) dentre tatos outros milagres, não há outra maneira para explicar a santidade plena da Virgem Maria, a não ser pela fé na Palavra de Deus, pois "O QUE IMPOSSÍVEL AOS HOMENS, É POSSÍVEL PARA DEUS" (Mt 19,26; Lc 18,27).

Acreditar na santidade plena da Mãe de Jesus é crer na Palavra de Deus de maneira integral, na sua totalidade. Não podemos dosar a nossa fé à medida da nossa conveniência como fizeram os "reformadores" e como fazem também os seus seguidores que se denominam "evangélicos", crendo no que querem e descartando tudo aquilo que não satisfaz sua comodidade, conform nos adverte o apóstolo São Paulo: "PORQUE VIRÁ UM TEMPO EM QUE OS HOMENS JÁ NÃO SUPORTARÃO A SÃ DOUTRINA DA SALVAÇÃO. LEVADOS PELAS PRÓPRIAS PAIXÕES E PELO PURIDO DE ESCUTAR NOVIDADES, AJUSTARÃO MESTRES PARA SI. APARTARÃO OS OUVIDOS DA VERDADE E SE ATIRARÃO ÀS FÁBULAS. TU, PORÉM, SÊ PRUDENTE EM TUDO, PACIENTE NOS SOFRIMENTOS, CUMPRE A MISSÃO DE PREGADOR DO EVANGELHO, CONSAGRA-TE AO TEU MINISTÉRIO" (2Tm 4,3-5).

O culto a Nossa Senhora é, portanto, parte integrante da vida da Igreja. Descartar o culto a Santíssima Virgem, é descartar também fragmentos da Palavra de Deus. A própria Virgem Maria afirmou: "POR ISSO, DE AGORA EM DIANTE, ME PROCLAMARÃO BEM-AVENTURADA TODAS AS GERAÇÕES" (lC 2,48), e o que é isso que nos descreve o Evangelho segundo São Lucas, senão o culto verdadeiro à Mãe de Deus?

Tenho visto uma enorme quantidade de hereges a afirmarem que proclamam Maria bem-aventurada, mas que Ela é uma mulher como outra qualquer, o que é uma aberração, uma vez que as Sagradas Escrituras afirmam que Maria é "BENDITA ENTRE TODAS AS MULHERES". Estes mesmos hereges, afirmam que Maria teve outros filhos segundo a carne, negando o que está escrito nos Sagrados Evangelhos, atribuindo a Mãe de Jesus a maternidade carnal de filhos a quem nunca deu à luz. E assim, se formos enumerar as heresias provenientes das mais diferentes seitas que falsamente se denominam "evangélicas" no sentido de macular a Santíssima Virgem Maria, teriamos que perdcer muito tempo a descrever futilidades, indescências e inverdades que vão de encontro às Sagradas Escrituras.

É pela presença e pela ausência do culto à Maria Santíssima que podemos constatar, de forma respectiva, a veracidade da única Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo e a falsidade de uma seita qualquer.

CONTINUO MAIS TARDE !!!

Um grande abraço a todos !!!
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 58
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Adoração e Idolatria

Mensagem por Heitor Shalom em Qua Dez 29, 2010 10:35 am

Caros, David, Flavio e todos do fórum!

Acho que foi super completo tudo o que o Flávio escreveu!

Gosto sempre de dar meu testemunho/partilha pessoal!

Os ícones, imagens de santos etc. Tem o objetivo único de nos apontar a vida Cristã, pois os santos que derramaram seu sangue branco (doaram a vida)e até o vermelho (mártires) são um grande exemplo de como seguir a Cristo.
A vida de Cristo é por excelência o exemplo único, mas que pela nossa miséria sempre pensamos que pra Ele, Cristo Deus, era fácil viver a radicalidade evangélica, a final ele era Deus, porém quando vejo que um homem como eu, foi capaz de dar a vida dele por amor a Deus e alguns capaz de doar a vida no dia a dia até levar ao martírio! Isso me motiva a viver tb! Quando vejo que uma pessoa humana, foi capaz de viver aquilo que Cristo viveu! Isso me motiva e me leva a querer viver tb e até viver conforme aquele homem viveu! Cada um tem uma experiência diferente e encontra uma forma de seguir a Cristo diferente!
Sou muito grato a Deus pela vida dos Santos que me leva a servir e seguir melhor aquele que é Autor da minha vida, Deus!
As imagens e ícones foram fabricados para este fim. É uma arte, feita por um artista para nos levar aos mistérios Cristológicos!

Espero que minha partilha seje válida para você que lê! Pois estou com um pouco de pressa! E desculpem erros de português, pois não dá nem para revisar o que escrevi!

Shalom e que Deus os abençoe!
avatar
Heitor Shalom

Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário http://www.comshalom.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Adoração e Idolatria

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Qua Dez 29, 2010 12:16 pm

Caro Heitor,

Que a paz de Jesus esteja sempre com você !!!

Que bom este seu colóquio. Ele resume, quando você fala da importância dos santos na sua vida pessoal, deixa muito claro que eles são modelos de vida a serem seguidos, a serem imitados, e isso - a imitação dos exemplos dos santos - faz parte do culto de dulia, sem esquecermos, obviamente da intercessão que é própria a todos os cristãos e, de modo especial, àqueles que impregnaram em suas vidas as virtudes que os tornaram santos e dignos da honra dos altares.

Muito obrigado pela sua participação, e que Deus o abençoe hoje e sempre !

Um grande abraço !!!


avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 58
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Adoração e Idolatria

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Qua Dez 29, 2010 12:43 pm

Fundamentado nas Sagradas Escrituras, na tradição e no magistério da Igreja, há três modalidades de culto. Assim, a Igreja presta o culto de LATRIA unicamente a Deus, a Santíssima Trindade, o Pai, o Filho, o Espírito Santo, reconhecendo o princípio de todas as coisas, o poder sobre elas, o seu senhorio sobre as nossas vidas e sobre tudo o que nos cerca. Aos anjos e aos santos, a Igreja presta o culto de DULIA, que consiste na contemplação e na imitação das virtudes, na comunhão de oração, uma vez que todos são intercessores. Por fim, a Igreja presta à Mãe de Jesus o culto de HIPERDULIA que, como já me referi anteriormente, é superior ao culto de dulia e inferior ao culto de latria, honrando a Maria Santíssima como Mãe de Jesus e nossa Mãe, com quem mantemos a nossa comunhão de orações, imitando as suas virtudes e confiando na Sua intercessão.

A Igreja Católica jamais colocou a Mãe de Jesus, um anjo ou um santo no lugar do verdadeiro e único Deus, como também nunca afirmou que eles têm qualquer parte dos atributos divinos inerente à criação e salvação dos homens, conforme está escrito: "EM NENHUM OUTRO HÁ SALVAÇÃO, PORQUE DEBAIXO DO CÉU NENHUM OUTRO NOME FOI DADO AOS HOMENS, PELO QUAL DEVAMOS SER SALVOS" (At 4,12).

Desta forma, a salvação é atributo exclusivo de Jesus. Seria idolátrico atribuir a Nossa Senhora, aos anjos e aos santos o poder de salvar os homnes, considerando que a função que a eles pertence é a intercessão: "ADIANTOU-SE OUTRO ANJO E PÔS-SE JUNTO AO ALTAR COM UM TURÍBULO DE OURO NA MÃO. FORAM-LHE DADOS MUITOS PERFUMES, PARA QUE OS OFERECESSE COM AS ORAÇÕES DE TODOS OS SANTOS NO ALTAR DE OURO, QUE ESTÁ ADIANTE DO TRONO" (Ap 8,3).

Maria Santíssima, os anjos e os santos estão, portanto, diante de Deus e do seu trono, intercedendo pelos homens. Assim sendo, os cultos de dulia e de hiperdulia em nada diminuem a glória de Deus, mas são permitidos e nos dão claros exemplos de que a santidade é possível na fidelidade à Palavra de Deus, na oração, ca contemplação e na imitação daqueles que nos deram e que nos dão testemunho da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Reconhecer o exemplo dos santos, dos anjos e da Mãe de Jesus reverenciando-os, imitando-lhes as virtudes e confiando-nos à sua intercessão é, da maneira como eles fizeram, buscar também a santidade !!!

Um grande abraço a todos !!!
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 58
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

AGRADECIMENTO

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Qua Dez 29, 2010 12:54 pm

Ao término da minha exposição neste tópico, resta-me agradecer a todos os que participaram comigo da discussão em torno do tema proposto no qual, não poderia deixar de enfatizar, tivemos oportunidade de conhecermos os aspectos contraditórios expostos por "quemtembocadizaverdade", David, "verdade 777" e Manuel Portugal, como também tivemos a oportunidade de aprofundarmos o conhecimento a partir da convicção do pensamento católico exporto por Heitor, Arthur, Binho, Catholic, Ralão, Paulo Henrique, Alessandro e Yuri, além de mim e, obviamente, do nosso querido Pe. Anderson.

Muito obrigado a todos, e que o Senhor nos conceda sempre o dom do Espírito Santo, para que possamos compreender sempre mais a Sua Palavra e a Sua Vontade a nosso respeito !

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS !!!
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 58
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Adoração e Idolatria

Mensagem por Ralão em Qui Dez 30, 2010 5:48 pm

Boas,

Obrigado a todos pelos esclarecimentos, fiquei muito eluciado.

Ralão
avatar
Ralão

Mensagens : 92
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 49
Localização : Portugal - Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Adoração e Idolatria

Mensagem por Pe. Anderson em Seg Maio 21, 2012 5:44 pm

Caros amigos,

Vejam isso também:

http://www.deciomedeiros.com.br/teologia/refAveMaria.html

Ave,
(A primeira vez que o Anjo Gabriel sauda reverentemente a um ser humano) Lucas 1,28
"A saudação do anjo é tecida com fios do Antigo Testamento, especialmente do Profeta Sofonias"-Papa Bento XVI. Sofonias 3, 14-17
Segundo São Bernardo, in Nativitae Beatae Mariae,12 , a missão de uma mãe é superior à missão do anjo mensageiro, e portanto deve ser reverenciada pelos anjos.

Maria,
(Nossa Senhora: a Iluminadora da Humanidade)
O nome Maria significa "Em si mesma iluminada". Outra interpretração é "Iluminadora dos outros"
O nome Maria pode ser interpretado como "amada do Senhor", pela combinação do radical egípcio MRI , que significa Amada, Preferida, mais a terminação YA, que significa Yahweh, isto é, o Senhor.
Maria é Senhora porque é mãe do Senhor. Maria em lingua síria significa Senhora.
A expressão bíblica "mãe do Senhor" deu lugar ao uso de "Senhora". De modo semelhante, a expressão "mãe de Cristo Rei" evoluiu para "mãe do Rei" e, finalmente, "Rainha". Estas designações são reflexo da efetiva eleição de Deus, que nobilitou Maria ao criá-la na Graça, e portanto a realeza de Maria é algo que lhe é intrinseco. Lucas 1,43

Grande abraço a todos.
avatar
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 34
Localização : Roma

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Adoração e Idolatria

Mensagem por Católic0_ em Dom Maio 27, 2012 1:26 pm

Nossa, quanta ignorancia em um tópico só. A começar pelo título ''adoração e Idolatria'' - como se fossem coisas diferentes.


Em primeiro lugar, o cara fala tradição dos HOMENS??? A Tradição foi passada por Jesus aos apóstolos que passaram aos seus, e que é passada até hoje aos sacerdotes (Hebreus 7,23). Além disso, a Tradição está na própria bíblia (II Tessalonicenses 2,15; II Tessalonicenses 3,6)


Segundo, é lógico e óbvio que só existe um mediador entre Deus e os homens, o nosso Senhor e Altíssimo Jesus Cristo, e a Igreja Católica fala isso ha 2000 anos, e se nao fosse ela, voce nem saberia disso. Acontece que a Igreja Católica (nós) fazemos parte desse único mediador, pois somos o corpo de Cristo, e Cristo é a cabeça da Igreja ( I Coríntios 12,27; Colossenses 1,18; João 15,5).

Se voce nao acredita que a Igreja faz parte do corpo de Cristo, vc nem acredita na biblia, portanto a Igreja inteira (com todos os seus membros, A Virgem Santissima, santos, padres, leigos são mediadores entre Deus e os homens)


Terceiro lugar, o cara fala que quando ADORAMOS a Santissima Virgem...hahahahah, meu amigo, ninguem adora Ela nao. Se voce diz isso, voce está nos julgando, e serás julgado com a mesma medida.


Quarto, voce dizer que Jesus teve irmãos é ignorância sua em nao saber que o evangelho de Lucas foi escrito em hebraico, e que o hebraico nao tem a palavra primos/primas, portanto está escrito ''irmaos''.


Quinto, ''quando falamos que Maria permaneceu Virgem estamos acrescentando o que não está escrito''. Quando a Igreja declara esse dogma de fé, está simplesmente exercendo a autoridade dada por Cristo à Igreja (Mateus 16,19 - Tudo que ligares na Terra, será ligado no céu).

Outra coisa, quem disse que TUDO está na bíblia???? Onde tem na Biblia que tudo está na biblia???? O Espiríto Santo pode revelar à Sua Igreja coisas em tempos diferentes, é muita prepotencia sua achar que TUDO foi revelado na bíblia. Portanto, a Igreja pode ''acrescentar'', para usar seus termos errados, o que nao está escrito, até pq a biblia veio da Igreja e nao o contrário. A Igreja Católica Apostólica Romana tem mais autoridade que a biblia.


Sexto, voces protestantes, é que estão comentendo o pecados dos anjos caídos, pq voces são soberbos. Acham que sabem mais do que a Santa Igreja. Acham que podem sair interpretando a biblia de qualquer forma, mesmo sendo ignorantes, e que estao certos. A bíblia nao é de interpretação pessoal, ja dizia Sao Pedro (II Sao Pedro 1, 20). E óbvio que nao. Como o Espirito Santo teria 2 verdades??? Como 2 igrejas protestantes, que interpretam de formas tao diferentes a biblia estao ambas corretas, mas a Igreja Católica está errada?? O Espírito Santo só possui uma verdade, e a autoridade para revelar essa verdade só poderia ser dada a uma única instituição, e foi dada à Igreja Una Santa Católica e Apostólica, fundada por Jesus.

Católic0_

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/05/2012
Localização : Fortaleza

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Adoração e Idolatria

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Dom Abr 21, 2013 6:45 pm

Questão resolvida... Tópico trancado.
Um grande abraço !!!
avatar
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 58
Localização : Gravatá - PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Adoração e Idolatria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum