Site da Associação Cultural Montfort

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Site da Associação Cultural Montfort

Mensagem por Arthur em Seg Dez 27, 2010 2:18 pm

Bom... eis a minha dúvida:

Não sei se vocês aqui também são leitores dos posts do site da Montfort, eles têm o projeto de serem o melhor site de apologética do Brasil e eu comecei a acessá-lo mais regularmente faz pouco tempo e gostaria de saber se é um site em que eu posso confiar para esclarecer minhas dúvidas e tirar conclusões de assuntos diversos sobre nossa religião pois tenho visto o posts tão polêmicos que às vezes fico um pouco escandalizado.

Se puderem me ajudar,

Desde já agradeço.

Paz e Bem a todos.
Arthur

Ver perfil do usuário

Re: Site da Associação Cultural Montfort

Mensagem por Pe. Anderson em Seg Dez 27, 2010 4:27 pm

Caro Arthur,

Seja muito bem-vindo ao nosso forum. Obrigado por sua participaçao aqui conosco. Há alguns anos, quando eu comecei no Seminário, eu também comecei a ler esse site e algumas coisas me agradavam, como os textos do Magistério que estao presentes em portugues. Mas hoje eu nao recomendaria esse site por alguns motivos: eles tem uma visao teológico do tipo "tradicionalista", que é uma espécie de protestantismo. Essa visao defende, no fundo, que a "Tradiçao católica" foi até o período anterior ao Concílio Vaticano II e que depois tudo se tornou "Modernismo". Isso significa que, na prática, o Espírito Santo abandonou a Igreja e por isso considero uma visao protestantizada.

Eles tem outro problema: confundir a unidade da Igreja com uniformidade. Para eles, que nao é "tradicionalista", quem nao é como eles querem ser, sao imediatamente tachados de "hereges", de "modernistas". Tudo isso é um absurdo. Sempre gosto de lembrar o que dizia Santo Agostinho:

"In necessariis unitas, in dubiis libertas, in omnibus caritas." ("Nas coisas necesárias unidade; nas duvidosas liberdade, em todas caridade).

Naquele site há pouco espirito de unidade com Igreja, que cresce na fidelidade as origens, e há essa tendencia à uniformidade, em vez da liberdade, nas coisas opináveis. E por fim, a meu modo de ver, eles faltam muito com a caridade. Se voce me permite, prefiro te sugerir o nosso forum, que nao temos a intençao de destruir ninguem, mas sim de fazer brilhar o esplendor da verdade, ou seja, buscamos apresentar a verdade com beleza, educaçao e espírito de caridade.

Um outro ponto, o fundador desse fórum faleceu há menos de um ano. Rezemos por ele e nao sei se o serviço deles continuará.

Um grande abraço e que o Senhor sempre o abençoe.
Pe. Anderson
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pe. Anderson em Seg Dez 27, 2010 4:48 pm

Só para completar:

eu lia esse site quando nao sabia nada de Teologia. Agora que conheço razoavelmente tenho base para ler o que esses senhores dizem e para respondê-los. Mas nao recomendo a leitura desse site porque a maioria que ler esse site pode se confundir mais do que crescer no conhecimento da fé. Dou alguns exemplos:

No link: http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=igreja&artigo=tradicao_vii&lang=bra

Se diz:

"O Vaticano II foi mais do que ambíguo: foi polissêmico.
Ora, o que a Igreja impõe como verdade dogmática que todos os fiéis católicos devem aceitar como de Fé, tem que ser claro e monossêmico.
Logo, o Vaticano II não foi infalível! Pode e deve ser criticado exatamente pela pluralidade de sentidos de muitas de suas afirmações."

Quem nega a validade de um Concílio Ecumênico está se colocando fora da Igreja Católica e superior ao seu mesmo Magistério (em nome de defender o mesmo Magistério). Se o Vaticano II nao foi infalível, nao temos nenhum motivo para dizer que os outros Concílios Ecumenicos o foram. Já dissemos em outro lugar que todos os Concílios Universais da História da Igreja foram Ecumênicos, Pastorais e Dogmáticos, ao mesmo tempo. Esses senhores dizem que o Vaticano II nao foi dogmático mais somente pastoral. Esquecem esses senhores que os principais documentos do Vaticano II se chamam "Constituiçao Dogmática" "Lumen Gentium" e "Dei Verbum".

Mais adiante eles dizem:

A luz da Fé confirma como verdade uma ou outra afirmação do Vaticano II, colocadas para mascarar e fazer introduzir sob elas erros que contradizem essa verdade afirmada inicialmente. Exemplo típico disso é a afirmação da Dignitatis Humanae de que “a única verdadeira religião se encontra na Igreja Católica e apostólica, a quem o Senhor confiou a tarefa de difundi-la aos homens todos” (Vaticano II, Dignitatis Humanae,n0 1534, Edit. Vozes, Petrópolis,1969, p. 600), para logo em seguida defender que “a pessoa humana tem direito à liberdade religiosa” (Vaticano II, Dignitatis Humanae, n0 1534, Edit. Vozes, Petrópolis,1969, p. 600). Daí a Nostra Aetate, elogiar depois as falsas religiões, falando de parcelas de verdades que elas podem ter, sem condenar seus erros, o Concílio Vaticano II assim omitindo que não existe o erro absoluto, e que toda heresia tem que ter uma parcela de verdade, e que toda heresia é tanto mais perigosa quanto mais verdades afirmar para camuflar sua mentira fundamental.

A idéia das "parcelas da verdade" é dos Padres da Igreja, era universalmente aceitada na Antiguidade. O primeiro a desenvolver essa tese foi Sao Justino. O sentido é que Deus preparou os povos para a Revelaçao do Senhor: aos gregos com a filosofia; a outros pagaos, com suas religioes (lembremos que os Magos do Oriente chegaram até Cristo seguindo as próprias religioes); e os Judeus com a Revelaçao dada no Antigo Testamento. Se o Vaticano II nao condena algumas doutrinas é porque elas ja tinham sido condenadas e um Concílio deve fazer mais do que repetir mecanicamente condenaçoes. Isso os tradicionalistas nao querem entender.

Esses sao somente alguns exemplos. Realmente nao tenho tempo para analisar todos os textos que esses senhores poe aqui. No nosso forum já houve uma discussao sobre o Concílio, na qual rebatemos idéias defendidas pelo site Montfort. De uma olhada.
http://quemtembocavaiaroma.livreforum.com/t688-concilio-vaticano-ii?highlight=vaticano+II

Grande abraço.
Pe. Anderson
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de em Seg Dez 27, 2010 6:33 pm

Caro Arthur,

Que a paz de Jesus esteja sempre no seu coração !

Só para corroborar um pouco com aquilo que já foi devidamente explanado pelo Pe. Anderson, gostaria de acrescentar alguns detalhes que julgo importantes.

Visitei muitas vezes o site da Associação Montfort.

De início, achei importante pela maneira como trata determinados temas como Nossa Senhora, a questão das imagens, do primado de Pedro, dentre outras, nas quais encontrei muita convicção e fundamentação bíblica, que era o que eu procurava no momento.

Mais tarde, fui percebendo que vários aspectos da vida religiosa posterior ao Concílio Vaticano II eram tratados como maléficos e como heresias, dentre outros predicados de sentido pejorativo e antagônico à Unidade da Igreja.

Ví naquele site, com muita tristeza e indignação, um grande desrespeito a vários sacerdotes, bispos e movimentos da Igreja; falta de amor; desafios de cunho malicioso no sentido de depreciar bispos e sacerdotes, expopondo-os ao ridículo.

A partir de então, não mais o acessei, por considerá-lo nocivo à unidade da Igreja.

Acho que sempre houve falhas pessoais no seio dos cristãos porque estes são pecadores, mas acho também que não se pode, mesmo se auto-definindo como membros da Igreja, criar uma série de interpretações erradas no sentido de depreciar este ou aquele membro e, mais que isso, publicar de maneira irresponsável e sem qualquer critério, artigos que fragmentam a unidade da Igreja e colocam em "xeque" a questão da infalibilidade do Sagrado Magistério.

Em suma, é um site não confiável.

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arthur em Ter Dez 28, 2010 8:33 am

[b]Obrigado pela atenção dirigida a minha pergunta... eu tenho o meu cadastro desde 2008 mas me veio uma forte vontade de frequenta-lo para meu crescimento formativo...

Obrigado por este esclarecimento e podem crer que vou tentar colaborar ao máximo com o fórum...

Mais uma vez, Obrigado! Very Happy
Arthur

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: