Foi o sábado criado só para judeus?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Foi o sábado criado só para judeus?

Mensagem por quemtembocadizaverdade em Sex Abr 01, 2011 8:11 pm

Naturalmente que não. Pois foi criado no Éden onde a raça humana não era dividida em povos. Somente havia Adão e Eva.Gen. 2: 1-3
No monte Sinai Deus entregou por intermédio de Moisés as tábuas dos 10 mandamentos. Alguns alegam que esse era um pacto entre Deus e os israelitas. é lógico que era só para os israelitas não somente o sábado mas todos os mandamentos. Até porque as demais nações eram pagãs e não criam no Deus verdadeiro. Se estivessemos desobrigados do quarto mandamento estariamos também dos demais mandamentos e poderíamos pecar deliberadamente. E lembremos que segundo a bíblia nós somos o Israel de Deus.Em eclesiastes 12: 13 a 14 é afirmado que a lei é para todo o homem. Quando a bíblia diz entre mim e os filhos de Israel é justamente para fazer a distinção entre seu povo que adorava o Deus Criador que no sétimo dia descansou dos deuses dos pagãos. Veja em Isaías 56: 1 a 7 se o sábado era ou não só para os judeus. Você descobrirá que é para o povo de Deus.
Isaías 56 Assim diz o SENHOR: Guardai o juízo, e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, para se manifestar.

Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.

E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao SENHOR, dizendo: Certamente o SENHOR me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.

Porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:

Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.

E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao SENHOR, para o servirem, e para amarem o nome do SENHOR, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança,

Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.
[quote]

Devemos crer no que os profetas bíblicos deixaram. Após a morte dos apóstolos tudo é duvidoso. se contradiz a bíblia não devemos aceitar como fiel. Pois já no tempo dos apóstolos estavam os falsos profetas. Morrer pela religião cristã não afirma que alguém ensinava ou não corretamente. até hoje pessoas de diversas crenças religiosas em países sem liberdade religiosa morrem por suas idéias.
Os judeus gabavam-se de ser o povo escolhido de Deus1 Como a história se repete! Eles se gabavam pelos dados históricos. filhos de Abraão diziam eles com orgulho, mas Jesus disse: até mesmo dessas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. A história se repete. Nossa fé deve estar alicersada na palavra de Deus. Confirmem amigos os mandamentos da bíblia com o do catecismo e verás se foi feito apenas um resumo ou uma mudança drástica. Deus não habita em templos feitos por mãos de homens, mas em suas criaturas que o ama e procura agradar a Ele mesmo que desagradem os homens. Que a última palavra seja a de Deus e não do catecismo.
avatar
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Foi o sábado criado só para judeus?

Mensagem por Petrus Romanus em Sex Abr 01, 2011 9:50 pm

"A lei e os profetas duraram até João. Desde então é anunciado o Reino de Deus, e cada um faz esforço para aí entrar." (Lucas 16:16)

Pelo que Jesus disse, a lei e os profetas DURARAM até João Batista, acho que depois os cristãos ganharam a primazia com Cristo e, assim como a circuncisão foi substituida pelo batismo, Moises pelo Cristo, Eva por Maria, O Deus não histórico pelo Deus histórico, a tora pelo evangelho (não que perdessem o valor, isso jamais, mas no sentido de não serem o vigente, pois o novo aperfeiçoou o antigo) assim também o descanso de Deus no sábado pela sua ressurreição no domingo!


"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo." (Colossences 2:16-17)

O proprio apostolo disse-nos sobre a lei (comer, beber, luas novas, sabado) ser a sombra do que estava para vir, a saber Cristo, quando viesse seria eliminado o que é em parte, ou seja, a lei (1 Corintios 13:10). E seria-se estabelecido o corpo de Cristo, por isso devemos viver o que ele viveu, ou comemorar sua vitoria relembrando o que ele passou, ai estabaleceu-se o domingo do batismo de Cristo, a quaresma, a santa ceia, a sexta da paixão, a descida aos infernos, o sermão da montanha, a expulsão do demonio, a tentação, a cruz, a ressurreição, a ascensão, o domingo de pentecostes, etc... pois "cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz." (Colossences 2:14)



avatar
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Foi o sábado criado só para judeus?

Mensagem por quemtembocadizaverdade em Sab Abr 02, 2011 6:53 am

então se a lei durou até João saia matando e adulterando por aí amigo.
eis a explicação desse verso que vc usou fora do contextopara ir contra a lei de Deus:
como entender o versículo de Lucas 16:16 que menciona: "A Lei e os profetas duraram até João"? Volte ao texto; leia-o. Verifique com cuidado e bastante atenção como está grifada a palavra "duraram". Observou? Está grifada no texto, isto é, escrita com as letras de forma diferente das demais, um pouco inclinadas. O que isso quer disser? É para chamar a atenção que o tradutor não encontrou no original grego esta palavra, apenas a empregou por considerar a melhor para complementar o sentido do verso. Todas as palavras grifadas, encontradas na Bíblia, não constam do original.

Agora, leia Mateus 11:13: "Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João." - Agora sim, está clara e explícita a verdade que Jesus queria ensinar.

A "lei e os profetas" formam uma expressão que designa os ensinos do Antigo Testamento (João 1:45), incluindo o Pentateuco e os escritos de todos os profetas, porque "os escritos do Antigo Testamento constituíam o primeiro guia do homem para a salvação. Estes escritos eram tudo que os homens tinham em matéria de revelação. O evangelho veio, não para abolir os escritos antigos, mas para suplementá-los, reforçá-los e confirmá-los.
O evangelho veio, não para ser colocado no lugar do Antigo Testamento, mas em acréscimo a ele." (Subtilezas do Erro, pág. 97, A. B. Christianini - CPB)

Logo, quis o Mestre dizer que até João Batista todas as Escrituras dos profetas, referentes à Sua primeira vinda contidas nos livros do Antigo Testamento, com o Seu advento, batismo e ministério, enfim as profecias referentes a Sua vinda encontraram cumprimento in-loco.

Até João Batista, a lei e os profetas (escritos do Antigo Testamento) indicavam, através da palavra escrita, dos símbolos e do sistema sacrifical (sombras de Jesus), o tempo em que o reino de Deus seria anunciado, e, de fato, com a pregação do reino, novo tempo raiava. O próprio João Batista afirmava: "... arrependei-vos porque é chegado o Reino dos Céus..." (Mateus 3:2).
avatar
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Foi o sábado criado só para judeus?

Mensagem por quemtembocadizaverdade em Sab Abr 02, 2011 6:56 am

como entender colossences 2: 16e 17?
Ficou exuberantemente provado que a Bíblia menciona os sábados festivais, anuais, portanto cerimoniais. Os sinceros aceitam esta evidência e os estudiosos proclamam esta verdade. Portanto não é invenção dos adventistas, como dizem os inimigos da verdade. Agora, o ponto mais importante.

Precisamos analisar, com isenção de ânimo, sem idéias preconcebidas, a passagem em lide, Colossenses 2:16, e interpretá-la dentro do seu contexto e no sentido claro e evidente que contém. Notemos os seguintes fatos:

a) Estes sábados aí estão associados a dias de festas e Lua Nova, que eram solenes festividades nacionais judaicas, ou feriados fixos. Ora o sábado do Decálogo não tem esta natureza. Não era festivo nem típico.




b) Os sábados cerimoniais estavam incluídos entre instituições que eram "sombras das coisas futuras" - prefigurações de fatos que ainda estavam por vir. O sábado do Decálogo é comemorativo de um fato passado: a Criação. Não era sombra de coisas futuras. Sem dúvida, o texto se refere aos sábados cerimoniais. Vejamos o que os eruditos dizem a esse respeito:

Jamieson, Fausset, and Brown, estudiosos fundamentalistas, assim comentam Colossenses 2:16: "Sábados... referem-se ao dia da Expiação e festa dos Tabernáculos que chegaram ao fim com os cultos judaicos a que pertenciam (Levítico 23:32, 37 e 39). O sábado semanal repousa em base mais permanente, tendo sido instituído no Paraíso para comemorar o remate da Criação em seis dias. Levítico 23:38 expressamente distingue o 'sábado do Senhor' dos outros sábados."

Adam Clark, em seu autorizado comentário, assim interpreta Colossenses 2:16: "Não há aqui indicação de que o sábado fosse abolido, ou que sua obrigação moral fosse superada pelo estabelecimento do cristianismo. Demonstrei em outra parte que 'Lembra-te do dia do sábado para o santificar' - é um mandamento de obrigação perpétua, e nunca pode ser superado senão pela finalização do tempo."

Albert Barnes, em sua obra Notes on The New Testament, comenta Colossenses 2:16, textualmente: "Não há nenhuma evidência nessa passagem de que Paulo ensinasse que não havia mais obrigação de observar qualquer tempo sagrado, pois não há a mais leve razão para crer que ele quisesse ensinar que um dos Dez Mandamentos havia cessado de ser obrigatório à humanidade. Se ele tivesse escrito 'O sábado', no singular, então, certamente estaria claro que ele quisesse ensinar que aquele mandamento (o quarto) cessou de ser obrigatório, e que o sábado não mais devia ser observado. Mas o uso do termo no plural, e a sua conexão, mostram que o apóstolo tinha em vista o grande número de dias que eram observados pelos hebreus como festivais, como uma parte de sua lei Cerimonial e típica, e não a lei Moral, ou os Dez Mandamentos. Nenhuma parte da lei Moral - nenhum dos Dez Mandamentos - poderia ser referido como 'sombra das coisas futuras.' Estes mandamentos são, pela natureza da lei Moral, de obrigação perpétua e universal."

Até parece um adventista que está falando... é forte a força da evidência. É esmagadora a força da verdade. Sim, estes sábados mencionados em Colossenses 2:16, e que foram cravados na cruz, não se confundem com o sábado do sétimo dia, porque este é de obrigação perpétua. São os adventistas que o afirmam? Muitos compreensivos estudiosos dos oráculos divinos ratificam essa afirmação.

E a importante declaração de Strong, que muito nos tem ajudado neste mister. Diz textualmente: "Percebemos... a importância e o valor do sábado, como comemorativo do ato divino da Criação e, necessariamente da personalidade, soberania e transcendência de Deus. O sábado é de obrigação perpétua como o memorial estabelecido de Sua atividade criadora. A instituição do sábado antedata o decálogo e forma uma parte da lei moral. Feito na criação, ele se aplica ao homem em toda a parte e em época, em seu atual estado de criatura." 1

E continua A. H. Strong: "Nem nosso Senhor nem Seus apóstolos ab-rogaram o sábado do Decálogo. A nova dispensação anulou as prescrições mosaicas relativas à maneira de guardar o sábado, mas continua reafirmando sua observância como de origem divina necessária à natureza humana. Nem tudo na lei mosaica foi abolido por Cristo... Cristo não cravou na cruz mandamentos do Decálogo." 2

Esse testemunho fala por si: Os "sábados" de Colossenses 2:16 eram cerimoniais. Há estudiosos que alinham os sábados em sete, durante o ano judaico, e que no ano 30 de nossa eram assim se teriam seguido: 15 de Nisã (sexta-feira), 21 de Nisã (quinta-feira), 6 de Sivã (sábado), 1.º de Tishri (domingo), 10 de Tishri (terça-feira), 15 de Tishri e 22 de Tishri (domingo). De qualquer maneira, recaíam em dias diversos da semana. Deus descansou no sábado do sétimo dia, porém não fez o mesmo nos sábados anuais. Ao primeiro Deus chama "os Meus sábados" (Ezequiel 20:20); aos últimos, chama-os de "seus sábados" (Oséias 2:11; Isaías 1:13), etc. A própria Bíblia estabelece a distinção, como vimos.

E os já citados Jamieson, Fausset, and Brown, no seu comentário, dizem: "Levítico 23:38 expressamente distingue 'o sábado do Senhor', de outro sábados. Um preceito positivo é ordenado por ser necessário e cessa de ser obrigatório quando ab-rogado; porém o preceito moral é ordenado eternamente, porque é eternamente necessário."

E para concluir deve-se dizer que a posição daqueles que tentam livrar-se do mandamento do sábado do sétimo dia, insistindo que Colossenses 2:16 se refere a ele e que foi cancelado na cruz, é assaz comprometedora para eles mesmos. Afirmando a ab-rogação do quarto mandamento estão efetivamente cancelando a base do domingo, porquanto fora da lei moral não há mandamento para santificar um dia em sete - como entendem e procuram justificar
avatar
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Foi o sábado criado só para judeus?

Mensagem por Binhokraus em Sab Abr 02, 2011 10:07 am

Primeiro, estamos retomando uma discussão já feita, e sem nenhum argumento novo. Então, esse tópico repetitivo está se tornando desnecessário. Mas preciso dizer que a senhora não está enetendendo um ponto chave do que falamos. NINGUEM, absolutamente NINGUEM disse que a Lei antiga foi extinta. Dizemos e o fazemos com razão, basta ver no outro tópico todas as palavras e versos bíblicos que fundamentam o que dizemos, que EM CRISTO A LEI FOI ELEVADA, ou seja, a lei antiga não foi extinta, mas sim ELEVADA a um novo patamar. Isso só não tinha acontecido antes por causa da dureza do coração do Povo. Então antes de pedir que alguém leia com atenção, por favor, siga seu próprio conselho e leia a senhora com atenção o que postamos.

Permaneçam em Deus.

_________________
Cleber Nunes Kraus
Biólogo

"Quem não ora, não precisa de demônio que o tente." Sta. Tereza D'Avila
avatar
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Foi o sábado criado só para judeus?

Mensagem por quemtembocadizaverdade em Sab Abr 02, 2011 1:37 pm

se a lei e os profetas duraram até João Batista nesse sentido da palavra durar então vamos crer que não houverão outros profetas depois de João Batista? Por quem foi escrito o livro do apocalípse senão por um profeta?
Porque essa discordancia entre vcs dois? não são os 2 católicos? um diz que a lei não existe mais e outro que foi elevada. entrem em um acordo. Pras mim a lei de Deus não precisa ser elevada ela já é desde que Deus a escreveu com seu dedo. Vcs parecem cegos. bem, não vou escrever mais nada. peçam pro padre dar apalavra oficial e tranquem esse tópico, afinal roma dá última palavra, isso até que Deus tome providências.
avatar
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Foi o sábado criado só para judeus?

Mensagem por Petrus Romanus em Sab Abr 02, 2011 3:46 pm

Querida amiga quemtembocadizaverdade, eu não disse em nenhum lugar que a lei não existe mais, pelo contrario, eu disse que o novo veio APERFEIÇOAR o antigo, significando que a lei de Cristo, tomando elementos da lei antiga se tornou a lei vigente, pois tomando uma frase de uma pessoa que concorda comigo, que diz: "cancelou o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz."


Agora, retomando o tema, a senhora nos disse: "Após a morte dos apóstolos tudo é duvidoso. se contradiz a bíblia não devemos aceitar como fiel" (1ªcolocação). Não acho que Jamieson, Fausset, Brown, Adam Clark, Albert Barnes, e A. H. Strong são da época dos apóstolos para a senhora os citá-los, tomando a logica empregada por você mesma, e nem que eles não contradigam a bíblia, pois eles e a senhora contradizem sim. Vejamos:

"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo." (Colossences 2:16-17)

Parece que Paulo já havia mencionado os dias de festa, ao dizer, "por causa dos dias de festas", não haveria necessidade de dizer de novo sobre as festas dos sábados, ou diremos que o apostolo de Cristo queria ficar repetindo os termos para confundir os irmãos? Não seria mais lógico concluir que citar uma vez seria suficiente para entender? Ou o apostolo queria fazer com que a são palavra de Deus exigisse um esforço desnecessario de interpretação, ainda mais escrita pra uma comunidade leiga, que precisava do mais direto possivel?

Cancelar a lei antiga, incluindo o sabado, não termina com a base do domingo não, por um simples motivo, premeiro Cristo, Paulo e os apostolos aperfeiçoaram a lei antiga, então ela foi cancelada, largou-se de lado a sombra e pegou-se o concreto; um exemplo: "Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra" (Mateus 5:38-39). Viu? Assim que Cristo mudou a lei antiga, não precisaram e não precisamos mais segui-la, Cristo pegou a BASE da lei antiga e mudou-a, cancelando-a depois! Assim aconteçou ao domingo.


Em questão a Lucas 16:16, vejamos:

"ο νομος και οι προφηται εως ιωαννου απο τοτε η βασιλεια του θεου ευαγγελιζεται και πας εις αυτην βιαζεται"

A palavra em grego que causa a confusão é "εως" (éos), mas não acontece como a senhora disse: "que o tradutor a empregou apenas pra complementar o sentido do verso", pois "eós" significa "até", e "éos" é preposição que indica tempo, e deve ser traduzida sempre significando o fim de um periodo de tempo em alguma coisa, no caso, João Batista. Logo a tradução de Lucas deve ser feita no sentido de duração sempre, por exemplo, "A lei e os profetas vigoraram até", "foram até", permaneceram até", ou "duraram até" (que seria a melhor tradução), mesmo não se acrescentando o significado da preposição no texto, ficaria-se com o mesmo sentido: "A lei e os profetas até João, desde então"

Quanto ao que significa o termo "a lei e os profetas" a senhora nos deu a explicação: "A "lei e os profetas" formam uma expressão que designa os ensinos do Antigo Testamento (João 1:45), incluindo o Pentateuco e os escritos de todos os profetas"; logo Jesus não disse que iriam terminar as profecias, ele disse que os escritos dos profetas do Antigo testamento e os da lei de Moises iriam "terminar", como a senhora mesma nos disse, portanto João, o apostolo, escreveu o apocalipse, mas ele não se enquadra no termo "a lei e os profetas", mas qualquer um que ler atentamente a Bíblia sabe disso!

Agora o que é mais forte, "Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento, na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá." (Atos 15:24:28-29). O Concilio de Jerusalém! Onde votou-se as obrigações dos cristãos para com a os preceitos da lei, e olha que interessante: além de se dizer que NÃO HÁ mais encargo nenhum além dos citados, ninguém citou o sábado!

Para sabermos o que realmente significavam o que os apostolos diziam em suas cartas, basta sabermos qual foi a reação das pessoas ao lerem, obviamente se seguissem o que estava escrito não seriam repreeendidos por outra carta, se não seguissem a ideia que o apostolo quis passar e a pervertessem, seriam advertidos da má interpretação, como aconteceu com a primeira carta aos corintios de Paulo, que gerou uma má interpretação e teve de se produzir uma advertencia, no caso foi a primeira carta de clemente, onde ele os corrigiu da má interpretação; por exemplo, Paulo disse: "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.". Observando-se a vida daquele comunidade em questão antes e depois da epistola, verifica-se entre os cristãos, que eles interpretaram que eram as festas do sabado e os sabados do Senhor, e deixaram de guardar o sabado, houve alguma advertencia de má interpretação por parte da Igreja, ainda com vários apostolos vivos? Não? Por que será, hein?

A senhora nos disse no começo: "então se a lei durou até João saia matando e adulterando por aí amigo.". Acho que Cristo ao aperfeiçoar a lei, instituindo a Sua lei, citou que seria errado matar e adulterar, e foi além, dizendo que irar-se sem motivo é errado, que ter pensamentos impuros com a esposa do proximo é errado. Não devemos matar, roubar, nem adulterar, e coisas semelhantes a essas, por a Lei de Cristo que foi instituida pelo próprio Cristo e pelos santos apostolos nos diz para não fazermos, e não porque a lei de Moises falava isso.

"E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se eu estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei." (1 Corintios 9:20-21) [a única coisa que Paulo confirma estar seguindo é a lei de Cristo, a qual ele faz distinção da lei de Moises]

E por último, a senhora nos disse que: "Estes mandamentos são, pela natureza da lei Moral, de obrigação perpétua e universal.". A Sagrada Escritura também diz: "E não comereis pão, nem trigo tostado, nem espigas verdes, até aquele mesmo dia em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas habitações." (Levítico 23:14). "Guardai pois a festa dos pães ázimos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis a este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo." (Exodo 12:17). "E prepararás um cordeiro de um ano sem mancha, em holocausto ao SENHOR, cada dia; todas as manhãs o prepararás. E, juntamente com ele prepararás uma oferta de alimentos, todas as manhãs, a sexta parte de um efa, e de azeite a terça parte de um him, para misturar com a flor de farinha; por oferta de alimentos para o SENHOR, em estatutos perpétuos e contínuos" (Ezequiel 46:13-14). É fácil perceber que o que era dito perpetuo durou até Cristo, pois era até que viesse o Salvador, depois, seria substituida a sombra pelo concreto! A menos que ainda guardemos a festa dos pães azimos, que ainda matamos cordeiros sem manchas, e varias outras coisas que foram abolidas.

"Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê."(Romanos 10:4)
"Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte." (Romanos 8:2)

A graça do Senhor Jesus esteja convosco!
avatar
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Foi o sábado criado só para judeus?

Mensagem por Binhokraus em Sab Abr 02, 2011 6:14 pm

Foi isso o que eu disse também. A senhora precisa parar de fazer pré julgamentos, e se desarmar para ler o que agente escreve. Veja que eu disse que NINGUEM tinha dito que a lei antiga tinha sido anulada. Esse NINGUEM é ninguem mesmo, inlcuindo ai o Petrus Romanus.

_________________
Cleber Nunes Kraus
Biólogo

"Quem não ora, não precisa de demônio que o tente." Sta. Tereza D'Avila
avatar
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Foi o sábado criado só para judeus?

Mensagem por Binhokraus em Sab Abr 02, 2011 6:24 pm

Quando os argumentos se findam, e não há mais o que dizer, entra em ação o desrespeito, o deboche e a ironia. Isso é lamentável para quem diz seguir Cristo.

_________________
Cleber Nunes Kraus
Biólogo

"Quem não ora, não precisa de demônio que o tente." Sta. Tereza D'Avila
avatar
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Foi o sábado criado só para judeus?

Mensagem por quemtembocadizaverdade em Sab Abr 02, 2011 7:20 pm

eu já coloquei os textos bíblicos. eles estão aí. se vc não quer aceitar a palavra de Deus prefere o clero não posso fazer nada.
avatar
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Foi o sábado criado só para judeus?

Mensagem por Binhokraus em Sab Abr 02, 2011 7:49 pm

huashusahua.... tenho que rir... E nós também colocamos os textos bíblicos que apontam claramente o que estamos dizendo... se a senhora prefere acreditar nos seus pastores, a acreditar nos apóstolos não podemos fazer nada também....

_________________
Cleber Nunes Kraus
Biólogo

"Quem não ora, não precisa de demônio que o tente." Sta. Tereza D'Avila
avatar
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Foi o sábado criado só para judeus?

Mensagem por Petrus Romanus em Sab Abr 02, 2011 9:18 pm

Caríssima quemtembocadizaverdade, acho que devemos nos ater ao que foi dito e ao que não foi dito, a verdade e não a richa. A senhora nos disse: "eu já coloquei os textos bíblicos"; mas a senhora começou citando o profeta Isaias, e só, de resto, eu citei, e a senhora tentando demonstrar entendimento tentou curvar a biblia e dar voltas em circulos ao citar "eruditos" que vão além do que está escrito ou ao copiar o que te dizem sem ao menos verificar nos textos originais para vereficar se estão certos ou não. Olhe o que realmente aconteceu no passado quando se tratou-se do tema e veja como os discipulos reagiram, leia totalmente o que foi escrito neste tópico e sem preconceitos tente trabalhar em cima da realidade e da biblia, e não em cima de coisas que fogem do contexto da época em que foram escritos e nem em cima de voltas dadas sobre as falas do novo testamento.

"E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro." (1 Coríntios 4:6)

"E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo CRISTO" (Colossences 2:4,8)

Por favor leia atentamente o que eu havia escrito antes de dizer algo em negação e sem argumentos, pois os passos da aceitação de um fenomeno que a mente sempre negava são: negação-raiva-depressão-aceitação!
avatar
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Foi o sábado criado só para judeus?

Mensagem por quemtembocadizaverdade em Dom Abr 03, 2011 11:05 am

Permaneçam guardando o domingo sejam fiéis a Besta do Apocalípse eu prefiro aceitar a lei de deus da maneira que Ele escreveu com seu dedo.
avatar
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Foi o sábado criado só para judeus?

Mensagem por quemtembocadizaverdade em Dom Abr 03, 2011 11:08 am

e outra não citei fala de nenhum pastor aqui como vcs vivem citando fala do papa e vossa tradição. vcs tem razão são católicos e fiéis a Roma. Existem católicos aqui preocupados em servir a Deus e não a homens esses que somente fazem leitura esses sim conseguem ver.
avatar
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Foi o sábado criado só para judeus?

Mensagem por Binhokraus em Dom Abr 03, 2011 11:15 am

Nobre colega, a senhora sempre posta estudos, que como sempre, carecem de fontes. Porém, não são simples citações bíblicas, são citações comentadas, e muitas vezes com forçosas comparações para provar seus pontos de vista. Sabemos que a senhora é adventista, logo, seus estudos são adventistas, e são feitos por pastores, e ou, estudiosos da sua igreja. Então por favor, não diga que não os cita, pq é uma mentira.

Bom, quanto sua fala, demonstra claramente que não tem argumentos para refutar. A senhora guarda o sábado e usa o antigo testamento para justificar. Muito bem, a senhora está correta, se utiliza o antigo testamento, o dia de guarda é realmente o sábado para a antiga aliança. Agora nós guardamos o domingo, e utilizamos para justificar essa guarda o Novo Testamento. O novo testamento, que provém da NOVA ALIANÇA, que acontece em Cristo. Mostramos já, com inúmeras passagens bíblicas do novo testamento que a antiga aliança passou, o que fica é a nova... agora, se a senhora quer guardar a antiga alinça e ouvir seus pastores, é um direito seu. Nós, Católicos, ouvimos a Cristo e os Apóstolos e guardamos o Dia do Senhor que se instituiu na Nova e Eterna Aliança.

_________________
Cleber Nunes Kraus
Biólogo

"Quem não ora, não precisa de demônio que o tente." Sta. Tereza D'Avila
avatar
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Foi o sábado criado só para judeus?

Mensagem por Petrus Romanus em Dom Abr 03, 2011 4:31 pm

Bem nos disse a Sagrada escritura:

"Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo. E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, mas recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério." (Hebreus 6:4-6)
Isso, muito bem, continue fazendo com que o sacrificio de Cristo que nos tirou das obrigações da lei da morte não tenha nenhuma importancia, crucifica-o de novo todo aquele que se prende naquilo que Cristo nos libertou!

Carissima irmã, como ousaste relacionar a besta do apocalipse com alguma coisa dos catolicos? Que fale a escritura:

"Da mesma maneira, estes homens, entregando-se a sonhos, aviltam a carne, e desconsideram o senhorio, e falam de modo ultrajante dos gloriosos, nem o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar palavras ultrajantes contra ele, mas disse: O Senhor te repreenda. Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem. Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré. Estes são manchas em vossos ágapes, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas; ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas." (São Judas 8-13)
avatar
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Foi o sábado criado só para judeus?

Mensagem por quemtembocadizaverdade em Sex Abr 15, 2011 11:09 am

Bem vc não conseguiu derrubar as passagens da bíblia citadas, portanto o sábado é o dia do Senhor e os 10 mandamentos é que valem segundo a bíblia.
avatar
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Foi o sábado criado só para judeus?

Mensagem por Petrus Romanus em Sex Abr 15, 2011 2:56 pm

A senhora leu o que foi escrito? Eu contradisse todas e foi a senhora quem ficou sem argumento, caso não tenhas lido, postarei de novo:

Agora, retomando o tema, a senhora nos disse: "Após a morte dos apóstolos tudo é duvidoso. se contradiz a bíblia não devemos aceitar como fiel" (1ªcolocação). Não acho que Jamieson, Fausset, Brown, Adam Clark, Albert Barnes, e A. H. Strong são da época dos apóstolos para a senhora os citá-los, tomando a logica empregada por você mesma, e nem que eles não contradigam a bíblia, pois eles e a senhora contradizem sim. Vejamos:

"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo." (Colossences 2:16-17)

Parece que Paulo já havia mencionado os dias de festa, ao dizer, "por causa dos dias de festas", não haveria necessidade de dizer de novo sobre as festas dos sábados, ou diremos que o apostolo de Cristo queria ficar repetindo os termos para confundir os irmãos? Não seria mais lógico concluir que citar uma vez seria suficiente para entender? Ou o apostolo queria fazer com que a são palavra de Deus exigisse um esforço desnecessario de interpretação, ainda mais escrita pra uma comunidade leiga, que precisava do mais direto possivel?

Cancelar a lei antiga, incluindo o sabado, não termina com a base do domingo não, por um simples motivo, premeiro Cristo, Paulo e os apostolos aperfeiçoaram a lei antiga, então ela foi cancelada, largou-se de lado a sombra e pegou-se o concreto; um exemplo: "Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra" (Mateus 5:38-39). Viu? Assim que Cristo mudou a lei antiga, não precisaram e não precisamos mais segui-la, Cristo pegou a BASE da lei antiga e mudou-a, cancelando-a depois! Assim aconteçou ao domingo.


Em questão a Lucas 16:16, vejamos:

"ο νομος και οι προφηται εως ιωαννου απο τοτε η βασιλεια του θεου ευαγγελιζεται και πας εις αυτην βιαζεται"

A palavra em grego que causa a confusão é "εως" (éos), mas não acontece como a senhora disse: "que o tradutor a empregou apenas pra complementar o sentido do verso", pois "eós" significa "até", e "éos" é preposição que indica tempo, e deve ser traduzida sempre significando o fim de um periodo de tempo em alguma coisa, no caso, João Batista. Logo a tradução de Lucas deve ser feita no sentido de duração sempre, por exemplo, "A lei e os profetas vigoraram até", "foram até", permaneceram até", ou "duraram até" (que seria a melhor tradução), mesmo não se acrescentando o significado da preposição no texto, ficaria-se com o mesmo sentido: "A lei e os profetas até João, desde então"

Quanto ao que significa o termo "a lei e os profetas" a senhora nos deu a explicação: "A "lei e os profetas" formam uma expressão que designa os ensinos do Antigo Testamento (João 1:45), incluindo o Pentateuco e os escritos de todos os profetas"; logo Jesus não disse que iriam terminar as profecias, ele disse que os escritos dos profetas do Antigo testamento e os da lei de Moises iriam "terminar", como a senhora mesma nos disse, portanto João, o apostolo, escreveu o apocalipse, mas ele não se enquadra no termo "a lei e os profetas", mas qualquer um que ler atentamente a Bíblia sabe disso!

Agora o que é mais forte, "Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento, na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá." (Atos 15:24:28-29). O Concilio de Jerusalém! Onde votou-se as obrigações dos cristãos para com a os preceitos da lei, e olha que interessante: além de se dizer que NÃO HÁ mais encargo nenhum além dos citados, ninguém citou o sábado!

Para sabermos o que realmente significavam o que os apostolos diziam em suas cartas, basta sabermos qual foi a reação das pessoas ao lerem, obviamente se seguissem o que estava escrito não seriam repreeendidos por outra carta, se não seguissem a ideia que o apostolo quis passar e a pervertessem, seriam advertidos da má interpretação, como aconteceu com a primeira carta aos corintios de Paulo, que gerou uma má interpretação e teve de se produzir uma advertencia, no caso foi a primeira carta de clemente, onde ele os corrigiu da má interpretação; por exemplo, Paulo disse: "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.". Observando-se a vida daquele comunidade em questão antes e depois da epistola, verifica-se entre os cristãos, que eles interpretaram que eram as festas do sabado e os sabados do Senhor, e deixaram de guardar o sabado, houve alguma advertencia de má interpretação por parte da Igreja, ainda com vários apostolos vivos? Não? Por que será, hein?

A senhora nos disse no começo: "então se a lei durou até João saia matando e adulterando por aí amigo.". Acho que Cristo ao aperfeiçoar a lei, instituindo a Sua lei, citou que seria errado matar e adulterar, e foi além, dizendo que irar-se sem motivo é errado, que ter pensamentos impuros com a esposa do proximo é errado. Não devemos matar, roubar, nem adulterar, e coisas semelhantes a essas, por a Lei de Cristo que foi instituida pelo próprio Cristo e pelos santos apostolos nos diz para não fazermos, e não porque a lei de Moises falava isso.

"E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se eu estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei." (1 Corintios 9:20-21) [a única coisa que Paulo confirma estar seguindo é a lei de Cristo, a qual ele faz distinção da lei de Moises]

E por último, a senhora nos disse que: "Estes mandamentos são, pela natureza da lei Moral, de obrigação perpétua e universal.". A Sagrada Escritura também diz: "E não comereis pão, nem trigo tostado, nem espigas verdes, até aquele mesmo dia em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas habitações." (Levítico 23:14). "Guardai pois a festa dos pães ázimos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis a este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo." (Exodo 12:17). "E prepararás um cordeiro de um ano sem mancha, em holocausto ao SENHOR, cada dia; todas as manhãs o prepararás. E, juntamente com ele prepararás uma oferta de alimentos, todas as manhãs, a sexta parte de um efa, e de azeite a terça parte de um him, para misturar com a flor de farinha; por oferta de alimentos para o SENHOR, em estatutos perpétuos e contínuos" (Ezequiel 46:13-14). É fácil perceber que o que era dito perpetuo durou até Cristo, pois era até que viesse o Salvador, depois, seria substituida a sombra pelo concreto! A menos que ainda guardemos a festa dos pães azimos, que ainda matamos cordeiros sem manchas, e varias outras coisas que foram abolidas.

"Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê."(Romanos 10:4)
"Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte." (Romanos 8:2)

A graça do Senhor Jesus esteja convosco!
avatar
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Foi o sábado criado só para judeus?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum