Heresias e Hereges

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Heresias e Hereges

Mensagem por Eraldo em Sex Set 26, 2008 6:52 pm

Quais as condições para uma tese ser considerada uma heresia?
Um herege é apenas o criador da tese ou tb seu dissiminador o é?
Caso o herege queira voltar a comunhão com a Igreja, o q acontece com a tese e os que aceitam, se continuar a ser seguida mesmo após a retratação?
vlw
avatar
Eraldo

Mensagens : 33
Data de inscrição : 18/09/2008
Idade : 33
Localização : Petrópolis RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Heresias.

Mensagem por Pe. Leo em Sab Set 27, 2008 11:01 am

Caro Eraldo : vamos por partes. Creio q seria bom , em primeiro lugar, definir a Heresia:
Segundo o Código de Direito canônico, no nº 751, "a heresia pode ser definida como negaçao pertinaz, depois de ter recebido o batismo, de uma verdade que há de crer-se com fé Divina e Católica, ou a duvida pertinaz sobre a mesma."
Requer erro na inteligencia e perseverança na vontade. Pode ser classificada como objetiva: uma doutrina contrária à Fé, ou subjetiva, no sentido em que nao temos erro em uma doutrina, mas falamos de erro do sujeito que nega a fé. Pode ser dividida tb entre heresia material ou formal. a primeira, qd o erro é involuntário e se nega tal verdade sem saber que é uma verdade. Formal qd o sujeito sabe q está negando uma verdade de fé e persiste nesta negaçao.
Falamos tb de Heresia interna e externa. A externa, que é a q se pode conhecer, pode ser oculta e pública: disseminada entre um pequenp grupo ou entre muitos. Vale a pena ressaltar que a pena canônica de excomunhao recai sobre aqueles que a manifestam de forma pública.
Quanto à verdade chamada de fé Divina e Católica, falamos daquelas verdades que estao contidas no depósito da fé e que a Igreja porpoe como Divina e formalmente reveladas, a saber: Os artigos do Credo, o conjunto de dogmas Cristológico e Marianos e as verdades que se relacionam à Moral.
Herege seria propriamente considerado só o criador, mas recai tb sobre o disseminador se este tem plena consciência de propagar doutrinas heréticas, pois estaria ele tb cometendo um ato de negaçao à Fé.
Se o herege se retrata e os outros persistem em suas teses, depois de ter se esforçado por propagar a retrataçao, a culpa já cai sobre os que persistem nela, tendo sempre em vista como algo tomado já como pessoal.
Espero ter esclarecido. qualquer coisa.... é só falar.
avatar
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 33
Localização : Petrópolis, RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Novas heesias

Mensagem por Davison em Sab Out 04, 2008 11:40 pm

Olá padre, o sr. certa vez disse numa aula de Sagrada Escritura que um herege é um "kara" inteligente, sei que o sr. conhece algumas teses erradas, hereges. Poderia falar das heresias que circulam por aí? rsrs. Rolling Eyes Laughing

Abç!!!
avatar
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 28
Localização : Petrópolis RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Heresias e Hereges

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum