comungar em estado vegetativo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

comungar em estado vegetativo

Mensagem por Aline Rigueti em Ter Ago 23, 2011 8:59 pm

como uma catequista, totalmente engajada no trabalho pastoral, que entrou em coma após o parto de sua segunda filha, hoje com sete anos, pode receber a eucaristia, já que a alimentação é gástrica(colocada diretamente no estômago)?

Aline Rigueti

Ver perfil do usuário

Re: comungar em estado vegetativo

Mensagem por oandarilho01 em Qui Abr 26, 2012 11:09 pm

Boa noite, Aline.
Acho que da mesma forma que os alimentos são processados para serem ministrados gastricamente, a hóstia consagrada poderia também o ser. Não vejo impedimento.

Me ocorre também que talvez neste caso, seria mais indicado utilizar a outra espécie eucarística, ou seja, o vinho consagrado.
oandarilho01

Ver perfil do usuário http://oandarilho01.wordpress.com

Mensagem por Geovanni146 em Sex Abr 27, 2012 3:21 pm

Olá oandarilho01, paz de Cristo.

Seja bem vindo ao forum, é muito importante a sua participação.

Então Aline Rigueti, estou de acordo com a observação do nosso colega, oandarilho01, seria mesmo interessante que se ministrasse o "vinho" , dado a condição especial da catequista em questão, pois Cristo está por inteiro nas duas espécie e isso facilitaria, contudo, aguardemos uma resposta oficial, ok.

Em Cristo.
Geovanni146

Ver perfil do usuário

Mensagem por oandarilho01 em Sex Abr 27, 2012 7:00 pm

Boa noite, Geovanni146! A Paz!
Agradeço a recepção. Conheci este fórum por indicação de um blogueiro que conheci no encontro ocorrido na arquidiocese do Rio este mês. Parabéns para a equipe por manter este espaço de discussão e aprendizado!

Tentarei me lebrar de consultar um padre este fim-de-semana a respeito deste caso. Perguntarei a meu irmão que estuda teologia também.

Paz e Bem
Bruno Linhares
oandarilho01

Mensagem por Aline Rigueti em Sex Abr 27, 2012 7:20 pm

Fico aguardando uma resposta oficial, mesmo assim obrigada pela atenção.

Aline Rigueti

Ver perfil do usuário

Mensagem por Administrador em Sex Abr 27, 2012 11:07 pm

Aline, desculpa pela demora. Sua pergunta tem quase um ano e ainda não foi respondida. Peço desculpas por isso. Dentro de poucos dias alguém irá lhe responder adequadamente. Vou encaminhar essa pergunta a quem de direito. Mais uma vez desculpas.

Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por oandarilho01 em Sab Abr 28, 2012 2:02 am

Acabo de consultar meu irmão que é estudante de teologia na faculdade do mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro.
Ele me confirmou que para ministrar a comunhão o mais indicado seria mesmo depositar uma gota do preciosíssimo sangue na língua da pessoa. Antigamente havia o costume de ministrar a primeira comunhão aos recém-nascidos nesta forma, quando se dava batismo, primeira-comunhão e crisma no mesmo momento.

Mas ele também me deu a informação de que, bem, receber o sacramento da comunhão não precisa ser necessariamente a primeira ordem, ou seja, não seria o mais necessário para a pessoa em questão. Como o sacrifício da missa é mais importante, mas ela está impedida, mas mesmo assim ela não incorre em mais pecados devido ao seu estado, seria o caso de ministrar a unção dos enfermos caso ela estivesse correndo risco de morte, ou então, caso algum ministro extraordinário possa piedosamente ministrar a comunhão na espécie do vinho consagrado, bom. Mas não é em si mandatório.
Me fiz compreender? Para nossa salvação importa mais a assistência ao santo sacrifício da missa, mais do que a recepção do sacramento da comunhão. Seria um benefício para a mulher enferma mencionada, mas em si não deve ser caso de transtorno para ela ou para os que dela cuidam.

Paz e Bem.
Bruno Linhares
oandarilho01

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: